Vous êtes sur la page 1sur 34

IRRIGAO POR ASPERSO

MTODO DE IRRIGAO POR ASPERSO


A gua aplicada ao solo em forma de chuva por aspersores. Pode ser usada em combate a geadas, aumentar a umidade relativa, reduzir o aumento da temperatura e descarte de resduos. Dispensa o preparo do solo. Permite bom controle da lmina de irrigao. Alto custo de implantao e gastos de funcionamento. Favorece desenvolvimento de algumas doenas. Imprpria para gua com alto teor de sais.

Adaptabilidade do sistema

Solo
Este sistema se adaptada a qualquer tipo de solo no que diz respeito extura e estrutura. Solos com textura que possibilita alta velocidade de infiltrao, permite a utilizao de aspersores com maior intensidade de aplicao, permitindo menor tempo de irrigao por posio e, conseqentemente, maior nmero de irrigaes dirias para uma mesma lmina de aplicao.

Adaptabilidade do sistema

Topografia
Com relao declividade, a irrigao por asperso comumente utilizada em terrenos planos, de encosta, terraos e plats mais elevados. Terrenos com declividades muito acentuadas dificultam a adoo do sistema, uma vez que, nesses casos, quase impossvel que as linhas laterais tenham espaamentos constantes entre si, situao essa que desejvel para que o sistema apresente uma uniformidade de distribuio dentro de limites aceitveis.

Adaptabilidade do sistema

Clima
Como o sistema por asperso caracterizado pela aplicao de gua simulando uma chuva, o vento, a umidade relativa do ar e a temperatura so os parmetros climticos que exercem grande influncia na distribuio de gua. Ventos com velocidades elevadas provocam m distribuio da gua na superfcie do solo, provocada pelo desvio do jato dgua. Com aos outros dois parmetros climticos, baixa umidade relativa e altas temperaturas do ar provocam considervel evaporao durante a operao do sistema. Regies com ventos fortes, baixas umidades relativas e altas temperaturas, no so indicadas para utilizao dos sistema por asperso.

Adaptabilidade do sistema

Culturas
O sistema por asperso adapta-se a maioria das culturas, exceto para algumas, como, por exemplo, o tomate, uma vez que, devido a caracterstica da aplicao da gua, pode favorecer o desenvolvimento de doenas fngicas. Especial cuidado deve ser levado em conta quanto aos tratos fitossanitrios, pois a forma de aplicao da gua propicia a lavagem de algum produto qumico aplicado na planta, diminuindo sua eficincia, alm de poluir o solo e o subsolo e, conseqentemente, o lenol fretico.

VANTAGENS DO SISTEMA
o sistema pode se adaptar tanto a pequenas quanto a grandes doses; no h necessidade de sistematizao do terreno, adaptando-se a topografias onduladas,permitindo preservar a fertilidade natural do solo; adapta-se perfeitamente rotao de culturas. Neste caso, o dimensionamento deve ser feito para o cultivo mais exigente em termos de necessidade de gua;

VANTAGENS DO SISTEMA
permite menor uso de mo-de-obra quando comparado aos sistemas de irrigao por superfcie; permite a aplicao de fertilizantes e tratamentos fitossanitrios o mtodo mais eficiente para a lixiviao de sais por originar um movimento de gua no solo.

LIMITAES DO SISTEMA
possvel a asperso propiciar a propagao de pragas e doenas em algumas culturas; pode causar problemas de sanidade na parte area da planta quando se utiliza gua salina ou residual para a irrigao; fortemente afetada pela ao dos ventos; maior custo de implantao e manuteno ao ser comparado com os sistemas de irrigao por superfcie.

COMPONENTES DO SISTEMA
Um sistema de irrigao por asperso composto basicamente por: estao de bombeamento, uma ou mais linhas principais, linhas laterais ou ramais, aspersores e acessrios da rede hidrulica. A seguir ser feita uma abordagem geral sobre os componentes do sistema.

COMPONENTES DO SISTEMA

Aspersores
Em geral, os aspersores podem ser classificados com base em distintos aspectos, a saber: velocidade de rotao, mecanismo de rotao e presso de servio.

COMPONENTES DO SISTEMA

Tubulaes
Os materiais utilizados nas tubulaes para um sistema de irrigao por asperso so quase que totalmente em PVC rgido. Somente na linha principal do sistema pode haver a necessidade de se utilizar em algum trecho da rede tubos em ao zincado ao galvanizado quando se necessitar de dimetros superiores 4 polegadas. No dimensionamento das linhas laterais ou ramais, s se utilizam tubos em PVC,principalmente em sistemas semifixos ou mveis. Somente em casos especiais e por convenincia do projeto, pode-se pensar na possibilidade da utilizao de tubos em ao nas linhas laterais.

COMPONENTES DO SISTEMA

Moto-bomba
O conjunto moto-bomba utilizado na irrigao por asperso formado por bombas de presso ou centrfugas de eixo horizontal ou do tipo turbina, e por motores eltricos ou de combusto. Os detalhes sobre a seleo do conjunto que melhor se adapta s necessidades do projeto j foi objeto de estudo na disciplina de Hidrulica, pr-requisito para o estudo de irrigao.

COMPONENTES DO SISTEMA

Acessrios Os acessrios utilizados em um sistema de irrigao por asperso so aqueles inerentes qualquer instalao hidrulica, ou seja, so necessrios registros, vlvulas, manmetros, curvas, ts ou cruzeta para derivao, tubo de subida para o aspersor com trip, tampo final (para o fechamento no final da tubulao), e outros que se fizerem necessrios.

Modelo bsico de uma irrigao por asperso

Sistemas de Irrigao:

Irrigao Convencional porttil fixo - porttil fixo - permanente

Mecanizado

lateral rolante piv-central sistema lateral Montagem direta autopropelido

Convencional

Convencional Fixo permanente

Mecanizado: Lateral rolante


Culturas de porte baixo Teve pouco uso no Brasil

Mecanizado: Piv Central


Reduo no custo por hectare em funo do aumento da rea irrigada. Caminhamento impulsionado por moto redutores instalados em cada torre.

Sistema mais utilizado na regio cerrado brasileiro. Requer pouca mo-deobra.

Permetro Irrigado

Permetro Irrigado

Mecanizado: Montagem Direta

Aplicao de vinhaa
Composto por: - canho hidrulico - bomba centrfuga - suco especial montados sobre chassi de 4 rodas geralmente tracionado por um trator

Mecanizado: Autopropelido
Movimentado pela energia hidrulica Composto por : canho; mangueira de alta presso (at 500m), cabo de ao ou carretel enrolador.

Cabo de ao

Carretel enrolador

OBRIGADO !

Vous aimerez peut-être aussi