Vous êtes sur la page 1sur 15

INTRODUO PTICA GEOMTRICA

A luz branca policromtica. Ela uma mistura de 7 cores:


Vermelho,Laranja, Amarelo,Verde, Azul, Anil e Violeta

COR DE UM CORPO

Iluminadas pela luz branca, uma bola parece verde e outra vermelha. A bola verde absorve todas as cores e reflete o verde. A bola vermelha absorve todas as cores e reflete o vermelho.
A cor de um corpo a cor de luz que ele reflete.

PRINCPIO DA REVERSIBILIDADE

Quando se inverte o sentido de propagao da luz, sua trajetria no muda.

PRINCPIO DA INDEPENDNCIA
Um raio de luz no interfere na propagao de outro raio de luz. .

PRINCPIO DA PROPAGAO RETILNEA DA LUZ Em meios homogneos e transparentes, a luz se propaga em linha reta.

Fases da Lua

Os eclipses do sol ocorrem na lua nova.

Os eclipses da Lua ocorrem na lua cheia.

O alinhamento entre esses astros nem sempre exato em razo da inclinao do plano de rbita a Terra em relao ao plano de rbita da Lua. Quando esse alinhamento exato, ocorre o eclipse do Sol, na Lua Nova e o eclipse da Lua, na Lua Cheia.

VELOCIDADE DA LUZ

Galileu tentou medir a velocidade da luz. Subiu numa colina e seu assistente, em outra e, separados por uma distncia de aproximadamente 2 km, o fsico tentou medir o tempo gasto pela luz ao fazer o percurso de ida e volta entre as duas colinas. evidente que se conhecendo a distncia entre as mesmas e o tempo gasto pela luz para percorrer a distncia entre as duas colinas, era possvel determinar o valor da velocidade da luz. No experimento realizado, a luz gastava 10-5 s para realizar o trajeto de ida e volta entre as duas colinas, esse tempo, muito pequeno, era impossvel de ser medido com os aparelhos existentes na poca, esse o grande motivo pelo fracasso do experimento de Galileu. .

Mtodo de Roemer para a medida da velocidade da luz.

O intervalo de tempo entre os eclipses da lua de Jpiter parece maior quando a terra desloca de A para C do que quando ela se move de C para A. A diferena se deve ao tempo que a luz leva para percorrer a distncia coberta pela Terra, durante um perodo de revoluo do satlite. como o dimetro mdio da terra de 302,4 x 106 km, e o tempo de 986 s, ele calculou a velocidade da luz como sendo de 307.200 km/s.

Uma medida da velocidade da luz usando lasers, feita pelo Bureau Nacional de Padres dos Estados Unidos, em 1983, obteve como resultado, 299.792,4586 Km/s, com incerteza de mais ou menos 0,0003 Km/s. A partir do ano de 1983, por deciso dos rgos cientficos internacionais, a velocidade da luz passou a ser considerada uma constante universal com valor bem determinado, exatamente igual a:

c = 299.792.458 m/s

Ano-luz: distncia percorrida pela luz em um ano.

1 ano-luz = x = c x t onde:

c = velocidade da luz = 300.000.000 m/s


t = 1 ano = 365 dias x 24 horas x 60 min x 60 s Assim, 1 ano-luz = 300.000.000 x 365 x 24 x 3600 = 9,46 x 1015 m (cerca de 10 trilhes de km)

Vous aimerez peut-être aussi