Vous êtes sur la page 1sur 34

MEDICAMENTOS

PROF. ALLAN KAIO

O que so medicamentos?
Finalidade de diagnosticar, prevenir, curar doenas ou aliviar seus sintomas; Uma ou mais substncias ativas com propriedades teraputicas reconhecidas cientificamente (frmacos, drogas ou princpios ativos);

Pesquisa e desenvolvimento, produo e comercializao.

Qual a diferena entre remdio e medicamento?

Todo medicamento um remdio, mas nem todo remdio um medicamento.

Formas Farmacuticas

So as diferentes formas fsicas que os medicamentos podem ser apresentados, para possibilitar o seu uso pelo paciente.

Formas Farmacuticas
Comprimidos Cpsulas, ps e granulados Xaropes

Solues (gotas, nasais, colrios, bochechos e gargarejos e injetveis)


Supositrios, vulos e cpsulas ginecolgicas Aerossis Pomadas e suspenses

Por que tantas formas farmacuticas???


Para facilitar a administrao; Garantir a preciso da dose;

Proteger a substncia durante o percurso pelo organismo;


Garantir a presena no local de ao; Facilitar a ingesto da substncia ativa.

Vias de Administrao
Via oral (boca) Retal (nus) Parenteral (injetvel) Dermatolgica (pele) Nasal (nariz) Oftlmica (olhos)

Sublingual (embaixo da lngua)


Outras

Embalagem
Nome comercial do medicamento (ausente em genricos). Em caso de medicamentos fitoterpicos, deve ser apresentado o nome botnico da planta; Denominao genrica; Nome, endereo e CNPJ da empresa produtora; Nome do fabricante e local de fabricao do produto; Nmero do lote; Data da fabricao e validade (ms/ano); Nmero de registro (MS seguido do nmero, constando 13 nmeros, iniciando com 1).

Embalagem
Composio do medicamento, quantidade e via de administrao; Nome do Farmacutico Responsvel Tcnico e nmero da inscrio no CRF; Telefone do Servio de Atendimento ao Consumidor SAC; Lacre de Segurana (toda a embalagem deve estar lacrada); Tinta Reativa, que quando raspada com metal deve apresentar a palavra QUALIDADE E NOME DO LABORATRIO; ou selo de rastreabilidade.

Rtulos
Informaes para a dispensao e o uso do medicamento, armazenamento correto e rastreamento; Alertar sobre os riscos do uso do produto para alguns grupos como diabticos, celacos e alrgicos.

Bulas
Descrio detalhada para o paciente; Orientaes especficas para os profissionais de sade; Atualizaes das bulas:
Como este medicamento funciona? Por que este medicamento foi indicado? Quando no devo usar este medicamento? Como devo usar este medicamento? Quais os males que este medicamento pode causar? O que fazer se algum usar uma grande quantidade deste medicamento de uma s vez? Onde e como devo guardar este medicamento?

Medicamentos falsificados:
que contm o ingrediente ativo correto, mas em uma dose muito alta ou muito baixa; cuja data de validade foi alterada; que no contm o ingrediente ativo; que contm um ingrediente ativo diferente daquele declarado; que so vendidos com embalagens, blisters ou panfletos de informaes falsos; so objetos de cargas roubadas e vendidos sem nota fiscal. Riscos

Cuidados ao comprar medicamentos


S tome medicamentos com orientao mdica e provindo de farmcias ou drogarias. Muita ateno com promoes e liquidaes. Exija sempre a nota fscal da farmcia ou drogaria. No compre medicamentos com embalagens amassadas, lacres rompidos, rtulos que soltam facilmente ou estejam apagados e borrados. Se o medicamento deixar de fazer efeito, procure imediatamente o mdico.

Onde guardar os medicamentos?


Fora do alcance de crianas; Protegido da luz direta, do calor e da umidade. Respeitar a temperatura de conservao do medicamento, informada na bula ou rtulo do produto (ex. geladeira). Conservar o medicamento na embalagem original. No remover o rtulo das embalagens.

Observar a data de validade.


No reaproveitar frascos usados de medicamentos para colocar outros lquidos. Pode causar intoxicao.

Receiturios
BRANCA (Lista C1 Outras substncias sujeitas a controle especial/ Lista C5 Substncias Anabolizantes)
Nome e endereo do paciente. Nome do medicamento, concentrao e quantidade. Modo como deve ser utilizado o medicamento. Nome e CRM do mdico. Data e assinatura do mdico.

Receiturios
Receita de notificao especial (branco)
Lista C2 Substncias Retinicas Preenchimento completo do receiturio mais o termo de responsabilidade.

Receiturios
AZUL (Lista B1 Substncias Psicotrpicas/ Lista B2 Substncias Psicotrpicas e Anorexgenas)

Receiturios
AMARELA (Listas A1 e A2 Substncias Entorpecentes; Lista A3 Substncias Psicotrpicas)

Fracionamento
So aqueles que so vendidos de acordo com a quantidade necessria pelo paciente.
Vantagens e desvantagens. Embalagem fracionvel. Qualidade e segurana. Quem pode fracionar?

Uso racional de medicamentos


quando utilizamos o medicamento correto e de origem conhecida, com orientao mdica e farmacutica, nos horrios e nas quantidades especificadas na bula. Todo medicamento apresenta riscos, mesmo quando utilizado de forma correta. O seu consumo de forma racional objetiva proporcionar o mximo benefcio com uma minimizao dos possveis efeitos prejudiciais.

Interaes medicamentosas
o evento clnico em que o efeito de um medicamento alterado pela presena de outro agente qumico externo.

Principal causa de problemas relacionados a medicamentos. Levam ao aumento ou diminuio do efeito desejado.

Interaes medicamentosas OUTROS MEDICAMENTOS


O efeito do anticoncepcional reduzido quando consumido com um antibitico. A vitamina K inibe a resposta dos anticoagulantes orais.

O anticido diminui a absoro dos medicamentos antiinfamatrios.


Os antibiticos, como a tetraciclina, tm seu efeito teraputico diminudo quando engolidos com anticido. Anticoagulantes podem causar hemorragia se utilizados com alguns antiinfamatrios, como o cido acetilsaliclico.

Interaes medicamentosas LCOOL


Analgsicos, antipirticos e antiinfamatrios: pode causar Anti-histamnicos, perturbaes gastrointestinais, tranqilizantes, sedativos: pode lceras e hemorragias. intensificar o efeito de sonolncia e causar vertigens. Antidepressivos: diminui os efeitos, pode aumentar a Antiepilpticos: a proteo presso sangunea. contra ataques epilpticos significativamente reduzida. Antibiticos: pode causar nuseas, vmitos, dores de Medicamentos cabea e at convulses. cardiovasculares: pode provocar vertigens ou desfalecimento, bem como reduo do efeito Antidiabticos: pode causar teraputico. severa hipoglicemia.

Interaes medicamentosas ALIMENTOS


O efeito da tetraciclina pode ser anulado pela ingesto com leite. Os antiinfamatrios causam irritao no estmago, por isso devem ser administrados junto com as refeies. Alimentos gordurosos favorecem a dissoluo da griseofulvina (antifngico), aumentando sua absoro. A ingesto excessiva de acares em pacientes que fazem uso de antidiabticos pode dificultar ou impedir a ao dos medicamentos. Pacientes hipertensos devem diminuir o uso de sal nos alimentos.

Interaes medicamentosas FITOTERPICOS

O uso de medicamentos a base de Hiprico (Hypericum perforatum) junto a anticoncepcionais pode diminuir sua atividade favorecendo a ocorrncia de gravidez indesejada. O uso de Ginkgo (Ginkgo biloba) junto a varfarina ou cido acetilsalislico pode aumentar o efeito anticoagulante destes medicamentos, favorecendo a ocorrncia de hemorragias. O uso de ch ou infuso de feijo tremoo junto com medicamento antidiabticos pode potencializar o efeito e causar queda brusca da glicemia, podendo levar a coma ou bito.

Medicamentos e atividades perigosas


Medicamentos oftlmicos (para os olhos) Anestsicos gerais e locais Tranqilizantes e sedativos Anti-hipertensivos (para (para os nervos) presso alta) Anti-histamnicos (contra Antidepressivos (contra alergias) depresso)

Antitussgenos (contra tosse)

Neurolpticos (para problemas psicolgicos)

Farmacovigilncia
o acompanhamento da ao dos medicamentos que j esto no mercado, por meio da identificao, avaliao e preveno de efeitos adversos ou qualquer problema possvel relacionado com os mesmos. Por que foi criada?

Farmacovigilncia
Efeitos adversos.

Intoxicao.
Desvios da qualidade. Abuso e uso incorreto. Erros de administrao. Perda de efeito. Uso para indicaes sem comprovao cientfica. Interaes com substncias qumicas, outros medicamentos, lcool e alimentos.

Intoxicaes por medicamentos


Uso acidental por crianas; Uso de forma incorreta ou abusiva; Erro de prescrio ou de administrao; Automedicao; Tentativa de suicdio; Uso de forma correta.

Uso de medicamentos por grvidas ou mes amamentando


Os medicamentos podem atravessar a placenta e exercer efeitos sobre o feto como malformaes, alteraes bioqumicas e de comportamento. Durante a gestao, a mulher deve evitar a ingesto de medicamentos, lcool, fumo, cafena e drogas em geral. Se houver necessidade do uso de algum medicamento durante a gravidez, o mdico ir avaliar qual o que produz menor efeito adverso. Os medicamentos utilizados pela me podem passar para o beb atravs do leite materno.

Podem diminuem a produo de leite, prejudicar a alimentao e o desenvolvimento do beb.

Medicamento um veneno!!!
Banhos mornos ou compressas frias podem diminuir a febre; Reidratao oral e alimentao ajudam no combate diarria; Inalao com vapor de gua e lavagem das fossas nasais com soro podem desobstruir o nariz.

Medicamentos e os idosos
O funcionamento do organismo dos idosos mais lento e isso exige uma reduo na dose do medicamento. As reaes indesejadas so mais freqentes. Os idosos geralmente tm mltiplas doenas, tomam mais de um medicamento, aumentando assim o risco de interaes medicamentosas e efeitos indesejados.

Antibiticos
Resistncia bacteriana Como utilizar antibiticos de forma correta:
No use antibiticos sem receita do mdico ou do dentista. Siga rigorosamente a prescrio mdica. Nunca faa auto medicao principalmente com antibiticos. Use as doses recomendadas e em seus horrios exatos. No interrompa o tratamento antes do tempo estipulado, mesmo que seja observada alguma melhora. No use antibiticos com bebidas alcolicas.

Outros tratamentos medicamentosos


Analgsicos Antitrmicos Anti-hitsmnicos e antitussigenos Anorexgenos Ansiolticos (sedativos e hipinticos) Anticoncepcionais

Vous aimerez peut-être aussi