Vous êtes sur la page 1sur 39

Origem do Petrleo do subttulo mestre Clique para editar o estilo

Miri Elias

8/1/12

Manaus/20

Introduo O petrleo foi utilizado ao longo da histria por diversos povos.

Uso do fogo grego numa batalha naval.


8/1/12

Pelos egpcios construo pirmides conservao

na de e de

Geologia do Petrleo

Introdu o

O que o petrleo e como ele se forma? Em que locais se pode encontrar petrleo

no nosso planeta?
Quais as condies para que se tenha um

reservatrio ou campo de petrleo?

8/1/12

1) O que o petrleo e
Origem da palavra PETRLEO latim petroleum (petro = pedra; oleum= leo)

como ele se forma?

O petrleo uma mistura complexa de hidrocarbonetos e quantidades variveis de no-hidrocarbonetos. O petrleo contm centenas de compostos diferentes. Em peso composto essencialmente por carbono (80 a 90%), hidrognio (10 a 15%), enxofre (at 5%), oxignio (at 4%), nitrognio (at 2%) e traos de outros elementos (ex: nquel, vandio, etc).

8/1/12

8/1/12

Teoria Inorgnia X Orgnica


Carbono do interior da Terra Hidrocarbonetos gerados no interior da Terra

- Acumulaes comerciais de h/c em rochas cristalinas; - Presena de hidrocarbonetos em gases vulcnicos; - Presena de hidrocarbonetos em meteoritos; 8/1/12

Carbono de Origem Orgnica Vindo dos seres vivos

Atualmente, um dos princpios fundamentais da geologia afirma que a maior parte do petrleo do mundo surgiu no de animais pesados e desajeitados da terra, mas, sim, de minsculos organismos do mar.

Diatomceas proliferaram por bilhes de anos em guas superficiais e deram origem ao petrleo que hoje esto nos reservatrios

Rocha Geradora de Petrleo

8/1/12

O princpio sustenta

que enormes

quantidades

de

organismos microscpicos caram sobre as profundezas escuras durante sculos, produzindo sedimentos espessos que o calor interno da Terra acabou transformando em petrleo.

8/1/12

Estima-se que 95% ou mais do petrleo existente no mundo tenha sido originado no

8/1/12

2) Em que locais se pode encontrar petrleo no nosso planeta?


Bacias Sedimentares
As bacias sedimentares so depresses da superfcie terrestre formadas por abatimentos da crosta terrestre, nas quais se depositam, ou depositaram, sedimentos e, em alguns casos materiais vulcnicos.

8/1/12

Petrleo s pode ser encontrado em condies bem especficas de formao, em Bacias Sedimentares. Abaixo mapa mundial de Bacias Sedimentares:

8/1/12

Mares antigos - Durante a maior parte do perodo Cretceo (144 a 65 milhes de anos atrs), o Golfo do Mxico e o Mar de Ttis foram ambientes ideais para a incubao de vida microscpica.

8/1/12

Bacias Sedimentares Brasileiras

8/1/12

Clique para editar o estilo do subttulo mestre

Geologia do Petrleo

8/1/12

Instrutora: Miri

Fatores condicionantes da ocorrncia petrleo em bacias sedimentares


(a)

de

existncia

de

rochas

ricas

em

matria

orgnica, denominadas de rochas geradoras; (b) as rochas geradoras devem ser submetidas s condies adequadas (tempo e temperatura) para a gerao do petrleo;

8/1/12

(c) a existncia de uma rochas com porosidade e permeabilidade reservatrio; (d) a presena de condies favorveis migrao do petrleo da rocha geradora at a rocha reservatrio;
8/1/12

necessrias

acumulao

produo do petrleo, denominada de rochas

e) a existncia de uma rocha imperpevel que retenha o petroleo, denominada de rocha selante ou capeadora; (f) um arranjo geomtrico das rochas reservatrio e selante que favorea a acumulao de um volume significativo de petrleo.

8/1/12

Formao do Querognio
O produto final do processo de diagnese o querognio, definido como a frao insolvel da matria orgnica presente nas rochas sedimentares. Quimicamente, o querognio uma macromolcula tridimensional constituda por ncleos aromticos (camadas paralelas de anis aromticos condensados), ligados por pontes de cadeias alifticas lineares ou ramificadas.
8/1/12

Processos de Transformao
Na faixa a de temperaturas atividade mais baixas, que at 65C, a predomina bacteriana provoca

reorganizao celular e transforma a matria orgnica em querognio. O produto gerado o metano bioqumico ou biognio. Este processo denominado de: DIAGNESE. O incremento de temperatura, at 165C, determinante da quebra das molculas de querognio e resulta na gerao de hidrocarbonetos lquidos e gs, o processo CATAGENESE. A continuao do processo, avanando at 210C, propicia a quebra das molculas de hidrocarbonetos lquidos e sua transformao em gs leve, o processo METAGENESE.

8/1/12

Assim, o processo de gerao de petrleo como um todo resultado da captao da energia solar, atravs da fotossntese, e transformao da matria orgnica com a contribuio do fluxo de calor do interior da terra.

8/1/12

Aprisionamento do petrleo (Trapas) Um dos requisitos para a formao de uma jazida de petrleo a existncia de armadilhas ou trapas, que podem ter diferentes origens, caractersticas e dimenses. Convencionalmente, as armadilhas so classificadas em: estruturais, estratigrficas e mistas ou combinadas. Estruturais: So trapas originadas por deformao local da rocha reservatrio, causada por falhamento e/ou dobramento. Estratigrficos: So originadas pela variao das caractersticas das rochas reservatrio, como por exemplo: sua porosidade, seus constituintes ou simplesmente sua falta de continuidade. Discordncia erosiva. Combinados: Associao de trapas estruturais e estratigrficas. ex:: Domo salino. 8/1/12

8/1/12

3) Quais as condies para que se tenha um reservatrio ou campo de Para que se forme uma acumulao petrolfera petrleo? cinco requisitos bsicos: so necessrios
- presena de rochas geradoras; - presena de rochas-reservatrio; - presena de rochas capeadoras; - Trapas ou armadilhas; - Tempo.
8/1/12

Rocha Geradora
So rochas de granulao fina (folhelhos e calcrios), cuja matria orgnica, sob condies termoqumicas adequadas, se transforma em petrleo.

Testemunho de uma rocha geradora de petrleo (folhelho rico em 8/1/12

Rocha potencialmente geradora de petrleo observada ao microscpio

Para ser classificada como geradora, uma rocha deve conter matria orgnica em quantidade suficiente e esta matria deve ser adequada gerao de hidrocarbonetos. Alm disso, a rocha deve ter sido submetida a condies termoqumicas adequadas ao processo de transformao da matria orgnica em petrleo. A temperatura mnima estimada em 65 C e a temperatura mxima em 160 C, pois a esta temperatura, num tempo geolgico, todo o petrleo lquido destrudo.

8/1/12

Condies para a preservao de quantidades significativas de matria orgnica s existem no meio aqutico. O ar atmosfrico um fluido altamente oxidante, j que contm cerca de 21% de oxignio. Ele difunde-se facilmente nos sedimentos continentais, destruindo rapidamente a matria orgnica que neles porventura exista.

8/1/12

Ambientes Sedimentares

8/1/12

Rocha Reservatrio
Trata-se de qualquer rocha porosa e permevel capaz de armazenar o petrleo expulso das rochas geradoras durante o processo de compactao. A maior parte do petrleo at hoje descoberto encontra-se em arenitos e calcrios. Isto deve-se ao fato de que estas rochas porosas e permeveis so as mais comuns nas bacias sedimentares.

8/1/12

Testemunho de uma rochareservatrio (arenito portador de petrleo), Bacia do Recncavo. 8/1/12

Arenito observado ao microscpio.

Requisitos para acumulao de petrleo


Gerao Requeridos: matria orgnica em quantidade suficiente, temperatura e tempo

Requeridos: porosidade e permeabilidade adequadas e selo Pode ser at a superfcie ou formando outros reservatrios de petrleo Migrao Requeridos: momento adequado e rota de migrao adequada Migrao primria Migrao secundria
8/1/12

Acumulao

So rochas que envolvem a rocha reservatrio e que so relativamente impermeveis.

Rocha Selante ou Capeadora

Na acumulao do petrleo, deve-se ter alguma barreira que se interponha no seu caminho de subida a superfcie.
-

baixa permeabilidade; plasticidade;

- A eficincia selante de um rocha no depende s de sua espessura mas tambm de sua extenso.
8/1/12

8/1/12

Trapa ou Armadilha
Trapas so situaes geolgicas em que o arranjo espacial de rochas reservatrio e selante possibilita a acumulao de petrleo. Para que seja possvel a formao de uma jazida petrolfera, fundamental que a formao da trapa seja contempornea ou anteceda a gerao e migrao do petrleo.

8/1/12

Exemplos de Armadilhas geolgicas

8/1/12

Exemplos de Armadilhas geolgicas

8/1/12

Exemplos de Armadilhas geolgicas

8/1/12

8/1/12

8/1/12

miria.elias@gmail.com

Obrigada!!!!
8/1/12

Vous aimerez peut-être aussi