Vous êtes sur la page 1sur 19

Universidade Estadual do Maranho UEMA Programa Darcy Ribeiro - PDR

Professora: Ivanete Coimbra

Acadmicos: Geilson ROSA, Jeane MARQUES, Leidiane LEITE, Luana REIS, Maria de Ftima MARTINS

Saber
Segundo o dicionrio Melhoramentos Dicionrio Lngua Portuguesa, diz que Saber : Vtd e vti 1 Estar informado de. Vtd 2 Compreender um fato. Vtd e vti 3 Possui amplos conhecimentos.

Segundo o Web dicionrio On-line, diz que Saber : 1. Possuir o conhecimento de; 2. No ignorar; 3. Estar habilitado para; 4. Ser capaz de; 5. Ter experincia; 6. Ter conscincia de.

Acadmico
A palavra acadmico significa para Cristiano Nunes: adj. Relativo a academia ou que a ela pertence. // Estilo acadmico, estilo em que se faz sentir a preocupao de aplicar os princpios da arte oficial.

O saber acadmico
A existncia de diversos saberes, tais como o popular, o regional, o senso comum, o da web entre outros imaginveis.

O saber acadmico um entre esses tantos existentes no nosso meio, porm isso no quer dizer que o principal, o mais importante, mas um saber significativo para o nosso crescimento enquanto profissionais de uma determinada rea.

Assim, temos que nos familiarizar com essa categoria de saber diariamente para que no fiquemos fora do ciclo crtico da nossa realidade.

Acadmico-Profissional
A formao acadmico-profissional de qualquer instituio, hoje, no Brasil ou no exterior, necessita refletir sobre a formao acadmica e profissional de seus alunos. Em contrapartida, o aluno que inicia a carreira universitria tem o direito e o dever de refletir sobre a sua formao acadmico-profissional.

Tem o direito de saber o que ser profissional. Por que ser profissional. Para que profisso. Ou elaborado de outra forma: tem o direito e o dever de refletir sobre quais as implicaes de sua profisso no contexto psicolgico, social, poltico, econmico e religioso.

Sem isso, o acadmico mutilado em sua dignidade humana. Sem uma compreenso crtica, podemos asseverar que a formao desse profissional est seriamente comprometida.

A formao acadmico-profissional no se d apenas nos campos do saber terico, da prtica, da tcnica, como se o ser humano fosse um computador programado para processar dados e realizar fielmente tarefas. O ser humano vida, morte, amor, dio, espiritualidade, materialidade, criatividade, reproduo.

Ele esse misto de complexidades e isso aponta para outros campos da existncia humana. Dentre esses campos encontramos o agir moral e tico.

Como diz RIOS (1997), ao falar de competncia profissional: a profisso passa pelo saber fazer bem o dever. Isso aponta e ressalta o agir moral como um aspecto importante do ser profissional.

Conclumos que:
Ns, acadmicos, podemos nos considerar pessoas vencedoras, em busca de mais conhecimento a cada instante. No apenas conhecimento acadmico, mas sim conhecimento para a vida, para o convvio em sociedade, enfim buscando sempre o melhor, coletivamente.

Alm de estarmos constantemente exercitando nossos pensamentos e opinies para expandir nossos conhecimentos, estamos igualmente sujeitos a uma srie de responsabilidades e obrigaes. Ns somos, alm de tudo, a base intelectual, formadores de opinies de uma sociedade.

certo, ento, que est em nossas mos o destino de uma sociedade, de um Pas! E devido a isso que se inicia uma luta, luta esta que o estmulo e o alerta que todos ns deveramos repensar.

Ser que procuramos analisar antes de criticar e criticamos com bons argumentos? Ser que temos a coragem para fazer, nos indignar, reivindicar, protestar e criticar sem nos ocultar?

Obrigado!

Vous aimerez peut-être aussi