Vous êtes sur la page 1sur 26

Surgimento da Sociologia

Sociologia elaborada e sistematizada por Auguste Comte, em 1839. Origem do termo: Socius, verbete latino, que significa SOCIAL Logos, termo latino, que designa estudo, palavra.

Auguste Comte (17981857) Filsofo e socilogo francs, sistematizador da disciplina sociolgica. Nasceu em Montpellier, a 19 de janeiro de 1798.

Sociedade seria como uma resultante da interdependncia entre sujeitos, com objetivos, grosso modo, em comum.

As pessoas no vivem isoladas; Os agrupamentos so estveis; Relaes de cooperao, luta e domnio entre os homens; Desenvolvimento ou destruio das culturas humanas que decorrem de tais relaes.

A Sociologia no parte do indivduo isolado, mas da existncia de alguma forma de relacionamento entre indivduos.

Ao social

Organizao social normas, regras explcitas ou implcitas, planos, regulamentos, estatutos, leis. Segue-se tambm padres sociais. Reciprocidade implica sempre uma relao de dar e receber em troca.

Estabilidade e mudana social

Sociologia ordem e desordem Vida social no esttica Obedincia a normas desvio de normas

Existe organizao social na medida em que essas aes sejam orientadas por normas, Que os indivduos podem seguir ou respeitar.

Grupo social enquanto qualquer sistema de relaes sociais.

Grupo e indivduos
Grupo e subgrupos

Sociedades
1 definio territorial existncia da sociedade est ligada a um territrio; 2 manuteno pela reproduo social mantm seu contingente por meio da reproduo sexual; 3 cultura auto-suficiente cultura como capacidade adquirida; 4 independncia sociedade nunca um subgrupo de um grupo mais abrangente.

Sociologia e disciplinas afins


Filosofia social Histria Psicologia Social Cincias Sociais Concretas

Histria da Sociologia Os precursores:

Aristteles, com Poltica.

Hobbes, com De Cive e Leviat

Locke, com tratados polticos

Spinoza, com tratados polticos

Auguste Comte (1798-1857) define o objeto, seus mtodos e problemas fundamentais.

Devido a complexidade dos fenmenos sociais, socilogos do sculo XIX Elaboraram Diretrizes para a investigao social passam a se revelar em trs direes bsicas: 1. A fundamentao emprica das generalizaes a respeito da vida social, confronto sistemtico entre teoria e os fatos observveis; 2. Tendncia a centrar a reflexo em problemas sociolgicos, como fatores de formao Do capitalismo, as causas e consequncias da diviso social do trabalho; 3. Descobrir como combinar as vrias generalizaes sociolgicas de modo a constituir Uma sntese das teorias estabelecidas.

Relativismo

Hegel e a concepo dialtica da Histria

Mundo material e mundo espiritual

Darwin e a seleo natural das espcies

LIVRO CONSULTADO:
GALLIANO, A. G. Introduo Sociologia. So Paulo: Harbra, 1986.

ATIVIDADE
Como a sociologia pode ajudar na reflexo dos problemas sociais presentes em nossa sociedade contempornea? Escreva um texto dissertativo de no mnimo 25 linhas, com argumentos lgicos e que defendam seu ponto de vista.

Vous aimerez peut-être aussi