Vous êtes sur la page 1sur 25

Chama-se Ano Litrgico o tempo em que a Igreja celebra todos os feitos salvficos operados por Deus em Jesus Cristo.

Atravs do ciclo anual, a Igreja comemora o mistrio de Cristo, desde a Encarnao ao dia de Pentecostes e espera da vinda do Senhor" (NUALC n 43 e SC n 102).

Quando se inicia o Ano Litrgico


Diferente do ano civil, no contrrio a ele, o Ano Litrgico no tem data fixa de incio e de trmino. Sempre se inicia no primeiro Domingo do Advento, encerrando-se no sbado da 34 semana do Tempo Comum, antes das vsperas do domingo, aps a Solenidade de Cristo Rei do Universo. Mesmo sem uma data fixa de incio, qualquer pessoa pode saber quando vai ter incio o Ano Litrgico, pois ele se inicia sempre no domingo mais prximo de 30 de novembro. Na prtica, o domingo que cai entre os dias 27 de novembro e 3 de dezembro.

O ano Litrgico no apenas recorda as aes de Cristo, nem somente renova a lembrana de aes passadas, mas sua celebrao tem fora sacramental e especial eficcia para alimentar a vida crist; e tornase um caminho pedaggico-espiritual nos ritmos do tempo. A liturgia se utiliza de 3 ritmos diferentes: Ritmo Dirio, Ritmo Semanal e Ritmo Anual

1 - Ritmo Dirio
Acompanha o caminho do Sol, que o smbolo de Cristo, o povo de Deus faz memria de Jesus Cristo, nas horas do dia, pela celebrao do Ofcio Divino Da o nome Liturgia das Horas. De tarde o Sol poente evoca o mistrio da morte. De manh, o sol nascente evoca mistrio da ressurreio. De noite, nas viglias em especial no sbado, celebramos em espera vigilante o mistrio da volta do Senhor.

Os fiis leigos tambm so convidados a celebr-la , individual ou comunitariamente, seguindo um roteiro simples atravs do Oficio Divino das Comunidades, que conserva a teologia e a estrutura da Liturgia das Horas. O dia litrgico se estende da meia-noite meia-noite. A Celebrao do Domingo e das solenidades comea, porm, com as Vsperas do dia precedente. (NUALC n3)

2 - Ritmo Semanal
marcado pelo Domingo, o dia em que o Senhor se manifestou ressuscitado (Mc 16,2: Lc 24,1 : Mt 28,1 : Jo 20,1) O dia de Pentecoste tambm aconteceu no domingo (At 2,1-11) As outra celebraes no lhe sejam antepostas, a no ser as de mxima importncia, porque o Domingo o fundamento e o ncleo do ano litrgico (SC 106)

Por causa da sua especial importncia o Domingo s cede sua celebrao s solenidades e festas do Senhor. Os Domingos do Advento, da Quaresma e da Pscoa gozam de precedncia sobre todas as festas do Senhor e todas as solenidades. As que ocorrerem nestes domingos sejam antecipadas para o sbado.(NUALC 5) O Domingo exclui, por sua natureza prpria a fixao definitiva de qualquer outra celebrao. So excees: Festa da Sagrada Famlia, Batismo do Senhor, Santssima Trindade, Cristo Rei; E no Brasil, So Pedro e So Paulo, Assuno de Nossa Senhora e Todos os Santos.
ObS: A festa da Imaculada Conceio dia 08/12 quando cai num Domingo do Advento, permanece no Domingo, concesso feita pela Santa S a igreja do Brasil.

3 - Ritmo Anual
O tempo litrgico compreende 2 tempos fortes: a) O Ciclo Pascal - tendo como centro o Trduo Pascal, a Quaresma como preparao e o Tempo Pascal como prolongamento). b) O Ciclo do Natal com sua preparao no advento e o seu prolongamento at a festa do Batismo do Senhor. Alm destes o Tempo Comum.

O Ano Litrgico passa por trs ciclos, tambm chamado de anos A, B, C. A cada ano tem uma sequncia de leituras prprias, ou seja, leituras para o ano A, ano B e para o ano C. Para saber de que ciclo um determinado ano, parte-se deste princpio: o ano que mltiplo de 3 do ciclo C.
Para saber se um nmero mltiplo de 3, basta somar todos os algarismos, e se o resultado for mltiplo de 3, o nmero tambm o . Exemplo: 1998 1+9+9+8 = 27 ( mltiplo de trs) logo ano C 1999 1 + 9 + 9 + 9 = 28 (27+1) = ano A 2000 2+0+0+0 = 2 = ano B 2001 2+0+0+1 = 3 = ano C 2002 2+0+0+2 = 4 (3+1) = Ano A

AS CORES DO ANO LITRGICO


Como a liturgia ao simblica, tambm as cores nela exercem um papel de vital importncia.

ROXO
No Tempo do Advento e da Quaresma at a Quinta-feira Santa pela manh.

Missa de Defuntos ( tambm se pode usar paramentos de cor preta).

BRANCO
Tempo Pascal e Natal. Festas e memrias do Senhor (exceto no Domingo de Ramos e a Exaltao da Santa Cruz). Festas e memrias de Nossa Senhora, dos Anjos e dos Santos no mrtires. Festa de Todos os Santos (1 de Nov), do nascimento de S. Joo Batista (24 de Jun),de S. Joo Evangelista (27 de Dez), da Cadeira de S. Pedro (22 de Fev) e da Converso de S. Paulo (25 de Jan).

VERMELHO
Domingo de Ramos Sexta-feira Santa Domingo de Pentecostes. Exaltao da Santa Cruz. Festas de Apstolos e Evangelistas. Festas e Memrias dos Santos Mrtires

ROSA
Podem usar-se nos domingos Gaudete - (III do Advento) e Laetare - ( IV da Quaresma). Esses dois domingos so classificados, na liturgia, de "domingos da alegria", por causa do tom jubiloso de seus textos.

VERDE
Em todo o Tempo Comum.
Nota explicativa: Se uma festa ou solenidade tomar o lugar da celebrao do tempo litrgico, usa-se ento a cor litrgica da festa ou solenidade.

AZUL
Desde o sculo passado que era a cor da Solenidade da Imaculada Conceio. A IGMR no refere esta cor.

a)Tempo do Advento
Das primeiras vsperas do domingo que cai no dia 30 de novembro ou no domingo que lhe fica mais prximo. O ano litrgico, inicia-se com este tempo. Ele possui duas caractersticas: - preparao para o Natal, em que se comemora a 1 vinda do Cristo. - E tambm onde nossos coraes se voltam com expectativa para a sua 2 vinda no fim dos tempos.

b)Tempo do Natal
Das primeiras vsperas do Natal at a festa do Batismo do Senhor. A oitavo do natal esta organizada do seguinte modo: - No domingo dentro da oitava, ou, em falta dele, no dia 30 de dezembro celebra-se a festa da Sagrada Famlia. - No dia 26 de dezembro a festa de Santo Estevo.

b)Tempo do Natal
- No dia 27 de dezembro a festa de So Joo Apstolo e Evangelista. - No dia 28 de dezembro a festa dos Santo Inocentes. - os dias 29, 30 e 31 so dias dentro da oitava. - No dia 1 de janeiro, no oitavo dia, celebra-se a solenidade de Santa Maria,Me de Deus. - A Epifania celebrada no dia 6 de janeiro, a no ser que seja transferida para o domingo entre os dia 2 e 8 de janeiro. Nela celebramos a manifestao de Jesus Cristo, Filho de Deus, luz para iluminar todos os povos no caminho da salvao. - No domingo depois da Epifania celebra-se a festa do batismo do Senhor

c)Tempo da Quaresma
Da 4 feira de Cinzas at a Missa da Ceia do Senhor, exclusive. Do incio da Quaresma at a Viglia Pascal no se canta o Glria e muito menos o Aleluia. O 6 domingo com o qual se inicia a Semana Santa chamado Domingo de Ramos e da paixo do Senhor . A semana Santa visa recordar a Paixo de Cristo, desde sua entrada messinica em Jerusalm.

d) Trduo Pascal
Comea na quinta-feira da Semana Santa com a missa vespertina na Ceia do Senhor. Na sexta-feira Santa a Igreja no celebra a Eucaristia. Recorda a Morte de Cristo por uma celebrao da Palavra de Deus, constando de leituras bblicas, de preces solenes, adorao da cruz e comunho sacramental. A noite do Sbado Santo a "me de todas as viglias", a celebrao central de nossa f, nela a Igreja espera, velando, a ressurreio de Cristo, e a celebra nos sacramentos. Portanto, toda a celebrao deste dia deve realizar-se a noite de modo que comece depois do anoitecer.

e) Tempo Pascal
Os 50 dias entre o domingo de ressurreio e o domingo de Pentecostes. So dias de Pscoa e no aps a Pscoa. Os oito primeiros dias so celebrados como solenidades do Senhor. No 40 dia da Pscoa, celebra-se a Ascenso do Senhor, porm aqui no Brasil este festa transferida para o 7 domingo da Pscoa. A semana seguinte at Pentecostes. Em sintonia com outras igrejas crists, no Brasil, realizamos a Semana de Orao pela Unio dos Cristos

f) Tempo Comum
Alm dos tempos que tem caractersticas prprias restam no ciclo anual 33 ou 34 semanas nas quais no se celebram nenhum aspecto especial do mistrio de Cristo; comemora-se nelas o prprio mistrio de Cristo em sua plenitude, principalmente aos domingos. Comea no dia seguinte celebrao da festa do Batismo do Senhor e se estende at a tera-feira antes da Quaresma, inclusive. Recomea na segundafeira depois do domingo de Pentecostes e termina antes das vsperas do 1 Domingo de Advento (NUALC n44).

Tenham uma boa noite e Muito obrigado!

Fontes: Normas Universais sobre Ano Liturgico e Calendrio NUALC Diretrio da Liturgia

Vous aimerez peut-être aussi