Vous êtes sur la page 1sur 19

O DESENVOLVIMENTO

CRIANA

AFETIVO DA

Durante a vida-uterina,desde o momento em que o vulo fecundado e se transforma em germe de um novo ser humano, ele comea a dividir-se e subdividir-se com extraordinria rapidez. Envolvido em membranas, banhada pelo lquido amnitico que o afasta da parede do tero, separado e protegido de qualquer estmulo perturbador do meio externo, o feto no possui seno uma vida psicolgica muito rudimentar, constituda de algumas sensaes difusas e movimentos reflexos muito simples.

Com o processo do nascimento , quando a criana separada de sua me, ocorre uma transformao sbita , brusca e radical nas condies de sua existncia . Para muitos autores , como OTO RANK, o traumatismo do nascimento de grande importncia na compreenso de futuros problemas psicolgicos.

A primeira experincia que o RN tem no novo ambiente onde vai desenvolverse traumatismo do nascimento. No h como negar sua importncia na formao dos novos padres de comportamento. Ao nascer a cria capaz de distinguir-se do mundo que a rodeia. Passa a maior parte do tempo dormindo.

Segundo SPTIZ nesse perodo ela no tem a faculdade de percepo nem de representao, no possui ego ou superego. A me ao cuidar do seu beb s vezes de seu ego , ainda por se desenvolvido.

A criana s no final do 2 ms que pode reconhecer quando est com fome o sinal do alimento. A partir do 3 ms se observa no beb o aparecimento da resposta do sorriso em resposta a sua percepo do rosto humano. Desse modo, com a a presena do sorriso a criana atinge um nvel que SPITZ relaciona ao aparecimento do 1 organizador o momento muito importante , pois a partir da ela se capacita a perceber o ambiente externo que a cerca, base de suas relaes sociais futuras.

A partir do 6 ms de vida , a criana percebe sua me como objeto inteiro. Ela passa a estranha outro objeto que no seja a me, demonstrando j ser capaz de estabelecer uma verdadeira relao objeto.

FASES DO DESENOLVIMENTO PSISSEXUAL SEGUNDO FREUD


Fase oral ( do nascimento a 12 18 meses) Fase anal (12 18 meses a 3 anos) Fase flica ( 3 a 5 6 anos) 3 e ltima fase pregenital
Curiosidades infantis Angstia de castrao Complexo de dipo

Perodo de Latncia Puberdade Fase Genital


Adolescncia Caractersticas
Concretizao da sexualidade genital Concentrao da libido no ap. genital Ressurgimento quase definido da sexualidade Surgimento de conflitos.

ESTAGOS DO DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL


Para ERIK KRIKSON a personalidade se forma proporo que o indivduo confronta-se com uma srie de conflitos pessoais durante a vida, progredido por estgios psicossociais Os conflitos esto presentes no nascimento e se destacam em pontos especficos do

ciclo da vida. A personalidade do indivduo um reflexo da maneira pela qual cada conflito foi resolvido

Embora Erikson notasse que os conflitos da vida jamais so plenamente resolvidos, ele sugere que a potncia mxima de certos conflitos para influenciar o desenvolvimento da personalidade ocorre durante os seguintes perodo de idade:

AS OITO IDADES DO HOMEM


IDADE
0 1 anos

CONFLITOS
Confiana x Desconfiana

(posso ou no posso confiar nos outros) 1 - 2 anos Autonomia x Vergonha, dvida (posso fazer as coisas por mim mesmo, ou devo me de minha

envergonharindependncia

3 - 4 anos

Iniciativa x Culpa (posso iniciar papeis para mim mesmo, ou devo fazer somente o que os outros querem que eu faa

Meninice intermediria

Diligncia x Inferioridade (posso fazer bem algumas coisas ou sou um fracasso? Identidade x Confuso de papeis (Sei quem sou, ou estou confuso sobre quem eu deveria ser?

Adolescncia

Adulto Jovem

Intimidade x Isolamento

(posso partilhar-me intimamente com outros ou devo permanecer s


Adulto Geratividade x Estagnao (posso manter minha produtividade criativa , ou devo aborrecer-me com a vida

Envelhecimento

Integridade x Desespero (sinto-me bem com a vida que tive ou me desespero pela vida que deixei de passar?)

DISTBIOS DA PSICOMOTRICIDADE
Conceito: Seriam aqueles padres anormais de comportamento que se situam nos limites da psiquiatria com a neurologia. No so determinados por leses evidente no sistema nervoso central

CRIANA COM DISFUNO PSICONEUROLGICA

CONCEITO: So distrbios da psicomotricidade com leses neurolgicas

DCM DISFUNO CEREBRAL MNIMA

CONCEITO: Distrbios da psicomotricidade sem alteraes neurolgicas, evidenciadas em EEG

TRATAMENTO CONSISTE NA REEDUCAO PSICOMOTORA, PSICOPEDAGGICA, ORTOFONITRICA E MEDICAMENTOSO

Vous aimerez peut-être aussi