Vous êtes sur la page 1sur 16

REGNCIA VERBAL

D-se o nome de regncia relao de subordinao que ocorre entre um verbo (ou um nome) e seus complementos.

Regncia verbal

A regncia verbal estuda a relao que se estabelece entre os verbos e os termos que os complementam (objetos diretos e objetos indiretos) ou caracterizam (adjuntos adverbiais).

O conhecimento do uso adequado das preposies um dos aspectos fundamentais do estudo da regncia verbal (e tambm nominal). As preposies so capazes de modificar completamente o sentido do que se est sendo dito. Veja os exemplos: 1.Cheguei ao metr. 2.Cheguei no metr. No primeiro caso, o metr o lugar a que vou; no segundo caso, o meio de transporte por mim utilizado. A orao "Cheguei no metr", popularmente usada a fim de indicar o lugar a que se vai, possui, no padro culto da lngua, sentido diferente.

Regncia de alguns verbos intransitivos


Os verbos intransitivos no possuem complemento. importante, no entanto, destacar alguns detalhes relativos aos adjuntos adverbiais que costumam acompanh-los. a) Chegar, Ir Normalmente vm acompanhados de adjuntos adverbiais de lugar. Na lngua culta, as preposies usadas para indicar destino ou direo so: a, para. Exemplos: Fui ao teatro. Adjunto Adverbial de Lugar Ricardo foi para a Espanha. Adjunto Adverbial de Lugar Obs.: "Ir para algum lugar" enfatiza a direo, a partida. " Ir a algum lugar" sugere tambm o retorno.

Importante: reserva-se o uso de "em" para indicao de tempo ou meio. Veja: Cheguei a Roma em outubro. Adjunto adverbial de tempo

Chegamos no trem das dez. Adjunto adverbial de meio

Verbos transitivos diretos

Os verbos transitivos diretos so complementados por objetos diretos. Isso significa que no exigem preposio para o estabelecimento da relao de regncia. Ao empregar esses verbos, devemos lembrar que os pronomes oblquos o, a, os, as atuam como objetos diretos. Esses pronomes podem assumir as formas lo, los, la, las (aps formas verbais terminadas em -r, -s ou -z) ou no, na, nos, nas (aps formas verbais terminadas em sons nasais), enquanto lhe e lhes so, quando complementos verbais, objetos indiretos.

Ateno:

Na lngua culta, esses verbos funcionam exatamente como o verbo amar: Amo aquele rapaz. / Amo-o. Amo aquela moa. / Amo-a. Amam aquele rapaz. / Amam-no. Ele deve amar aquela mulher. / Ele deve am-la.

Obs.: os pronomes lhe, lhes s acompanham esses verbos para indicar posse (caso em que atuam como adjuntos adnominais).

Exemplos: Quero beijar-lhe o rosto. (= beijar seu rosto) Prejudicaram-lhe a carreira. (= prejudicaram sua carreira) Conheo-lhe o mau humor! (= conheo seu mau humor)

Verbos transitivos indiretos


OBEDECER E DESOBEDECER: Possuem seus complementos introduzidos pela preposio "a". Por exemplo: Devemos obedecer aos nossos princpios e ideais. Eles desobedeceram s leis do trnsito.
RESPONDER Tem complemento introduzido pela preposio "a". Esse verbo pede objeto indireto para indicar "a quem ou "ao que" se responde. Por exemplo: Respondi ao meu patro. Respondemos s perguntas. Respondeu-lhe altura.

SIMPATIZAR e ANTIPATIZAR Possuem seus complementos introduzidos pela preposio "com". Por exemplo: Antipatizo com aquela apresentadora. Simpatizo com os que condenam os polticos que governam para uma minoria privilegiada. AGRADECER, PERDOAR e PAGAR So verbos que apresentam objeto direto relacionado a coisas e objeto indireto relacionado a pessoas. Veja os exemplos: Agradeo aos ouvintes a audincia. Cristo ensina que preciso perdoar o pecado ao pecador. Paguei o dbito ao cobrador. O uso dos pronomes oblquos tonos deve ser feito com particular cuidado. Observe: Agradeci o presente. / Agradeci-o. Agradeo a voc. / Agradeo-lhe. Perdoei a ofensa. / Perdoei-a. Perdoei ao agressor. / Perdoeilhe.

INFORMAR Apresenta objeto direto ao se referir a coisas e objeto indireto ao se referir a pessoas, ou viceversa. Por Exemplo: Informe os novos preos aos clientes. Informe os clientes dos novos preos. (ou sobre os novos preos) Na utilizao de pronomes como complementos, veja as construes: Informei-os aos clientes. / Informei-lhes os novos preos. Informe-os dos novos preos. / Informe-os deles. (ou sobre eles) Obs.: a mesma regncia do verbo informar usada para os seguintes: avisar, certificar, notificar, cientificar, prevenir.

PREFERIR Na lngua culta, esse verbo deve apresentar objeto indireto introduzido pela preposio "a". Por exemplo: Prefiro qualquer coisa a abrir mo de meus ideais. Prefiro trem a nibus. Obs.: na lngua culta, o verbo "preferir" deve ser usado sem termos intensificadores, tais como: muito, antes, mil vezes, um milho de vezes, mais. A nfase j dada pelo prefixo existente no prprio verbo (pre).

ASPIRAR 1) Aspirar transitivo direto no sentido de sorver, inspirar (o ar), inalar. Exemplo: Aspirava o suave aroma. (Aspirava-o) 2) Aspirar transitivo indireto no sentido de desejar, ter como ambio. Por Exemplo: Aspirvamos a melhores condies de vida. (Aspirvamos a elas) Aspiravam a uma existncia melhor. (= Aspiravam a ela) ASSISTIR 1) Assistir transitivo direto no sentido de ajudar, prestar assistncia a, auxiliar. Exemplos: As empresas de sade negam-se a assistir os idosos. As empresas de sade negam-se a assisti-los. 2) Assistir transitivo indireto no sentido de ver, presenciar, estar presente, caber, pertencer. Exemplos: Assistimos ao documentrio. No assisti s ltimas sesses. Essa lei assiste ao inquilino.

CHAMAR 1) Chamar transitivo direto no sentido de convocar, solicitar a ateno ou a presena de. Exemplos: Por gentileza, v chamar sua prima. / Por favor, v cham-la. Chamei voc vrias vezes. / Chamei-o vrias vezes. 2) Chamar no sentido de denominar, apelidar pode apresentar objeto direto e indireto, ao qual se refere predicativo preposicionado ou no. Exemplos: A torcida chamou o jogador mercenrio. A torcida chamou ao jogador mercenrio. A torcida chamou o jogador de mercenrio. A torcida chamou ao jogador de mercenrio.

QUERER 1) Querer transitivo direto no sentido de desejar, ter vontade de, cobiar. Exemplos: Querem melhor atendimento. Queremos um pas melhor. 2) Querer transitivo indireto no sentido de ter afeio, estimar, amar. Exemplos: Quero muito aos meus amigos. Ele quer bem linda menina. Despede-se o filho que muito lhe quer.

PROCEDER
1) Proceder intransitivo no sentido de ser decisivo, ter cabimento, ter fundamento ou portar-se, comportarse, agir. Exemplos: As afirmaes da testemunha procediam; no havia como refut-las. Voc procede muito mal. 2) Nos sentidos de ter origem, derivar-se (rege a preposio" de") e fazer, executar (rege complemento introduzido pela preposio "a") transitivo indireto. Exemplos: O avio procede de Macei. Procedeu-se aos exames. O delegado proceder ao inqurito.

VISAR 1) Como transitivo direto, apresenta os sentidos de mirar, fazer pontaria e de pr visto, rubricar.
Exemplos: O homem visou o alvo. O gerente no quis visar o cheque. 2) No sentido de ter em vista, ter como meta, ter como objetivo, transitivo indireto e rege a preposio "a". Exemplos: O ensino deve sempre visar ao progresso social. Prometeram tomar medidas que visassem ao bemestar pblico.

Vous aimerez peut-être aussi