Vous êtes sur la page 1sur 16

SADE OCUPACIONAL

Conforto Trmico no Ambiente de Trabalho

O conforto trmico definido como uma condio mental que expressa satisfao com o ambiente trmico circunjacente. Ter conforto trmico significa que uma pessoa usando uma quantidade normal de roupas no sente nem frio nem calor demais.

O calor produzido no corpo determinado pelo nvel de atividade da pessoa, sendo tambm varivel com a idade e o sexo.
Este calor trocado com o ambiente exterior por conduo, conveco, radiao e evaporao.

OS PARMETROS MAIS IMPORTANTES DO CONFORTO TRMICO:


Os individuais, como a atividade e o vesturio; Os ambientais, como a temperatura, umidade e velocidade do ar; A temperatura mdia radiante. Existe uma norma internacional, a ISO 7730:2005 Ergonomics of the thermal environment Analytical determination and interpretation of thermal comfort using calculation of the PMV and PPD indices and local thermal comfort (Ergonomia do ambiente trmico - determinao analtica e interpretao de conforto trmico pelo mtodo de clculo do PMV ePPD ndices locais e critrios de conforto trmico ) Criteria que um espao apresenta condies de conforto trmico quando no mais do que 10% dos seus ocupantes se sintam desconfortveis.

A quantificao da percentagem de desconforto pode ser feita atravs de estudos com as pessoas, que permitem estabelecer uma relao entre o resultado do balano energtico do corpo e a tendncia de insatisfao, designada por Predicted Percentage of Dissatisfied (Percentual Previsto de Insatisfeito)(PPD).

A metodologia de clculo consiste nos seguintes pontos:


Parmetros: quantificam-se os parmetros individuais e ambientais das pessoas e do ambiente.

Equao de Conforto: substituem-se estes valores na equao de conforto trmico para determinao do termo associado acumulao energtica no corpo (S).
PMV: com base no valor da acumulao energtica no corpo e no metabolismo determina-se o valor do Predicted Mean Vote(Vote mdia prevista) (PMV) atravs de uma correlao. O PMV no mais do que uma escala quantitativa da sensao de calor e de frio. Insatisfao: a percentagem de pessoas insatisfeitas termicamente, PPD, determinada com base no valor de PMV atravs de uma correlao.

No caso do Brasil, que um pas com dimenses continentais, seu territrio possui uma grande variabilidade trmica. Dos pampas gachos, com seus climas amenos, ao serto nordestino, com sua aridez intrnseca, o clima admite variaes imensas. Nordeste, o clima apresenta altas temperaturas que ultrapassam valores de 35 C. A radiao solar tambm no diminuta.

PARA UM MELHOR CONFORTO TRMICO, PRECISA-SE DE ALGUNS CUIDADOS DA ARQUITETURA:


As paredes mais robustas aproveitando-se a inrcia trmica dos materiais de construo; reas envidraadas somente onde possibilitem a utilizao da luz natural; Onde possvel, dimensionar ambientes com profundidade mxima de 3,5 metros, para a qual a iluminao natural ainda satisfatria. A partir dessa profundidade, torna-se necessria iluminao artificial. Utilizar lmpadas que produzam maior iluminao por kW consumido. Utilizar protetores externos nas fachadas mais expostas radiao solar. Protetores internos so benficos no aspecto de impedir a radiao direta sobre o usurio, porm boa parte do calor permanece no ambiente. Sempre que possvel, privilegiar a ventilao natural.

Nos projetos de ar condicionado observar as normas pertinentes e adotar solues tecnolgicas que minimizam o consumo de energia: Sistema de ar condicionado central com utilizao de caixas de volume varivel de acordo com a variao da carga trmica e no as de volume constante.

Controles que incorporem variadores de freqncia atuando sobre motores de bombas e ventiladores.
Desse modo, o consumo ser proporcional carga trmica, que varivel ao longo do dia e dos meses. Projetar sistemas que garantam condies de temperatura, velocidade do ar e umidade relativa que satisfaam o conforto trmico e no permitam proliferao de fungos, mofos, vrus e bactrias.

O CONFORTO TRMICO est relacionado ao equilbrio trmico do homem que um ser primitivamente Homeotrmico. Fisiologicamente o calor uma forma de liberar energia, mas quando em excesso no organismo o mesmo busca o conforto trmico que esta ligado termorregulao. Isolamento trmico, umidade, velocidade do ar, temperatura mdia, enfim, so fatores condicionantes ao equilbrio trmico que na acepo da palavra significa:

Calor ganho = Calor cedido ao ambiente

NR15 Anexos 3: ATIVIDADES E OPERAES INSALUBRES

Limites de Tolerncia para Exposio ao Calor

AVALIAO DA EXPOSIO OCUPACIONAL AO CALOR

Efeitos nocivos do calor:

Desidratao,palidez Cibras musculares Cansao, fraqueza, dor de cabea Nuseas, vmitos, desmaio Alteraes cardacas Queimaduras, leses nos tecidos

TAXA DE LIMITE POR TIPO DE ATIVIDADE

OBS; Kcal/h: Significa kilocalorias por hora; a quantidade de calorias por hora que cada trabalhador gasta em atividades relacionadas na tabela acima.

AVALIAO CONFORME NR-15


"ndice de Bulbo mido Termmetro de Globo" IBUTG
Ambientes internos ou externos sem carga solar: IBUTG = 0,7 tbn + 0,3 tg Ambientes externos com carga solar: IBUTG = 0,7 tbn + 0,1 tbs + 0,2 tg Onde: tbn = temperatura de bulbo mido natural tg = temperatura de globo tbs = temperatura de bulbo seco.

-Avaliao feita no posto de trabalho, prximo ao local ou bancada onde o operador trabalha; -- Utiliza-se o Termmetro de Bulbo

EXEMPLOS

O Forneiro de uma padaria, trabalha durante 8 horas exposto ao calor, trabalho realizado de p, Colocando e retirando bandejas de po, colocando em uma espcie de prateleira mvel, que quando no tem mais espao, transporta para outro setor, substituindo por outra vazia... Esse movimento feito durante a sua jornada de trabalho; foi realizado a medio do calor pelo termmetro e bulbo, o resultado foi: Globo: 35,0 bulbo seco: 32,6 e bulbo mido 31,0 PERGUNTA-SE: De acordo com o quadro de Taxa de Limite por tipo de Atividade da NR-15: Qual o tipo de atividade classificada? Quantas Kilocalorias(Kcal) a perda do forneiro? O Trabalho considerado interno ou externo? Qual o IBUTG do Ambiente? Qual o limite exigido pela NR-15?

RESPOSTAS 1- Trabalho Pesado 2- 440 3- Interno 4- IBUTG = 0,7 tbn + 0,3 tg IBUTG= 0,7 . 31,0 + 0,3 . 35,0 IBUTG= 21,7 X 10,5 IBUTG= 32,2 ibutg 5- 30

Vous aimerez peut-être aussi