Vous êtes sur la page 1sur 14

ENTOMOLOGIA

ENTOMOLOGIA a cincia que se ocupa do estudo dos insetos.

(do grego: Entomon: insetos, Logos: estudo)


Entomologia o estudo dos artrpodes hexpodes, nos seus mais variados aspectos e em todas suas relaes com as plantas, com o homem e com os animais.

OBJETIVOS

So muito amplos e abrangem aspectos muito diversos desde os modernos estudos:


Da taxonomia numrica; Da filogentica; Dos estudos de fermnios; Do manejo integrado de PRAGAS.

A entomologia estuda:

- A forma externa do corpo de insetos; - Da estrutura e funo orgos; - Do desenvolvimento e da reproduo; - Do ciclo evolutivo; - Do ciclo vida; - Da metamorfose; - Dos fsseis; - Da identificao e classificao dos insetos; - Da transmisso de doenas aos animais e s plantas.

A entomologia pode ser dividida em:

- ACADMICA
- APLICADA - INDUSTRIAL

Titanus giganteus (Linnaeus, 1771) (Coleoptera: Cerambycidae, Prioninae)

ENTOMOLOGIA ACADMICA Se ocupa da pesquisa pura e compreende vrias reas de estudo:

a) Entomologia Morfolgica: estuda estrutura do corpo dos insetos; b) Entomologia Fisiolgica: estudo das funes dos orgos;
c) Entomologia Sistemtica: identificao e nomenclatura das espcies dos insetos; d) Entomologia ecolgica: estuda os hbitats dos insetos, suas relaes com o meio e com outras espcies.

ENTOMOLOGIA APLICADA Se ocupa do estudo dos insetos que possam atingir diretamente o homem ou suas propriedades: a) Entomologia Mdica: estuda insetos que causam ou transmitem doenas ao homem; b) Entomologia Veterinria: estudo insetos que causam ou transmitem doenas aos animais domsticos;

c) Entomologia Agrcola: estuda as pragas: sua identificao, controle e manejo integrado.


d) Entomologia Toxicolgica: estuda a ao qumica e fsica dos inseticidas, resduos txicos em alimentos, carncia etc. e) Entomologia Forense: estuda os insetos como indicativos provas fsicas para soluo de crimes em processos judiciais.

ENTOMOLOGIA INDUSTRIAL
Se ocupa do estudo da produo, explorao e comercializao de produtos uteis ao homem fornecidos pelos insetos como:
- A seda (sericultura);
- Mel, cera, proplis (apicultura);
- O Carmin (substncia corante, vermelho vivo, extrada da cochonilhado-carmim (Dactylopius coccus, parente do pulgo)); - A Laca (incrustao resinosa, produzida em certas rvores, resultante da secreo de insetos, como Coccus lacca).

ASPECTOS GERAIS SOBRE INSETOS ORIGEM: 400 Milhes de atrs.


O nmero de espcies de insetos descritas

estimado em aproximadamente 10.000.000, das quais cerca de 10% so pragas, prejudicando as plantas, animais domsticos e o prprio homem. Cerca de 5.000 novas espcies coletadas e classificadas anualmente; so

RAZESDO SUCESSO DOS INSETOS PRESENA DE UM EXOESQUELETO: - O exoesqueleto d aos insetos muitas vantagens:

a) Grande rea de insero muscular; b) Excelente possibilidade de controle de evaporao; c) Quase completa proteo aos orgos internos.

ASAS FUNCIONAIS:
- Conferem aos insetos a capacidade de deslocamento, o que lhes facilita: a) A procura mais fcil de alimentos; b) A fuga de inimigos naturais; c) A disperso fcil.

TAMANHO PEQUENO:
- Faz com que os insetos :

a) Necessitem de poucos alimentos; b) Tenham a fuga de inimigos naturais facilitada.

METAMORFOSE COMPLETA:
- Passar por vrios estgios durante seu ciclo de vida: a) Viabiliza uma infinidade de habitats; b) Permite larva e ao adulto viverem em condies totalmente diferentes .

AUMENTO

DO NMERO DE INSETOS:

- A grande capacidade de adaptao dos insetos aos mais variados ambientes faz com que o nmero de espcies fosse to grande e que ocupasse praticamente todos os ambientes disponveis na natureza.

Vous aimerez peut-être aussi