Vous êtes sur la page 1sur 11

Histrico do EJA no Brasil

A EJA apresenta muitas variaes ao longo do tempo, demonstrando estar estreitamente ligada s transformaes sociais, econmicas e polticas que caracterizaram os diferentes momentos histricos do pas. Teve como objetivo inicial instrumentalizar a populao, ensinando-a a ler e a escrever, para que os colonos pudessem ler o catecismo e seguir as ordens e instrues da corte, os ndios pudessem ser catequizados e, mais tarde, para que os trabalhadores conseguissem cumprir as tarefas exigidas pelo Estado. Com a expulso dos Jesutas no sculo XVIII, novas iniciativas sobre aes dirigidas educao de adultos somente ocorreram durante a poca do Imprio.

A Constituio de 1934 estabeleceu a criao de um Plano Nacional deEducao, que indicava pela primeira vez a educao de adultos como dever do Estado, incluindo em suas normas a oferta do ensino primrio integral, gratuito e de frequncia obrigatria, extensiva para adultos. Em 1946, com a instalao do Estado Nacional Desenvolvimentista, houve um deslocamento do projeto poltico do Brasil, passando do modelo agrcola e rural para um modelo industrial e urbano, que gerou a necessidade de mo-de-obra qualificada e alfabetizada. Na dcada de 60, com o Estado associado Igreja Catlica, novo impulso foi dado s campanhas de alfabetizao de adultos. No entanto, em 1964, com o golpe militar, todos os movimentos de alfabetizao que se vinculavam idia de fortalecimento de uma cultura popular foram reprimidos. O Movimento de Educao de Bases (MEB) sobreviveu por estar ligado ao MEC e igreja Catlica. Todavia, devido s presses e escassez de recursos financeiros, grande parte do sistema encerrou suas atividades em 1966.

Para entendermos o EJA no Brasil a partir da dcada de 70, devemos nos pautar em: - Fundao Mobral (1967 1985), - Fundao Nacional para Educao de Jovens e Adultos Fundao Educar (1986 1990) - Programa Brasil Alfabetizado (2003 atual) Fundao Mobral: O movimento brasileiro de alfabetizao foi criado pela Lei n 5.379, de 15 de dezembro de 1967 , com incio de atividades em 1969 e funcionava paralelamente ao ministrio da educao. - Este programa recrutava alfabetizadores sem experincia com o processo educativo para ensinar ler e escrever, pessoas que muitas vezes apenas tinham este nico conhecimento sem nenhum grau de escolaridade.

Os programas de alfabetizao do Mobral:


Programa de Alfabetizao Funcional: Tinha como objetivo que os alfabetizandos aprendessem tcnicas de leitura, escrita e clculo para que fosse enquadrada em seu meio social. Programa de Educao Integrada: Tinha como finalidade propiciar a continuidade dos estudos que eram iniciados no Programa de Alfabetizao Funcional. Programa MOBRAL Cultural: Objetivava uma educao permanente, pretendia reforar a noo na rea de alfabetizao. Pretendia-se evitar que o analfabetismo voltasse, diminuindo a evaso dos alfabetizandos e as reprovaes, e utilizar a comunidade como apoio para essa proposta. Programa de Profissionalizao: Surgiu atravs de um convnio com a PIPMO - Programa Intensivo de preparao de Mo-deObra e com a Fundao Gacha do Trabalho, como forma de fornecer uma melhoria da condio socioeconmica para os alunos que depois de alfabetizados queriam continuar estudando, mas no podiam por precisar trabalhar.

- A proposta de educao era toda baseada aos interesses polticos vigentes na poca. - "a alfabetizao e a educao de massa tanto podem ser fatores de libertao como de dominao" (FURTER, 1975, p. 59). Com a recesso econmica a partir dos anos 80 o MOBRAL que sugava da nao altos recursos para se manter ativa d lugar a Fundao Educar pelo Decreto n. 91.980, de 25 de novembro de 1985.

Fundao Educar
Surgiu em 1985, mas seu estatuto s foi estabelecido pelo Decreto n 92.374, de 6 de fevereiro de 1986, onde todos os bens do MOBRAL foram transferidos para a EDUCAR. Caractersticas do programa: - Estava dentro das competncias do MEC - Promovia a execuo dos programas de alfabetizao por meio do apoio financeiro e tcnico s aes de outros nveis de governo, de organizaes no governamentais e de empresas (Parecer CNE/CEB n. 11/2000) - Tinha como especialidade educao bsica. - As verbas para a execuo dos programas iam para as prefeituras municipais. A Fundao EDUCAR foi extinta em 1990, surgindo a (PNAC) Plano Nacional de Alfabetizao e Cidadania que s durou um ano.

PAS, surgiu em janeiro de 1997 como uma meta governamental do presidente Fernando Henrique Cardoso. Tinha como proposta inicial atuar na alfabetizao de jovens e adultos nas regies Norte e Nordeste do pas, mais conseguiu abranger as regies Centro-Oeste e Sudeste, e outros pases da frica de lngua portuguesa. A insero das pessoas no alfabetizadas na Educao de Jovens e Adultos e a continuidade dos estudos so alguns dos principais objetivos do PAS. O PAS inovou com o as parcerias formadas entre os poderes pblicos federal e municipal, Instituies de Ensino Superior IES, pessoas fsicas, empresas, instituies, organizaes e o Ministrio da Educao MEC. Durante o segundo semestre de 2002 o PAS passou a se chamar AlfaSol e ser uma Organizao No Governamental ONG. O AlfaSol continua atuando na alfabetizao de jovens e adultos.

Programa Alfabetizao Solidria (1997 At hoje)

Programa Brasil Alfabetizado (2003 - At hoje)


Criado pelo ento presidente Lula em janeiro de 2003 o programa tem como proposta a erradicao do analfabetismo no Brasil. A Secretaria Extraordinria Nacional de Erradicao do Analfabetismo SEEA a encarregada de organizar e coordenar o programa. O objetivo do programa no s a alfabetizao mais tambm a incluso social de pessoas analfabetas. O programa conta com a participao do governo, empresas, IES, ONGs, associaes e outras organizaes de sociedade civil. Em 2006, foi institudo, em mbito federal, atravs do Decreto n. 5840/2006, o Proeja que tinha como diretriz a oferta de cursos e programas de educao profissional atravs de formao inicial e continuada de trabalhadores e a educao profissional tcnica de nvel mdio, levando em considerao as caractersticas especficas dos jovens e adultos. Atendem tanto o ensino fundamental quanto o mdio podendo ser adotado por instituies pblicas dos sistemas de ensino estaduais e municipais e tambm pelas entidades privadas.

EJA - Hoje
A educao de jovens e adultos hoje oferecida na forma presencial tanto para o ensino primrio fundamental at o ensino mdio. O fundamental de responsabilidade do municpio e o mdio do estado. Para os alunos que querem adquirir um diploma atravs de uma avaliao de habilidades e competncias oferecido o ENCCEJA(fundamental) e o ENEM(mdio).

oportuno lembrar que todos podem e devem contribuir para o desenvolvimento da EJA: os governantes devem implantar polticas integradas para a EJA, as escolas devem elaborar um projeto adequado para seus prprios alunos e no seguir modelos prontos, os professores devem estar sempre atualizando seus conhecimentos e mtodos de ensino, os alunos devem sentir orgulho da EJA e valorizar a oportunidade que esto tendo de estudar e ampliar seus conhecimentos.
Selva Paraguassu Lopes e Luzia Silva Sousa EJA Educao de Jovens e Adultos.wmv

REFLEXO
Observando o processo histrico da Educao de Jovens e Adultos no Brasil relate em um breve texto quais as mudanas sofridas nesta modalidade no Brasil e suas influncias polticas, sociais e econmicas.

Vous aimerez peut-être aussi