Vous êtes sur la page 1sur 19

A Importncia dos Servios na Economia

Prof. Hlvia Tavares

Prof(a) Hlvia Tavares

Importncia dos Servios


A importncia das atividades de servios em nossa sociedade pode ser demonstrada, por um lado, pela posio que ocupam na economia, seja atravs da participao no Produto Interno Bruto seja na gerao de empregos, e pela anlise das tendncias e transformaes que a economia mundial est experimentando.

Prof(a) Hlvia Tavares

Fatores que aumentam a demanda por servios


desejo de melhor qualidade de vida; mais tempo de lazer;

Prof(a) Hlvia Tavares

a urbanizao;(como segurana, por exemplo);

Prof(a) Hlvia Tavares

mudanas demogrficas que aumentam a quantidade de crianas e/ou idosos, os quais consomem maior variedade de servios;

Prof(a) Hlvia Tavares

mudanas socioeconmicas como o aumento da participao da mulher no trabalho remunerado e presses sobre o tempo pessoal;

Prof(a) Hlvia Tavares

Aumento da sofisticao dos consumidores, levando a necessidades mais amplas de servios;

Prof(a) Hlvia Tavares

Mudanas tecnolgicas (como o avano dos computadores e das telecomunicaes) que tm aumentado a qualidade dos servios, ou ainda criado servios completamente novos.

Prof(a) Hlvia Tavares

Servios & Economia


como diferencial competitivo as atividades de servios prestados ao cliente (como projeto, crdito, distribuio e assistncia tcnica), pelas empresas de manufatura tm atuado no sentido de diferenciar o pacote produto/servio que a empresa oferece ao mercado, gerando um diferencial competitivo em relao aos concorrentes;

Prof(a) Hlvia Tavares

Servios & Economia


como suporte as atividades de manufatura muitas das funes dentro das empresas de manufatura so, na verdade, operaes de servios (como recursos humanos, manuteno, processamento de dados, entre outros), as quais so fundamentais para o desempenho competitivo da empresa

Prof(a) Hlvia Tavares

Servios & Economia


como geradores de lucro muitas atividades de servios de empresas de manufatura podem desenvolver-se a um ponto tal que ultrapassem a mera funo de apoio, passando a constituir centros de lucro dentro das empresas.

Prof(a) Hlvia Tavares

Servios como Diferencial Competitivo em Empresas de Manufatura


Segundo Porter (1980), h trs estratgias genricas que uma empresa pode separadamente ou em conjunto adotar, para competir nos mercados:
liderana em custos atravs de economia de escala, reduo de custos pela experincia, minimizao de custos em reas como pesquisa e desenvolvimento, servios, vendas, publicidade, entre outras; diferenciao, atravs da criao de algo que o setor industrial como um todo perceba como sendo exclusivo, como, por exemplo, projeto, imagem da marca, tecnologia, servio ao consumidor, rede de distribuio, entre outros; foco, atravs do atendimento excelente, em qualidade, servios e custos, a um segmento de mercado restrito e de bem definido.

Prof(a) Hlvia Tavares

Dimenses para Opes Estratgicas


Especializao em uma linha de produtos e/ou segmento de mercado; Identificao da marca, principalmente atravs de publicidade; Seleo de canais de distribuio; Qualidade do produto e liderana tecnolgica; Polticas de preos e posicionamento de custos, tanto no que se refere a manufatura, distribuio ou servios associados; Alavancagem financeira e operacional; Relacionamento com a matriz e com instituies governamentais.

Prof(a) Hlvia Tavares

Modelo de anlise do valor fornecido ao consumidor

Prof(a) Hlvia Tavares

Fazer os produtos melhor pode significar:


Qualidade (fazer produtos melhores que os concorrentes);

Custos (fazer produtos mais baratos que os concorrentes);


Tempo (entregar os produtos mais rpido que os concorrentes);

Confiabilidade (entregar os produtos nos prazos); e


Flexibilidade (mudar muito e rapidamente o que se est fazendo).
Prof(a) Hlvia Tavares

Os Servios como Atividades Internas de Apoio em uma Empresa

Prof(a) Hlvia Tavares

O Enfoque Contbil
concentra sua ateno na minimizao dos custos gerados pelos servios internos. Este enfoque teria nascido da supervalorizao dos mtodos de contabilidade de custos. O foco gerencial seria o de estimar os custos indiretos gerados por servios internos e aloc-los aos usurios, segundo critrios de rateio baseados em utilizao. Os provedores de servio devem, portanto, encontrar usurios que absorvam seus custos.
Prof(a) Hlvia Tavares

Enfoque Organizacional
assume que a estrutura organizacional a chave para a eficcia dos servios internos, dando nfase definio das relaes entre os setores e sua comunicao. Os usurios solicitam os servios dos setores provedores especializados quando tm algum problema especial. Acredita-se que uma estrutura organizacional adequada facilita a troca de informaes, aprimorando a qualidade dos servios internos.
Prof(a) Hlvia Tavares

O Enfoque Operacional
por sua vez, est baseado na premissa de que se a produo e a distribuio dos servios internos forem gerenciadas de forma eficiente, os resultados globais da organizao sero maximizados. Dessa forma, os servios internos so geridos como uma fbrica de servios, com a transposio das tcnicas de gesto industrial visando diminuio de custos e aumento de produtividade.
Prof(a) Hlvia Tavares

Vous aimerez peut-être aussi