Vous êtes sur la page 1sur 25

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO SECRETARIA MUNICIPAL DE SADE NCLEO DE PROMOO DE SADE DE SO MIGUEL DOS CAMPOS - NUPS

PROMOO E PREVENO SADE SEXUAL


SEXUALIDADE NA ADOLESCNCIA

Qual o Papel da Escola e do Educador nesse Contexto?

SEXUALIDADE: O QUE ISSO?


um elemento bsico da personalidade que determina um modo particular e individual, de ser, de manifestar-se, de comunicar-se, de sentir, de expressar e de viver o amor. auto-identidade. Uma forma de comunicao que pode ser aprendida, controlada e dominada pela conscincia, pela vontade e pela liberdade do indivduo; Envolve um conjunto de fatores culturais expressos de maneira diferenciada por culturas diversas e conforme o sexo e cada etapa da vida.

PAPEL SEXUAL ? o conjunto das condutas esperadas e exigidas do indivduo, de acordo com o seu gnero.

PAPEL SEXUAL MASCULINO?

PAPEL SEXUAL FEMININO?

IDENTIDADE SEXUAL?

o sentimento e a conscincia que o indivduo tem de pertencer a determinado gnero.

DIFERENAS DE GNERO

Gnero f e m i n i n o X Gnero m a s c u l i n o

DIVERSIDADE SEXUAL

Heterossexualidade; Homossexualidade ( e no Homossexualismo); Bissexualidade; Transsexualidade; Travesti.


Novamente.avi

SEXUALIDADE NA ADOLESCNCIA
Quem o adolescente?

Pessoa... Pessoa em desenvolvimento... Para o adolescente no bastam explicaes metdicas, numa concepo mdica ou biolgica da sexualidade humana, mas sim que atenda a expectativa de respostas aos seus anseios, de uma forma tranquila a partir de uma dialtica.

O QUE ADOLESCNCIA? Adolescncia, significa a condio ou o processo de crescimento. O termo se aplica especificamente ao perodo da vida compreendido entre a puberdade e o desenvolvimento completo do corpo.

O QUE PUBERDADE? O crescimento e as modificaes do corpo capacita a gerarao impem ao adolescente uma mudana de papel frente ao mundo do adulto.

CARACTERSTICAS DA ADOLESCNCIA NORMAL


Busca de si mesmo e da identidade; Tendncia grupal; Necessidade de intelectualizar e fantasiar; Crises religiosas; Deslocao temporal; A evoluo sexual heterossexualidade; desde o auto-erotismo at a

Atitude social reivindicatria;

Contradies sucessivas em todas as manifestaes de conduta;


Separao progressiva dos pais; Constantes flutuaes do humor e do estado de nimo.

CARACTERSTICAS DA ADOLESCNCIA NORMAL

Pelos, Despropores Corporais, Mamas, Menstruao,


Poluo, Masturbao... Rolo Pegar Ficar Namoro. A primeira vez, Gravidez precoce e no programada, Contracepo, DSTs, Drogas...

PERDAS X GANHOS

DVIDAS X SONHOS

SURPRESA X INSEGURANA

GRAVIDEZ NA ADOLESCNCIA

Sexualidade na Adolescncia.avi

HOMOFOBIA

Voc sabe o que Homofobia_.avi

D.S.Ts
DOENAS SEXUALMENTE TRANSMISSVEIS

CANCRO MOLE CANDILOMA

CANDIDASE
Sala de Aula

SFILIS

GONORRIA

HERPES

GRANULOMA

HIV/AIDS HIV VRUS DA IMUNODEFICINCIA HUMANA AIDS OU SIDA SNDROME DA IMUNODEFICINCIA ADQUIRIDA.

A PREVENO VEM DA ORIENTAO!

DROGAS...

Influenciam no Desenvolvimento Biolgico, Psicolgico e Social do indivduo.


Os jovens vivem submetidos ao bombardeio publicitrio e aos apelos sedutores de diverso e superao de dificuldades que as drogas (lcitas e ilcitas) oferecem.

QUAL O PAPEL DA ESCOLA NA EDUCAO EM SEXUALIDADE? A instituio educacional, enquanto reprodutora da cultura vigente, tem o dever e a obrigao de agir como agente facilitador do crescimento e conhecimento do indivduo, principalmente com relao a si mesmo. A sexualidade um papel de educao e da educao. Segundo Paulo Freire, o ser humano um corpo programado para aprender, ou seja, nada em ns inato; assim tanto o amor quanto a sexualidade so processos que se aprendem e apreendem constante e pacientemente. bom refletir: Se os nossos jovens no esto aprendendo em casa e nem na escola, ser na rua que iro aprender?

COMO EDUCADORES... Sabemos que o adolescente muito vulnervel, instvel, passando por desequilbrios extremos, buscando sempre estabelecer sua identidade, conhecer a si mesmo, e nessa fase da vida que a descoberta sexual mais acentuada, sendo necessria uma abordagem mais preventiva. E a escola, como o principal espao organizado destinado formao integral do ser humano, deve abordar a sexualidade de maneira eficaz e positiva, enfocando o respeito do adolescente com seu prprio corpo e o dos outros, fornecendo informaes para que o adolescente possa planejar uma vida sexual saudvel.

NECESSRIO QUE... Se estabelea uma relao de confiana entre alunos e professores;

Os professores precisam se mostrar disponveis para conversar a respeito dos temas propostos, e abordar as questes de forma direta e esclarecedora, exceo feita s informaes que se refiram intimidade do educador. Ao trabalhar a sexualidade, o professor precisa estar munido de ferramentas como: informaes cientficas, estar aberto ao dilogo e livre de dogmas, preconceitos e preceitos religiosos para que possa transmitir ao aluno uma viso positiva da sexualidade, uma necessidade natural da preservao do seu corpo para que essa sexualidade seja exercida de forma saudvel e prazerosa e seja sinnimo de uma melhor qualidade de vida.

BOM SABER QUE... O trabalho em orientao sexual no precisa necessariamente ser desenvolvido pelo professor de Cincias ou Biologia, mas por qualquer professor que se sentir apto a exercer tal funo, que tenha uma boa proximidade com os alunos, interesse pelo tema e em estar revendo constantemente sua postura e atualizando seus conhecimentos.

A famlia tambm precisa ser preparada e ouvida e a escola deve fornecer meios para que isto acontea. Isso deve ocorrer por dois motivos: primeiro, porque a famlia a primeira e principal responsvel pela educao sexual de seus filhos; segundo, porque mais prejudicial que a presena de uma mdia que banaliza o sexo e a erotizao precoce a ausncia de dilogo com os pais.

AGRADECIMENTOS
Deus; determinao da Equipe NUPS-SMC/AL; famlia que nos apoia; queles que acreditam e solicitam o nosso trabalho.

Ningum vive bem sua sexualidade numa sociedade to restritiva, to hipcrita e falseadora de valores. No podemos assumir com xito pelo menos relativo, a paternidade, a maternidade, o professorado, a poltica, sem que estejamos mais ou menos em paz com a sexualidade.
(Paulo Freire, 1992 Teoria em Debate)

OBRIGADA A TODAS E A TODOS!!!!!!

Contatos:

Telefone: 3271-1555 Ramal: 215 E-mail: nupssmcal@hotmail.com Blog: http://nupssmcal.blogspot.com/

Vous aimerez peut-être aussi