Vous êtes sur la page 1sur 13

ACOLHIMENTO

FACULDADES SANTO AGOSTINHO ABRIL-2012

ACOLHIMENTO
CONCEITO O acolhimento uma postura tica que implica na escuta do usurio em suas queixas, no processo de sade e adoecimento, e na responsabilizao pela resoluo. Acolher um compromisso de resposta s necessidades dos cidados que procuram os servios de sade.

ACOLHIMENTO
O acolhimento uma forma de relao entre o servio/usurio com escuta qualificada para desvelar as necessidades dos que buscam USF para uma produo do cuidado com responsabilidade, solidariedade e compromisso.

ACOLHIMENTO
O acolhimento tem como princpios:

Garantir acessibilidade e atendimento a todos que procuram servios de sade; Reorganizar o processo de trabalho para a equipe multiprofissional, que se responsabilize de escutar o usurio, com compromisso de resolver seu problema de sade; Qualificar a relao trabalhador/usurio por parmetros humanitrios, solidrios e de cidadania

ACOLHIMENTO
o acolhimento, para ser realizado, prescinde de poderia ser realizado em espaos fsicos onde as pessoas possam se sentir acolhidas, no apenas atravs de suas queixas clnicas,(mensurveis por aparelhos de aferio de Presso Arterial, termmetros, Glicosmetros, etc.), mas atravs de suas necessidades de sade (para as quais os trabalhadores de sade parecem ainda no dispor de instrumentos especficos).

ACOLHIMENTO
A sala onde o acolhimento realizado poderia trazer fotos das diversas atividades desenvolvidas pelos grupos de usurios que acontecem na USF, ajudando no estabelecimento de uma dinmica mrelacional diferenciada, baseada em um tempo maior para ouvir o usurio.

ACOLHIMENTO
Quem acolhe? qual o horrio do acolhimento ? em qual lugar? O mesmo no pressupe hora, local ou profissional especfico para faz-lo, devendo a "postura acolhedora" fazer parte das habilidades dos membros das equipes em sua relao com a populao.

ACOLHIMENTO
No dia-a-dia das unidades de sade, as equipes devem se preparar para utilizar a sua infra-estrutura de forma criativa, garantindo os pressupostos do acolhimento, adequado s realidades locais, as equipes devem estar atentas s limitaes do acolhimento.

ACOLHIMENTO
O Processo de trabalho desenvolvido no acolhimento:

Identificar o problema do usurio e propor uma resposta para o que ele est sentindo; Realizar encaminhamento dos usurios para outros servios, como pronto socorro, consulta mdica, etc.; Realizar anamnese dirigida para a queixa; realizar triagem para encaminhamento Imediato ou mediato, segundo vagas preestabelecidas e gravidade da queixa; Realizar exame fsico e verificar os sinais vitais,com enfoque na queixa;

ACOLHIMENTO
Distribuir senhas para atendimento Realizar consulta mdica ou de enfermagem; Trocar prescries de medicamentos; Realizar orientaes sobre sade; Realizar curativos; Administrar medicamentos; Realizar escuta humanizada do usurio para atender sua necessidade; dar apoio s pessoas que procuram o servio.

ACOLHIMENTO
Acolhimento com classificao de risco

A classificao de risco uma ferramenta de organizao da "fila de espera" no servio de sade, para que aqueles usurios que precisam mais sejam atendidos com prioridade, e no por ordem de chegada. direcionado aos usurios que tm sinais de maior gravidade, aqueles que tm maior risco de agravamento do seu quadro clnico, maior sofrimento, maior vulnerabilidade e que esto mais frgeis.

ACOLHIMENTO

ACOLHIMENTO CONCLUSO
desejvel que o sentido de acolher ultrapasse as fronteiras da relao equipe/usurios e comece a permear as relaes dentro da prpria equipe, criando ambientes acolhedores em reunies e no dia-a-dia do trabalho, estimulando seus membros a relatarem dificuldades que podem ser trabalhadas dentro da equipe ou no. Enfim, que a proposta de acolhimento no seja descendente: instituio-equipe-usurio, e sim que esteja presente nas vrias relaes oriundas do trabalho em sade

Vous aimerez peut-être aussi