Vous êtes sur la page 1sur 11

Servidores de Rede Linux / Windows

Samba Servidor de Arquivos

Servidores de Rede Linux / Windows

Samba Servidor de Arquivos


1 Histria / Introduo 2 Instalao 3 Configurao 4 Criao de usurios 5 Gerenciamento pelo Swat

22/08/12

Introduo / histria do SMB


Ainda em 1970 j tinha-se a necessidade de compartilhar arquivos, impressoras, e para realizar esse compartilhamento surgiu as primeiras redes de computadores.

Mesmo para fazer um simples backup armazenado remotamente, necessrio configurar algum tipo de compartilhamento de arquivos.
A Microsoft possui um protocolo denominado CIFS (Common Internet File System) muito utilizado em redes locais, para compartilhar arquivos e impressoras. O "CIFS nada mais do que a mais nova verso do protocolo SMB, usada a partir do Windows 2000.
22/08/12 3

Introduo / histria do SMB


A histria do SMB e do CIFS comea em 1984, quando a IBM criou o protocolo NetBIOS (Network Basic Input Output), um protocolo para troca de mensagens entre micros PC ligados em rede.

Em 1985, o protocolo foi expandido, dando origem ao protocolo NetBEUI, que foi durante muito tempo o principal protocolo usado em redes locais, antes da popularizao do TCP/IP. O SMB (Server Message Block) veio mais tarde, junto com o Windows 3.11. Com funes: governar o compartilhamento de arquivos e impressoras em redes Microsoft, incluindo a navegao na rede, o estabelecimento de conexes e a transferncia de dados.
22/08/12 4

Introduo / histria do SMB


Em 1992 nasce o SAMBA - Andrew Tridgell - O objetivo inicial era apenas resolver um problema domstico: interligar um micro PC rodando o MS-DOS ao servidor rodando o Solaris.

Uma curiosidade que a existncia do Samba permitiu que a Microsoft conseguisse colocar PCs rodando Windows em muitos nichos onde s entravam Workstations Unix. Hoje so vrios mtodos de se compartilhar arquivos:
NFS -> Network File System (cliente-servidor); FTP e SFTP -> protocolo transferncia de arquivos;

e at mesmo um Web Service.


22/08/12 5

Samba Instalao
O pacote Samba, verso atual 3.6, instalado com o comando linux (distro. Ubuntu): apt-get install samba smbclient O script de instalao faz duas perguntas: O servidor deve rodar em modo daemon ou sob o inetd. Responda "daemons" para que o servidor rode diretamente. Gerar a base de dados para senhas /var/lib/samba/passdb.tdb? Responda SIM para que ele crie o arquivo onde sero armazenadas as senhas de acesso.
22/08/12 6

Samba Instalao/Config.
O Samba Utiliza-se de dois daemons (processos): smbd fornece servios, como o compartilhamento de arquivos e impresso, alm da autenticao e autorizao.

nmbd Servio de Nome NetBIOS. Pode ser utilizado para responder solicitaes NetBios sobre resoluo de nomes Windows em nmeros IP. O principal Arquivo de configurao editado com o comando:
vim /etc/samba/smb.conf

o smb.conf Pode ser

22/08/12

Samba Configurao
vim /etc/samba/smb.conf Seo [Global] Workgroup = Nome_do_Grupo server string = Nome_para_o_Servidor hosts allow = 192.168.0.0
IP ou faixa de IP que poder acessar o servidor.

22/08/12

Samba Configurao
Incluir estas linhas, aps: #=== Share Definitions para compartilhar uma pasta: [nome-do-diretrio] comment = Comentrio-sobre-o-Diretorio path = /home/usurio/dir browseable = yes writable = yes guest ok = yes
22/08/12

caminho do diretrio a ser compartilhado

Reiniciar o servio:

/etc/init.d/smbd restart
9

Samba Criao de Usurios


O samba pode ser configurado para exigir senha para o usurio ter acesso ao diretrio compartilhado.

Basta mudar a opo do compartilhamento, alterando a linha:


de: guest ok = yes para security = user valid users = nome_usuario Para adicionar o usurio, so necessrios comandos: # adduser nome_do_usuario # cria o usuario

smb passwd a nome_do_usuario # cria a senha para o usuario.


10

22/08/12

Samba Swat
O pacote swat um gerenciador do Samba, atravs de uma interface grfica, acessada pelo Navegador. Instalao:

apt-get install swat xinetd


Inserir configurao em novo arquivo em: /etc/xinetd/swat
service swat

{
port = 901 socket_type = stream wait = no user = root server = /usr/sbin/swat log_on_failure += USERID disable = no
22/08/12

}
11

Vous aimerez peut-être aussi