Vous êtes sur la page 1sur 26

CRASE

(Do grego krsis, fuso, mistura)

a fuso (juno) da preposio A exigida pela regncia do verbo ou do nome, mais o artigo definido A, os pronomes demonstrativos AQUELE(s), AQUELA(s), AQUILO e o pronome demonstrativo A. A crase indicada pelo acento grave (`).

Condies para ocorrncia de crase 1. O termo regente deve exigir a preposio a. 2. O termo regido tem que ser uma palavra feminina que admita artigo a(s). Ex.: Ele foi A + a fazenda ontem depois do almoo. = Ele foi fazenda ontem depois do almoo.

Que palavras admitem artigo A?


___ chorar ___ cavalo ___ ela

___ menina

Que palavras admitem artigo A?


_x_ chorar _x_ cavalo _x_ ela

A menina

Quando ocorrer, ento?


Quando houver uma palavra que pede preposio A, e a palavra seguinte admitir artigo A: Comecei A chorar. (chorar no admite artigo A)

Andei A cavalo. (cavalo no admite artigo A)


Dei o livro A ela. (ela no admite artigo A) Dei o livro menina. (menina admite artigo A)

Regra prtica :
Para voc saber se h crase antes de uma palavra feminina, troque essa palavra por uma masculina correspondente e observe: 1. Se antes da palavra masculina aparecer ao(s), use crase antes da feminina. Ex.: Ela foi feira ontem. Ela foi ao mercado ontem.

2. Se antes da palavra masculina aparecer apenas a(s) ou o(s) no use crase.


Ex.: Os jogadores visitaram a cidade. Os jogadores visitaram o museu.

Casos em que ocorre crase


1. Nas locues adverbiais femininas. Exs.: O rapaz saiu tarde e chegou noite. (locuo adverbial de tempo) Ele foi feira e depois lavanderia. (locuo adverbial de lugar) O governador viajou s pressas. (locuo adverbial de modo)

Observao: Com as locues adverbiais femininas de instrumento a crase facultativa. Exs.: O pai saiu sem fechar a porta chave. O pai saiu sem fechar a porta a chave.
O soldado foi ferido baioneta. O soldado foi ferido a baioneta.

2. Nas locues prepositivas (formadas por a + palavra feminina + de) Exs.: Meu amigo conseguiu ser aprovado custa de muito esforo. Ele saiu procura de ajuda. 3. Nas locues conjuntivas (formada por a + palavra feminina + que). Ex.: A cidade se acalma, medida que escurece. proporo que chovia, aumentavam os buracos na rua. Observao: Nas expresses moda de, maneira de, a palavra principal pode ficar oculta. Ento o poder ficar diante de palavra masculina, como no exemplo: Usava cabelos Lus XV. ( moda de Lus XV)

Casos em que a crase facultativa :


Antes de pronomes possessivos femininos (porque antes desse tipo de pronome o artigo facultativo). Ex.: Ele se refere minha me. Ele se refere a minha me. Antes de nomes de mulheres Ex.: Eu me referi Maria. Eu me referi a Maria. Depois da palavra at. Ex.: Todos os alunos foram at escola. Todos os alunos foram at a escola.

Casos em que no ocorre crase :


1. Antes de nomes masculinos (porque essas palavras no admitem o artigo a. Ex.: Ele adora andar a cavalo, ela prefere andar a p. 2. Antes de verbos (porque antes de verbos no aparece artigo) Ex.: Assim que saram, comearam a correr.

3. Antes de pronomes que no admitem artigo. a) Pronomes pessoais (porque antes deles no se usa artigo) Ex.: Todos se dirigiram a ela. b) Pronomes de tratamento (porque antes deles no se usa artigo) Ex.: Dirigi-me a Vossa Excelncia para despedir-me. Observao: Os pronomes de tratamento dona, senhora e senhorita, pelo fato de admitirem o artigo, admitem tambm a crase. Ex.: Nada disse senhora.

c) Pronomes demonstrativos, indefinidos e relativos Exs.: hora de dar um basta a essa barbrie. No demonstrava sua tristeza a ningum. Aquela a senhora a quem dirigi meus votos de felicidade. Observao: Pode ocorrer a crase entre a preposio a e os pronomes relativos a qual e as quais. Ex.: Estas so as finalidades s quais se destina o projeto. Seria aquela a jovem qual voc se referia?

4. Quando o a (sem s) aparece antes de uma palavra no plural. Ex.: Ele se dirigia a pessoas estranhas.

5. Em expresses com palavras repetidas Ex.: O tanque se encheu gota a gota. 6. Antes de nomes de cidades, pases... (que no admitem o artigo feminino a), sem especificativos Ex.: Eles pretendem ir a Paris. Observao: Quando o nome da cidade (ou pas) apresenta um especificativo, ele passa a admitir artigo e, nesse caso, pode ocorrer a crase, desde que o termo regente exija a preposio a. Ex.: Eles pretendem ir fascinante Paris.

7. Antes da palavra casa, no sentido de lar, residncia prpria da pessoa, se no vier determinada. Se vier determinada, aceita a crase. Ex.: Voltei a casa cedo. Voltei casa de meus pais cedo. Dica: Minha casa no tem crase, a dos outros tem!

8. Antes da palavra terra, no sentido de cho firme, tomada em oposio a mar ou ar, se no vier determinada, no aceita o artigo e no ocorre a crase. Se vier determinada, aceita o artigo e ocorre a crase. Ex.: Os marinheiros j voltaram a terra. Os marinheiros voltaram terra de seus sonhos. Observao: Quando a palavra TERRA for usada no sentido de terra natal ou planeta, admite artigo, por isso, ocorrer crase, se o termo regente exigir preposio. Ex.: A espaonave voltara Terra, no ano 3000.

O emprego da crase est correto?

Vous aimerez peut-être aussi