Vous êtes sur la page 1sur 33

TEORIA GERAL DOS BENEFCIOS PREVIDENCIRIOS

PARTE II Prof. Ms. Rogrio Abreu


Mestre em direito econmico (UFPB). Ps-graduado em direito fiscal e tributrio (UCAM/RJ). Juiz federal. Membro titular da Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais da Paraba. Membro suplente da Turma Nacional de Uniformizao dos Juizados Especiais Federais. Professor dos cursos de graduao e ps-graduao do Centro Universitrio de Joo Pessoa (UNIP/PB) e do curso de graduao da Faculdade de Cincias Sociais Aplicadas (FACISA/PB).

DOS DEPENDENTES DO RGPS

O artigo 16 da Lei n. 8.213/91, com redao conferida pela Lei n. 12.470/2011, define os dependentes do Regime Geral da Previdncia Sociais, dividindo-os em classes sucessivas em hierarquia.

DOS DEPENDENTES DO RGPS


CLASSE I

O cnjuge O(a) companheiro(a) O filho


no emancipado, de qualquer condio, menor de 21 (vinte e um) anos ou invlido ou que tenha deficincia intelectual ou mental que o torne absoluta ou relativamente incapaz, assim declarado judicialmente

DOS DEPENDENTES DO RGPS


CLASSE II

Os pais

Outros ascendentes poderiam requerer o benefcio?

DOS DEPENDENTES DO RGPS


CLASSE III

O irmo

no emancipado, de qualquer condio, menor de 21 (vinte e um) anos invlido que tenha deficincia intelectual ou mental que o torne absoluta ou relativamente incapaz, assim declarado judicialmente

DOS DEPENDENTES DO RGPS

A existncia de um dependente de classe em hierarquia superior exclui o direito dos dependentes em classes inferiores.

Se o segurado falece deixando uma viva e sua me ainda viva, a penso por morte ser exclusiva da viva.

DOS DEPENDENTES DO RGPS

Aps o falecimento de dependente superior, o beneficio no se transfere para os dependentes inferiores, s para os de mesma hierarquia.

No exemplo anterior, se a viva vem a falecer, a me continuar no recebendo a penso. A penso deixar de existir.

DOS DEPENDENTES DO RGPS

Se h dependentes de mesma categoria, o benefcio, EM REGRA, dividido em partes iguais.

Se o segurado deixa a viva e trs filhos, a penso ser dividida em para cada um. Se um dos filhos morre ou completa 21 anos, sua parcela reverte para os demais, que passam a receber 1/3, e assim por diante.

DOS DEPENDENTES DO RGPS

Os dependentes da classe I tm dependncia econmica presumida, exceto o menor tutelado e o enteado (sob declarao do segurado).

O menor tutelado e o enteado somente sero dependentes preferenciais do segurado equiparados a filho caso comprovem a dependncia econmica e desde que no possuam bens suficientes para o prprio sustento e educao.
9

DOS DEPENDENTES DO RGPS

No caso de dependente invlido, para fins de inscrio e concesso de benefcio, a invalidez ser comprovada mediante exame mdico-pericial a cargo do Instituto Nacional do Seguro Social.

De que espcie de invalidez se trata? E se houver sentena de interdio?

10

DOS DEPENDENTES DO RGPS

Cabe ao dependente menor de 21 anos, por ocasio de sua inscrio, apresentar declarao de no-emancipao.

Esta obrigao era do segurado, mas como a inscrio atualmente feita somente por ocasio da solicitao do benefcio, o dependente que dever comprovar a situao de no-emancipado.

11

DOS DEPENDENTES DO RGPS

O dependente excludo de tal condio em razo de lei tem sua inscrio invalidada de pleno direito (v.g., o filho no invlido que atinge a idade de 21 anos).

Poder pleitear parcelas vencidas antes disso? A invalidez superveniente permite o recebimento do benefcio?

12

DOS DEPENDENTES DO RGPS

O filho maior de 21 e menor de 24 anos de idade que esteja cursando estabelecimento de ensino superior ou escola tcnica de segundo grau, no dependente para fins do RGPS.

QUESTO: Quais os fundamentos jurdicos que podem embasar a concluso acima? NOTA: A previso citada vlida ao dependente para efeitos do imposto de renda (art. 77, 2, Decreto n 3.000/99) e para alguns regimes prprios de previdncia.

13

DOS DEPENDENTES DO RGPS

Ainda, convm ressaltar a condio dos filhos ou irmos invlidos: estes mantm a condio de dependentes com qualquer idade, at mesmo superior a 21 anos.

Perdero a condio de dependentes se, por bvio, tiverem meios para proverem sua subsistncia. QUESTO: Vindo a casar, o filho ou irmo invlido perde a condio de dependente?
14

DOS DEPENDENTES DO RGPS


PERDA DA QUALIDADE

Para o cnjuge

pela separao judicial ou divrcio, enquanto no lhe for assegurada a prestao de alimentos pela anulao do casamento pelo bito por sentena judicial transitada em julgado pela cessao da unio estvel com o segurado ou segurada, enquanto no lhe for garantida a prestao de alimentos

Para a companheira ou companheiro

15

DOS DEPENDENTES DO RGPS


PERDA DA QUALIDADE

Para o filho e o irmo, de qualquer condio

ao completarem vinte e um anos de idade, salvo se invlidos pela emancipao, ainda que invlido, exceto, neste caso, se a emancipao for decorrente de colao de grau cientfico em curso de ensino superior
pela cessao da invalidez pelo falecimento

Para os dependentes em geral

16

DOS DEPENDENTES DO RGPS


FILIAO E INSCRIO

A INSCRIO DO DEPENDENTE do segurado ser promovida quando do requerimento do benefcio a que tiver direito, mediante a apresentao dos seguintes documentos I - para os dependentes preferenciais:

a) cnjuge e filhos - certides de casamento e de nascimento; b) companheira ou companheiro - documento de identidade e certido de casamento com averbao da separao judicial ou divrcio, quando um dos companheiros ou ambos j tiverem sido casados, ou de bito, se for o caso; e c) equiparado a filho - certido judicial de tutela e, em se tratando de enteado, certido de casamento do segurado e de nascimento do dependente, observado o disposto no 3 do art. 16;

II - pais:
certido de nascimento do segurado e documentos de identidade dos mesmos

III - irmo:
certido de nascimento.

17

DOS DEPENDENTES DO RGPS


QUESTES INTERESSANTES

Disputa entre a viva e a concubina

Separao de fato e unio estvel superveniente Concubinato impuro de longa durao Concubinato impuro com filhos Competncia jurisdicional para resolver sobre a questo de famlia e efeitos sobre o litgio previdencirio

18

DOS DEPENDENTES DO RGPS


QUESTES INTERESSANTES

Unio homoparental ou homoafetiva

Direitos previdencirios Configurao Fundamentao constitucional

19

CARNCIA
CONCEITO

Perodo de carncia o nmero mnimo de contribuies mensais indispensveis para que o beneficirio faa jus ao benefcio, consideradas a partir do transcurso do primeiro dia dos meses de suas competncias (art. 24).

20

CARNCIA
RECUPERAO DE CONTRIBUIES

Havendo perda da qualidade de segurado, as contribuies anteriores a essa data s sero computadas para efeito de carncia depois que o segurado contar, a partir da nova filiao Previdncia Social, com, no mnimo, 1/3 (um tero) do nmero de contribuies exigidas para o cumprimento da carncia definida para o benefcio a ser requerido (art. 24, pargrafo nico).

21

CARNCIA
PERODOS DE CARNCIA
BENEFCIO - Auxlio-doena - Aposentadoria por invalidez - Aposentadoria por idade - Aposentadoria por tempo de servio - Aposentadoria especial CARNCIA 12 (doze) contribuies mensais 180 (cento e oitenta) contribuies mensais

- Salrio-maternidade para as seguradas 10 (dez) contribuies individual, especial e facultativa mensais OBS.: Em caso de parto antecipado, o perodo de carncia a que se refere o inciso III ser reduzido em nmero de contribuies equivalente ao nmero de meses em que o parto foi antecipado

22

CARNCIA
BENEFCIOS DE INDEPENDEM DE CARNCIA
BENEFCIO - Penso por morte, auxlio-recluso, salrio-famlia e auxlio-acidente - Auxlio-doena e aposentadoria por invalidez nos casos de acidente de qualquer
natureza ou causa e de doena profissional ou do trabalho, bem como nos casos de segurado que, aps filiar-se ao Regime Geral de Previdncia Social, for acometido de alguma das doenas e afeces especificadas em lista elaborada pelos Ministrios da Sade e do Trabalho e da Previdncia Social a cada trs anos, de acordo com os critrios de estigma, deformao, mutilao, deficincia, ou outro fator que lhe confira especificidade e gravidade que meream tratamento particularizado

- Os benefcios concedidos na forma do inciso I do art. 39, aos segurados especiais referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei - Servio social e reabilitao profissional - Salrio-maternidade para as seguradas empregada, trabalhadora avulsa e empregada domstica.

23

SALRIO DE CONTRIBUIO
CONCEITO

O salrio de contribuio composto pelos valores recebidos ou declarados pelo segurado, os quais compem a base de clculo sobre que incidir a alquota de sua contribuio previdenciria.

Dever respeitar os limites mnimo (salrio mnimo) e mximo (valor-teto dos benefcios). No mais existe a escala de salrio-base.

24

SALRIO DE CONTRIBUIO
PARCELAS EXCLUDAS

Benefcios previdencirios, salvo o salriomaternidade Verbas indenizatrias de modo geral (frias vencidas e seu adicional, dirias, ajudas de custo, auxlio transporte) Parcelas de remunerao in natura Auxlio-creche
(rol exemplificativo)
25

SALRIO DE BENEFCIO
CONCEITO

O salrio de benefcio o valor, calculado com base nos salrios de contribuio do segurado, que servir de base para o clculo da renda mensal inicial de seus benefcios previdencirios.

26

SALRIO DE BENEFCIO
CLCULO
BENEFCIO - Apos. por idade - Apos. por tempo de contribuio CLCULO mdia aritmtica simples dos maiores salrios-de-contribuio correspondentes a oitenta por cento de todo o perodo contributivo, multiplicada pelo fator previdencirio mdia aritmtica simples dos maiores salrios-de-contribuio correspondentes a oitenta por cento de todo o perodo contributivo

- Apos. por invalidez - Apos. especial - Auxlio-doena - Auxlio-acidente

27

SALRIO DE BENEFCIO
NORMAS

O valor do salrio-de-benefcio no ser inferior ao de um salrio mnimo, nem superior ao do limite mximo do salrio-de-contribuio na data de incio do benefcio. Sero considerados para clculo do salrio-debenefcio os ganhos habituais do segurado empregado, a qualquer ttulo, sob forma de moeda corrente ou de utilidades, sobre os quais tenha incidido contribuies previdencirias, exceto o dcimo-terceiro salrio (gratificao natalina).
28

SALRIO DE BENEFCIO
NORMAS

No ser considerado, para o clculo do salriode-benefcio, o aumento dos salrios-decontribuio que exceder o limite legal, inclusive o voluntariamente concedido nos 36 (trinta e seis) meses imediatamente anteriores ao incio do benefcio, salvo se homologado pela Justia do Trabalho, resultante de promoo regulada por normas gerais da empresa, admitida pela legislao do trabalho, de sentena normativa ou de reajustamento salarial obtido pela categoria respectiva.
29

SALRIO DE BENEFCIO
NORMAS

Se, no perodo bsico de clculo, o segurado tiver recebido benefcios por incapacidade, sua durao ser contada, considerando-se como salrio-de-contribuio, no perodo, o salrio-de-benefcio que serviu de base para o clculo da renda mensal, reajustado nas mesmas pocas e bases dos benefcios em geral, no podendo ser inferior ao valor de 1 (um) salrio mnimo.

30

SALRIO DE BENEFCIO
FATOR PREVIDENCIRIO

O fator previdencirio ser calculado considerando-se a idade, a expectativa de sobrevida e o tempo de contribuio do segurado ao se aposentar, segundo frmula constante do ANEXO. Para efeito do disposto no 7o, a expectativa de sobrevida do segurado na idade da aposentadoria ser obtida a partir da tbua completa de mortalidade construda pela Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica - IBGE, considerando-se a mdia nacional nica para ambos os sexos.

31

SALRIO DE BENEFCIO
FATOR PREVIDENCIRIO

Para efeito da aplicao do fator previdencirio, ao tempo de contribuio do segurado sero adicionados:

cinco anos, quando se tratar de mulher cinco anos, quando se tratar de professor que comprove exclusivamente tempo de efetivo exerccio das funes de magistrio na educao infantil e no ensino fundamental e mdio dez anos, quando se tratar de professora que comprove exclusivamente tempo de efetivo exerccio das funes de magistrio na educao infantil e no ensino fundamental e mdio.

32

33

Vous aimerez peut-être aussi