Vous êtes sur la page 1sur 17

A Psicodinmica do Trabalho

Prof. Ms. Felipe Saraiva Nunes de Pinho

Frases de Dejours
Bem-estar psquico, em nosso entender, , simplesmente, a liberdade que deixada ao desejo de cada um na organizao de sua vida. O sofrimento psquico, longe de ser um epifenmeno, o prprio instrumento para obteno do trabalho.

Christophe Dejours
Psiquiatra e psicanalista francs nascido em 1949. Para Dejours o mais importante compreender como, apesar dos constrangimentos no trabalho, os sujeitos ainda conseguem preservar o equilbrio psquico e a sade mental.

A organizao: lugar de sofrimento psquico


A organizao do trabalho (tarefa) constrange os desejos e as necessidades dos indivduos, gerando frustraes e conflitos; A padronizao, ao mesmo tempo em que facilita o controle sobre os indivduos, prejudica o seu desenvolvimento psicolgico e sua conscincia crtica; Os conflitos entre indivduo e trabalho (empresa) podem gerar uma falsa conscincia do real.

A organizao: lugar de sofrimento psquico


Precisamos compreender as estratgias defensivas utilizadas pelos trabalhadores para preservar o equilbrio; Essas estratgias defensivas refletem a luta do sujeito para manter sua sanidade; O sofrimento no trabalho pode ser compreendido a partir de duas dimenses: a sincrnica e a diacrnica; o conflito entre um projeto de vida e uma organizao que os ignora. O trabalhador no pode realizar nenhuma mudana em sua tarefa a fim de torn-la mais agradvel fisicamente e psicologicamente. As organizaes muitas vezes aproveitam o sofrimento mental no trabalho como instrumento de explorao e rendimento (desempenho) no trabalho.

O Sofrimento no Trabalho
O sofrimento criativo manifesta as solues saudveis elaboradas pelo sujeito; O sofrimento patognico conseqncia de estratgias desfavorveis, e afeta toda a vida do sujeito (trabalho, famlia, social); As presses que afetam o equilbrio psquico derivam da organizao do trabalho (tarefa) e afetam tanto a sade psquica quanto a somtica.

As estratgias defensivas
Mascaram o sofrimento; Defesas coletivas e ideologias defensivas comportamentos estereotipados e/ou alienados; Defesas individuais as presses geram doenas psquicas e tambm so descarregadas no corpo, gerando as doenas psicossomticas ou o estresse.

Os Efeitos do Estresse
Efeitos indiretos do estresse sobre o comportamento menor adeso ao tratamento; atraso na busca de atendimento; menor probabilidade de buscar atendimento; Sintomas ocultos. Efeitos indiretos mediados pelo comportamento aumento do hbito de fumar, beber e usar drogas; nutrio pior; sono deficiente Efeitos fisiolgicos diretos

elevao da presso arterial; elevao do colesterol; reduo da imunidade; maior atividade hormonal:

Sofrimento no trabalho
A organizao do trabalho, em seu modelo repetitivo, simples e rotineiro, gera insatisfao e sofrimento no trabalhador, afetando a sua sade fsica e psquica; O trabalhador vivencia com angustia a discrepncia que existe entre o trabalho prescrito (concepo) e o trabalho real (execuo), impedindo que este conquiste e desenvolva a sua identidade no trabalho.

Sofrimento patolgico e organizao cientfica do trabalho


A acelerao do ritmo do trabalho procura ocupar todo o espao da conscincia do trabalhador, levando-o fatiga e paralisando seu funcionamento psquico. Isso gera alexitimia que est associada a doenas somticas crnicas. Afeta as relaes sociais e familiares.

Sade no trabalho
A relao entre o trabalhador e a organizao do trabalho tambm pode ser favorvel, contribuindo para a sade psquica e fsica do trabalhador; Isso ocorre quando as exigncias intelectuais, motoras e psicossensoriais da tarefa esto de acordo com as necessidades do trabalhador; Nesse caso o trabalho fonte de satisfao sublimatria, gerando prazer na execuo da tarefa. O trabalhador pode usar a sua criatividade e a sua espontaneidade, desenvolvendo sua personalidade.

Alienao como fator de sofrimento


A alienao pode ser compreendida, do ponto de vista psicolgico, como a substituio da vontade do sujeito pela vontade do objeto (autoritarismo); A alienao gera fatiga, esgotamento, desmotivao; A alienao habitar o corpo do outro; O trabalhador no se reconhece em seu trabalho, no h identidade; A organizao o lugar privilegiado do drama onde se atualiza o conflito entre o trabalho e o poder; a partir do discurso, do estudo das falas dos trabalhadores que o conflito pode ser revelado; A organizao do trabalho e os sistemas de qualidade destroem as estratgias defensivas dos trabalhadores.

A sublimao e as sade mental


A sublimao uma condio necessria para o equilbrio psquico. o desvio da libido de seu objetivo sexual para objetivos culturais. O trabalho uma das principais fontes de sublimao na modernidade. Se no houver condies de transformar o sofrimento em criatividade, na organizao, os indivduos vivenciaro o sofrimento patolgico. O reconhecimento do outro (feedback) importante para a sublimao e para a identidade.

A ressonncia simblica
o encontro ou a identificao entre o sofrimento psquico e o teatro do trabalho, ou seja, a histria afetiva do sujeito e seu passado so transferidos para as relaes e para o ambiente de trabalho. a reconciliao entre o inconsciente e os objetivos da produo. quando o indivduo encontra no trabalho as possibilidades de vivenciar as suas necessidades psquicas inconscientes.

O espao da palavra e o espao Pblico


Trabalho ideal x trabalho real O espao pblico possibilita o ver e o ser visto, diminuindo as ocultaes e os segredos, fontes de sofrimento. Restabelece a confiana e a solidariedade. O espao de encontro e de palavra restabelece a criatividade, substituindo o sofrimento patolgico. A sade mental uma responsabilidade organizacional.

O Papel da Administrao e o Sofrimento Humano


A Administrao tem a responsabilidade social de manter o espao pblico para que funcionrios, operrios, gerentes e executivos possam se confrontar e, assim, garantir a prpria sade mental e fsica, bem como a segurana da organizao e o equilbrio da sociedade como um todo.

Bibliografia

AGUIAR, Maria A. F. Psicologia Aplicada Administrao. So Paulo: Saraiva, 2005.

Vous aimerez peut-être aussi