Vous êtes sur la page 1sur 28

Introduo Farmacologia

O que Farmacologia
Prtica Clnica + Fisiologia Farmacologia
Do grego Pharmakon

Estuda como o organismo vivo afetado por agentes qumicos

Definio: o estudo dos efeitos das substncias qumicas sobre a funo dos sistemas biolgicos.

Por que estudar FARMACOLOGIA? Compreender o mecanismo pelo qual uma substncia qumica administrada afeta o funcionamento do organismo; Para se ter um sucesso teraputico no tratamento de doenas; Escolher o mais adequado para certas caractersticas fisiopatolgicas; Garantir que o frmaco atinja a concentrao adequada.

Conceitos Bsicos
Droga:Qualquer substncia que interaja com o organismo produzindo algum efeito. Frmaco: Uma substncia definida, com propriedades ativas, produzindo efeito teraputico. Medicamento: uma droga utilizada com fins teraputicos ou de diagnstico. Muitas substncias podem ser consideradas medicamentos ou no, depende da finalidade com que foram usadas.

Forma Farmacutica: a forma final de como um medicamento se apresenta: comprimidos, cpsulas, injetveis, etc. Remdio: (re = novamente; medior = curar): substncia animal, vegetal, mineral ou sinttica; procedimento (ginstica, massagem, acupuntura, banhos); f ou crena; influncia: usados com inteno benfica. Placebo: (placeo = agradar): tudo o que feito com inteno benfica para aliviar o sofrimento: frmaco/medicamento/droga/remdio (em concentrao pequena ou mesmo na sua ausncia.

Medicamento tico ou de referncia: Sua principal funo servir de parmetros para registros dos posteriores medicamentos similares e genricos, quando sua patente expirar.

Medicamento genrico: um medicamento com a mesma substncia ativa, forma farmacutica e dosagem e com a mesma indicao que o medicamento original, de marca.
Medicamento Similar: o medicamento autorizado a ser produzido aps prazo da patente de fabricao do medicamento de referncia ou inovador ter vencido.

Dose Letal: como a concentrao de uma substncia qumica capaz de matar 50% da populao de animais testados. Essa dose mede-se em miligramas (mg) de substncia por cada quilograma (kg) de massa corporal do animal testado. Biodisponibilidade: uma medida da extenso de uma droga terapeuticamente ativa que atinge a circulao sistmica e est disponvel no local de ao.

Bioequivalncia: um termo utilizado para avaliar a equivalncia biolgica esperada in vivo de duas preparaes diferentes de um medicamento. Se dois medicamentos so ditos ser bioequivalentes, isso significa que se espera que eles sejam, para todas as intenes e propostas, iguais.
Posologia: o modo como o medicamento deve ser administrado. Meia-vida: o tempo necessrio para que metade de uma substncia seja removida do organismo por um processo qumico ou fsico.

Frmaco

Molcula Receptora

Efeito

Barreiras Fisiolgicas
Fsicas;

Qumicas; Biolgicas.

Fatores que afetam a biodisponibilidade das drogas

Caractersticas do Paciente Idade Sexo Peso corporal total Tabagismo Consumo de lcool Obesidade Outros medicamentos em uso

Estados Patolgicos

Disfuno heptica (cirrose, hepatite) Insuficincia cardaca Infeco Queimaduras severas Febre anemias

Velocidade

Condio do paciente

Via de Administrao do Frmaco

Natureza da droga

Quantidade Da droga

Administrao Enteral
Indicao: mais seguro, mais conveniente, mais econmico.

Contra-indicao: - O medicamento irritar a mucosa gstrica; - O medicamento interferir na digesto; - O paciente no poder deglutir; - Patologia do sistema digestivo.

Subdiviso da Farmacologia

Farmacodinmica: - Estuda o que a droga faz com o organismo; -Estuda a inter-relao da concentrao de uma droga e a estrutura-alvo;

Por hoje acabou.

Vous aimerez peut-être aussi