Vous êtes sur la page 1sur 39

Projeto IV.

6 Plano de Gesto Integrada de Pessoas do Sistema Eletrobrs


APRESENTAO SINDICATOS

14.10.2009
Diretoria de Administrao - DA Departamento de Gesto de Pessoas - DAG Diviso de Carreira e Remunerao - DAGR

Sistema de Avano de Nvel - SAN

Sistema de Avano de Nvel


Este documento tem por objetivo estabelecer as diretrizes da metodologia denominada Sistema de Avano de Nvel, a ser implementada nas empresas do Sistema Eletrobrs. Art. 1. Ser implantado o Sistema de Avano de Nvel ou promoo por antiguidade (art. 461 CLT) em todas as empresas do Sistema Eletrobrs para os empregados que aderirem ao Plano de Carreira e Remunerao do Sistema Eletrobrs (PCR).
Art. 2. O avano de nvel corresponder a um avano de nvel salarial (step), conforme tabela salarial do Plano de Carreira e Remunerao do Sistema Eletrobrs.

Nova Tabela

Sistema de Avano de Nvel


Art.3. O avano de nvel corresponder a uma movimentao lateral (coluna A para B) ou diagonal (coluna B para A) na tabela salarial e se dar aps a permanncia do empregado por 18 meses no mesmo nvel salarial (step).

Art. 4. Aps a permanncia do empregado por 36 meses no ltimo step, coluna B, do nvel de complexidade a que pertence, o empregado far jus a um avano de nvel diagonal.
Pargrafo nico. O caput deste artigo somente se aplicar nas movimentaes: a) do Nvel I para o Nvel II. b) do Nvel II para o Nvel III.

Exemplo 1

Art. 3 Avano Lateral

Step atual o V37 A.

Ms 0 Ms 19 Ms 38

Art. 3 Avano Lateral


Aps 18 Passa para o meses sem step V37 B ter recebido step

Ms 0
0 + 18 = 18

Ms 19 Ms 38

Exemplo 2

Art. 3 Avano Diagonal

Novo step o V37 B.

Ms 0 Ms 19 Ms 38

Art. 3 Avano Diagonal


Aps 18 Passa para o meses sem step V38 A ter recebido step

Ms 0 Ms 19
19 + 18 = 37

Ms 38

Exemplo 3

Art. 4 Avano Diagonal


Chegou no ltimo step do Nvel I ou II

Art. 4 Avano Diagonal


Chegou no ltimo step do Nvel I ou II
Aps 3 anos

Sistema de Avano de Nvel


Art. 5. Caso o avano de nvel ocorra por 3 vezes consecutivas, o caso ser levado ao Comit Multidisciplinar, para anlise. Art. 6. No haver avano lateral ou diagonal nas progresses por mrito, definidas no Plano de Carreira e Remunerao do Sistema Eletrobrs. Art. 7. No haver avano lateral ou diagonal caso o empregado tenha sofrido suspenso no perodo. Art. 8. Estas regras tero vigncia a partir de 1 de janeiro de 2010, marco inicial para a contagem de todos os prazos dos artigos anteriores.

Regras de Transio

Regras de Transio Gerais

1) Vinculao dos Profissionais Para fins de informao aos rgos competentes, a vinculao dos profissionais ser ancorada pelas variveis diferenciadoras do cargo ocupado e pelo eixo de atuao, macroprocesso e processo de trabalho do empregado. O CBO classificado ser o da profisso regulamentada na qual o empregado est enquadrado na empresa.

Regras de Transio Gerais

2) Processos / Cargos / Funes em extino Os pontos identificados no atual plano de cada empresa como em extino devero assim permanecer, desde que no disposto o contrrio no mbito do PCR.
3) Concursos Pblicos Vigentes As empresas praticaro as regras e valores estabelecidos nos editais dos concursos pblicos vigentes. Aps a implantao do PCR, os editais dos novos concursos devero ser submetidos aprovao da Diretoria da Eletrobrs.

Regras de Transio Gerais

2) Processos / Cargos / Funes em extino Os pontos identificados no atual plano de cada empresa como em extino devero assim permanecer, desde que no disposto o contrrio no mbito do PCR.
3) Concursos Pblicos Vigentes As empresas praticaro as regras e valores estabelecidos nos editais dos concursos pblicos vigentes. Aps a implantao do PCR, os editais dos novos concursos devero ser submetidos aprovao da Diretoria da Eletrobrs.

Regras de Transio Gerais


4) Empregados admitidos via Concurso Pblico para perfis profissionais que exigem experincia anterior Para os empregados que ingressaram na empresa por meio de concurso pblico com exigncia de experincia, ser considerado, alm do tempo total de empresa, o exigido no edital, para o cmputo do requisito de acesso tempo no nvel de complexidade, previsto no PCR.
5) Requisitos de Acesso - Curso de Especializao - PS A partir da data de implementao do PCR, para os empregados que estiverem enquadrados nos nveis de complexidade II e III, no ser exigido o curso de especializao Lato Sensu como requisito de acesso aos nveis de complexidade dos cargos definidos no PCR, por um prazo de 60 meses.

Regras de Transio Gerais

6) Secretria - Gratificao de Funo A gratificao de funo em questo ser extinta no mbito do PCR. Os profissionais designados para tal funo tero os valores das respectivas gratificaes de funo incorporados.
7) Funes Especiais A designao para as funes especiais (Especialista e Especialista Operacional) s poder ser realizada aps avaliao em 2 ciclos do SGD, em consonncia com os requisitos de acesso definidos no PCR.

Regras de Transio Gerais


8) Enquadramento no Cargo - Profissionais de nvel mdio que atuam na rea operacional e que no possuem registro no CREA As situaes acima, para fins de enquadramento no cargo, sero analisadas levando em considerao o atual cargo do empregado e sua respectiva rea de atuao, de acordo com o previsto no Plano de Cargos vigente na empresa. 9) Necessidades de Ajustes Sero realizadas, aps as implementaes do PCR, as anlises de no conformidade para cada um dos mdulos: Carreira, Cargos/Funes e Desempenho, visando adequar os processos e polticas propostas e verificar a efetividade de cada um deles.

Regras de Transio Especficas


a) Eletrobrs - Cargo de Auxiliar de Apoio Administrativo (APA) e Correlatos Para o referido cargo em extino, uma vez que a Eletrobrs no captar mais tais profissionais, ser criada uma tabela, tambm em extino, com os mesmos valores praticados para o Profissional de Nvel Mdio Suporte (PMS). b) Eletrosul - Projeto Educar - Instruo Normativa n. 057 de 06/10/ 1995 do CONFEA Ser estabelecido o prazo mximo de 6 meses a partir da implantao do PCR para a entrega do relatrio de concluso do Projeto Educar. A referida instruo normativa dispe sobre a obrigatoriedade do registro de pessoas fsicas que prestam servio de manuteno em subestaes de energia eltrica.

Regras de Transio Especficas

c) Cepel Requisitos de Acesso - Pesquisador Para os empregados do referido cargo que possuem mais de 20 anos de exerccio na profisso no ser necessria a observncia dos requisitos titulao, produo e publicao para acesso aos nveis de complexidade descritos no PCR. Para os demais empregados ser estabelecido o prazo de 10 anos para qualificao de acordo com os requisitos dos nveis de complexidade, descritos no PCR.

Sindicatos Observaes FNU

Observaes Sindicatos
1. Critrio Temporal para que haja movimentao por mrito: A Eletrobrs est analisando e estruturando mecanismo que contemple tal situao. 2. Critrio de Antiguidade: A Eletrobrs est analisando e estruturando mecanismo que contemple tal situao. 3. Limitador - Resoluo CCE 09: Atualmente o Sistema Eletrobrs segue o disposto na Resoluo CCE 09. Existe o projeto da Transformao III.9 que objetiva flexibilizar a gesto de Recursos Humanos para o Sistema Eletrobrs. Cabe aqui lembrar que qualquer alterao nos custos de pessoal deve ser feita de forma sustentvel e atrelada a incrementos de receita.

Observaes Sindicatos
4. Discusso - Regras de Transio Especficas: As propostas de regras de transio j foram enviadas pelas empresas do Sistema e se encontram sob anlise da Eletrobrs para posterior apresentao/discusso com os Sindicatos. 5. Desenvolvimento Profissional - recursos/insumos necessrios para alcance das metas: A ferramenta que viabilizar a implementao do SGD permitir que os recursos/insumos necessrios para o alcance das metas sejam inseridos e discriminados no sistema durante a fase de elaborao do Pacto de Metas.

Observaes Sindicatos
6. Peso - Auto-avaliao: As prticas existentes no Mercado apontam para a utilizao da auto-avaliao como subsdio para a elaborao do Plano de Desenvolvimento Individual. Entendimento este ratificado pela Consultoria, que argumenta que tal medida visa preservar o prprio empregado.

7. Recurso para questionamento da pontuao no SGD: O empregado, caso discorde da pontuao que lhe foi atribuda, pode solicitar recurso ao Comit Multidisciplinar de Ascenso CMA.
8. Correo de eventuais distores: O PCR no tem por finalidade a correo de distores salariais porventura existentes.

Observaes Sindicatos
9. Pesquisador: O cargo do Pesquisador um cargo j existente no CEPEL, que possui uma srie de especificidades tais como processo de captao com exigncias diferenciadas, requisitos de acesso diferenciados, competncias inerentes ao cargo etc. 10. Quantitativo Especialista: O referido quantitativo foi determinado pelo DEST. Entende-se que o quantitativo pode ser alterado ao longo das revises do PCR. 11. Adicional de Especialista para empregados que possuem GF incorporada: De acordo com o Plano de Funes as gratificaes e adicionais no sero cumulativos, mesmo quando incorporados.

Observaes Sindicatos
12. Alocao dos profissionais no nvel IV: A empresa est estudando novas alternativas para tal situao. A soluo originalmente concebida tem como intuito o controle de custos no momento da implantao do PCR, de modo a torn-lo vivel. 13. Correlao das atuais faixas salariais dos planos vigentes com as estabelecidas no PCR: A estrutura salarial do novo PCR foi construda de acordo e atrelada com o novo desenho dos nveis de complexidade (variveis diferenciadoras e competncias) que norteiam o plano.

Observaes Sindicatos
14. PF - sobreposio maior: A sobreposio adotada est alinhada com o desenho de complexidade adotado no Plano bem como em uma quantidade adequada de acordo com o praticado no mercado. 15. Demais cargos - sobreposio maior (nveis II para o III, e III para o IV): A sobreposio adotada est alinhada com o desenho de complexidade adotado no Plano bem como em uma quantidade adequada de acordo com o praticado no mercado.

Observaes Sindicatos
16. Atualizao da Tabela PCR - ACT 2009/2010: Os valores sero atualizados de acordo com o ndice do ACT 2009/2010 17. Tabela Distribuidoras - enquadramento cego, tabela 80%: A adoo de uma tabela para as distribuidoras correspondente a 80% da adotada para as controladas e a utilizao do "enquadramento cego" foram realizadas conforme diretriz superior, de modo a tornar vivel a aplicao do PCR nas distribuidoras e em consonncia com as suas atuais situaes econmico-financeiras.

Observaes Sindicatos
18. a) Enquadramento dos profissionais Especialistas em Segurana de rea Protegida de Nuclear (ESAPN) na carreia tcnico operacional: As situaes especficas sero analisadas levando em considerao o atual cargo do empregado e sua respectiva rea de atuao, de acordo com o previsto no Plano de Cargos vigente na empresa. 18. b). Correlao nos valores dos pisos salariais dos diferentes cargos: Os pisos salariais foram definidos, seguindo diretrizes iniciais, de acordo com pesquisa salarial interna com as empresas que compem o Sistema Eletrobrs, alm de considerar as premissas para construo do PCR: simples, moderno e vivel.

Observaes Sindicatos
18. c) Curva de Maturidade antes da implantao do PCR: O PCR no tem por finalidade a correo de distores salariais porventura existentes. 18. d) Ampliao da tabela PF: A estrutura salarial do PCR foi definida de acordo com pesquisa salarial interna com as empresas que compem o Sistema Eletrobrs, alm de considerar as premissas para construo do PCR: simples, moderno e vivel. Vale aqui lembrar que os valores finais das tabelas foram ajustados de acordo com a determinao do DEST.

Observaes Sindicatos
18. e) SGD - Avaliao da Diretoria pelos empregados: A Diretoria avaliada pelo Conselho de Administrao de sua respectiva empresa. 18. f) SGD - Avaliaes Intermedirias: O SGD possui previsto em sua metodologia a fase de "Acompanhamento", cujo objetivo monitorar periodicamente a realizao das metas bem como observar as evidncias relacionadas s competncias definidas. Atravs do Formulrio de Acompanhamento de Desempenho, o avaliador deve registrar qualquer informao relevante a fim de criar um histrico que o auxilie no processo de avaliao.

Observaes Sindicatos

18. g) Regras de Transio - Profissionais de nvel mdio que atuam na rea tcnica e que ainda no tenham formao e registro no CREA: As situaes especficas sero analisadas levando em considerao o atual cargo do empregado e sua respectiva rea de atuao, de acordo com o previsto no Plano de Cargos vigente na empresa.

Sindicatos Observaes FENTEC

Observaes Sindicatos

1. Estrutura Salarial PMO Proporcionalidade de 70% em relao ao PS A estrutura salarial do PCR foi definida de acordo com pesquisa salarial interna com as empresas que compem o Sistema Eletrobrs, alm de considerar as premissas para construo do PCR: simples, moderno e vivel.

Fim

Vous aimerez peut-être aussi