Vous êtes sur la page 1sur 31

Redao Tcnica

Moldes para Injeo

Nomes: Douglas Schmidt Fernando Pires Guilherme Lamb Turma: 3P

Moldes para Injeo


Tem como caracterstica principal conformar o polmero fundido em uma pea. O formato da pea depende do formato da cavidade do molde.

Projeto de Moldes
Ao se projetar um molde, devem-se levar em considerao algumas caractersticas, como: - Peso, tamanho e formato da pea a ser injetada; - Nmero de cavidades; - Tipo de ao; - Capacidade de mquina.

Escolha do Ao
Para a escolha do ao, devem-se levar em conta algumas caractersticas como: - Resistncia tenso; - Resistncia ao do polmero; - Facilidade de trabalho; - Custo; - Condutividade trmica.

Outro fator a se levar em considerao na escolha do ao a abrasividade do polmero, dependendo da abrasividade do polmero e da quantidade de produo, aos com pouca resistncia a ao do polmero podem corroer-se, logo alterando a qualidade do produto final.

Cavidade
Antes de partir para o projeto da cavidade, deve-se levar em conta o tipo de polmero a ser usado, o tamanho e formato da pea, para depois pensar em quantas cavidades sero necessrias, a distribuio das mesmas no molde, os canais de alimentao e os elementos de extrao.

Contrao
A contrao do material possui muita influncia no projeto da cavidade, pois as dimenses da cavidade devem ser ajustadas com o percentual de contrao do material.

Distribuio das Cavidades


A distribuio das cavidades tem sua importncia, pois se as cavidades do molde forem preenchidas de maneira no uniforme, ocorrer de se ter peas com diferentes propriedades num mesmo molde.

Errado:

Certo:

Sada de Gases
Cada cavidade deve ser ventilada adequadamente para permitir a sada de ar e de gases quando o material for injetado. Se isso no ocorrer, o material no ir conseguir fluir perfeitamente, alm desse, outros problemas tambm podem ser causados quando no h sadas de gases na cavidade, como: peas incompletas, zonas queimadas, junes fracas, mau acabamento, marcas de fluxo e um preenchimento mais vagaroso da cavidade.

Ponto de Injeo
o canal que liga o sistema de alimentao com a cavidade do molde. Tem como caractersticas principais: - Esfriar o material logo que a cavidade esteja completamente preenchida; - Permitir a fcil separao do produto final com os canais de alimentao; - Reduzir a necessidade de compactao necessria durante a moldagem para compensar a contrao do material.

Canais de Alimentao
Os canais de alimentao tm como funo levar o material at o ponto de injeo. O tipo de canal mais recomendado a se fazer do tipo circular, pois apresentam uma superfcie de contato mnima entre o material fundido e o molde, minimizando as perdas pelo atrito. Quando o canal encontra-se em apenas uma cavidade o molde, o mais indicado o uso de canais trapezoidais, pois a forma que mais se aproxima do canal circular em termos de desempenho.

Bucha de Injeo
o componente do molde atravs do qual o fluxo de material entra at as cavidades do molde. A bucha de injeo geralmente feita de ao cromo-nquel endurecido e tem o seu canal de injeo cnico, a fim de permitir uma fcil extrao. A conicidade do canal varia de 2 5.

Sistema de Extrao
Tem por objetivo extrair a pea da cavidade do molde, pode ser por placa impulsora, ar comprimido ou ncleo rotativo.

Placa Impulsora
Neste sistema, o deslocamento dos elementos que extraem o produto feito atravs de uma placa que faz parte do molde, ela acionada diretamente pela mquina injetora.

Ar Comprimido
Consiste na introduo de ar comprimido entre a face do molde e o produto moldado. mais eficiente na extrao de caixas ou recipientes. O ar introduzido no ponto mais afastado da linha de contato, de maneira que separe definitivamente o produto da parede do molde, antes que possa haver escape do ar.

Ncleo Rotativo
um sistema baseado na rotao de ncleos roscados, que podem ser operados por: cremalheira e pinho, engrenagens helicoidais, parafusos sem fim e engrenagens. usado principalmente para grandes e rpidas produes ou em produtos cuja rosca retirada automaticamente (durante ou depois) da abertura do molde.

Sistema de Resfriamento
O resfriamento no molde necessrio para reduzir a temperatura do moldado at um ponto de solidificao suficientemente rgido para permitir a extrao da pea. A velocidade de transmisso de calor determina o tempo de resfriamento necessrio. A velocidade de resfriamento depende da temperatura do molde, que influencia no fluxo do material, contrao e aparncia do produto.

Canais de Refrigerao
Os moldes geralmente so resfriados com gua atravs de canais de refrigerao. Estes canais podem ser furados diretamente no molde ou feitos com tubos de cobre, alojados nos furos e cobertos por uma liga de baixo ponto de fuso. O resfriamento por meio de furos o mtodo mais utilizado, pois alm de conveniente, tambm econmico.

Resfriamento por Furos

Tubos de Cobre

Bibliografia
-

Moldes para injeo de termoplsticos: Projetos e Princpios Bsicos Jlio Harada;

- Plsticos: Moldes e Matrizes Laszlo Sors.

Vous aimerez peut-être aussi