Vous êtes sur la page 1sur 22

Universidade Feevale Instituto de Cincias Exatas e Tecnolgicas Curso de Design Bacharelado

CONDUTIVIDADE TRMICA E DIFUSIVIDADE TRMICA

Materiais e Processos II Professor: Eduardo Luis Schneider

Elisandro Medeiros Barboza Francine Lunardi Bellotto Milena Viegas Novo Hamburgo, maio de 2012.

Definio das propriedades

Tanto a condutividade trmica quanto a difusividade trmica so propriedades referentes ao transporte de calor nos

mais variados materiais (FERRANTE E WALTER, 2010).

CONDUTIVIDADE TRMICA
Segundo Lima, (2006, p. 9 e 10):
Expressa a propriedade do material ser ou no bom condutor de calor, medindo-se a quantidade exata de calor transferida;

METAIS = excelentes condutores de calor (e tambm de frio).


Destaque para o alumnio, utilizado na fabricao de radiadores, bloco de motores, torres de refrigerao, etc., todos com a funo de dissipao de calor.

Radiador

Torre de refrigerao

PLSTICOS, MADEIRA E CERMICA = maus condutores.

CONDUTIVIDADE TRMICA
De acordo com Ferrante e Walter (2010): A condutividade trmica de extrema importncia para a rea da arquitetura. essencial para o projeto de paredes, bem como no estudo de parties isolantes ou condutoras de calor; Importante tambm no projeto de diferentes mquinas, fazendo com que, por exemplo, ao se projetar o motor de um automvel, o mesmo seja isolado termicamente do espao reservado aos passageiros; O cobre freqentemente substitudo pelo alumnio se tratando de condutividade trmica e eltrica. Isso se deve ao preo elevado do cobre e ao fato do alumnio apresentar bom desempenho em tais propriedades.

DIFUSIVIDADE TRMICA

A difusividade trmica pode ser medida diretamente por meio da mensurao da diminuio da temperatura, quando uma fonte de calor, aplicada ao material, desligada (ASHBY, 1999, traduo

nossa).

DIFUSIVIDADE TRMICA
A difusividade indica como o calor se difunde atravs de um material.
Depende da velocidade de conduo da energia trmica no interior do material e, por outro lado do calor especifico volumtrico, ou da quantidade de energia trmica necessria para aumentar a temperatura de determinado volume do material. A difusividade uma varivel muito importante no controle trmico dos materiais, porque expressa quo rapidamente um corpo se ajusta por inteiro a temperatura de seu entorno. Materiais com baixa difusividade retardam a transferncia de variaes externas de temperaturas. Sendo assim um material com baixa difusividade conduz muito mal, e necessria muita energia trmica para aumentar a temperatura de determinado volume do material.

CONDUTIVIDADE e DIFUSIVIDADE TRMICA


Ferrante e Walter (2010) explicam que:

a condutividade trmica e a difusividade trmica so diretamente


proporcionais, porm possuem sentido fsico distinto, uma vez que a difusividade expressa a velocidade com que ocorre a transferncia de calor durante uma diferena de temperatura.

A geladeira domstica pode ser usada como exemplo para o entendimento da diferena entre tais propriedades.

CONDUTIVIDADE e DIFUSIVIDADE TRMICA


BONS CONDUTORES DE CALOR: Alumnio, cobre e a prata; BONS ISOLANTES TRMICOS: Pyrex, a porcelana e a cermica de alumina; (ASHBY; SHERCLIFF; CEBON, 2007, traduo nossa) A medida pela qual o calor conduzido atravs de um slido no estado estacionrio mensurado pela condutividade trmica (ASHBY, 1999, p. 27, traduo nossa).

Estado Estacionrio: Segundo Niels Bohr, quando no se ganha e nem perde energia espontaneamente; Segundo ASHBY (1999, p.27) significa que a temperatura no muda com o tempo.

CONDUTIVIDADE e DIFUSIVIDADE TRMICA

Condutividade trmica est relacionada com a transferncia de calor entre os materiais.

Difusidade trmica refere-se velocidade com que ocorre essa transferncia.

Definio das propriedades

Figura1: Condutividade trmica em metais, cermicas e polmeros Fonte: FERRANTE E WALTER, 2010, p.28

Materiais com valores altos de condutividade trmica Material Diamante Natural Diamante Sinttico Grafita, Cermicas e Materiais Semicondutores Grafita Extrudada Silcio W/m-k 1450-4650 3150 130-190 141 Btu/ft-h- oF 840-2700 1820 75-110 82

Metais Preciosos: Prata (comercialmente pura)


Metais Preciosos: Ouro (comercialmente puro) Ligas de Cobre: C11000 (cobre eletroltico tenaz) Metais e Ligas Metlicas Ligas de Alumnio: Liga 1100 (recozida) Metais Refratrios: Tungstnio (comercialmente puro) Metais Refratrios: Molibdnio (comercialmente puro) Ligas No-Ferrosas Diversas: Zinco (comercialmente puro) Materiais Fibrosos Carbono (precursor PAN), Longitudinal Mdulo Alto

428

247

315

182

388

224

222

128

155

89,4

142

82

108

62

70

40

Figura 2: Materiais com valores altos de condutividade trmica Fonte: FERRANTE E WALTER, 2010, adaptado do autor

Materiais com valores baixos de condutividade trmica Material Polipropileno (PP) Poliestireno (PS) W/m-k 0,12 0,13 Btu/ft-h- oF 0,069 0,075

Polmeros

Poli (etileno tereftalato) (PET) Madeira: Pinheiro de Douglas (12% umidade) Perpendicular ao gro Madeira: Carvalho Vermelho (12% umidade) Perpendicular ao gro) Grafita, Cermicas e Materiais Semicondutores Concreto Vidro, borossilicato (Pyrex)

0,15

0,087

0,14

0,08

Materiais Compsitos

0,18 1,25-1,75 1,4

0,11 0,72-1,0 0,81

Ligas de Titnio: Liga Ti-6A1-4V Metais e Ligas Metlicas

6,7 10 16,2

3,9 5,8 9,4

Ligas No-Ferrosas Diversas: Invar Aos Inoxidveis: Liga Inoxidvel 304 (recozida)

Figura 3: Materiais com valores baixos de condutividade trmica Fonte: FERRANTE E WALTER, 2010, adaptado do autor

EXEMPLO

Uma barra de cobre ao lado de uma fogueira, Somente um lado da barra esta em contato com o fogo, mas nem por isso somente essa extremidade ser aquecida, vamos ter um aquecimento da extremidade, durante o aquecimento as molculas mais prximas tero uma elevao de temperatura e com a agitao dessas molculas , esse calor ser transmitido de molcula para molcula at que se atinja o equilbrio trmico.

DIFUSIVIDADE TRMICA

Difusividade trmica permite avaliar qualidade de materiais


Um aparelho com dois feixes de laser, desenvolvido no Instituto de Fsica de So Carlos (IFSC) da USP com o objetivo inicial de estudar propriedades de polmeros luminescentes, foi aplicado com sucesso para medir a difusividade trmica de substncias lquidas, podendo fornecer indicaes sobre a qualidade das amostras analisadas. O equipamento, projetado pelo engenheiro qumico Marcos Gugliotti, poder ser utilizado para detectar adulteraes em combustveis e em estudos para a caracterizao de novos materiais.

DIFUSIVIDADE TRMICA

Para etanol puro, por exemplo, a difusividade trmica 0,8910-3 centmetros quadrados por segundo(cm2/s), explica Gugliotti. Se uma amostra de etanol apresentar um valor diferente, isso significa que houve contaminao.

Produtos com baixa e alta condutividade trmica

Um exemplo no qual fundamental a condutividade trmica, o


caso do termostato do refrigerador. Segundo Cjdinfo (2012): O termostato um interrruptor eltrico controlado por temperatura. Atravs dele diversos equipamentos eltricos de aquecimento ou refrigerao conseguem regular a sua temperatura de operao. Cjdinfo (2012) explica que os termostatos de refrigeradores:
(...) so constitudos normalmente por um Tubo Capilar (tubo muito fino, cujo diamtro interno se assemelha a de um fio de cabelo) preenchido de gs. Uma das extremidades deste tubo fica encostada no ponto onde se quer medir a baixa temperatura (normalmente na placa fria do refrigerador). A outra extremidade termina num diafragma de metal, que se apia em um balancim com mola para acionamento do contato. A variao de temperatura no tubo provoca a dilatao/contrao do gs em seu interior, movimentando o diafragma e acionando o contato. A regulagem da distncia do contato ou da presso da mola permitir a alterao da temperatura de abertura do contato.

Figura 4: Funcionamento do termostato do refrigerador Fonte: CJDINFO, 2012

Cjdinfo (2012) continua a explicar, tendo como referncia a imagem acima:


(...) o compressor recebe a alimentao eltrica atravs do termostato. Com isso retira calor at alcanar a temperatura em que o termostato abra o circuito. O calor pra de ser retirado. Quando a temperatura subir um pouco, os contatos se fecham novamente, o compressor volta a retirar calor e o ciclo se reinicia. Desta forma consegue-se manter a temperatura dentro de uma faixa desejada.

Tampa plstica de garrafa trmica

Figura 5: Tampa garrafa trmica Fonte: http://www.mercadolivre.com.br

Figura 6: Garrafa trmica Fonte: http://termaxloja.com.br

Exemplo de BAIXA condutividade trmica: Podemos considerar a tampa plstica de uma garrafa trmica, que precisa ser isolante.

Alm disso, ainda temos exemplos de baixo calor especfico e baixo coeficiente de expanso trmica, pois a ela no pode armazenar calor e no pode sofrer grandes variaes em suas dimenses quando resfriada ou aquecida, o que causaria perda de calor ou dificuldade para abri-la. (SANTOS, 2005)

Cobertura plstica de um motor eltrico

Figura 7: Motor eltrico com cobertura plstica Fonte: http://www.r7.com

Exemplo de ALTA condutividade trmica: A cobertura plstica sobre a superfcie sinuosa de um motor eltrico, precisa ter ALTA condutividade trmica para permitir a transferncia de calor, mas no pode expandir quando aquecida se h pequenos espaos disponveis. (SANTOS, 2005)

Produtos com alta condutividade trmica

Produtos com baixa condutividade trmica

Referncias
ASHBY, Michael F. Materials Selection in Mechanical Design. 2. ed. Department of Engineering, Cambridge University, England: Butterworth-Heinemann, 1999. 502 p ASHBY, Michael; SHERCLIFF, Hugh; CEBON, David. Materials: Engineering, Science, Processing and Design. 1. ed. University of Cambridge, UK: Butterworth-Heinemann, Elsevier Ltd, 2007. 514 p. LIMA, Marco Antonio Magalhes. Introduo aos Materiais e Processos para Designers. Rio de Janeiro: Editora Cincia Moderna Ltda., 2006. 240 p. LESKO, Jim. Design industrial: materiais e processos de fabricao. So Paulo: Edgard Blcher, 2004. 272 p. FERRANTE, Maurizio; WALTER, Yuri. A Materializao da Idia: Noes de Materiais para Design de Produto. Rio de Janeiro: Editora LTC (Grupo GEN), 2010. 212 p. INFOESCOLA. Navegando e Aprendendo. Disponvel em <http://www.infoescola.com/quimica/postulados-debohr>. Acesso em: 08 mai. 2012. MERCADO LIVRE. Loja Virtual. Disponvel em: < http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-229528593-tampapara-garrafa-termica-stanley-rs41-ou-rs47-reposico-_JM > .Acesso em: 15 mai. 2012. R7. Notcias - Carros. Disponvel em: < http://noticias.r7.com/carros/noticias/test-drive-bmw-x5-m-e-um-monstrode-potencia-e-desempenho-20110722.html > Acesso em: 15 mai. 2012. SANTOS, Wilson N. dos. Aplicao da tcnica de fio quente na determinao das propriedades trmicas de polmeros fundidos. Polmeros, Nov 2005, vol.15, no.4, p.289-295. ISSN 0104-1428 WIKIPEDIA. Disponvel em >.pt.wikipedipedia.org/difusividade trmica. Acesso em 12 de maio 2012. PROTOLAB. Disponvel em >.www.protolab.com.br/difusividade.htm Acesso em 14 de maio 2012.

OBRIGADO PELA ATENO!

Vous aimerez peut-être aussi