Vous êtes sur la page 1sur 23

Mltiplas vises de um mesmo fenmeno.

necessrio estudar a psicologia jurdica sob uma abordagem terica?

No. A psicologia jurdica em si mesma j constitui um campo terico e epistemolgico devido sua proximidade com a cincia jurdica, o que favorece que se assimile as diretrizes da mesma, para assim ser reconhecida como possibilidade.

Sim. atravs dessa viso que embasa-se as possibilidades de pesquisa e de contribuio para uma cincia to jovem e carente como a psicologia jurdica.

Em que as abordagens podem contribuir?

As abordagens so uma extenso da psicologia criminal, no sentido de que elas vo dar outras possibilidades de dissecar o fenmeno criminal, direcionando metodologias e procedimentos.

As abordagens tambm vo delinear quais intervenes podem ser feitas nos ambientes onde se insere o psiclogo jurdico, de acordo com sua viso de mundo, de homem e do fenmeno criminal.

Abordagens psicolgicas que contribuem para o estudo do comportamento de infratores.


Psicanlise Gentica evolutiva Humanismo Gestalt Terapia Cognitivo-comportamental Anlise do Comportamento Abordagem bioecolgica.

Psicanlise

Determinismo psquico

Pandinamismo

Os comportamentos dos indivduos so determinados pelas relaes das estruturas psquicas, constitucionais. No h nada morto no sistema psquico, as energias apenas se guardam e podem ser liberadas atravs dos mecanismos de defesa. Transferncia Id, ego, superego.

Tripartio da personalidade

Represso e autocompensao

O inconsciente reprime os contedos em desacordo com as normas sociais, mas eles continuam guardados. Quando so liberados, atravs das pulses, o inconsciente para compensar a conduta em desacordo produz mecanismos de diminuio da pugna: racionalizao, catatimia, lapsos de memria e etc.

Psicanlise

Crime um comportamento funcional simblico, expresso de conflitos psquicos profundos, pretritos, de desequilbrios da personalidade, que se revelam no inconsciente do homem.
A partir do estudo das neuroses e da histeria, formou-se uma complexa cincia, que estuda a estrutura da personalidade, seus conflitos e frustraes. Procura identificar as motivaes do delinqente. Psicanlise ortodoxa: Freud. A radical contraposio entre o instinto da vida Eros e o da morte Thanatos produz criminalidade. A pessoa que no supera o complexo de dipo no forma corretamente o superEgo.

PSICANLISE

Psicanlise heterodoxa ps freudiana Adler: Psicologia individual.Complexo de inferioridade = inferioridade complexo tendncia ao poder supra compensao crime. Jung: Inconsciente coletivo. Modelos culturais inconscientes transmitidos hereditariamente.

Fromm Teoria social da psicanlise Patologia da normalidade.

Gentica evolutiva

Essa direo doutrinria recolhe o que sobrevive da antiga doutrina do Lombroso: O homem um criminoso em potencial

Pode se verificar como uma concepo organicista. A concepo do criminoso nato,foi refutada.

Humanismo

Os indivduos so livres para escolher seus caminhos e determinar seus comportamentos de forma autnoma e arbitrria.

Os indivduos buscam sua auto-atualizao permanente. Todos possumos duas possibilidades bsicas, a congruncia e a incongruncia. Sejam sobre autoimagem ou sobre os comportamentos em si.
Dessa forma um criminosos seria um indivduo que optou por esse caminho, independentemente de outras foras. Assim como esse indivduo seria algum incongruente sobre sua prpria imagem e sobre suas aspiraes e volies.

Gestalt e Gestal-terapia

A Gestalt trabalha intensamente com as questes de percepo e principalmente de inteireza. Todo fenmeno tratado como uma gestalt(forma) que ao ser decomposta em fatores menores perde sua caracterstica maior quando em unicidade. As relaes dos indivduos com o mundo dependem de como elas o percebem e como se d o contato entre eles. Ciclo de contato: pr-contato, tomar contato, Os comportamentos humanos so decididos no espao vital e fruto da paradigma necessidadeatividade-alvio.

Gestalt

O self o processo permanente de adaptao criadora do homem ao seu meio. Simplificadamente a forma de reagir s situaes em momento especfico, de acordo com seu estilo individual que vai depender das experincias passadas. No entanto no deve ser entendido como a essncia, mas como um ser no mundo.

GESTALT

Para tanto se estabalece nesta trs modos de ser como subdivises de um self, que paradoxalmente no pode ser dividido por ser um todo. Esses modos so: id (reaes somticas); o eu (escolhas com base nas necessidades e desejos); e o modo personalidade(auto-imagem capaz de proporcionar ao sujeito um reconhecimento pelo pelos prprios feitos e sentimentos). O self aparece com intensidade e preciso variada nos trs modos.

GESTALT

Os comportamentos humanos so decididos no espao vital e fruto da paradigma necessidade-atividade-alvio.

Koffka utiliza a teoria de campo psicolgico, apresenta como base a interao entre organismo e meio. . O meio, sem o organismo, geogrfico.

Esse meio geogrfico determina em cada organismo um meio comportamental.

modos so: id (reaes somticas);


Esses

o eu (escolhas com base nas necessidades e desejos);


capaz de proporcionar ao sujeito um reconhecimento pelo pelos prprios feitos e sentimentos).

personalidade(auto-imagem

Terapia Cognitivo-Comportamental

A Terapia cognitivo-comportamental trata os comportamentos como fruto de cognies adquiridas atravs de experincias, os pensamentos automticos. Um comportamento criminoso uma manifestao pblica a partir de um pensamento disfuncional ou discordante do meio, logo ele mesmo tambm ser discordante das normas sociais vigentes. Crenas sobre si estratgias

Situao - Pensamentos automticos Significado do PA Emoo - Comportamento

Anlise do Comportamento

Aprendizagem Experincia Vicria Regras Topografia Magnitude Reforo

Punio Frequncia Contingncia

Positivo Negativo

Anlise do Comportamento

Percebendo-se sempre que o delinquir assim como os demais comportamentos, so selecionados pelo ambiente e so funcionais apesar de altamente desadaptados dada uma cultura, um espao e os contratos sociais que figuram entre as pessoas dessa sociedade. Dessa forma ele se comporta sendo regido por um esquema de aproximao-afastamento (possibilidade de reforo X possibilidade de punio), mas como a punio apenas uma possibilidade no-contingente, no inibe o transgredir, mesmo porque num esquema como esse, qualquer possibilidade de reforo d fora de emisso suficiente para que um comportamento transgressor seja emitido.

ABORDAGEM BIOECOLGICA
Estudos realizados por Urie Bronferbernner: Segundo essa abordagem, no interessante atribuir importncia a caractersticas isoladas, considerando que a combinao de atributos ocuparia um papel central na explicao da violncia. No plano individual h o histrico pessoal, os fatores ontogenticos e as respostas da personalidade individual diante de situaes de tenso.

ABORDAGEM BIOECOLGICA

No contexto mais ntimo do indivduo, em que a violncia poderia processar-se, h as relaes interpessoais com familiares e com outros conhecidos ntimos. (MICROSSISTEMA)

No plano institucional figuram as associaes formais e informais comunitrias, profissionais, religiosas, ou outras redes sociais em que haja a identidade dos grupos. ( MESOSSISTEMA)

ABORDAGEM BIOECOLGICA

No nvel macroestrutural inserem-se as estruturas econmica, poltica e social que incorporam crenas e normas culturais que permeiam a sociedade

Estudo de caso

Ocorrncia criminal: latrocnio em rea prxima casa noturna, durante a madrugada. Perfil: Indivduo moreno, alto, magro, aparentando poucos cuidados higinicos. Vtima: Homem caucasiano, de meia idade que saa de uma casa de divertimentos noturnos em direo ao carro. Justificativa do ato: roubei para comer e matei para me defender.

Estudo de caso

Ocorrncia criminal: homicdio da esposa e do sujeito que estava com ela, utilizando um objeto contundente. Perfil: Indivduo pardo, alto, atltico, aparentando bom trato social, apesar de certa rispidez. Vtima: Homem caucasiano, de cerca de 26 anos e mulher morena de meia-idade, ambos encontrados no assoalho da casa do acusado. Justificativa do ato: ela merecia morrer e ele tambm. Ela estava me traindo, aquela vagabunda.

Concluso

O papel das abordagens da psicologia ser de FACILITADOR OU COMPLICADOR? Justifique Existe a possibilidade de uma teoria de psicologia jurdica que se sustente sem o aporte de uma abordagem? Crie uma situao de crime e faa uma anlise em uma das abordagens.

Vous aimerez peut-être aussi