Vous êtes sur la page 1sur 28

Profa.

Jusciane da Costa e Silva

um corpo est em equilbrio quando est em repouso ou em movimento retilneo uniforme em um sistema de referncia
Ex: Uma lmpada suspensa, um avio voando em linha reta.

Estratgia para soluo de problemas:

IDENTIFICAR os conceitos importantes: Sistema em equilbrio; Sistema envolve mais de um corpo e se eles interagem entre si (3 lei); ngulo e Mdulo de alguma fora.

PREPARAR O PROBLEMA: 1. Faa um desenho simples da situao. 2. Escolha o corpo em equilbrio e faa um diagrama do corpo livre para esse corpo. Considerando-o como uma partcula.

3. Quais os corpos que interagem como este corpo, seja por contato ou de outra forma.
4. No diagrama do corpo livre desenhe o vetor fora de cada interao (caso saiba o ngulo da fora tambm o descreva).
Se o corpo tem uma massa, existir uma fora peso. P = mg Se o corpo est em contato com a superfcie ter uma fora normal perpendicular a superfcie e possivelmente uma fora de atrito.

5. Defina um conjunto de eixos de coordenadas para que sejam includos em seu diagrama de corpo livre.

EXECUTAR a soluo: 1. Ache as componentes de cada fora ao longo dos eixos de coordenadas. 2. Iguale a zero a soma algbrica de todos os componentes x e y das foras que atuam sobre o corpo. 3. Certifique-se que voc tenha um nmero de equaes independentes igual ao nmero de incgnitas.

AVALIAR sua resposta: Examine os seus resultados e pergunte se eles fazem sentido.

EXEMPLO 01 EQUILIBRIO EM UMA DIMENSO: TENSO NUMA CORDA. Uma ginasta com massa m = 50 kg, est comeando a subir em uma corda presa ao teto de um ginsio. Qual o peso da ginasta? Qual a fora (mdulo e direo) a corda exerce sobre ela? Qual a tenso na extremidade superior da corda? Considere a massa da corda desprezvel.

1.

Soluo: IDENTIFICAR: a ginasta e a corda esto em equilbrio, logo podemos aplicar a primeira lei de Newton. Tambm usaremos a 3 lei de Newton para relacionar as foras que a ginasta e a corda exercem entre si.

1.

PREPARAR: Desenhamos a situao e faremos o diagrama do corpo livre para a ginasta e a corda.

Considera o eixo positivo de orientado para cima. S existe foras no eixo y.


As duas foras Tc em G e TG em C so de baixo para cima da corda sobre a ginasta (b) e a fora de cima para baixo da ginasta sobre a corda (c). Essas foras formam um par ao e reao, portanto devem possuir o mesmo mdulo.

2.

EXECUTAR: O peso da ginasta.

Essa fora aponta na direo negativa de y, portanto sua componente y Pg.

Qual fora a corda exerce sobre ela? A fora de baixo para cima exercida pela corda possui mdulo desconhecido Tc em G e componente y positivo +Tc em G. Como a ginasta est em equilbrio, a soma das componentes deve ser igual a zero.

Portanto a corda puxa o ginasta para cima com uma fora TG em C de mdulo igual a 490 N. Pela terceira lei de Newton, a ginasta puxa a corda para baixo com uma fora de mesmo mdulo. Qual a tenso na extremidade superior da corda? A corda tambm esta em equilbrio. Considerando que ela no tem peso, portanto a fora de baixo para cima de magnitude TT em C que o teto exerce sobre a sua extremidade superior deve ser igualar a zero a fora resultante vertical que atua sobre a corda.

AVALIAO A tenso em qualquer ponto da corda a fora que atua neste ponto. Para esta corda sem peso, a tenso na extremidade inferior (tensao da ginasta na corda) possui o mesmo valor que a tenso na parte superior (tenso na corda).

Aplicamos a segunda lei de Newton para corpos sobre os quais as foras resultantes diferente de zero, e portanto no esto em equilbrio e sim acelerados.

A fora resultante sobre o corpo igual ao produto da massa pela acelerao do corpo.

EXEMPLO 02 TENSO NO CABO DE UM ELEVADOR. Um elevador e sua carga possuem massa total igual a 800 kg. O elevador est inicialmente descendo com velocidade igual a 10,0 m/s; a seguir ele atinge o repouso em uma distncia de 25 m. Ache a tenso T no cabo de suporte enquanto o elevador est diminuindo de velocidade at atingir o repouso.

1.

Soluo: 1. IDENTIFICAR: a varivel a tenso, que determinaremos por meio da 2 lei de Newton. Primeiro determinaremos a acelerao usando frmulas de acelerao constante.

2. PREPARAR: pelo diagrama do corpo livre vemos que duas foras atuam sobre o elevador: o seu peso P e a fora de tenso do cabo. O elevador est se deslocando de cima para baixo com velocidade decrescente, portanto a acelerao de baixo para cima; optamos por essa direo para o eixo positivo de y.
O elevador est se movendo na direo negativa de y, portanto sua velocidade inicial V0y = -10 m/s, e o deslocamento y-y0 so ambos negativos. A velocidade final zero. V0y = -10 m/s e y y0 = -25 m e vy = 0

Para encontrar a acelerao usamos Torricelli (V2 = V0y + 2ay(yy0)).Quando encontramos ay, substitumos na segunda lei de Newton. EXECUTAR: Escrevemos a segunda lei de Newton.

Encontramos T

De Torricelli sabemos que ay = 2 m/s2, portanto substituindo, temos

AVALIAR: A tenso maior que o peso. Isso faz sentido: A fora resultante deve ser orientada de baixo para cima, para fornecer a acelerao de baixo para cima que faz o elevador parar.

A dificuldade de mover a caixa devida ao surgimento da fora de atrito Fat entre o solo e a caixa. Experincias como essa levam-nos s seguintes propriedades da fora de atrito: Direo As foras de atrito resultantes do contato entre os dois corpos slidos so foras tangenciais superfcie de contato. No exemplo acima, a direo da fora de atrito dada pela direo horizontal. Por exemplo, ela no aparecer se voc levantar a caixa.

Sentido

A fora de atrito tende sempre a se opor ao movimento relativo das superfcies em contato. Assim, o sentido da fora de atrito sempre o sentido contrrio ao movimento relativo das superfcies Mdulo Enquanto a fora que empurra a caixa for pequena, o valor do mdulo da fora de atrito igual fora que empurra a caixa. Ela anula o efeito da fora aplicada. Uma vez iniciado o movimento, o mdulo da fora de atrito proporcional fora (de reao) do plano-N.
Fat = N Onde o coeficiente de atrito

A fora de atrito se origina de foras interatmicas, ou seja, da fora de interao entre os tomos. Quando as superfcies esto em contato, criamse pontos de aderncia ou colagem (ou ainda solda) entre as superfcies. o resultado da fora atrativa entre os tomos prximos uns dos outros.

Se as superfcies forem muito rugosas, a fora de atrito grande porque a rugosidade pode favorecer o aparecimento de vrios pontos de aderncia, como mostra a figura abaixo.
Isso dificulta o deslizamento de uma superfcie sobre a outra. Assim, a eliminao das imperfeies (polindo as superfcies) diminui o atrito.

atrito uma fora natural que atua apenas quando um objeto est em contato mecnico com outro, sendo ambos microscopicamente ou macroscopicamente speros.
Para existir a fora de atrito deve haver movimentos relativo entre os corpos em contato (atrito cintico), ou pelo menos a menos a tendncia de um se mover em relao ao outro (atrito esttico) graas ao de outras fora(s), externa(s) a ele(s) aplicadas.

A energia dissipada pelo atrito (sempre de forma irreversvel) completamente convertida em energia trmica que leva ao aumento da temperatura dos corpos em atrito.

A fora de atrito muito comum no nosso mundo fsico. ela que torna possvel o movimento da grande maioria dos objetos que se movem apoiados sobre o solo. Vamos dar trs exemplos: Movimento dos animais Os animais usam as patas ou os ps (o caso do homem) para se movimentar. O que esses membros fazem comprimir o solo e for-lo ligeiramente para trs. Ao faz-lo surge a fora de atrito. Como ela do contra (na direo contrria ao movimento), a fora de atrito surge nas patas ou ps impulsionando os animais ou o homem para frente.

Movimento dos veculos a motor


As rodas dos veculos, cujo movimento devido queima de combustvel do motor, so revestidas por pneus. A funo dos pneus tirar o mximo proveito possvel da fora de atrito (com o intuito de tirar esse proveito mximo, as equipes de carros de corrida trocam freqentemente os pneus).

Os pneus, acoplados s rodas, impulsionam a Terra para trs. O surgimento da fora de atrito impulsiona o veculo para frente.

Impedindo a derrapagem
A fora de atrito impede a derrapagem nas curvas, isto , o deslizamento de uma superfcie - dos pneus - sobre a outra (o asfalto).

Superaquecimento por atrito Uma estrela cadente, apesar do nome, no emite luz prpria. Muitas vezes so objetos do tamanho de um gro de areia que, ao entrar na atmosfera da Terra, se incendeia e se vaporiza pelo calor intenso causado pelo atrito com o ar. A energia liberada to grande que possvel enxergar a luminosidade a grandes distncias.

Aquecimento por atrito As naves espaciais so dotadas de estrutura adequada de materiais especiais para evitar a sua destruio no reingresso na atmosfera. O atrito causa um calor excessivo, que poderia ser fatal para os astronautas

Experincias mostram que, quando um corpo seco no lubrificado pressiona uma superfcie nas mesmas condies e uma fora F tenta fazer o corpo deslizar ao longo da superfcie, a fora de atrito resultante possui 3 propriedades: Propriedade 1: Se o corpo no se move, ento a fora de atrito esttico fe e a componente F que paralela superfcie se equilibram. Elas so iguais em mdulos, e fe possui sentido oposto ao dessa componente de F. Propriedade 2: O mdulo de fe posui um valor mximo fe,max dado por:
Fe,max = eFN

onde e coeficiente de atrito esttico.

Propriedade 3: Se o corpo comea a deslizar ao longo da superfcie, o mdulo da fora de atrito diminui rapidamente para um valor fc dado por
Fc = cFN

onde c coeficiente de atrito cintico.

A intensidade de FN uma medida de quo firmemente o corpo pressiona a superfcie. Se o corpo pressionar mais fortemente, ento pela terceira lei de Newton FN ser maior.

Os coeficientes e e c so adimensionais e devem ser determinados


experimentalmente. Seus valores depedem de certas propriedades tanto do corpo quanto da superfcie.

Se voc colocar sua mo para fora da janela de um carro em movimento, ficar convencido da existncia da resistncia de um fluido, a fora que um fluido exerce sobre o corpo que se move atravs dele.
O corpo que se move exerce uma fora sobre o fluido para afastlo do seu caminho. Pela terceira lei de Newton, o fluido exerce sobre o corpo uma fora igual e contrria. A fora de resistncia de um fluido tem direo e sentido sempre contrrios aos da velocidade do corpo em relao ao fluido. O mdulo da fora da resistncia de um fluido normalmente cresce com a velocidade do corpo atravs do fluido.

Para baixas velocidades, o mdulo f da fora de resistncia de um fluido aproximadamente proporcional a velocidade do corpo v:
f = kv

(resistncia de um fluido para baixas velocidades)

Quando o movimento ocorre no ar para velocidade de uma bola de tnis lanada ou para velocidades maiores que esta, a fora aproximadamente proporcional a v2. Ele ento chamado de arraste do ar. Avies, gotas de chuvas e ciclistas todos sofrem a ao do arraste do ar. Neste caso, temos
f = Dv2

D depende da forma e do tamanho do corpo, assim como dar densidade do meio.

Portanto
D = CA

onde A a rea da seo transversal efetiva do corpo, C o coeficiente de arrasto (varia de 0,4 a 1,0). Logo:
f = CA v2

Esquiadores descendo velozmente uma montanha sabem muito bem que a fora de arrasto depende de A e v2. Para alcanar altas velocidades o esquiador deve reduzir FR tanto quanto possvel, por exemplo, esquiando na posio de ovo para minimizar A.

Quando um corpo rombudo cai a partir do repouso no ar, a fora de arrasto FR dirigida para cima; sua intensidade cresce gradativamente a partir do zero medida que a velocidade do corpo aumenta. Esta fora se ope fora gravitacional Fg dirigida para baixo, que age sobre o corpo.
Fres = ma FR Fg = ma

Se o corpo cai por um tempo longo, FR Acaba se igualando a Fg. Isso significa que a = 0, assim a velocidade no aumentar mais, tornando-se constante, chamada de velocidade terminal Vt.

dada por CA vT2 Fg = 0 vT2 = CA Fg

Vimos que quando um corpo se move em um crculo com velocidade escalar constate v, dizemos que ele est em movimento circular uniforme. Lembrando que o corpo possui uma acelerao centrpeta (dirigida para o centro do crculo) de mdulo constante dado por
a = v2 / R

Podemos representar a acelerao centrpeta a em termos do perodo T


T = 2 R / v a = 4 2 R/ T2

No movimento circular a partcula governado pela 2 lei de Newton. Como a acelerao da partcula constante o mdulo da Fora resultante tambm constante.

Fres = ma = m v2 / R

O movimento circular pode ser produzido por qualquer conjunto de foras, desde que as foras resultantes seja sempre orientada para o centro do crculo possua mdulo constante.

Vous aimerez peut-être aussi