Vous êtes sur la page 1sur 6

ELETRECIDADE E MAGNETISMO

Construo de um galvanmetro simples sob a experincia clssica de Oesterd.

1.0 INTRODUO

No ano de 1822, o professor dinamarqus Hans Christian Oersted fazia uma prtica com circuitos eltricos quando descobriu que uma corrente eltrica passando por um fio deslocava a agulha de uma bssola que estava por perto, por acaso, sendo um dos fatos mais importantes da Fsica. A ligao entre a Eletricidade e o Magnetismo, at ento ramos separados da Cincia. Hoje, juntos na palavra Eletromagnetismo. Essa foi uma das mais importantes descobertas da eletricidade, possibilitando, a seguir, a construo de motores e geradores que fazem parte essencial da vida moderna. A relao entre corrente e desvio da bssola pode ser utilizada para montagem de um galvanmetro. Os galvanmetros so aparelhos eltricos, ainda hoje muito utilizados, para medir correntes e voltagens, por exemplo.

2.0 DESCRIO
2.1Experincia de Oersted

Ao realizar diversas experincias, Oersted observou que uma corrente eltrica, passando por um condutor, desviava uma agulha magntica colocada na sua vizinhana, de tal modo que a agulha assumia uma posio diferente ao plano definido pelo fio e pelo centro da agulha.
Utilizando-se inicialmente de um fio condutor retilneo, por onde passava uma corrente eltrica, Oersted posicionou sobre esse fio uma agulha magntica, orientada livremente na direo norte-sul. Fazendo passar uma corrente no fio, observou que a agulha sofria um desvio em sua orientao, e que esse desvio era perpendicular a esse fio. Ao interromper a passagem de corrente eltrica, a agulha voltou a se orientar na direo norte-sul.

Assim, ele concluiu que a corrente eltrica no fio se comportava como um im colocado prximo agulha magntica. Ou seja, a corrente eltrica estabeleceu um campo magntico no espao em torno dela, e esse campo foi o agente responsvel pelo desvio da agulha magntica.
Podemos concluir que as cargas eltricas em movimento criam numa regio do espao prximo a ela, um campo magntico. Assim, o aparecimento de um campo magntico juntamente com a passagem da corrente eltrica foi pela primeira vez observado.

3.0 Galvanmetro
3.1Material Os materiais utilizados para a confeco de um galvanmetro so: uma bssola simples, pilhas de 1,5 Volts, resistncias, cerca de dois metros de fio de cobre bem fino e suporte para as pilhas e resistncias - que voc deve construir. 3.2 Construo Modificando a descoberta acidental de Oersted, podemos construir um galvanmetro, isto , um aparelho para medir correntes ou voltagens eltricas.

Coloque uma bssola sobre a mesa e deixe a agulha girar livremente at apontar na direo Norte-Sul (A). Enrole cerca de 30 voltas de um fio fino de cobre em torno da bssola, na direo Norte-Sul, deixando duas pontas soltas. Encoste uma das pontas no plo negativo de uma pilha de 1,5 Volts. Depois, encoste a outra ponta no plo positivo. A agulha deve girar imediatamente para outro ngulo, afastando-se da direo Norte-Sul (B).
3.3 Anlise Quanto maior a corrente eltrica no fio, maior ser a deflexo da agulha.

4.0 CONCLUSO

A descoberta de Oesterd foi fundamental para a unificao da eletricidade com o magnetismo, que passaram a constituir um importante ramo da cincia denominado eletromagnetismo. E a partir dela como base, podemos construir um simples galvanmetro com uma bssola para medir correntes eltricas. E O deslocamento da agulha da bssola s se explica pela formao de um campo magntico em torno do condutor percorrido por corrente eltrica.

5.0 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

http://www.seara.ufc.br/sugestoes/fisica/elet3.htm http://www.brasilescola.com/fisica/experimento-oersted.htm http://quantizado.blogspot.com.br/2009/07/experiencia-de-oersted-o.html

Vous aimerez peut-être aussi