Vous êtes sur la page 1sur 23

Homossexualidade na velhice.

Culto a beleza
H uma cultura gay que implica alguns mandamentos, como vestir roupas da moda de estilistas famosos e ter um corpo definido.
No entanto, os integrantes da comunidade homossexual parecem no se dar conta de que todas essas coisas efmeras um dia acabam e pouco comentado e discutido sobre a vida em sociedade dos gays idosos. Nessa excluso da palavra encontramos uma dinmica que marca de maneira especial o imaginrio e a sociabilidade gays se veicula preferencialmente em cdigos gestuais e visuais que dispensam longos discursos, justificaes ou argumentaes elaboradas: um olhar, um toque, um gesto, um pequeno sinal e tudo esto dito.

O cenrio do mundo gay se transforma diariamente e observamos mudanas comportamentais dos gays, tanto individualmente, como coletivamente. O comportamento dos gays maduros e tambm dos gays idosos muda de acordo com o momento presente. Alm do comportamento, as preferncias sexuais tambm sofrem mudanas. Hoje gays maduros esto procura de segurana e encontram isso nos gays idosos e vice-versa.

O idoso homo como produto da indstria cultural de hoje

Uma parcela dessa populao no visvel na sociedade O gay maduro ou idoso tem uma tendncia natural de aceitar relacionamentos na mesma faixa de idade ou superior por mera questo de cuidados ou afeto.
Nos Estados Unidos existem comunidades de gays maduros que apenas se relacionam com idosos, um exemplo a cidade de Fort Lauderdale na Flrida. L esses indivduos formam seus pares e participam de grupos bem definidos fazem viagens, festas, confraternizaes com grande aceitao na sociedade.

O fundamentalismo religioso

As religies e o pensamento social conservador insistem em afirmar que todo homossexual desajustado e infeliz.

Esta afirmao carregada de preconceito e injustia para com o homem gay. A vida tem demonstrado o contrrio. Por conta do clima de maior visibilidade gay em todo o mundo, se percebe que o homossexual saudvel existe e so milhares.
Existem muitos gays ajustados e de sucesso: cientistas, professores, escritores, prefeitos, parlamentares, executivos, desportistas, lderes comunitrios, ministros, empresrios etc. A pessoa emocionalmente saudvel quela pessoa que consegue administrar os conflitos do cotidiano da sua vida de forma assertiva onde no se encontra presente o sofrimento e o desequilbrio psicolgico.

Necessidade de programas, grupos sociais para gays idosos.

As lsbicas, gays, bissexuais e transgneros, entre os 50 e os 95 anos, tendem a sofrer de maior solido e depresses devido discriminao da sua orientao sexual ou identidade de gnero, de acordo com um estudo da Universidade de Washington. Da populao de 2560 adultos nascidos na altura do "Baby boom", nos anos posteriores II Guerra Mundial, que participaram desta pesquisa do Instituto de Sade Multigeracional desta universidade americana, cerca de 80% dos participantes revelaram que foram discriminados e 21% admitiram que foram mesmo dispensados de um trabalho pelas mesmas razes. De acordo com as concluses da investigadora responsvel pelo estudo, Karen Fredriksen-Goldsen, "as taxas mais elevadas de envelhecimento e as disparidades de sade entre lsbicas, gays, bissexuais e transexuais adultos mais velhos motivam enorme preocupao para a sade pblica".

Homo idoso referncia de isolamento.


As
disparidades refletem o contexto histrico e social de suas vidas. As adversidades graves que atravessaram podem comprometer a sua sade e gerar relutncia em procurarem os cuidados mdicos na velhice", salienta. Quatro em cada 10 inquiridos admitiram que pensaram no suicdio. E muitos, como nunca puderam casar ou assumir publicamente a sua cara-metade, vivem hoje situaes de isolamento. Outros 21% nunca contaram aos seus mdicos a sua orientao sexual ou identidade de gnero por temerem ser-lhes recusados cuidados mdicos ou receberem servios de qualidade inferior que 13% admitiram ter experienciado. Assim como na vida real onde os gays idosos so invisveis para a sociedade, a violncia contra gays maduros tambm, no aparecem nas estatsticas. A violncia contra gays de qualquer idade no recente no Brasil onde o problema somente foi trazido tona a partir da metade dos aos 1990, atravs de relatrios do GGB Grupo Gay da Bahia. A primeira vez que os jornais deram destaque a um crime contra homossexuais, foi em 1988, quando do assassinato do diretor teatral Luiz Antnio Martinez Correa, no Rio de Janeiro. Somente a partir desse fato os jornais passaram a utilizar a expresso: assassinatos de homossexuais. H 20 anos numa matria publicada pelo jornal O GLOBO a palavra homofobia para designar horror ao homossexual.

Gays maduros e idosos esto vulnerveis devido ao isolamento social ou sua condio financeira, mas ao mesmo tempo so frgeis nas questes fsicas. Nos locais de socializao gay, os homens comuns que praticam a violncia contra os gays se infiltram no meio para tirar proveito, ou para descarregar a sua homofobia e praticar a extorso contra os gays. No caso da homofobia considerado como dio. Numa matria do portal UOL da data de 03/04/2012 sobre os idosos que vivem sozinhos foi informado que nos ltimos dez anos houve aumento do nmero de pessoas idosas de ambos os sexos vivendo sozinhas nas principais cidades brasileiras. Isso tambm deve ser levado em conta para a populao LGBT idosa e neste cenrio a exposio violncia constante e no fato novo.

Gays idosos em instituies asilares


Matria publicada no jornal americano The New York Times fala sobre gays idosos que vivem em asilos e das dificuldades e preconceitos que a classe tem que enfrentar quando chega terceira idade. A reportagem dos jornalistas Jane Gross e Dan Frosch mostra a dura realidade de quem tem de voltar para o armrio, ou continuar nele, como o caso de Gloria Donadello, de 81 anos. Sentada com pessoas que considerava amigas pediu para que no fizessem certos tipos de piadinhas pessoas que riem e fazem certos tipos de comentrios, eu lhes disse:Por favor, no faam isto, porque sou gay. O resultado de sua franqueza custou caro, foi rpido e impiedoso. "Todos olharam horrorizados", ela disse. Excludas das conversas e no bem-vinda s refeies, ela caiu na depresso. Medicamentos no ajudavam. Com sua sade emocional em deteriorao, Gloria se mudou para uma comunidade adulta que atende gays e lsbicas.

"Eu me sentia como uma pria", disse Gloria. "Para mim, foi uma escolha entre vida ou morte".

A situao de Gloria no incomum. A matria cita exemplos ainda de pessoas que foram transferidas de seus quartos para outros.

A Dra. Melinda Lantz, chefe de psiquiatria geritrica do Beth Israel Medical Center, em Nova York, diz que
Quando voc se v sem opo e precisa transferir uma pessoa por estar sendo atacada, voc acaba a colocando junto com pessoas que esto bastante confusas", disse Lantz. "Esta uma realidade bsica terrvel. H casos ainda mais trgicos. Um senhor de 79 anos assumidamente gay, sem famlia ou amigos, chegou a se enforcar em um asilo da Costa Leste estadunidense, aps ter sido transferido de seu andar para acalmar os protestos de outros moradores e seus familiares.

Futuro breve
A situao tem alarmado uma gerao mais nova de gays e lsbicas. Preocupados com seus prprios futuros, deram incio a um esforo nacional para educar os provedores de atendimento sobre o isolamento social, at mesmo sobre a discriminao aberta, que clientes lsbicas, gays, bissexuais e transexuais enfrentam. Em Boston, Nova York, Chicago, Atlanta e outros centros urbanos, esto surgindo os chamados LGBT Aging Projects (projetos de idosos lsbicas, gays, bissexuais e transexuais), para treinamento de provedores de atendimento de longo prazo. Tambm h gerentes assumidamente gays de casos geritricos que podem guiar os clientes a servios compassivos. H soluo. Bruce Steiner, 76 anos, casado com Jim Anthony. O parceiro de 71 anos sofre de mal de Alzheimer h mais de uma dcada e no consegue mais se alimentar sozinho e nem falar. Bruce tem resistido a colocar Anthony em um asilo, apesar das vrias hospitalizaes no ltimo ano.

O atendimento foi irregular, disse Steiner, que no sabe se a homossexualidade foi um fator. Ele decidiu no se arriscar e contratou um gerente de caso gay que o ajudou a realizar uma "seleo". Eles escolheram uma agncia de atendimento domiciliar com reputao de tratar bem clientes gays. Na preparao para um futuro desconhecido, Steiner tambm visitou vrios asilos, "lhes dando a oportunidade de me encorajarem ou desencorajarem". Seu favorito " um dirigido pelas irms carmelitas, acima de tudo por terem senso de humor". Mas a reportagem pontual ao dizer: Elas so a exceo, no a regra.

Para gay idoso mais difcil sair do armrio, aponta estudo.

Um em cada trs homossexuais com mais de 55 tm medo de sair do armrio por receio da reao da famlia e dos amigos. o que mostra o estudo realizado com o intuito de identificar as experincias e necessidades desses cidados LGBTs na Irlanda. As concluses deste estudo vo ajudar a desenvolver polticas e melhorar os servios para os LGBTs acima de 55 anos na Irlanda. O "Visible Lives" foi produzido pela "GLEN" (Gay and Lesbian Equality Network) e "Age and Opportunity", uma organizao que visa melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas. O estudo teve a colaborao de 144 homossexuais com mais de 55 que responderam a um questionrio on-line, alm disso, 36 dos voluntrios tambm foram submetidos a uma entrevista de maior profundidade. Os resultados mostram que embora a maioria tenha revelado sua orientao sexual, muitos temem ser totalmente visveis. 28% escondem sua homossexualidade dos vizinhos, enquanto 10% escondem at mesmo de seus parentes mais prximos. As entrevistas demonstram que aqueles que sairam do armrio sentem que ganharam um maior grau de liberdade em suas vidas. No entanto, a reao de seus crculos de amigos e familiares so muito diversas, vo desde a plena aceitao a rejeio total. 26% dos entrevistados, devido a dificuldades que enfrentaram, foram forados a se casarem com pessoas do sexo oposto e terem filhos. Embora a maioria dos entrevistados (77%) disseram se sentir seguras ou muito seguras, uma em cada cinco evitam andar de mos dadas com algum do mesmo sexo por medo de represlias. 46% dos indivduos pesquisados vivem sozinhos (em comparao com 15% na populao heterossexual de mesma idade). Se a vida de um cidado LGBT j difcil, por conta de toda a carga de preconceito, imaginem a de um cidado LGBT idoso. A carga de preconceito dobrada, e encontrata mesmo nos meios LGBTs. Seria muito interessante que se fizessem um estudo parecido aqui no Brasil, tenho a impresso que os nmeros seriam ainda mais trgicos.

Casamento gay, na terceira idade e no hospital


uma histria para romntico nenhum botar defeito. O francs Jacques Beaumont e o americano Richard Townsend se casaram no ltimo dia 2. Para se unirem, eles tiveram de lutar contra dois obstculos. Esperaram quase 40 anos at conseguirem se casar oficialmente, segundo as leis do Estado de Nova York, que aprovou o casamento entre duas pessoas do mesmo sexo no ms passado. Superado o entrave jurdico, tiveram de lutar contra a sade fragilizada de ambos. Beaumont, de 86 anos, foi diagnosticado com leucemia. Townsend, de 77 anos, sofre de Mal de Parkinson. O casamento aconteceu dentro do hospital, o Beth Israel Medical Center, onde os dois esto internados desde julho. Eles usaram roupas brancas, oferecidas pelo hospital (eram roupas de doentes mesmo). Cada um em sua cadeira de rodas. Uma sobrinha de Beaumont trouxe uma caixa de anis da famlia para que os noivos pudessem trocar alianas. O bolo, com direitinho a noivinhos no topo, tambm foi oferecido pelo hospital. Quando Beaumont ficou doente, contou Townsend ao jornal americano The New York Times, nos casar se tornou algo vitalmente importante. Eles no podiam suportar a ideia de se separar, por causa das complicaes da doena, sem terem se casado. A histria dos dois comeou em 1972, quando foram apresentados por amigos em comum. Beaumont, que trabalhava com servio humanitrio em vrios pases do mundo, era casado com uma mulher. Dois anos depois de conhecer Townsend e se encantar com o dramaturgo que era brilhante como uma estrela no cu, Beaumont se separou. Townsend ganhou para sempre a companhia do parceiro, que lhe encantou por ter um trabalho que mexia com o destino do mundo. Agora, casados oficialmente, eles seguem na tarefa de cuidar um do outro at que a morte os separe, como juraram solenemente em seus votos.

Homossexualidade do idoso e suas repercusses na dimenso familiar


Segundo Caldas (2006, p. 330), uma proporo desconhecida de idosos solteiros homossexual tanto homens quanto mulheres. Esta populao totalmente negligenciada pela pesquisa.

De acordo com Luco (1997), os idosos homossexuais acabam por suportar uma dupla carga de preconceitos, tornando-se ainda mais precria sua condio na medida em que, privados da possibilidade de formao de entidades familiares, sujeitamse ao isolamento e comprometem a afirmao de sua identidade social.

A famlia serve como vnculo entre o indivduo e a sociedade, constituindo-se de laos de compromisso e lealdade entre seus membros, sendo reconhecida constitucionalmente como base da sociedade.. Art. 226. A famlia, base da sociedade, tem especial proteo do Estado.

Este ncleo primordial o primeiro conceito de sociedade que o ser humano agrega, sendo, portanto, o alicerce moral e espiritual de todas as pessoas.

De acordo com Caldas, os idosos casados apresentam maiores nveis de satisfao de viver, de sade fsica e mental, mais recursos econmicos, maior integrao social e suporte social, alm de apresentarem menores taxas de institucionalizao(2006, p. 336). Dessa forma, a no-admisso da formao de entidades familiares por homossexuais acaba por priv-los desses direitos e da mais importante rede de suporte de cuidados.

Em depoimentos colhidos por Modesto (2006) manifesta-se a preocupao prevalente entre os homossexuais em relao velhice:
Jorge: A poca mais infeliz da minha vida acho que ser minha velhice. Acho que esse o calcanhar de Aquiles dos gays. Afinal, a gente sempre tem a preocupao: quem vai cuidar de mim na velhice?; Slvio: Eu morro de medo de ficar velho e sozinho [...]; Fbio: Eu acho a velhice mais perigosa para o gay... Porque o gay no constitui famlia. O homossexual tende a ficar s. Rivelino: Ele falou uma frase pra mim assim [ao revelar para o pai sua homossexualidade]: eu s queria dizer pra voc que, quando voc chegar na velhice, voc vai ser muito infeliz, voc vai morrer sozinho.

A superposio de vulnerabilidades Hekman estima que cerca de 10 a 25% dos idosos acima de 65 anos e 46% dos idosos maiores de 85 anos apresentam a sndrome clnica denominada fragilidade, que se manifesta por meio de uma constelao de sintomas, incluindo perda de peso, fraqueza, fadiga, inatividade e reduo de ingesta (2006, p. 926). Ao lado da fragilidade, condio pessoal relativamente frequente entre idosos, revela-se a expressiva vulnerabilidade social do grupo homossexual atravs da violncia fsica e, sobretudo, moral a que est sujeito.

Abrindo caminhos luz dos direitos humanos A atual omisso legislativa e a relativa timidez acadmica a esse respeito apontam para a incompatibilidade no apenas com os propsitos defendidos pelo Estatuto Nacional do Idoso e com o ideal dos direitos humanos, mas tambm, especificamente, com o compromisso poltico figurado no programa de ao Brasil sem Homofobia, cujos princpios abrangem:

incluso da perspectiva da no discriminao por orientao sexual e promoo dos direitos humanos de gays, lsbicas, transgneros e bissexuais nas polticas pblicas estratgias do governo federal, produo de conhecimento para subsidiar a elaborao dessas polticas, alm de reafirmao de que o combate ao heterossexismo dever do Estado e da sociedade (BRASIL, 2004).

Concluses

H de se entender que a orientao sexual um fenmeno universal, com diversas manifestaes, sendo a heterossexualidade tambm uma forma e uma possibilidade, embora no seja nica.

Desse modo, impedir a formao de entidades familiares por homossexuais, impondo-lhes uma esterilidade afetiva, dificulta a criao de uma rede de suportes e cuidados quando de seu envelhecimento

Referncias
https://grisalhos.wordpress.com/tag/gay-maduro/page/9/

http://www.homorrealidade.com.br/2012/04/violencia-contra-gays-idosos.html
http://books.google.com.br/books?hl=ptBR&lr=&id=ljyvVq_mXn8C&oi=fnd&pg=PA127&dq=culto+a+beleza+fisica+gays&ots=f7PHoWKpbz&sig= Bt5jN0jJ0Rrw_Xx8ph6-05TDkog#v=onepage&q&f=false http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Saude/Interior.aspx?content_id=2152710 http://acapa.virgula.uol.com.br/politica/gays-idosos-convivem-com-a-homofobia-em-asilos/2/13/2489 http://respeiteoidoso.blogspot.com.br/2011/08/casamento-gay-na-terceira-idade-e-no.html http://www.nossostons.com

ALEXANDRA ALVES PATRICIA ROVAROTTO THAMIRES TENORIO

6 SEMESTRE DE PSICOLOGIA CENTRO UNIVERSITRIO SO CAMILO.


OBRIGADA!!!

Vous aimerez peut-être aussi