Vous êtes sur la page 1sur 8

REPENSANDO O ENSINO DE HISTRIA

SNIA L. NIKITIUK (ORG.)

Reflexes sobre a apropriao do saber; A sala de aula como lugar de pesquisa; A Histria reconstruda atravs do imaginrio do aluno; O ensino de Histria dentro das transies paradigmticas da Histria e da Educao.

Ensino de Histria: algumas reflexes sobre a apropriao do saber


CAMILA

(Sonia Maria Leite Nikitiuk)

Sobre a norma e o bvio: a sala de aula como lugar de pesquisa


(Paulo Knauss)

A escola como lugar para o professor exercer seu papel social atravs de um saber pronto e acabado. A escola e a sala de aula como lugares sociais da normatizao do saber e o livro como ponto comum entre aluno e professor. Rompimento da cadeia normatizadora: o conhecimento construdo a partir da relao da experincia do homem com o seu mundo. Conhecimento histrico: indagar as relaes sujeitoobjeto do conhecimento e as formas de existncia humana. Produo do saber histrico: instrumento de leitura do mundo e no mais uma Disciplina.

Superar o conhecimento marcado pela obviedade do senso comum: recorrer ao conhecimento cientifico racional da conscincia e fazendo da comunicao um meio determinante do mesmo. Pesquisa: caminho para construir a leitura individual de mundo. A escola e a sala de aula como lugares ideais para a produo de conhecimento coletivo (ambientes comunicativos e dialgicos). Poucas coletneas de documentos histricos. Livros didticos atuais: documentos de poca como anexos, ilustrao

Soluo: usar documentos histricos na sala de aula para construir o conhecimento. Metodologia do ensino de Histria: indagar a favor da construo do conhecimento particular atravs de dilogos, da animao do docente e pela pesquisa e investigao. Abastecer os alunos de informaes e dados, levandoos problematizao. Trabalhar com o pensamento histrico: incentivo ao ensino-pesquisa como produo do conhecimento. Professor: inserido nesse processo, pesquisando os documentos ideais.

Reconstruindo a Histria a partir do imaginrio do aluno


(Ubiratan Rocha)

DAYANNE

O Ensino de Histria no contexto das transies paradigmticas da Histria e da Educao


LUZIANE

Vous aimerez peut-être aussi