Vous êtes sur la page 1sur 16

Continente Europeu

Portugal: Recursos do Subsolo


Os recursos hdricos subterrneos so bastante importantes pois muitos possuem mais qualidade

que rios e lagos. Portugal possui trs tipos de aquferos (Reservatrio Natural subterrneo de guas associados a uma formao geolgica que permite a circulao e o armazenamento de guas nos seus espaos vazios) Aqufero Poroso Aqufero Crstico Aqufero Fraturado

Aquferos Caractersticos de Portugal


Poroso: caracterstico de formao geolgicas no consolidadas onde existem espaos vazios entre os minerais ou fragmentos rochosos (areia, cascalho). Crstico: Contem cavidades (buracos) originados por dissoluo da rochas o que permite uma circulao rpida da gua. Fissurado:Relacionado com descontinuas diversas fraturas, falhas que afetam o material rochoso.

Superfcie
Em Portugal cerca de metade dos recursos hdricos so

provenientes do escoamento externo originrios de territrios espanhol, fato que coloca Portugal em grande dependncia hdrica. Uns de seus principais Rios so :Tejo, Douro e Mondego. Rio Tejo: Nas suas margens existem grandes cultivaes de arroz um rio navegvel e rico em peixes o maior rio em Portugal que permite a formao de energia atravs das barragens. Rio Douro: um dos maiores rios da Pennsula Ibrica, em suas margens concentra-se produes de uvas para o Vinho do Porto. Mondego: O rio Mondego o maior inteiramente portugus, mas um rio irregular podendo ocorrer enchentes e em perodos quentes secas.

O fornecimento de gua potvel um dos maiores desafios globais. Em Portugal no diferente quase um quarto da populao portuguesa no tem acesso ao saneamento bsico .

Uso dos Recursos Hdricos :

A atividade agrcola exerce o maior consumo sobre os

recursos hdricos.E as industrias que mais utilizam a gua so dos ramos de txtil .

Espanha
Rios Importantes Rio Ebro :Os seus maiores afluentes tm sido

utilizados para a energia hidreltrica e irrigao. Rio Tejo: Predomina as atividades agrcolas em suas margens,ele forma desfiladeiros na maior parte de seu curso. Os rios possuem regime irregular, com cheias na primavera e longos perodos de estiagem. A considervel produo de eletricidade obtida em hidreltricas deve se aos grandes rios que apresentam fortes desnveis nas imediaes de Portugal, fato que favoreceu a construo das maiores represas da Europa ocidental.

Rio Ebro

Rio Tejo

Em um Pas considerado Rico ,um quinto das pessoas

no tem acesso gua potvel. O acesso gua no constitui somente um direito humano fundamental tambem um importante indicador do desenvolvimento humano . A Espanha desenvolve atualmente um vasto programa oficial de obras pblicas que transformar o sistema hidrolgico nacional, incrementando o nmero e tamanho das instalaes dessalinizadoras para enfrentar a crescente demanda de gua. O objetivo deste programa obter gua potvel a partir dos mares e rios, bem como melhorar a reutilizao de guas residuais tratadas.

Grcia
A Hidrografia Grega pobre, devido a abundncia de

solos calcrios, que determinam represamentos subterrneos , O potencial de gua subterrnea da Grcia 10.300 milhes de m3 por ano. As guas provenientes de fontes naturais so geralmente guas rasas, e, portanto, no includo como guas subterrneas de grande potencial .. Uso da gua:A produo agrcola economicamente importante assim como nos outros pases, apesar do solo rochoso e das chuvas escassas. A grande extenso do litoral e tradio martima impulsionam a frota pesqueira.

Principais Rios so Maritza no um rio navegvel e utilizado para a produo de energia e irrigao das Terras e Vardar o rio rodeia-se de montanhas . A Grcia formado pelas numerosas ilhas distribudas entre os mares Jnico e Egeu, o turismo a principal atividade econmica das ilhas. O Mar Egeu tem sido de grande importncia na histria e desenvolvimento da cultura.A Grcia banhada tambem pelo mar Mediterrneo. Embora a Grcia possua poucos recursos hdricos naturais, cerca de 98% da populao utiliza gua potvel.

Itlia
O maior rio da Itlia o P, com 643km. O Adige, que

nasce ao norte, o segundo em extenso, com 408km. O volume de guas desses rios alcana o mximo na primavera, quando as neves das montanhas se derretem ,muitas vezes, o leito de muitos rios ficam praticamente secos no perodo do inverno, pois suas guas so desviadas para sistemas de abastecimento de gua das cidades e pequenos lagos na rea rural, para utilizao na agricultura. A Itlia possui muitos lagos esses que compem belas paisagens e garantem forte atrao turstica.

A gua gerenciada regionalmente em

termos de saneamento, abastecimento publico e tratamento de esgotos. O municpio tem papel fundamental nesse tipo de gesto. guas Minerais , na Itlia, apenas algumas regies possvel beber gua diretamente da torneira. Em muitas cidades a gua ainda tem um gosto estranho pela concentrao de calcrio o que no quer dizer que impura. Muitos lugares na Itlia adotaro a melhoria no sabor.

Frana
Os rios franceses desempenham importante papel na economia do pas. Destacam-se pelo potencial energtico e pela navegabilidade, pois, sujeitos a clima temperado e mido, no congelam e correm sempre com aprecivel volume de gua. Os principais sistemas hidrogrficos da Frana desguam no Atlntico e no canal da Mancha, onde formam esturios. Esto unidos por uma rede de canais. O Reno, que nasce na Sua, percorre 180 km da fronteira oriental, estabelece durante parte de seu curso o limite entre a Frana . A navegao no Reno, de grande importncia, feita por meio de canais paralelos. O Sena , passa por Paris e Rouene segue para noroeste at desembocar no canal da Mancha, no grande esturio em frente ao Havre, aps percorrer 776 km. navegvel, assim como seus afluentes , e se liga bacia do Reno por uma srie de canais. O maior rio francs em extenso o Loire, com 1.010km, que no navegvel devido irregularidade de seu curso.

Os lagos franceses so muitos: lagos de geleiras,

localizados nos Alpes e Pireneus; de origem vulcnica, situados principalmente no macio Central; e os de barragem, separados do mar, de forma parcial ou total, por cordes arenosos."
Os servios de gua potvel e saneamento

fazem parte dos servios pblicos locais, de forma descentralizada, mas sua gesto se inscreve num contexto mais amplo: na Frana, os recursos hdricos so objetos de uma gesto integrada por bacia hidrogrfica.

Agencia Nacional das guas(ANA)

responsvel pela implementao da gesto dos recursos hdricos brasileiros. Tem como misso regular o uso das guas dos rios e lagos de domnios da Unio e implementar o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recurso Hdricos no Brasil garantindo o seu uso sustentvel, evitando a poluio e o desperdcio, e assegurando gua de boa qualidade e em quantidade suficiente para a atual e as futuras geraes. A ANA que ser reconhecida pela sociedade como a referncia na gesto e regulao dos recursos hdricos e na promoo do uso sustentvel da gua . Ela tem como Valores: compromisso, transparncia, excelncia tcnica, pro atividade, esprito pblico.

IGAM Instituto Mineiro de Gesto da guas


O IGAM responsvel pelo

planejamento e administrao de todas as aes voltadas para a preservao da quantidade e da qualidade de guas em Minas Gerais. Coordena, orienta e estimula a criao dos comits e agncias de bacias hidrogrficas, entidades que, de forma descentralizada, integrada e participativa, gerenciam o desenvolvimento Sustentvel da regio onde atuam.

Vous aimerez peut-être aussi