Vous êtes sur la page 1sur 98

Primeiro Ano do Ensino Mdio

Geografi a
Dad Martins Francisco Bigotto Mrcio Vitiello

Material produzido pela professora Laisa

9/22/12

Ateno aluno !!!


Nesta unidade so apresentado os principais conceitos relativos a cincias geogrficas. Ressaltarei a importncia destes conceitos para uma melhor compreenso da matria a ser estudada nas prximas unidades. O aprofundamento da matria ficar a cargo dos alunos em trabalhos de pesquisas, exerccios e dilogos em sala de aula. Porm, de extrema importncia o acompanhamento do livro didtico para maiores detalhes da disciplina, visto que esta apresentao apenas um resumo da unidade de estudo preparado pela professora.

9/22/12

Unidade 1- O Espao Geogrfico

O espao geogrfico se constri a partir da relao histrica entre a sociedade e a natureza e que, por isso mesmo, dinmico e est em constante transformao.
Podemos dividir o espao em duas naturezas.

9/22/12

- A primeira natureza- consiste no espao intocado pelo ser humano, espao no qual no sofreu transformaes.

Cataratas do Iguau - RS

9/22/12

- A segunda natureza- consiste no espao que sofreu alteraes humanas, o que chamamos ento de espao artificial.

Dubai em 1991

Dubai em 2005
9/22/12

O que espao?

funo

social

do

a funo na qual exercida no ambiente de anlise. Exemplo1: Uma grande propriedade de terra onde se cultiva cana-de-acar para exportao. Funo: plantao/agricultura. Exemplo 2: Centro da cidade do Rio de Janeiro. Funo: centro comercial/empresarial/lazer... Para entender as transformaes espaciais, analisa-se:

Forma Processo Estrutura Funo


9/22/12

Paisagem

tudo aquilo que vemos, o que nossa viso alcana paisagem.

A paisagem est em constante transformao, adquirindo novas formas e funes no espao geogrfico.
9/22/12

Paisagem

Natural - predomnio dos aspectos naturais 9/22/12 (relevo, vegetao,

- Artificial ou humanizada- onde h predomnio das aes humanas (aes


antrpicas). Espao onde ocorreu pouca ou grande interveno humana que acarretou a transformao da paisagem (escolas, cidades, indstrias...)

9/22/12

- Lugar a expresso da histria cotidiana das pessoas, a maneira na qual elas ocupam o espao, dos usos que fazem dele e a maneira de vivenci-lo. a base de reproduo da vida. no lugar que se encontra a identidade do grupo de pessoas que ali vivem. Seja um bairro, uma rua, uma vila. No importa o tamanho ou dimenso do lugar. Ele o caracteriza a existncia humana no espao. Com o passar dos tempos, os lugares vo sofrendo alteraes em suas paisagens, funes e tomando assim, novas configuraes espaciais. Este processo de transformao ainda mais intensificado medida que o desenvolvimento econmico expresso nas paisagens.

9/22/12

Para refletir..... O que diferencia uma imagem da outra?

Centro da Cidade de Nova York

Cidade Pripiat devastada pela exploso da usina nuclear de Chernobyl

9/22/12

- Regio O termo regio usado para expressar uma caracterstica marcante que a distingue das reas de seu entorno. comum a determinao de regio mais desenvolvida, regio violenta, regio da seca, regio poltica e outras.
esquerda: diviso dos pases do Mercosul

direita: Mapa das regies geoecmicas do Brasil

9/22/12

- Territrio Devido a diversidade de conceitos relativos a territrio, adotaremos aqui um viso mais olstica (geral/amplo) deste conceito para o entendimento da cincia geogrfica. Desta forma, o territrio poder ser entendido como mltipla relao de poder: do poder material das relaes econmico-polticas ao poder simblico das relaes culturais.

9/22/12

- Estado-Nao

O Estado-Nao constitui uma das formas de organizao do territrio mais representada em mapas polticos. Foi consolidado no sculo XIX, onde esta diretamente relacionado a expanso do capitalismo industrial. Este modo de organizao do espao teve incio na Europa Ocidental e expandindo-se posteriormente pelo globo. As fronteiras polticas definem a extenso geogrfica da soberania do Estado-Nao. No interior do espao que elas delimitam, ou seja, noterritrio nacional, o poder do Estado soberano. ele quem estabelece as decises internas, realiza os censos, organiza as informaes sobre a populao e as atividades econmicas e formula estratgias de desenvolvimento e proteo desse territrio.

9/22/12

9/22/12

Cartografia

Pode ser definida como um conjunto de estudos e operaes cientficas, artsticas e tcnicas, baseadas em informaes coletadas diretamente ou anlise de documentos, com o objetivo de elaborar e preparar cartas, planos e outras formas de representao.

9/22/12

Mapas: so representaes geomtricas planas e simplificadas da superfcie terrestre, ou parte dela, numa relao de proporcionalidade dada por uma escala. Os mapas podem apresentar temas especficos, como por exemplo: clima, vegetao, populao e outros. Esses mapas so denominados Mapas Temticos.
9/22/12

Carta: so representaes cartogrficas convencionais e planas, elaboradas com grande preciso, e revelam os fenmenos da superfcie terrestre utilizando dados obtidos por meio de fotografias areas, imagens de satlites e trabalho de campo.

9/22/12

Projees Cartogrficas Os sistemas de projees cartogrficas foram desenvolvidos para dar uma soluo ao problema da transferncia de uma imagem da superfcie curva da esfera terrestre para um plano da carta, o que sempre vai acarretar deformaes. Os sistemas de projees constituem-se de uma frmula matemtica que transforma as coordenadas geogrficas, a partir de uma superfcie esfrica (elipsoidal), em coordenadas planas, mantendo correspondncia entre elas. O uso deste artifcio geomtrico das projees consegue reduzir as deformaes, mas nunca elimin-las.
9/22/12

Esta projeo deu origem ao planisfrio que revela, para muitos estudiosos, uma viso eurocntrica do mundo. Os pases localizados nas latitudes mais elevadas apresentam reas proporcionalmente maiores do que aqueles situados prximo aos trpicos. Note que a Europa aparece no centro do mapa com a sua rea aumentada. Viso eurocntrica
Distoro de reas em altas latitudes

Maior distoro - Menor distoro - Maior distoro

Europa

MERCATO
9/22/12

As retas perpendiculares aos paralelos e as linhas meridianas tm intervalos menores, resultando na representao das massas continentais, um significativo achatamento no sentido Leste-Oeste e a deformao no sentido Norte-Sul, na faixa compreendida entre os paralelos 60o Norte e Sul, e acima destes at os plos, a impresso de alongamento da Terra

Distorce a forma reas Equivalent es

PETER
9/22/12

Unidade 3- Geografia, ambiente e desenvolvimento


Cap.12: Viso crtica e sociedade de consumo urbanoindustriais

Aula 2: Ol alunos, vamos dar um pulinho agora para o ltimo captulo do livro para complementar o aprendizado da aula prtica de tivemos sobre os pases desenvolvidos e subdesenvolvidos. Neste captulo vamos aprender como foram formadas as cidades do mundo subdesenvolvidos, os maiores problemas sociais enfrentados por ela .
9/22/12

Note que naes como Estados Unidos, o Japo e a Unio Europia, apresentam alta intensidade luminosa, so regies desenvolvidas e industrializadas que demandam de ampla rede energtica, enquanto que pases do continente africano e sul-americano apresentam grandes 9/22/12

As primeiras cidades, como Ur e Babilnia, foram construdas cerca de 3 000 anos antes da era crist, na Mesopotmia, regio dos vales dos rios Tigre e Eufrates, no atual Iraque . Outras cidades surgiram nessa poca, quase sempre associadas a grandes rios, que proporcionavam terras frteis e irrigao, garantindo a produo necessria de alimentos para abastec-las. Para nosso referencial atual, eram cidades pequenas, mas, para a poca, tratava-se de grandes aglomeraes. Calcula-se que, por volta de 2500 a.C., Ur chegou a ter 50 mil habitantes e Babilnia, 80 mil.

Na foto, de 1996, runas da Babilnia.

9/22/12

Com o advento da Primeira Revoluo Industrial na Inglaterra, sc. XVIII, as cidades viraram um plo atrativo da populao devido a oportunidade de trabalho oferecido pelas indstrias. Comeou assim o processo de urbanizao. 9/22/12

Conceito de Urbanizao A urbanizao resulta fundamentalmente da transferncia de pessoas do meio rural (campo) para o meio urbano (cidade). Assim, a idia de urbanizao est intimamente associada concentrao de muitas pessoas em um espao restrito (a cidade) e na substituio das atividades primrias (agropecuria) por atividades secundrias (indstrias) e tercirias (servios). Entretanto, por se tratar de um processo, costuma-se conceituar urbanizao como sendo "o aumento da populao urbana em relao populao rural", e nesse sentido s ocorre 9/22/12 urbanizao quando o percentual de aumento da

A Organizao das Naes Unidas (ONU) recomenda que os pases considerem urbanos os lugares em que se concentrem mais de vinte mil habitantes. O processo de urbanizao, no entanto, no se limita 9/22/12 concentrao

Urbanizao em pases desenvolvidos Os fatores da urbanizao nesses pases esto ligados ao processo de industrializao

A urbanizao se deu de forma lenta e gradual, as cidades foram se estruturando para receber os migrantes, melhorando a infra-estrutura urbana e o aumentando a oferta de empregos

Assim, os problemas urbanos no se multiplicaram tanto como nos pases subdesenvolvidos.


9/22/12

Urbanizao em pases subdesenvolvidos A urbanizao nos pases subdesenvolvidos foi bem mais rpida e desestruturada. A formao das cidades em conseqncia da industrializao esto diretamente ligadas as pssimas condies de vida existentes na zona rural, em funo da estrutura fundiria bastante concentrada, dos baixos salrios, da falta de apoio aos pequenos agricultores. A macrocefalia o resultado da grande concentrao das atividades

econmicas, e dos servios, e da populao em algumas cidades, que acabam se h uma grande transferncia de populao Assim, tornando muito grandes relativamente.

para as cidades (migraes), para as grandes Embora esse fenmeno ocorra tambm em pases desenvolvidos, ele assume propores maiores nos subdesenvolvidos. metrpoles, criando uma serie de problemas urbanos. Tais problemas so resultados de um fenmeno urbano caracterstico de muitos pases 9/22/12

Conheam agora algumas consequncias da urbanizao acelerada:

9/22/12

XODO RURAL A falta de emprego no campo devido a mecanizao agrcola, causou intenso processo de imigrao para os grandes centros urbanos industriais.

A culpa

9/22/12

DESEMPREGO Os imigrantes vindo das reas rurais no encontram emprego na cidade.

A culpa

9/22/12

PROLIFERAO DE SUBMORADIAS Favelas, cortios, moradores de rua...

A culpa

9/22/12

Este aqui est globalizado!!!

A culpa

9/22/12

CONTRASTES SOCIAIS nas paisagens urbanas formando assim as segregaes espaciais


Favela de Paraisopolis, em So Paulo. Esta uma das conseqncias da rpida urbanizao em pases subdesenvolvidos. Cria-se, assim, um meio social extremamente favorvel a proliferao de outros problemas: a violncia urbana, roubos, assaltos, seqestros, assassinatos, atingem milhares de pessoas todo o ano fazendo muitas vitimas fatais..

A culpa

9/22/12

VIOL NCIA Chacina da Candelria - 1993


Em 23 de julho de 1993, nas imediaes da Igreja da Candelria, um grupo de homens encapuzados abriu fogo contra mais de 50 crianas, adolescente e jovens. Esse episdio ocorreu em um dos pontos mais conhecidos do Rio de Janeiro e causou protestos nacionais e internacionais. Documentos confidenciais do Centro de Inteligncia do Exrcito (CIE) apontam que o trfico de drogas voltou ao Complexo do Alemo, na zona norte do Rio de Janeiro, ocupado h menos de dois meses pela operao que contou com apoio das Foras Armadas. Na Vila Cruzeiro, outra rea da zona norte ocupada em novembro, a Polcia Civil do Rio investiga pelo menos dois assassinatos que seriam represlias de traficantes. As informaes so do jornalO Estado de S.Paulo.

Morro do Alemo 2010

A culpa

9/22/12

INEFICINCIA DOS TRANSPORTES PBLICOS

A culpa

9/22/12

AUMENTO DA POLUO ATMOSFRICA CONGESTIONAMENTOS


INDSTRI AS

EDIFCIOS ARRANHA CU

A culpa

9/22/12

ENCHENTES Causadas pelo excesso de pavimentao e resduos slidos

A culpa

9/22/12

RESDUOS SLIDOS

A culpa

9/22/12

Concluso: O consumo exagerado da sociedade capitalista, gera cada vez mais desperdcio e lixo nas cidades. Este molde de produo que temos, est diretamente relacionado ao modo americano de vida.

Os problemas ambientais diferem em relao aos pases ricos e pobres, a prova disso que 20% da populao responsvel pela gerao da maior parte da poluio e esse percentual similar ao percentual da populao que possui as riquezas do mundo. Enquanto essa populao vive em altos nveis de consumo, outra grande maioria, cerca de 2,4 bilhes Para interagir na Net:no possui saneamento, 1 bilho no tem de pessoas, Leiam o texto sobre Pegada Ecolgica no livro na pgina 257 acesso a ogua site interativo: http://www.pegadaecologica.org.br/habitao E depois faam teste no potvel, 1,1 bilho no tem Muito legal, vale a pena!!! adequada e 1 bilho de crianas esto subnutridas.

9/22/12

Unidade 2- A sociedade, a constituio e a transformao das paisagens


CAP.5- ESTRUTURA GEOLGICA E RELEVO CAP.6- TEMPO ATMOSFRICO E DINMICAS CLIMTICAS CAP.7: AS GUAS: HIDROSFERA E BACIAS HIDROGRFICAS CAP8: OS DOMNIOS NATURAIS E OS SOLOS

9/22/12

A Teoria do Big Bang


At o momento, a explicao mais aceita sobre a origem do universo entre a comunidade cientifica baseada na teoria da Grande Exploso, em, o Big Bang. Nesta teoria, o universo no esttico e se encontra em constante expanso, ou seja, as galxias esto se afastando umas das outras. Portanto, no passado elas deveriam estar mais prximas que hoje, e, at mesmo, formando um nico ponto. A teoria do Big Bang foi anunciada em 1948 pelo cientista russo naturalizado estadunidense, George Gamow (19041968). Segundo ele, o universo teria surgido aps uma grande exploso csmica, entre 10 e 20 bilhes de anos atrs. O termo exploso refere-se a uma grande liberao de energia, criando o espao-tempo.

9/22/12

Supe-se que a Terra tenha 4,6 bilhes de anos. Um milho de anos aps sua formao, a superfcie da Terra j apresentava um aspecto semelhante ao atual, com rochas, oceanos e uma temperatura noamuito diferente da que existe na Para estudar longa atualidade.da vida Terra, conhecida como tempo geolgico, dividiu-se o tempo em unidades chamadas se caracteriza eras. As Cada era eras, por sua vez, foram pela forma como se divididas em perodos, e encontravam os perodos em pocas. distribudos os continentes e os oceanos, e pelo tipo de organismos que neles viviam. As eras 9/22/12

No decorrer do tempo, os continentes foram mudando de posio, aproximando-se e voltando a separar-se lentamente.... Durante a Era Paleozica havia apenas trs grandes massas continentais, que se uniram ao final dessa era dando origem ao supercontinente Pangia ou Gondwana Durante a Era Mesozica, o Durante o Perodo Quaternrio, o clima mudou em supercontinente Pangia quatro ocasies, tornando-se muito mais frio. O gelo se fragmentou em diversos polar recobriu boa parte da Europa, da Amrica do blocos, que comearam a Norte e do norte da sia. Essas mudanas climticas separar-se a partir do so conhecidas como glaciaes. A fauna e a flora Perodo Trissico, at 9/22/12 tiveram de adaptar-se a essas grandes

PR-CAMBRIANAA Era PrCambriana compreende o tempo transcorrido entre a formao da Terra e o incio da Era Paleozica, h 570 milhes de anos. Em algum momento deste longo perodo de tempo ocorreu o mais importante fenmeno da histria terrestre: ERA PALEOZICAA Era o surgimento Primria veio Paleozica ou da vida. Os primeiros Pr-Cambriana e aps a fsseis conhecidos tm dois bilhes de anos, e durou 325 milhes de anos. acredita-se que sejam restos Durante esse tempo surgiram de antigas bactrias. animais na Terra inmeros invertebrados, como insetos e escorpies. Surgiram, nesta ordem, os peixes, os anfbios e os

Fssil de trilobitas

9/22/12

ERA MESOZICAA Era Mesozica -ou Secundriadurou 160 milhes de anos. Ao longo dela surgiram numerosos grupos de rpteis, alguns dos quais eram terrestres (dinossauros), outros a era atual em que vivemos, ERA CENOZICA voadores (pterossauros) e outros viviam neta era que acontece o surgimento da espcie na gua (ictiossauros). Surgiram pela configurao humana. Caracteriza-se tambm tambm os invertebrados como dos Ocorrncia das do atual dos continentes e dos oceanos. dois Um crnios por exemplo os moluscos. 'Australopithecus sediba' encontrados glaciaes.

na frica do Sul. A nova espcie possivelmente um ancestral dos humanos modernos.

9/22/12

As camadas da terra O planeta Terra em toda sua dimenso esfrica possui vrias camadas que variam quanto sua composio qumica e fsica, essas camadas esto divididas em: Crosta: a parte mais superficial da terra, composta por material que foram resfriados e solidificados (silicato de alumnio) SIAL. A primeira camada, basicamente formada por composio de granito nos continentes e basalto nosoceanos . Chega a atingir cerca de 70 Km de espessura. Manto: Segunda camada da Terra, formada por minerais, 9/22/12 como o silcio e magnsio

Ainda dentro subdivises:

das

trs

divises

existem

Litosfera: uma fina camada da terra composta por rochas e solos onde desenvolve a vida. Astenosfera: Profundidade entre 60 a 400 km da superfcie terrestre, faz parte do manto superior e composta por rochas fundidas dentro dessa estrutura predominantemente slida. Mesosfera: uma larga camada slida, com densidade muito superior a 9/22/12 rochas das

A teoria da Deriva Continental

A Terra no esttica!!

Teoria criada peloalemo Alfred Wegener, na qual ele afirmou que h, aproximadamente, 200 milhes de anos no existia separao entre os continentes, ou seja, havia uma nica massa continental, chamada de Pangeiae um nico Oceano, oPantalassa. Depois de milhes de anos houve uma fragmentao surgindo dois megacontinentes chamados de Laursia e Godwana, e a partir da os continentes foram se movendo e se adequando s configuraes atuais. O ponto crucial para o desenvolvimento da teoria da Deriva Continental, que na sua essncia significa movimentao dos continentes, ou ainda, placas que se movem, a constatao de que a Terra no esttica. Ento Wegener percebeu que a costa da frica possua contorno que se encaixava na costa da Amrica do Sul. Outro vestgio que refora a teoria foi a descoberta de fsseis de animais da mesma espcie emcontinentes diferentes, pois seria impossvel que esses animais tivessem atravessado o Oceano Atlntico, a nica explicao que no passado os dois continentes encontravam-se juntos.

9/22/12

As placas Tectnicas A Crosta Terrestre formada por um conjunto de placas tectnicas que deslizam
sobre uma camada viscosa e fluida denominada astenosfera, na qual possibilita a movimentao e a formao dos continentes.

Movimentos das placas 1- movimento conservativo Falha transformanteelas deslizam lateralmente 2 e 4Convergentes- as placas vo de encontro uma da 9/22/12 outra. Podendo

O que so rochas? So agregados de minerais que formam toda a crosta terrestre e as partes mais profundas do planeta (com exceo do ncleo externo, que a nica parte lquida existente no interior da Terra). As rochas da crosta podem ser facilmente observadas em seus trs tipos: Rochas gneas ou magmticas, formadas pela cristalizao do magma; Rochas sedimentares, formadas pela compactao e endurecimento de sedimentos
9/22/12

Tipos de Rochas Rochas Magmticas ou gneas As rochas magmticas, ou gneas, como tambm so chamadas, so formadas pelo magma solidificado expelido por vulces, e ainda podem ser subdivididas em dois tipos: intrusivas e extrusivas; Rochas magmticas intrusivas So as rochas formadas pelo magma que se solidificou em grandes profundidades. O granito uma das variedades desse tipo de rocha. No Brasil, algumas granito uma rocha gnea gro fino, mdio composta essencialmente serras Oso formadas dede granito,ou grosseiro,muscovita, biotita ou mica. por quartzo e feldspatos, tendo como minerais caractersticos freqentes a como a da Mantiqueira, do Mar, e 9/22/12

Rochas magmticas extrusivas So as rochas que so formadas pelo magma solidificado na superfcie. Um exemplo de rocha Basalto extrusiva o basalto. A rocha basltica geralmente possui cor escura acentuada sendo muito explorada para a construo civil.

O basalto produzido principalmente nas erupes que ocorrem: - nasdorsais meso-ocenicas, que so o foco da expanso do assoalho ocenico e do origem chamadatectnica de placas, assim, a maior parte do embasamento ocenico constitudo de basaltos;

9/22/12

Rochas Sedimentares Essas rochas se formam do processo de intemperismo fsico ou qumico de outras rochas. Intemperismo processo de desgaste das rochas. Estes desgastes podem ser fsicos ou qumicos. As rochas sofrem o processo de intemperismo, eroso, transporte e sedimentao. Temos no Brasil algumas grandes bacias sedimentares, que receberam sedimentos erodidos a partir de reas mais altas. o caso da Bacia do Paran, da Bacia do Parnaba, da Bacia Amaznica e de outras bacias menores. Como a sedimentao 9/22/12 nessas bacias ocorreu durante muito tempo, as

Como ocorre o intemperismo?

9/22/12

Rocha metamrfica umtipo de rochaderivado da metamorfose (transformao) derochas magmticasou sedimentares que sofrem modificao em sua composio atmica, devido influncia das diferentes condies de temperatura, presso ou atrito. Exemplos de rochas metamrficas so o mrmore (originado do calcrio), quartizito (originado do arenito), gnaisse (originado do calcrio)

9/22/12

O ciclo das Rochas

9/22/12

Minerais Os minerais so substncias encontradas na natureza, formados por uma composio qumica equilibrada, resultante de milhes de anos de processos inorgnicos (ao do calor, presso, etc). A maioria dos minerais slido, como feldspato, mica, quartzo, mas h alguns lquidos, como a gua e o mercrio. *** rochas um agrupamento de minerais Os minerais podem ser metlicos e no metlicos. Metlicos- ferro, mangans, bauxita, ouro, prata ... No metlicos- carvo, quartzo e rubi. - muitos minerais constituem metais preciosos, 9/22/12

O Relevo Terrestre. Pgina 107 Orelevoterrestre e submarino se desenha atravs da ao de vrios fatores internos e externos. Dependendo da fora da ao, formam-se vrios tipos de relevo, alguns mais altos, como planaltos e montanhas, e outros mais baixos, como o caso de plancies e depresses. Os seres vivos tambm ajudam a esculpir o relevo e, ao mesmo tempo, dependem dele. Como se formou o relevo terrestre? Como o relevo brasileiro? Como superfcie da Terra por baixo da gua? Como mudamos a crosta terrestre? E por que esse assunto importante para ns?

9/22/12

Relevo o conjunto de formas presentes na superfcie slida do planeta. Resulta da estrutura geolgica (fatores internos) e dos processos geomrficos (fatores externos). O primeiro forma a estrutura do relevo e o segundo esculpe as formas. Agentes endgenos do relevo (endo-dentro) Os agentes endgenos, ou internos, do relevo so processos estruturais que atuam de dentro para fora. s vezes, vm com muita fora e rapidez, modificando o relevo. Eles acontecem por causa do movimento das placas tectnicas e dos fenmenos magmticos. So exemplos de agentes internos: o tectonismo, o vulcanismo, os terremotos e abalos ssmicos. Agentes exgenos do relevo (exo- fora) Agentes exgenos, ou externos, so aqueles que esculpem o relevo terrestre atravs de um processo erosivo, o intemperismo, que pode ser qumico (alterao da constituio da rocha), fsico (desintegrao) ou biolgico (ao dos seres vivos). Na superfcie da Terra, ou seja, no ambiente onde hidrosfera, atmosfera, biosfera e litosfera interagem, ocorrem os chamados processos geolgicos de superfcie. Todos podem ocorrer fisicamente (nas partculas) ou quimicamente (nos materiais dissolvidos na gua):

9/22/12

Intemperismo, que transforma as rochas duras em gros soltos; Eroso, ou seja, a retirada do seu local de formao; Transporte (pela gua, na forma de rios, enxurradas, ou mesmo nos oceanos, pelas ondas, mars e correntes, vento ou geleiras); Sedimentao, que ocorre quando o agente de transporte no tem mais energia para continuar a carregar o material.

9/22/12

O intemperismo fsico a desagregao das rochas por agentes fsicos e biolgicos. A temperatura do ar e a gua so agentes fsicos. Por exemplo: as rochas esto superaquecidas, pelo calor do sol, da so resfriadas bruscamente pelas chuvas, dessa Qumico e forma ocorre a desagregao das rochas. fsico

9/22/12

O intemperismo qumico a decomposio das rochas por agentes qumicos e biolgicos, por exemplo, formao das cavernas. A matria orgnica produz substncias que causam a decomposio das rochas, portanto, um exemplo de intemperismo qumico.

Intemperismo Biolgico causado pela ao das razes e plantas

9/22/12

Principais formas de relevo 1) Plancie reas extensas planas em que h mais sedimentao que eroso. 2) reas chatas e mais baixas, geralmente, no nvel do mar. Porm, podem ficar em terras altas, como as vrzeas de um rio num planalto. 3) Montanha terrenos bastante elevados, acima de 300 metros. 4) Depresso reas situadas abaixo do nvel do mar ou das outras superfcies planas. Depresso absoluta- esto situadas abaixo do nvel do mar. (depresso do mar Morto) Depresso relativa- esto situadas acima do nvel do mar, mas abaixo das reas vizinhas. 5) Planalto terras mais altas que o nvel do mar, razoavelmente planas delimitadas por escarpas ngrimes. H mais eroso que sedimentao. 9/22/12

9/22/12

Existem vrios tipos de formas na crosta terrestre. Elas so conseqncias de aes na superfcie terrestre e muda com o desgaste das reas mais elevadas e com a deposio de materiais nas superfcies deprimidas. Aes internas como o terremoto e o vulcanismo tambm alteram o relevo. Os seres vivos mudam o terreno escavando-o, degradando-o, ou fornecendo matria orgnica. Eles tambm necessitam do relevo, que importante no plantio de certos produtos para os agricultores e, conseqentemente, para toda a sociedade. Cidades litorneas e tursticas dependem muito do relevo. Assim como o relevo influencia na vida de pessoas, seres vivos modificam o relevo. Animais e razes de plantas escavam a terra, provocando fendas no solo. As plantas tm um papel importante como protetoras do 9/22/12 solo, pois fornecem matria orgnica e impedem sua

O relevo Submarino Plataforma continental- um prolongamento da rea continental emersa (o continente) com profundidade de at 200 m apresenta-se na forma de plancie submersa que margeia todos os continentes, sua extenso varia de 70 km a 1.000 km. nessa rea que encontramos as ilhas chamadas de continentais ou costeiras, essas ilhas normalmente so separadas do continente apenas por canais ou estreitos e caso ocorresse um recuo (abaixamento) no nvel das guas ocenicas e essas ilhas tornar-seiam partes do continente. Alm disso, a tambm que se depositam os sedimentos vindos dos continentes atravs das guas dos rios que desguam no mar. A plataforma continental considerada a rea mais 9/22/12 importante do relevo submarino, pois nessa regio

Talude continental - outra unidade do relevo submarino, que se forma imediatamente aps a plataforma continental. Tem origem sedimentar e inclina-se at o fundo ocenico, atingindo entre 3.000 e 5.000 metros de profundidade. O relevo do talude continental no regular, ocorrendo freqentemente cnions e vales submersos. Nessa rea encontramos restos de seres marinhos e argila muito fina. Podemos ainda encontrar nessa regio vulces isolados e dispostos em linha, que do origem s ilhas ocenicas, por exemplo, as ilhas do Hava. Plancie abissal ou bacia - So reas extensas com mais de 5.000 m de profundidade. Estendemse desde o talude continental at as encostas das cordilheiras ocenicas. Por vezes, essa plancie interrompida por montes submarinos (com alturas 9/22/12

Cordilheira ocenica - So elevaes que ocorrem de forma regular ao longo dos oceanos. Estendem-se por 84 mil quilmetros no total, com uma largura por volta dos mil quilmetros. Nessa rea encontramos intensa atividade ssmica (tremores) e vulcnica. A cordilheira ocenica divide a crosta submarina em duas partes, representado uma ruptura ou cicatriz produzida durante a separao dos continentes. No oceano Atlntico, a cordilheira ocenica chamada de meso-atlntica, porque ocupa a parte central deste oceano, na Islndia a cordilheira emerge na forma de ilha e a rea constantemente abalada pelos fenmenos j citados. Nos oceanos Pacfico e ndico, as cordilheiras reas mais laterais (marginais) mais prximas dos continentes. Fossas ocenicas- So depresses alongadas 9/22/12

9/22/12

Relevo brasileiro O relevo brasileiro constitudo de diversas formas, dentre elas, serras, planaltos, chapadas, depresses, plancies, etc., ocasionadas, principalmente, por processos externos, como a chuva e o vento. No continente, os agentes internos no participaram da formao do relevo, mas algumas ilhas foram formadas por atividades vulcnicas no passado. A estrutura geolgica , predominantemente, antiga, as mais recentes so da era cenozica. O relevo classifica-se em diversas regies. Vrios autores classificam-no de formas diferentes. Adotaremos para estudo, a classificao de Aroldo de Azevedo.
9/22/12

A classificao de Aroldo de Azevedo: - Planalto das Guianas (regio Norte: Amap, Amazonas, Roraima e Par) - Planalto Central (ao centro) - Planalto Atlntico (regio leste) - Planalto Meridional (regio Sul Paran e Santa Catarina e So Paulo) - Plancie Amaznica (Amaznia) - Plancie Costeira (litoral) - Plancie do Pantanal (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul)

9/22/12

Concluso Existem vrios tipos de formas na crosta terrestre. Elas so conseqncias de aes na superfcie terrestre e muda com o desgaste das reas mais elevadas e com a deposio de materiais nas superfcies deprimidas. Aes internas como o terremoto e o vulcanismo tambm alteram o relevo. Os seres vivos mudam o terreno escavando-o, degradando-o, ou fornecendo matria orgnica. Eles tambm necessitam do relevo, que importante no plantio de certos produtos para os agricultores e, conseqentemente, para toda a sociedade. Cidades litorneas e tursticas dependem muito do relevo. Assim como a crosta terrestre sofre alteraes, tendo de se adaptar s mudanas dos seres vivos, o ser humano tem que se adaptar a Terra e conviver com ela, por isso importante conhecer o relevo. 9/22/12

CAP.6: Tempo atmosfrico e dinmicas climticas


A terra cercada pela atmosfera, que o corpo de ar ou gases que protege o planeta e possibilita a vida.

As camadas exosfera da Terra

9/22/12

Troposfera: camada onde ocorrem fenmenos climticos. Ela comea na superfcie da Terra e se estende a cerca de 8 a 16 km. A temperatura da troposfera diminui com a altura. Essa camada conhecida como a mais baixa da atmosfera. Estratosfera: Se estende at cerca de 50 km de altitude acima da superfcie da Terra. H subidas de temperatura na estratosfera, mas ainda permanece bem abaixo de zero. Nesta camada onde se forma a camada de oznio com alta concentrao de oznio, que responsvel por absorver a radiao ultravioleta do sol. A formao desta camada uma questo delicada, pois s quando o oxignio produzido na atmosfera, pode formar uma camada de ozono e evitar um fluxo intenso de radiao ultravioleta que atinge a superfcie, onde muito perigoso para a evoluo da vida.Os fluorcarbonetos destroem a camada de oznio,

9/22/12

Mesosfera De cerca de 50 km de altitude acima da superfcie da Terra A temperatura chega a (-120 C). Tambm pode ser denominada como esfera intermediria. Termosfera ou ionosfera Esta camada se encontra h aproximadamente 90 a 450 km. O aumento da temperatura com a altura e pode subir to alto quanto (2000 C). Essa camada conhecida como a atmosfera superior. Nesta camada o ar se torna rarefeito. Exosfera Estendendo-se da parte superior da termosfera que comea a partir de 450 km de altitude at desaparecer progressivamente no espao.

9/22/12

Os elementos que atuam na atmosfera e compem o clima so a presso atmosfrica, a temperatura e a umidade. Presso atmosfrica - Embora o ar seja extremamente leve, no desprovido de peso. Opeso que exerce sobre nsa totalidade da atmosfera denomina-sepresso atmosfrica. O barmetro o instrumento usado para medir a presso atmosfrica. - Presso atmosfrica , ento, afora causada pelo ar sobre a superfcie terrestre. - Eladepende da latitude, altitude e temperatura. Quanto maior a ALTITUDE, menor a presso e vice-versa. Quanto menor a LATITUDE, menor a presso - O movimento do ar decorre da diferena de presso. Ele se movimenta das altas para as reas de baixa presso. Esse movimento do ar chama-se VENTO. Temperatura -oestado ou grau de frio ou de calor de um corpo ou lugar. -A temperatura mdia superfcie de 14 C, variando entre cerca de -60 C e +45 C. Umidade Corresponde quantidade de vapor de guaque encontramosna atmosfera. - Muitas vezes escutamos no jornal falarem que a umidade relativa do ar , por exemplo, de 60%. Isto quer dizer que estamos a 60% da capacidade mxima de reteno de vapor de gua na atmosfera. Quando est chovendo, a umidade relativa do ar est em 100%, ou 4% em termos absolutos. Portanto, quando a 9/22/12 umidade relativa do ar est por volta de 60%, est em 2,4% de vapor em termos

Quais as principais fontes dos gases com efeito de estufa?

9/22/12

Tipos de Chuvas As chuvas no so iguais, isso porque podem ter diversas origens e caractersticas distintas. Podem ser classificadas em: Orogrficas:ocorre no momento em que as massas de ar midas so impedidas de seguir seu trajeto pelos elementos do relevo, como uma montanha, ento as nuvens ganham altitude e se agrupam provocando a precipitao. So mais comuns nas escarpas da Serra do Mar (SE), Planalto na Borborema (NE). Conveco:desenvolve quando a temperatura est elevada e h uma grande evaporao, o vento 9/22/12

Precipitaes As nuvens que do origem s precipitaes so as do tipo estratos e cmulos. As precipitaes acontecem no momento em que o vapor de gua que se encontra nas nuvens se congelaem razo daaltitude, a partir dessa condensao deslocase em direo superfcie terrestre em estado lquido ou slido. Abaixo os tipos e formas de precipitaes que existem: Granizo: corresponde a pedras de gelo, tem origem no alto das nuvens do tipo cmulos, lugar onde a temperatura muito reduzida. Neve:esse tipo de precipitao ocorre atravs da baixa temperatura das nuvens (0C) e promove congelamento do vapor de gua produzindo, dessa forma, pequenos cristais de gelo. Esse tipo de precipitao ocorre com maior frequncia em climas temperados e polares. Chuva: pode ocorrer durante o processo de evaporao da gua nas zonas interpropicais do planeta, tal processo causa chuvas abundantes, pode tambm se desenvolver a partir do encontro de duas massas de ar, sendo uma quente e outra fria. O pluvimetro o instrumento usado para medir a quantidade de chuvas, em milmetros. O orvalho se forma na condensao do vapor sobre alguma superfcie slida, como no solo, nas folhas das plantas e at mesmo num cap de carro. O contato com o ar mido na superfcie mais fria d origem a pequenas gotculas de gua, comuns 9/22/12 nas noites baixas, quando a temperatura chega a 0 o orvalho se solidifica

TERCEIRO BIMESTRE

9/22/12

Diferena entre tempo atmosfrico e clima


1)

Tempo: o estado da atmosfera em determinado momento.

Exemplo: "o tempo agora est bom, isto , faz sol e calor", "o tempo est chuvoso" ou ainda, "o tempo est muito frio". Tempo , portanto, um dado momentneo, sujeito a mudanas mais ou menos rpidas; 2) Clima: a sucesso habitual dos tipos de tempo em determinado local do espao terrestre. Para definir o clima de uma regio, utilizam-se, sobretudo, as mdias de temperatura, precipitao e umidade do ar durante vrios anos seguidos (geralmente 30 anos de observao). Resumindo: 9/22/12 - Tempo o estado da atmosfera em determinado momento;

So fatores climticos:latitude,a altitude, as correntes martimas, a posio da regio climtica em relao ao mar (maritimidade/continentalidade), a disposio do relevo, a vegetao.

A localizao do Brasil , em sua maior parte em zona intertropical com predomnio de baixas altitudes so responsveis pela predominncia de climas quentes, influenciados pelas massas de ar e pelas frentes.

9/22/12

(mEc) (mTa)-

QUENTE E MIDA, ORIGINA-SE NA PARTE OCIDENTAL DA AMAZNIA, ATUA EM BOA PARTE DO PAS

QUENTE E MIDA, ORIGINA-SE NO OCEANO ATLNTICO, PRXIMO AO TRPICO DE CAPRICRNIO, INFLUENCIA O LITORAL BRASILEIRO

(mPa)-

FRIA E MIDA, ORIGINA-SE NO ATLANTICO PRXIMO A PATAGNIA, RESPONSVEL PELAS ONDAS DE FRIO NO CENTRO-SUL, GEADA E NEVE NO SUL E O EFEITO DE FRIAGEM NO OESTE DA AMAZNIA

(mTc) - QUENTE E SECA, ORIGINA-SE NA DEPREO DO CHACO, LIMITA-SE NA SUA REGIO QUASE TODO O ANO (mEa) - QUENTE E MIDA, ORIGINA-SE NO OCEANO ATLNTICO, ATUA NA PORO LESTE DA AMAZNIA

9/22/12

EQUATORIAL - Clima encontrado em regies prximas da linha do equador, no Brasil na regio Norte e no norte da regio Centro-Oeste. Apresenta temperaturas elevadas, acima de 25C e grande quantidade de chuvas durante a maior parte do ano. TROPICAL - Esse clima apresenta duas estaes do ano bem definidas: vero quente e chuvoso, e o inverno com temperaturas amenas e seca. A amplitude trmica anual oscilam entre 19C e 28C. Pode ser SUBTROPICAL - Esse clima classificado em: midoapresenta duas estaes do ano bem definidas: vero ou quente e e Semimido chuvas so bem distribudas ao longo do ano, e as Ocenico inverno rigoroso. As ou temperaturas Continental. mdias anuais geralmente ficam abaixo de 18C, ocorre na regio Sul do Brasil. SEMIRIDO - Esse clima ocorre na rea central da regio Nordeste e no norte do estado de Minas Gerais. Possui elevadas temperaturas e as precipitaes pluviomtricas variam entre 300 e 600 mm/ano. TROPICAL DE ALTITUDE - Esse clima ocorre nas reas elevadas da regio Sudeste, as temperaturas variam entre 18C e 22C, e os ndices pluviomtricos variam entre 1.000 e 1.500mm/ano.

9/22/12

A hidrosfera que a parte liquida do planeta, dividida em: - guas ocenicas: que formam os oceanos e mares; - guas continentais: incluem o lenol subterrneo, geleiras, rios e lagos. As guas ocenicas tem grande influencia no clima, nos transportes, no fornecimento de alimento (atravs da pesca) e na renovao do oxignio do ar. O hemisfrio sul apresenta a maior parte da sua superfcie encoberto pelas guas(81%).E o hemisfrio norte 40% de sua superfcie encoberto pelas terras emersas. Na verdade, existe um nico e grande oceano, que est dividida em: oceanos Pacfico, ndico e Atlntico. -oceano Pacfico: o mais extenso de todos os oceanos. Est situado entre as terras australianas, americanas e asiticas, possui as maiores profundidades conhecidas. -oceano Atlntico: o mais navegvel, principalmente na parte entre a Europa e Amrica do Norte. Est localizado entre a frica, Amrica e Europa. -oceano ndico: sua rea mede aproximadamente 73 milhes de km, menor dos trs. Fica localizado entre a sia, Antrtica, Oceania e frica.

CAP.7: As guas: hidrosfera e bacias hidrogrficas

9/22/12

Os mares (p.147) - Mares abertos ou costeiros: apresentam ligao com os oceanos. Ex: mar da China, do Norte e das Antilhas. - Mares continentais- ligam-se aos oceanos por meio de canais e de estreitos, pois se localizam no interior dos continentes. Ex: mar mediterrneo, mar vermelho e mar negro - Mares fechados ou isolados: no apresentam nenhuma ligao, na superfcie, com outros mares ou oceanos. Ex: mar morto, mar Cspio, mar Aral. As guas ocenicas apresentam trs movimentos: ondas, mars e correntes martimas. Ondas - So movimentos que ocorrem na parte de cima das guas ocenicas. As principais causas so ao do vento, que agita as guas, ou nos abalos ssmicos que ocorrem no fundo do mar. H trs tipos de ondas: - Ondas oscilatrias: so encontradas em alto mar, existe apenas por ao do vento, um movimento circulatrio das molculas de gua. - Ondas transladativas: ocorre quando o vento desloca a massa lquida em direo ao litoral, formando as rebentaes. - Ondas tsunami: so originados por maremotos, e capazes de criar ondas que se propagam em grande velocidade, so de grande violncia. Esse tipo de onda comum no oceano Pacfico. 9/22/12

Correntes martimas As correntes marinhas podem ser quentes ou frias, so massas de gua que circulam nos oceanos. Correntes quentes: massas de gua originadas de reas da zona intertropical ou zonas trridas da Terra, essas deslocam com destino s zonas polares. Correntes frias: correntes martimas com origem nas zonas polares e migram em sentido s regies equatoriais. As correntes quentes amenizam os climas frios, ao passo que as correntes frias influenciam a formao de desertos, at mesmo em regies intertropicais. As principais correntes marinhas do mundo so: a corrente do golfo, que se move no sentido sul-norte pela costa oeste dos EUA e depois pela Europa, a corrente do Brasil, que se move no sentido sul-norte pela costa brasileira, a corrente de Humbolt, que se move pelo oceano pacfico e, que est relacionada com o acontecimento do efeito El-Nin, e a corrente de Bengala, que se move no sentido oeste-leste na direo do Oceano ndico

9/22/12

9/22/12

O ciclo hidrolgico

9/22/12

Bacias hidrogrficas Corresponde a uma rea drenada por um rio principal, seus afluentes e subafluentes que compem a rede hidrogrfica. Os limites entre as bacias ocorrem nas partes mais elevadas do terreno e separam as guas de um territrio, so chamadas de divisores de gua ou interflvios.

Tipos de DrenagemExorricas, quando as guas drenam direito para omar; Endorricas, quando a guas caem em um lago ou mar fechado; Arricas, quando as guas se escoam alimentando os lenis freticos; Criptorrica, quando o rio se infiltra no solo sem alimentar lenis freticos ou evapora;

9/22/12

CAP.8: Os domnios Naturais e os Solos


Um bioma um conjunto de tipos de vegetao que abrange grandes reas contnuas, em escala regional, com flora e fauna similares, definida pelas condies fsicas predominantes nas regies

9/22/12

Amaznia Predomnio de floresta latifoliada densa, mida e perene Clima equatorial, com altas temperaturas, e intensa pluviosidade Solo arenoso, cido, frgil e pouco profundo A camada de hmus protege o solo de eroso Caatinga Vegetao de xerfilas (rasteira (estepes secas); arbustos espinhosos, quase sem folhas; e cactos.) Clima semi-rido com chuvas escassas e irregulares O solo raso, pedregoso e alcalino 9/22/12

Pantanal Formado pela mistura do cerrado e floresta equatorial Apresenta terrenos alagadios Clima tropical mido Solos arenosos ou argilosos Mata Atlntica Floresta densa e mida com grande biodiversidade Clima quente e mido Solos frteis Pampa Vegetao formada basicamente por 9/22/12 gramneas

Alguns Domnios Vegetais do Brasil


Mata de Araucria A Mata de Araucria um bioma tpico de regies com clima subtropical. No Brasil, ela est presente nos estado de So Paulo e, principalmente, nos estados da Regio Sul (Paran, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Sua vegetao composta por rvores aciculifoliadas, com folhas em formato de agulha, a espcie predominante o pinheiro-doparan.

Mata de Cocais Ocupa uma zona de transio entre a Amaznia e as terras semiridas do Nordeste, abrangendo pores dos estados do Maranho, Piau e Tocantins. Possui solos secos e florestas dominadas por palmeiras. Sua vegetao formada por palmeiras, como o buriti, oiticica, babau e carnaba.

Manguezal Localiza-se em vrios pontos da costa brasileira, sendo mais comum onde o mar se encontra com as guas doces dos rios. caracterizada por ser uma rea alagada de fundo lodoso e salobro. Entre os principais animais encontrados no mangue 9/22/12 esto o caranguejo e a ostra.

Solo: um recurso a ser cuidado


O solo formado por:

Intemperismo fsico, qumico e

biolgico.

Tipo de solo: Solo Argiloso- Possu consistncia fina e impermevel a gua. Um dos principais tipos de solo argiloso a terra roxa, encontrada principalmente nos estados deSo Paulo, Paran e Santa Catarina. Este tipo de solo bom para a prtica da agricultura, principalmente para a cultura decaf. Na regio litornea do Nordeste encontramos omassap, solo de cor escura e tambm muito frtil. Solo Arenoso- Possui consistncia granulosa como a areia. Muito presente naregio nordestedo Brasil, sendo permevel gua. Solo Humoso- Presente em territrios com grande concentrao de material orgnico em decomposio (hmus). muito utilizado para a prtica da agricultura, pois extremamente frtil (rico em nutrientes para as plantas). Solo Calcrio- um tipo de solo formado por partculas de rochas. um solo seco e esquenta muito ao receber os raios solares. Inadequado para a agricultura. Este tipo de solo muito comum em regies dedeserto. 9/22/12

Impactos ambientais no solo Eroso: faz parte do processo natural de desagregao, decomposio, transporte e deposio de rochas e sedimentos, porm, a eroso pode ser induzida ou acelerada pela ao humana sobre a paisagem natural. Consequencias da eroso: - perda de solos frteis - poluio da gua e assoreamento dos mananciais provocando a reduo de produtividade da gua Vooroca: causada pela retirada da vegetao e a exposio so solo ao das chuvas e do vento, promovendo um intenso processo erosivo ocasionando a vooroca, podendo assim atingir o lenol fretico tornando as reas inteis para a agricultura. Lixiviao: consiste no empobrecimento da matria orgnica e mineral por causa do processo de lavagem o solo com a ao das guas da chuva. Laterizao: processo de formao de camadas ferruginosas ou aluminosas endurecidas que ocorre na superfcie ou um abaixo dela, originando uma crosta denominada canga latertica, impedindo o desenvolvimento das plantas. Agrotxicos, pesticidas, chorume e lixo tambm contribuem para a perda da qualidade e poluio dos solos.

9/22/12

Vous aimerez peut-être aussi