Vous êtes sur la page 1sur 2

A alimentao saudvel fundamental para garantir a sade e o bom crescimento e desenvolvimento das crianas.

. Ela tambm previne doenas e evita deficincias nutricionais, como a anemia; Separar a refeio em um prato individual para se ter certeza do quanto a criana est realmente ingerindo; Estar presente junto s refeies mesmo que a criana j coma sozinha e ajud-la, se necessrio; No apressar a criana. Ela pode comer um pouco, brincar, e comer novamente. necessrio ter pacincia e bom humor; Alimentar a criana to logo ela demonstre fome. Se a criana esperar muito, ela pode perder o apetite; No forar a criana a comer. Isso aumenta o estresse e diminui ainda mais o apetite. As refeies devem ser momentos tranquilos e felizes.

NUTRIO 2012
WWW.UNIFIA.EDU.BR

Evite acar, caf, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas nos primeiros anos de vida. Use sal com moderao. D somente leite materno at os 6 meses, sem oferecer gua, chs ou qualquer outro alimento. A partir dos 6 meses, introduza de forma lenta e gradual outros alimentos, mantendo o leite materno at os 2 anos de idade ou mais. Aps 6 meses, dar alimentos complementares (cereais, tubrculos, carnes, leguminosas, frutas e legumes) trs vezes ao dia, se a criana estiver em aleitamento materno. A alimentao complementar deve ser oferecida de acordo com os horrios de refeio da famlia, em intervalos regulares e de forma a respeitar o apetite da criana. A alimentao complementar deve ser espessa desde o incio e oferecida de colher. Comear com consistncia pastosa e, gradativamente, aumentar a consistncia at chegar alimentao da famlia. Oferea criana diferentes alimentos ao dia. Uma alimentao variada uma alimentao colorida. Estimule o consumo dirio de frutas, verduras e legumes nas refeies. Faa pelo menos 3 refeies (caf da manh, almoo e jantar) e 2 lanches saudveis por dia. No pule as refeies. Inclua diariamente 6 pores do grupo do cereais(arroz, milho, trigo pes e massas), tubrculos como as batatas e razes como a mandioca nas refeies. D preferncia aos gros integrais e aos alimentos naturais. Coma diariamente pelo menos 3 pores de legumes e verduras como parte das refeies e 3 pores ou mais de frutas nas sobremesas e lanches. Coma feijo com arroz todos os dias ou , pelo menos, 5 vezes por semana. Esse prato brasileiro uma combinao completa de protenas e bom para a sade. Cuide da higiene no preparo e manuseio dos alimentos. Garanta o seu armazenamento e conservao adequados. Estimule a criana doente e convalescente a se alimentar, oferecendo sua alimentao habitual e seus alimentos preferidos, respeitando a sua aceitao.

Consuma diariamente 3 pores de leite e derivados e 1 poro de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparao torna esses alimentos mais saudveis! Consuma, no mximo, 1 poro por dia de leos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atento aos rtulos dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades de gorduras trans. Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentao. Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sdio) como hambrguer, charque, salsicha, linguia, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos. Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de gua por dia. D preferncia ao consumo de gua nos intervalos das refeies.

Torne sua vida mais saudvel. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade fsica todos os dias e evite as bebidas alcolicas e o fumo. Mantenha o peso dentro de limites saudveis.

Fonte: Ministrio da Sade

Vous aimerez peut-être aussi