Vous êtes sur la page 1sur 16

DIREITOS E DEVERES DO ADVOGADO

Direitos do Advogado: Previso Legal: Art 6, 7 , incisos I XX , alm dos Arts. 15 19 de RGEAOAB. Art. 6. No h hierarquia nem subordinao entre advogados, magistrados e membros do Ministrio Pblico, devendo todos tratar-se com considerao e respeito recprocos. Pargrafo nico: As autoridades, os servidores pblicos e os serventurios da justia devem dispensar ao advogado, no exerccio da profisso, tratamento compatvel com a dignidade da advocacia e condies adequadas a seu desempenho.

Este artigo assegura ao advogado a independncia em igualdade perante os rgos da Justia, bem como autoridades pblicas, direito este, incontestvel e imprescindvel para manuteno aplicao e adminsitrao da justia e exerccio profissional.

Art. 7. So direitos do advogado:


II - A inviolabilidade de seu escritrio ou local de trabalho, bem como de seus instrumentos de trabalho, de sua correspondncia escrita, eletrnica e telemtica, desde que relativas ao exerccio da advocacia. (inciso com redao determinada pela Lei 11.767/2008)

Inviolabilidade, pode ser entendido como inatacvel, inacessvel, impraticvel, imune. Visa proteger uma situao ou um bem jurdico. Assim como a liberdade, a inviolabilidade uma das mais importantes garantias do advogado, posto que mesmo que ao advogado exera um Ministrio Privado, ele exerce um servio pblico e tem funo social. O escritrio ou local de trabalho, bem como, seus instrumentos de trabalho. Ex: Arquivos, correspondncias, sejam fsicas ou virtuais. S podem ser quebradas por deciso judicial fundamentada, atravs da busca e apreenso.

Busca-se com a inviolabilidade a liberdade de defesa e do sigilo profissional. um direito/dever do advogado manter silncio sobre os fatos revelados pelo seu cliente.

IV ter a presena de representante da OAB, quando preso em flagrante, por motivo ligado ao exerccio da advocacia, para a lavratura do auto respectivo, sob pena de nulidade e, nos demais casos, a comunicao expressa seccional da AOB.

Quando o advogado for preso em flagrante por motivo ligado ao exerccio da advocacia, obrigatria a presena de um representante da OAB para a lavratura do auto de priso em flagrante, sob pena de nulidade do mesmo. Nas demais hipteses, quando no houver nexo entre a priso e o exerccio profissional, se no envolver priso em flagrante o advogado tem o direito de que o fato seja comunicado a OAB.

XVII ser publicamente desagravado, quando ofendido no exerccio da profisso ou em razo dela. O desagravo um procedimento formal que tem por objetivo consignar repdio pblico da classe de advogados e da prpria OAB sobre uma ofensa proferida por qualquer autoridade contra advogado no exerccio da profisso. Pode ser feito de ofcio pelo Conselho Seccional independente da anuncia do advogado. O ofensor ser informado da reclamao proferida, concedendo-lhe o direito da ampla defesa, assim como pode a OAB oficiar a Corregedoria do rgo ao qual pertence o ofensor para as providencias cabveis. O desagravo tem a funo de garantir as prerrogativas doa dvogado.

XX retirar-se do recinto onde se encontre aguardando prego para ato judicial, aps trinta minutos do horrio designado e ao qual ainda no tenha comparecido a autoridade que deva presidir a ele, mediante comunicao protocolizada em juzo. Designado a audincia e passados trinta minutos do horrio, sem que o magistrado que presidiria a audincia esteja presente, o advogado poder retirar-se do local e comunicar por petio protocolada em juzo, comprovando o tempo que esteve presente aguardando o ato judicial, e que este no se realizou em razo da ausncia do atraso do magistrado. Este inciso no se aplica quando o magistrado encontra-se presidindo outras audincias.

XIX recusar-se a depor como testemunha em processo ao qual funcionou ou deva funcionar, ou sobre fato relacionado com pessoa de quem seja ou foi advogado, mesmo quando autorizado ou solicitado pelo constituinte, bem como sobre fato que constitua sigilo profissional. O sigilo Profissional o direito/dever do advogado, quando assume a defesa judicial ou extrajudicial do cliente, em manter silncio sobre os fatos por ele revelados, e mesmo que o cliente pea esse dever deve ser cumprido. Se o advogado for inquirido como testemunha em um processo que o mesmo atuou ou sobre fato relacionado a um ex-cliente atual, deve comparecer e informar que encontra-se impedido de prestar testemunho. Ainda que solicitado pelo cliente.

Art. 25 do CED: O sigilo profissional inerente a profisso, impondo-se o seu respeito, salvo grave ameaa vida, honra ou quando o advogado se veja afrontado pelo prprio cliente e, em defesa prpria, tenha que revelar segredo, porm sempre restrito ao interesse da causa Art. 27 do CED: As confidencias feitas ao advogado pelo cliente podem ser utilizadas nos limites da necessidade da defesa, desde que autorizado aquele pelo consituinte.

Previso legal inerente ao sigilo profissional: Cdigo Civil: Art. 229 Cdigo de Processo Civil: Art. 347 Cdigo Penal: Art. 154 Cdigo de Processo penal: Art. 207 Cdigo de tica e Disciplina: Art. 25,26 e 27

Art. XX pargrafo Segundo: O advogado tem imunidade profissional, no constituindo injria, difamao ou desacato punveis qualquer manifestao de sua parte, no exerccio de sua atividade, em juzo ou fora dele, sem prejuzo das sanes disciplinares perante a OAB, pelos excessos que cometer. O STF declarou inconstitucional o tipo de desacato no julgamento da ADIn 1.127/08, permanecendo a imunidade para os crimes de injria e difamao.

Logo, o que se resguarda a liberdade de expresso, uma vez que a mesma a mola propulsora de uma advocacia justa e democrtica de direito. Com isso o EAOAB descriminalizou para o advogado, no exerccio da advocacia, a prtica da injria (Art. 140 do CP) e a difamao (Art. 139 do CP)

DEVERES DO ADVOGADO
Previso legal: Os deveres esto previstos no Cdigo de tica e Disciplina. 1 Manter uma conduta ntegra, correta, ilibada. Se manter atualizado, estudando. No usar a advocacia para se auto promover. E possui sobretudo obrigao com seus assistidos. 2 O advogado deve evitar o litgio, buscando sempre o acordo, o judicirio seria o ltimo recurso.

3 O advogado no pode tentar um acordo ou conversar com a parte contrria sem anuncia de seu cliente. 4 O Advogado deve conscientizar seu cliente sobre os riscos da demanda, haja vista que no o advogado que decidi. Advertir que o cliente pode ser derrotado, e que se isso acontecer dever pagar honorrios de sucumbncia. A Advocacia no atividade fim e sim de meio, advogado no promete resultado, mas sim esforo.

5 O Advogado tem que dar satisfao para o cliente do andamento processual e ao final do processo prestar contas dos valores gastos com custas judiciais, dos valores dos honorrios. 6 O advogado tem a obrigao de zelar pela correta aplicao da lei, sendo vedado falsear a verdade dos fatos nos autos. 7- No pode deixar o processo ao abandono.

8 No pode perder audincia, no pode perder prazo, ou seja prejudicar interesse de seus clientes. 9 O advogado no pode patrocinar causar de interesses opostos. 10 O advogado no pode ser advogado e preposto na mesma causa. 11 O advogado deve defender os interesses do cliente na esfera criminal mesmo sem acreditar na sua inocncia.

Vous aimerez peut-être aussi