Vous êtes sur la page 1sur 17

Instituto Federal do Esprito Santo

Euclides da Cunha
Os Sertes

Hannah Bizinoto, Helen Lampier, Juliana Dal Piaz, Mayara Jadjescki, Murilo Loureno, Vinicius Hygino

Pr-modernismo
Modernizao da vida poltica, social e econmica no Brasil Regime republicano da poltica caf-comleite Imigrao italiana, trazendo consigo ideias anarquistas e socialistas, fazendo surgir greves e crises polticas

O Pr modernismo tambm chamado de Sincretismo ou Perodo Sincrtico foi marcado pela convivncia entre vrias tendncias artsticas do sculo anterior ainda no totalmente superadas.
Simbolismo Parnasianismo Naturalismo Realismo

Pr - Modernismo

Ciclo da Borracha: O Esplendor da Amaznia regio onde havia ltex em abundncia, em 1910 chegou a exportar 40 mil toneladas do produto para a Europa e Estados Unidos.

Repblica do Caf com Leite: foi um acordo firmado entre oligarquias estaduais e o governo federal durante a Repblica Velha para que os presidentes da Repblica fossem escolhidos entre os polticos de So Paulo e Minas Gerais.

Revolta da Vacina: a vacinao obrigatria colocada em prtica em novembro de 1904. Embora seu objetivo fosse positivo, ela foi aplicada de forma autoritria e violenta.

A Revolta da Chibata: os marinheiros brasileiros eram punidos com castigos fsicos 25 chibatadas, o estopim da revolta aconteceu quando o marinheiro Marcelino Rodrigues foi castigado com 250 chibatadas.

Guerra dos Contestados: conflito que ocorreu no sul do Brasil, cerca de 20 mil camponeses contra as foras federal e estadual.

Novidades do Perodo
Busca de uma linguagem mais simples e coloquial Interesse pela realidade Brasileira

O Livro Sertes de Euclides da Cunha retrata muito bem tais novidades.

Na condio de ex-militar, Euclides da Cunha informa com preciso os movimentos blicos do conflito Os jornalistas ficavam sob censura

Euclides de Cunha:Biografia do autor


Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha nasceu em Cantagalo (RJ), no dia 20 de janeiro de 1866. Foi escritor, professor, socilogo, reprter jornalstico e engenheiro. Morre no dia 15 de agosto de 1909, depois de uma troca de tiros com o aspirante Dinor e seu irmo, o cadete Dilermando de Assis.

Bibliografia
1902 - Os Sertes 1907 - Contrastes e Confrontos 1907 - Peru versos Bolvia 1909 - margem da histria (pstumo) 1939 - Canudos (dirio de uma expedio) (pstumo) Reeditado em 1967, sob o ttulo Canudos e inditos. 1960 O rio Purus (pstumo) *1966 Obra completa (pstumo) 1975 Caderneta de campo (pstumo) 1976 Um paraso perdido (pstumo) 1992 Canudos e outros temas (pstumo) 1997 Correspondncia de Euclides da Cunha (pstumo) 2000 Dirio de uma expedio (pstumo)

Caractersticas presentes nas obras do autor


Ruptura com o passado, com o academicismo; Denncia da realidade brasileira Regionalismo - Montagem de um vasto painel da realidade do Norte e Nordeste. Analisando, respectivamente, as caractersticas geolgicas, botnicas, zoolgicas e hidrogrficas da regio, os costumes e a religiosidade sertaneja e amaznica;

Os Sertes:A obra e suas caractersticas


A obra dividida em trs partes:a descrio da terra, do homem e da luta. A descrio da terra
As eroses constantes quebram, porm, a continuidade destes estratos que ademais, noutros pontos, desaparecem sob as formaes calcreas.

Descrio do homem O sertanejo , antes de tudo, um homem forte.No tem raquitismo exaustivo dos mestios neurastnicos do litoral.
Descrio da luta A de artilharia, decampando de Monte-Santo, a 17, deparou, logo aos primeiros passos, dificuldades srias.Enquanto os canhes mais ligeiros chegavam, transcorridos 10 quilmetros,ao Rio Pequeno, o obstruente 32 ficara distanciado de uma lgua.

Anteriormente era considerada uma obra com carter de objetividade cientfica Mais tarde, estudos provaram que Euclides da Cunha no tem objetividade em relao aos fatos.O livro participa da natureza dos poemas hericos Presena de termos tcnicos, arcasmos e neologismos, expresses obsoletas, infidelidades gramtica, falta de simplicidade.

Primeiro Recontro Parte da obra Os Sertes, de Euclides da Cunha

Interpretao do texto
Avano dos sertanejos sobre a vanguarda Surpresa e recuo da vanguarda; Reao ao ataque; Generalizao do mesmo; Descrio da artilharia e do desespero dos tropeiros; Reaparecimento dos sertanejos; Descrio do atirador brilhante.

Vous aimerez peut-être aussi