Vous êtes sur la page 1sur 8

Faculdade Boas Novas de Cincias e Biotecnolgicas

Curso de Teologia

FRIEDRICH NIETZSCHE

Quem era?
Friedrich Nietzsche nasceu em 1844 na Alemanha numa cidade conhecida por Rcken. A sua famlia era luterana e o seu destino era ser pastor como seu pai. Nietzsche perde a f durante a adolescncia, e os estudos de filologia combatem com o que aprendeu sobre teologia: Durante os seus estudos na universidade de Leipzig, a sua vocao filosfica cresce. Foi um aluno brilhante, dotado de slida formao clssica, e aos 25 anos nomeado professor de Filologia na universidade de Basilia.

Qual era a sua filosofia


Durante dez anos desenvolveu a sua filosofia em contato com pensamento grego antigo. Nietzsche era formado em filologia clssica e no em filosofia. Tornou-se filsofo, segundo ele mesmo diz, devido leitura de Schopenhauer. Concorda com a viso de mundo deste filsofo em trs questes essenciais: a) a inexistncia de Deus; b) a inexistncia de alma; c) a falta de sentido da vida, que se constitui de sofrimento e luta, impelida por uma fora irracional, que podemos chamar de vontade.

No entanto, ao contrrio de Schopenhauer, Nietszche no v a realidade repartida em duas, o fenmeno e a coisa em si. Considera que este mundo a nica parte da realidade e que no devemos rejeit-lo ou

nos afastarmos dele, mas viver nele com plenitude.


Segundo o filsofo, os valores existentes na sociedade derivam de civilizaes j inexistentes, como a grega e a judaica, e de religies em que muitos - seno a maioria - j no tm f. Precisamos, portanto, de uma nova base para assentar nossos valores.

A Filosofia de Nietszche X Teologia


Ser o cristianismo negador da vontade de poder, e consequentemente entrave ao desenvolvimento do que Nietzsche chama de homem superior? Em O Anticristo (1888), obra que rene os seus principais aforismos contra a religio crist, o filsofo postula, entre outras colocaes, que o cristianismo contribuiu to somente para impedir o progresso do homem, sufocando seus instintos, e consequentemente a sua vontade de superao, de ir-alm, reprimindo a sua vontade forte de poder direcionada para um mais alto valor: O problema que aqui apresento no qual o lugar que a humanidade deve ocupar na sequncia dos seres (o homem um fim), mas que tipo de homem se deve criar, se deve pretender, como o de mais alto valor, mais digno de viver, mais seguro do futuro. Este tipo de elevado valor j existiu bastantes vezes; mas como um feliz acaso, como uma exceo, nunca como um tipo desejado. Pelo contrrio, foi precisamente ele o mais temido at ao presente, quase a prpria realidade temvel em si e a partir desse temor o tipo inverso foi desejado, criado, conseguido; o animal domstico, a rs gregria, o doente animal humano o cristo. (O Anticristo, 3, pp. 16-17).

O tom denuncista de Nietzsche, e o seu novo-humanismo calcado na vontade de poder, no anulam os fundamentos do cristianismo, revestindo-se mais com o carter de uma crtica s filosofias morais do que ao fundamento da crena em Deus e aos valores do cristianismo que corroboram essa crena. Mas da tambm surge a questo: estaria Nietzsche, com toda sua nfase em demolir a moral crist, atacando necessariamente o fundamento da crena em Deus, ou direcionando sua crtica principalmente nossa formulao conceitual de Deus e Teologia que lhe sustenta? Ao decretar a morte de Deus, no se torna central a questo do atesmo nietzscheano, pois o filsofo no dedicou muita ateno discusso Deus existe?, pois j asseverara em Assim falou Zaratustra que Deus j morreu (p. 25). A questo, para Nietzsche, acreditamos, era derrubar as premissas que davam sustento ao cristianismo e filosofia moderna: o que chamava de dogmas da verdade, moral e razo, so seus alvos, e a se encontra includa a religio.

Idealizando o homem, o qual, segundo o pensamento nietzschiano, dever superar a sua condio histrica, alcanando o que deveria ter sido e jamais foi, o sobre homem (bermensch),

no estar Nietzsche, mais do que oferecendo um questionamento eficaz contra o cristianismo


enquanto crena em Deus, e na justificativa dessa crena (crena compartilhada), tecendo uma aguda crtica contra os postulados e prticas do cristianismo? Cristianismo entendido enquanto sistema institudo e calcado em juzos que o filsofo aponta como falsos, pois estariam apoiados numa moral questionvel, a qual limitaria o homem ao refrear seus instintos, sua vontade enquanto fora que quer ter poder; e em troca estaria supervalorizando a busca do paraso, o medo do inferno, a supremacia do Estado e das instituies perante o indivduo, desconsiderando o homem como fim em si mesmo, no sentido da busca do homem pelo seu auto aperfeioamento intelectual e espiritual, alijados de preconceitos morais e religiosos pretensamente universais.

a alternativa nietzscheana, da forma como nos apresentada, nos oferece somente o caos, conclamando o homem resignao perante o acaso, ao ceticismo e submisso perante as necessidades que se apresentam aos nossos

questionamentos sobre a existncia, pois nada mais oferece ao homem do que o


prprio homem. Deus est morto, e devemos cultivar nossa vontade de potncia, nossos instintos, restando-nos o qu? O vazio existencial? O se Deus est morto, tudo permitido, de Dostoievski? Ou Nietzsche estaria anunciando a superao da necessidade de se buscar conceitos absolutos, moral, razo, verdade, Deus, na busca da independncia do homem em relao metafsica?

Vous aimerez peut-être aussi