Vous êtes sur la page 1sur 37

ESPECIAO E EXTINO

COMPONENTES: ALDRIN WESLEY EVERSON LUIZ MARCOS ANTONIO RAYANNE STEPHANE MARLON DE BRITO RAFAEL ALVES

ESPECIAO E EXTINO
1 INTRODUO TAXONOMIA Conceitos de Espcies Espcies morfolgicas Espcie biolgica Espcie evolutiva Espcie filogentica Subespcies e Ectipos Classificaes mais Elevadas

INTRODUO
Os processos de especiao e extino so prprios evoluo da Terra, pois em determinado momento, perodo de tempo e espao, essas espcies formaram o planeta e suas relaes propiciaram a variao e evoluo das espcies.

TAXONOMIA
a disciplina que atribui nomes aos organismos e classifica a diversidade biolgica, organizando as espcies de maneira hierarquizada, com o propsito de refletir o padro evolutivo histrico de seus ancestrais e descendentes.

CONCEITOS DE ESPCIES
o Espcies morfolgicas Diferentes morfologicamente. o Espcie biolgica Reproduo isolada. Hibridizao. o Espcie evolutiva Linhagens evolutivas independentes. o Espcie filogentica Caractersticas distintas nicas.

Problemas de classificao Desclassificao de espcies Espcies politpicas (muitas raas geogrficas) Espcies separadas (caractersticas nicas) Descontinuidade de espcies (Brown, 1995), a dificuldade de se definir uma espcie reflete problemas fundamentais que se originam do modo no qual os organismos variam em suas caractersticas. Todos os conceitos de espcies so tentativas de capturar caractersticas importantes desta organizao da vida em alguns esquemas mais formais que nos possibilite reconhecer e atribuir nomes aos principais agrupamentos.

o Subespcies e Ectipos Subespcie, um termo formal comumente reservado para populaes que so morfolgica e geneticamente distintas. Geralmente um trinmio em latim, sendo o ultimo a designao da subespcie. Ectipo, um populao distinta que ocorre num tipo particular de habitat

Classificaes mais Elevadas


A classificao mais elevada que conhecemos foi feita no sculo XVIII pelo naturalista Carolus Linnaeus, o sistema lineano tinha o propsito de refletir o fato de que as espcies diferiam no grau ao qual se assemelhavam Reino Animalia entre si.
Filo Chordata Primates Classe Ordem Mammalia

Famlia
Gnero Espcie

Hominidae
Homo Sapiens

Principais critrios para a classificao em 5 Reinos (Whitakker, 1969) Tabela


Reinos MONERA Organiza o Unicelular Tipo de clula Procariota Ncleo Ausente Reprodu o Assexuada

PROTISTA

Unicelular

Eucariota

Presente c/ membrana
Presente, multinuclead os Presente c/ membrana

Assexuada e sexuada
Assexuada e sexuada Assexuada e sexuada Normalment

FUNGI

Pluricelular. Raras formas unicelulares Pluricelular Raras formas unicelulares Pluricelulare

Eucariota

PLANTAE

Eucaritica

ANIMALIA

Eucaritica

Presente c/

MACROEVOLUO
At a dcada de 70 Nova sntese Microevoluo

EVOLUO NO REGISTRO FSSIL


Macroevoluo Equilbrio Pontuado Seleo das espcies

MICRO E MACROEVOLUO
Microevolucionistas Macroevolucionistas

ESPECIAO
A especiao um processo no qual diferentes tipos de organismos se originam a partir de uma nica populao ancestral.

Mecanismos de Diferenciao Gentica:


Desvio gentico: considerada uma fora de diversificao fraca pelo fato de ocorrer apenas na ocasio, ou seja, os alelos mudam aleatoriamente na medida em que diferentes indivduos sobrevivem, acasalam e produzem novos herdeiros. Seleo natural: a mudana gentica que ocorre nas populaes em que os indivduos alteram suas interaes, adaptando-se com o meio em que vivem, podendo aumentar sua sobrevivncia e reproduo. Fluxo gentico: contradiz o desvio gentico e a seleo natural, retardando as mudanas genticas. Variao gentica: est presente em cada fora de mudana gentica, facilitando o desvio gentico e a seleo natural, ms retardando o fluxo gentico com o isolamento geogrfico, ocasionando o desvio gentico, que foi denominado de efeito fundador.

Especiao Aloptrica:
A Especiao aloptrica significa processo de divergncia ocorridas com as populaes distribudas em diferentes locais, ou seja, isoladas geograficamente. Caso o ambiente seja heterogneo, ou seja, catalogada com vrias espcies do mesmo tipo gentico, a populao ancestral de mesma espcie e bem distribuda tender a desenvolver diferentes tipos genticos, ocasionados pelas foras de seleo natural e de desvio gentico. Mas se as populaes forem claramente isoladas, esta se dar com mais rapidez nas divergncias dos genes, pois tal fator faz as populaes tornarem-se unidades evolutivas independentes.

Tartarugas gigantes de Galpagos:

Isolamento:
Eventos Vicariantes: So eventos causados por alguma mudana ambiental, criando uma barreira contra disperso, assim isolando populaes. Ex: elevao do nvel do mar isolando pequenas massas continentais (ilhas); eventos tectnicos separando uma massa continental ou criando massas continentais. Eventos fundadores: So eventos causados pela disperso de indivduos, que ultrapassam barreiras existentes e colonizando outra regio inabitada, assim desenvolvendo, inicialmente, uma pequena populao.

Contacto e Reforo:
Contacto: O contato pode ocorrer quando alguma barreira geogrfica quebrada ou h disperso de indivduos para outros locais. Desse fator, podem surgir 3 possveis resultados:

1.

a especiao ocorre, podendo no ocorrer herdeiros frteis;

procriao ou produo de

2.
3.

as duas podem entrecruzar-se e produzir hbridos, rompendo a diferenciao;


as duas populaes se hibridizam, mas com os hbridos podendo ser menos adaptados que os descendentes de acasalamentos de dentro da prpria populao.

Reforo: Nesse caso, a finalizao do processo de especiao se d pela seleo que favorece a escolha para o acasalamento dos indivduos com outros da prpria populao, garantindo o isolamento reprodutivo. Esse processo denominado de reforo, caracterizado pela evoluo, com contribuio para o isolamento, chamado de mecanismo de isolamento.

Um bom exemplo de especiao, alm das tartarugas gigantes, so os tentilhes de Darwin, no qual esto representados nos estados finais de especiao. Darwin acredita que essas espcies derivaram de outra ancestral, que colonizaram as ilhas. Aps procriao atravs do isolamento em diferentes locais, sendo em diferentes ilhas, habitats; invadiram essas reas onde j existiam outras espcies e ento coexistem entre si. Essas espcies evoluram comportamentos, como acasalamento, busca de alimentos e adaptaram suas morfologias para a procura e caa de tal, como a forma do bico explcita no prximo slide:

ESPECIAO SIMPTRICA
Este processo de especiao ocorre em populaes que habitam a mesma zona logo nunca ocorre um isolamento geogrfico.

A Especiao Simptrica resulta de 2 tipos de fenmenos:

Seleo Disruptiva exerce forte presso seletiva sobre os indivduos, favorecendo os gentipos extremos, podendo originar um polimorfismo equilibrado ou duas espcies diferentes, se levado ao extremo.

Seleo Disruptiva
O ambiente favorece os indivduos de ambos os extremos da curva de distribuio normal, enquanto os indivduos mdios levam desvantagens.

Esse tipo de seleo leva diversificao da populao pode ser o primeiro passo para a formao de novas espcies.

Alteraes Cromossmicas- As chances de um rearranjo do material gentico de um pai durante a meiose,ou de um embrio durante a fertilizao ou incio do desenvolvimento ,podem algumas vezes alterar o nmero de cromossomos ou a sequncia de genes nos cromossomos.

TIPOS:
ANEUPLOIDIA: um nico cromossomo se quebra ou se combina com um outro,alterando o nmero total de cromossomos para mais ou para menos. POLIPLOIDIA*: um conjunto inteiro de cromossomos transmitido ao descendente,alterando o nmero em mltiplos(duplicam ou triplicam)

Algumas espcies de:

Tabaco

Trigo
Poliploides

Batata

Durante a formao dos gametas eventualmente ocorrem algumas nodisjunes, gerando gametas diploides. gameta 2n + gameta 2n = zigoto 4n (que no caso das plantas citadas desenvolvem plantas adultas 4n). Na meiose, indivduos 4n formam gametas 2n. se um gameta 2n fecundar outro gameta n, produzido por uma planta normal 2n, forma-se um indivduo estril 3n quando o nmero de cromossomos mpar o emparelhamento de homlogos durante a meiose no ocorre e os gametas no se formam. Assim, plantas 4n ficam reprodutivamente isoladas das plantas normais 2n, podendo polinizar apenas outras plantas 4n. Dado o isolamento reprodutivo, pode-se dizer que estas plantas originaram outra espcie.

Alopatrica

Parapatrica

Simpatrica

Especiao Filtica
Tambm conhecida como Anagnese uma espcie vai sofrendo modificaes por fora de contnuas alteraes ambientais, at originar uma espcie diferente.

SELEO DE ESPCIES
Processos de Seleo de Espcies Exemplos de Seleo de espcies

EXTINO
Processos Ecolgicos Extines Recentes Extines no Registro Fssil

PROCESSO ECOLGICOS

Extines Recentes

Extines no Registro Fssil

Vous aimerez peut-être aussi