Vous êtes sur la page 1sur 42

DROGAS

Droga qualquer ingrediente ou substncia qumica, natural ou sinttica que provoca alteraes fsicas e psquicas numa pessoa. As drogas naturais so obtidas em plantas e em minerais, as drogas qumicas so obtidas em farmcias e as drogas sintticas so fabricadas em laboratrios.

DROGAS
As drogas psicoativas so substncias que ao penetrarem no organismo humano, independente da forma (ingerida, injetada, inalada ou absorvida pela pele), entram na corrente sangunea e atingem o crebro, alterando todo seu equilbrio, podendo levar o usurio a reaes agressivas.

DROGAS
O que leva uma pessoa a usar drogas? Os principais usurios de drogas so adolescentes de 16 a 18 anos. Pesquisas recentes apontam que os principais motivos que os levam a utilizar drogas so: curiosidade, influncia de amigos, vontade, desejo de fuga, coragem, dificuldade em enfrentar e/ou aguentar situaes difceis, hbito, dependncia (comum), rituais, busca por sensaes de prazer, tornar-se calmo, servir de estimulantes, facilidades de acesso e obteno e etc.

Os usurios podem ser classificados em:

Usurio experimental Usurio ocasional Usurio habitual Usurio dependente Usurio de abuso Usurio crnico

DROGAS LCITAS
As drogas lcitas so aquelas legalizadas, produzidas e comercializadas livremente e que so aceitas pela sociedade. Os dois principais exemplos de drogas lcitas na nossa sociedade so o cigarro e o lcool. Outros exemplos de drogas lcitas: anorexgenos (moderadores de apetite, usado em dietas e regimes), benzodiazepnicos (remdios utilizados para reduzir a ansiedade, depresso e compulses), etc.

DROGAS LCITAS
lcool
Efeitos - A primeira sensao que o lcool provoca de segurana. O usurio se sente desinibido e solta suas emoes. Depois vm os efeitos depressores como falta de coordenao motora e sonolncia. Uso contnuo - Nos jovens, o comportamento psicolgico, ou seja, eles passam a depender do lcool para criar coragem e vencer inibies. Na idade adulta, o dependente pode desenvolver cirrose heptica, problemas cardacos e hipertenso. Quanto mais cedo uma pessoa comea a beber, maior a possibilidade de se tornar dependente. Estatsticas - Os ndices so assustadores. Cerca de 51% das crianas entre 10 e 12 anos j experimentaram bebida alcolica e 15% dos jovens entre 10 e 18 anos consomem lcool frequentemente (at cinco dias na semana).

DROGAS LCITAS
Anfetamina ( Moderadores de Apetite ) Efeitos - D sensao de euforia e provoca perda do apetite, sendo muito usado em dietas. Os efeitos colaterais mais comuns provocados pela droga so depresso, ansiedade, irritao, tonturas e tremores. Uso contnuo - O uso contnuo desta droga desenvolve doenas como anorexia, bulimia e problemas psquicos. Estatsticas - O uso maior entre meninas em busca de emagrecimento em um ndice de 4%.

DROGAS LCITAS
Ansiolticos ( Calmante ) Efeitos - O uso de medicamento ansioltico pode ser desde ao combate a insnia at tratamento de patologias graves. Seu efeito principal tranquilizante, porm se misturado com lcool, pode levar ao coma. Uso contnuo - Seu uso contnuo leva dependncia. Estatsticas - Cerca de 5,8% dos jovens j experimentaram, sendo as meninas a maioria.

DROGAS LCITAS
Cigarro Efeitos - Nos primeiros momentos a nicotina provoca uma leve sensao de euforia. Uso contnuo - Com o tempo, o fumante tem o flego prejudicado e garganta irritada. O fumo altera o metabolismo e compromete o desenvolvimento do corpo de um jovem, alm de causar doenas fatais como o cncer de pulmo e enfisema pulmonar. O pior, que o cigarro socialmente admitido. Em cada dez pessoas que tentam parar de fumar, nove desistem.

TABAGISMO O Mal da Destruio em Massa


O tabagismo o ato de se consumir cigarros ou outros produtos que contenham tabaco, cuja droga ou princpio ativo a nicotina. A Organizao Mundial da Sade (OMS) afirma que o tabagismo deve ser considerado uma pandemia, ou seja, uma epidemia generalizada, e como tal precisa ser combatido.

TABAGISMO O Mal da Destruio em Massa


A fumaa do cigarro uma mistura de aproximadamente 4.720 substncias txicas diferentes; que se constitui de duas fases fundamentais: a fase particulada e a fase gasosa. Na fase gasosa composta, entre outros por monxido de carbono, amnia, cetonas, formaldedo, acetaldedo, acrolena. A fase particulada contm nicotina e alcatro. Essas substncias txicas atuam sobre os mais diversos sistemas e rgos, contm mais de 60 cancergenos, sendo as principais citadas abaixo:

Doenas causadas pelo uso de derivados de tabaco.


O tabagismo causa cerca de 50 doenas diferentes, principalmente as doenas cardiovasculares tais como: a hipertenso, o infarto, a angina, e o derrame. responsvel por muitas mortes por cncer de pulmo, de boca, laringe, esfago, estmago, pncreas, rim e bexiga e pelas doenas respiratrias obstrutivas como a bronquite crnica e o enfisema pulmonar. O tabaco diminui as defesas do organismo e com isso o fumante tende a aumentar a incidncia de adquirir doenas como a gripe e a tuberculose. O tabaco tambm causa impotncia sexual.

TABAGISMO O Mal da Destruio em Massa


Nicotina - a causadora do vcio e cancergena; Benzopireno - substncia que facilita a combusto existente no papel que envolve o fumo; Substncias Radioativas - polnio 210 e carbono 14; Agrotxicos - DDT; Solvente - benzeno; Metais Pesados - chumbo e o cdmio (um cigarro contm de 1 a 2 mg, concentrando-se no fgado, rins e pulmes, tendo meia-vida de 10 a 30 anos, o que leva a perda de capacidade ventilatria dos pulmes, alm de causar dispnia, enfisema, fibrose pulmonar, hipertenso, cncer nos pulmes, prstata, rins e estmago); Nquel e Arsnico - armazenam-se no fgado e rins, corao, pulmes, ossos e dentes resultando em gangrena dos ps, causando danos ao miocrdio etc..;

O que ser um fumante passivo?


o indivduo que convive com fumantes e inalam a fumaa de derivados do tabaco em ambientes fechados e, segundo a Organizao Mundial de Sade (OMS), a maior responsvel pela poluio nestes ambientes. Pesquisas mostram que o tabagismo passivo estimado como a 3 maior causa de morte evitvel no mundo, s perdendo para o tabagismo ativo e o consumo excessivo de lcool. Os no fumantes que respiram a fumaa do tabaco tm um risco maior de desenvolver doenas relacionadas ao tabagismo. Quanto maior o tempo em que o no fumante fica exposto fumaa, maior a chance de adoecer. As crianas, por terem uma frequncia respiratria mais elevada, so mais atingidas, sofrendo consequncias drsticas na sua sade, incluindo doenas como a bronquite, pneumonia, asma e infeces do ouvido mdio

S os fumantes no acreditam que so:


Nove mortes por hora. 80 mil por ano. 90% dos casos de cncer de pulmo. 80% dos enfisemas pulmonares. 25% dos infartos de miocrdio. 40% dos derrames cerebrais. 10 milhes de pessoas vo morrer nos prximos 30 anos, nas Amricas. Quatro milhes morrem por ano.

DROGAS ILCITAS
As drogas ilcitas so substncias proibidas de serem produzidas, comercializadas e consumidas. Em alguns pases, determinadas drogas so permitidas sendo que seu uso considerado normal e integrante da cultura. Tais substncias podem ser estimulantes, depressivas ou perturbadoras do sistema nervoso central, o que perceptivelmente altera em grande escala o organismo. Por serem proibidas, as drogas ilcitas entram no pas de forma ilegal atravs do trfico que promove a comercializao negra, ou seja, a comercializao feita sem a autorizao das autoridades. Dentre as consequncias que as drogas ilcitas trazem pode-se dar nfase violncia gerada por elas em todas as fases de produo at o consumidor final.

Maconha

Maconha
A maconha uma planta herbcea considerada uma droga ilcita, que pode trazer alguns efeitos negativos e que pode causar dependncia. Efeitos - Os efeitos so relativos. Em alguns usurios provoca euforia, j em outros provoca angstia. No geral, a maconha proporciona um relaxamento que pode levar a perda da noo do tempo e espao. Uso contnuo - As conseqncias podem ser distrbios psicolgicos, como depresso, ansiedade e at sndrome do pnico. Um jovem adolescente se torna aptico e pode se tornar um adulto imaturo. Estatsticas - Cerca de 1,1% faz o uso constate da maconha, sendo que 7,6% j experimentou.

Maconha
Efeitos em curto e longo prazo Depois de consumir, a pessoa pode apresentar alguns efeitos fsicos, como memria prejudicada, confuso entre passado, presente e futuro, sentidos aguados, mas com pouco equilbrio e fora muscular, perda da coordenao, aumento dos batimentos cardacos, percepo distorcida, ansiedade, olhos avermelhados por causa da dilatao dos vasos sanguneos oculares, boca seca e dificuldade com pensamentos e soluo de problemas. E tambm esto suscetveis aos mesmos problemas causados pelo tabaco, como asma, enfisema pulmonar, bronquite e cncer.

Cocana

Cocana
Atuando no Sistema Nervoso Central, a cocana provoca euforia, bem estar, sociabilidade. Pelo fato de que nem sempre as pessoas conseguem ter tais sensaes naturalmente, e de forma intensa, uma pessoa que se permite utilizar esta substncia tende a querer usar novamente, e mais uma vez, e assim sucessivamente. O corao tende a acelerar, a presso aumenta e a pupila se dilata. O uso frequente tambm provoca dores musculares, nuseas, calafrios e perda de apetite.

Cocana
Como a cocana tende a perder sua fora aps um tempo de uso, o q se chama tolerncia droga, o usurio tende a usar doses mais altas buscando obter, de forma incessante e cada vez mais inconsequente, os mesmos efeitos agradveis que conseguia no incio de seu uso. Dosagens muito frequentes e excessivas provocam alucinaes; ansiedade, delrios, agressividade, paranoia e pode levar a uma overdose fatal. . Afastamento da famlia e amigos, e at mesmo comportamentos condenveis so comuns.

Ecstasy

Ecstasy
Tambm chamado de droga do amor e de balinha, o ecstasy uma droga psicoativa. O ecstasy foi produzido por uma indstria farmacutica no ano de 1914 com o intuito de ser utilizado como supressor do apetite, mas nunca foi utilizado para essa finalidade. Nos anos 60, comeou a ser utilizado por psicoterapeutas para elevar o nimo de pacientes; e na dcada de 70 passou a ser consumido recreativamente, sendo disseminado principalmente entre estudantes universitrios. O uso dessa droga proibido em vrios pases, inclusive no Brasil. O efeito do ecstasy pode durar em mdia oito horas, mas isso varia de acordo com o organismo.

Ecstasy
Efeitos - As sensaes imediatas so de euforia e perda de inibies. Depois o corpo sofre queda de presso e nsia de vmito . Uso contnuo - O corpo do usurio fica "acostumado"e, necessrio aumentar as doses cada vez mais para sentir os efeitos. Devido as oscilaes de euforia e melancolia podem levar a depresso. Estatsticas - No ha estatsticas do uso entre os jovens brasileiros, mas as constantes apreenses policiais mostram o uso crescente.

Solventes (acetona, cola de sapateiro e lana perfume)

Solventes (acetona, cola de sapateiro e lana perfume)


Efeitos - Quando lanados provocam tontura, formigamento dos membros e zunido no ouvido. O corao se torna mais sensvel a adrenalina, o que pode causar ataque cardaco. Uso contnuo - Geralmente, a maioria dos jovens faz uso esporadicamente, ou usam apenas para experimentar. O que pode ocorrer a vontade de sentir efeitos mais prolongados, fazendo com que o jovem passe para drogas mais fortes. Estatsticas - Cerca de 14% dos jovens j experimentou. Uma pesquisa feita na rede particular de ensino revelou um resultado importante: 20% dos alunos afirmaram j ter usado, o que mostra que no so os jovens de classes pobres os nicos usurios.

CRACK

CRACK
Cerca de cinco vezes mais potente que a cocana, sendo tambm relativamente mais barata e acessvel que outras drogas, o crack tem sido cada vez mais utilizado, e no somente por pessoas de baixo poder aquisitivo, e carcerrios, como h alguns anos. Ele est, hoje, presente em todas as classes sociais e em diversas cidades do pas. Assustadoramente, cerca de 600.000 pessoas so dependentes, somente no Brasil.

CRACK
Tal substncia faz com que a dopamina, responsvel por provocar sensaes de prazer, euforia e excitao, permanea por mais tempo no organismo. Perseguindo esse prazer, o indivduo tende a utilizar a droga com maior frequncia. Com o passar do tempo, o organismo vai ficando tolerante substncia, fazendo com que seja necessrio o uso de quantidades maiores da droga para se obter os mesmos efeitos. Apesar dos efeitos paranoicos, que podem durar de horas a poucos dias e pode causar problemas irreparveis, e dos riscos a que est sujeito; o viciado acredita que o prazer provocado pela droga compensa tudo isso. O usurio se torna ESCRAVO do crack!

CRACK
Em pouco tempo, ele virar seu escravo e far de tudo para t-la sempre em mos. A relao dessas pessoas com o crime, por tal motivo, muito maior do que em relao s outras drogas; e o comportamento violento um trao tpico.Os neurnios vo sendo destrudos, e a memria, concentrao e autocontrole so nitidamente prejudicados. Cerca de 30% dos usurios perdem a vida em um prazo de cinco anos ou pela droga em si ou em consequncia de seu uso (suicdio, envolvimento em brigas, prestao de contas com traficantes, comportamento de risco em busca da droga como prostituio, etc.). Quanto a este ltimo exemplo, tal comportamento aumenta os riscos de se contrair AIDS e outras DSTs e, como o sistema imunolgico dos dependentes se encontra cada vez mais debilitado, as consequncias so preocupantes. O crack hoje um srio problema de sade pblica.

Herona

Herona
A herona uma droga derivada da papoula, sintetizada a partir da morfina: atua sobre receptores cerebrais especficos, provocando um funcionamento mais brando do sistema nervoso e respiratrio. Descoberta sua potencialidade em causar dependncia qumica e psquica de forma bastante rpida. Apresentando em sua forma pura como um p branco de colorao esbranquiada, utilizada mais freqentemente de forma injetvel, aps aquecimento; alm disso, alguns usurios a inalam ou a aspiram. Seus efeitos duram aproximadamente cinco horas.

Herona
Suas conseqncias so: constantes vmitos, diarrias e fortes dores abdominais, perda de peso, depresso, abortos espontneos, surdez, delrio, descompassos cardacos, incapacidade de concentrao, depresso do ciclo respiratrio, colapso de vasos sanguneos, alm de problemas relacionados s interaes sociais e familiares so algumas das conseqncias que o usurio est sujeito, no caso de pessoas que utilizam na forma injetvel, h chances de hepatites, AIDS e pneumonias, em decorrncia da utilizao de seringas compartilhadas, o que acontece sempre. Alm disso, sabe-se que perigoso dirigir aps fazer o uso da herona, pois causa sonolncia, reduz a coordenao, as reaes ficam mais retardadas e lentas, alm da viso que pode ser afetada. A maioria dos casos de morte por overdose conseqncia de paradas respiratrias decorrentes de seu uso prolongado, ou se uso concomitante com drogas.

Ch de cogumelos

Ch de cogumelos
O ch de cogumelos a soluo lquida composta por substncias psicoativas extradas de fungos alucingenos como os cogumelos do gnero Psilocybe e Amanita. A quantidade de cogumelos usados para produzir o ch, varia de acordo com a quantidade de Psilocibina contida nos cogumelos. Em geral, 4 cogumelos j contm uma quantidade considervel de substncia para se preparar uma soluo individual.

Ch de cogumelos
As reaes psquicas so ricas e variveis. s vezes, so agradveis (boa viagem) e a pessoa se sente recompensada pelos sons incomuns, cores brilhantes e pelas alucinaes. Em outras ocasies, os fenmenos mentais so de natureza desagradvel, vises terrificantes, sensaes de deformao do prprio corpo, certeza de perigo iminente, etc. So as ms viagens. Tanto as ''boas' como as 'ms viagens podem ser conduzidas pelo ambiente, pelas preocupaes anteriores (o experimentador contumaz sabe quando no est de 'cabea boa' para tomar o alucingeno) e principalmente por uma pessoa ao lado. Esse o papel do 'guia' ou 'sacerdote' nos vrios rituais religiosos, que, juntamente com o ambiente do tempo, os cnticos, etc., so capazes de conduzir os efeitos mentais para o lado desejado".

LSD

LSD
O LSD, abreviao de dietilamida cido lisrgico, produz grandes alteraes no crebro, atuando diretamente sobre o sistema nervoso e provocando fenmenos psquicos, como alucinaes, delrios e iluses. uma substncia sinttica, produzida em laboratrio, que adquiriu popularidade na dcada de 60, quando no era vista como algo prejudicial sade. Pode ser consumida por via oral, injeo ou inalao, e se apresenta em forma de barras, cpsulas, tiras de gelatina e lquida; seus efeitos duram de oito a doze horas.

LSD
Os efeitos fsicos dessa droga so: dilatao das pupilas, sudorese, aumento da frequncia cardaca e da presso arterial, aumento da temperatura, nuseas, vmitos. Os sintomas psquicos so alucinaes auditivas e visuais, sensibilidade sensorial, confuso, pensamento desordenado, perda do controle emocional, euforia alternada com angstia, dificuldade de concentrao. O LSD mais usado por adolescentes e jovens, que querem experimentar vises e sensaes novas e coloridas, pois as formas, cheiros, cores e situaes se modificam, levando a pessoa a criar iluses e delrios, como por exemplo, paredes que escorregam, mania de grandeza e perseguio. Pode ocorrer tambm um flashback, fenmeno no qual so sentidos os efeitos da droga aps um perodo de semanas ou meses sem us-la. O LSD conhecido tambm com outros nomes como doce, cido, gota, papel e micro ponto.

Vous aimerez peut-être aussi