Vous êtes sur la page 1sur 2

Relao Entre Despesa e Qualidade Educativa

Dado que a maioria dos pases anunciam cortes na educao, a OCDE analisou a relao entre a despesa em educao e a qualidade educativa e concluiu que a qualidade dos resultados no depende da riqueza do Pas nem da quantidade de recursos financeiros que so alocados a esta rea.
No estudo "Does Money Buy Strong Performance in PISA?" a OCDE mostra que a qualidade em educao est directamente relacionada com a medio de resultados do sistema de ensino e que os Pases com maior qualidade educativa so aqueles que definem uma estratgia e, de forma eficiente, vo ponderando os seus resultados. este o principal motivo que faz com que alguns pases com despesas em educao Escolaridade Obrigatria -a Europa e Portugal inferiores por vezes mesmo mdia da OCDE, consigam excelentes resultados. Eles centram-se na eficincia dos recursos e reorientam o financiamento pblico de forma a garantir que todas as crianas tenham sucesso na escola. Em Portugal, sempre com grande apreenso que assistimos reduo do investimento do Estado na educao. No entanto, sabemos bem que o sistema existente um grande consumidor de recursos financeiros e que, por outro lado, no temos acesso aos dados e s informaes que nos permitiriam perceber a relao existente entre a despesa pblica e a efectiva melhoria das aprendizagens nas nossas escolas... Com este estudo da OCDE, percebemos que, apesar de termos um menor investimento por aluno, podemos ambicionar entrar no grupo de Pases que so mais eficientes e que, com menos recursos, atingem excelentes resultados educativos! /

Basta analisar com algum cuidado os casos da Polnia e da Nova Zelndia, que o FLE j estudou (ver AQUI) e que, apresentando um valor de despesa inferior ao de Portugal, conseguiram empreender reformas que resultaram em melhorias substanciais no combate s dificuldades de escolarizao e ao insucesso, sobretudo junto das camadas populacionais mais vulnerveis e desfavorecidas. Fazer "Melhor com Menos" requer uma nova postura de planeamento e de estratgia poltica, assente na independncia e no rigor na gesto do dinheiro pblico, de forma a garantir que ele canalizado para os projectos que inquestionavelmente apresentam uma melhor garantia de qualidade no combate ao insucesso e ao abandono escolar. Determinar o custo da educao por aluno e fix-lo segundo critrios de equidade, apresentando contas ao contribuinte de maneira a recriar um verdadeiro Servio Pblico de Educao centrado nas necessidades dos alunos e apostando num incremento da qualidade, so o primeiro passo a ser dado numa aposta que ter de passar por uma aproximao da escola comunidade local, num esforo de inovao, transparncia e prestao de contas que requalifique a nossa educao. Esta uma exigncia que cabe a cada um de ns... P.S. - Nota de enquadramento: Importa referir que de acordo com os dados da OCDE, em percentagem do PIB, e s em despesa por instituies pblicas, Portugal est na mdia da OCDE, embora, a despesa pblica por aluno seja menor do que a mdia OCDE em 2010. Trata-se de um dado que dever ser correctamente analisado considerando que dele no consta a despesa de uma panplia de instituies, nomeadamente, Parque Escolar, Fundao "Magalhaes", Fundos Comunitrios, Autarquias Locais, receitas dos jogos da Santa Casa para citar algumas das rubricas. Assim, ao analisar os dados internacionais, sobretudo ao fazer comparaes, h que considerar que na maioria dos outros pases analisados o custo por aluno inclui o investimento privado e que um custo total. Clique AQUI para conhecer os nossos dossiers com informao sobre a reformas educativas em vrios pases do Mundo e releia AQUI as nossas Newsletters sobre "Quanto Custa a Escola", "O Desperdcio Educativo" e as "Escolas Satisfaz".

Vous aimerez peut-être aussi