Vous êtes sur la page 1sur 42

Oficina I: Construo do quadrado e do tringulo com seus respectivos clculos de rea. EE. Dr.

Clvis de Arruda Campos-2012

1- Utilizando uma folha de papel A4 faa cair o vrtice B sobre o lado que contm o vrtice A de forma que o a bissetriz do ngulo seja formado e com ela a diagonal AC.

2-Vinque e dobre, voltando para o lado CD, a sobra do papel, onde marcamos o outro lado do quadrado. Este pedao dever ser cortado.

3- Aps a retirada do retngulo, ficamos com o quadrado de vrtices ABCD.

4-Utilizando como notao, b- para base e h- para altura, o clculo da rea do quadrado o produto da medida da base pela altura. A=b.h=L.L, isto lado vezes lado
.

5- Utilizando o quadrado da atividade j realizada, e dobrando-o na bissetriz do ngulo , obteremos um tringulo com dois lados iguais, isto , um tringulo isscele, e cuja base b a mesma do quadrado construdo, assim como sua altura tambm a altura h do mesmo tringulo.

Ara do quadrado b.h At At 2 2

Primeira Constuo: superfcie de uma pirmide de base triangular

1 passo: utilizar uma folha quadrada de 20 cm e nela vincar suas diagonais principais. 2 passo: unir em um dos lados, as diagonais como na figura 1 e colar como na figura 2.

3passo: Com a construo completa, faremos ento os questionamentos:

1. Qual a formao da base desta pirmide? 2. Qual o tipo de tringulo que forma a superfcie lateral da pirmide? 3. As faces laterais e a base da pirmide so tringulos do mesmo tipo? 4. Qual o tipo de tringulo que constitui a base da pirmide

Segunda construo: superfcie de uma pirmide de base pentagonal

1 passo: com uma folha de papel, dobre a folha vincando como na linha pontilhada da figura. O vrtice A encontra-se sobre esta linha de dobra. Como o tringulo equiltero, o vrtice A est sobre o eixo de simetria do tringulo, que a construmos com a primeira dobra.

2 passo:
B C

como o lado AB e AC so igual ao lado BC, faremos as seguintes dobras para constru-los. O ponto C deve cair onde ser o ponto A

3passo: prolongue uma linha pontilhada, e dobre sobre ela o lado AB.

4 passo: Trace uma linha pontilhada a partir do vrtice C passando por A. Agora dobre sobre a linha pontilhada do vrtice C e passando pelo vrtice A, marcamos o lado AC.

5 passo: recortar o tringulo encontrado, que o tringulo equiltero. E a partir deste construir o hexgono regular.

6 passo: com o tringulo equiltero j construdo, vincar as bissetrizes dos ngulos A, B e C, agora dobre os vrtices C, B e A de forma que estes coincidam com o centro O. Recorte as pontas vincadas de forma que tenhamos apenas um hexgono regular.
A A

7 passo: hexgono regular pronto. Para finalizar, vinque as diagonais do hexgono, e junte duas como na atividade anterior e cole. Temos prontinho, uma superfcie lateral de uma pirmide de base pentagonal.

Construindo um chapu de papel

Utilizar um papel retangular


Dobre o papel para baixo.

Vincar na vertical e dobrar as duas pontas direcionadas para o meio.

Dobre as abas para frente e para trs.

Dobre os quatro cantos para dentro e teremos um chapu.

Construindo um barquinho

Vamos repetir os passos 1,2,3 e 4 do chapu e prosseguir com os passos.


Abra o chapu e faa os pontos A e B se encontrarem

Dobre a aba anterior para frente e a posterior para trs.

Abra o chapu e faa os pontos A e B se coincidirem

Abra as laterais puxando para fora

Temos ento um barco.

Construindo uma camisa de papel

Vamos utilizar a construo de um barquinho, que por sua vez utiliza-se da construo de um chapu.

Com o auxlio de uma tesoura, corte as pontas e a vela do barquinho.

Agora v desdobrando at encontrar uma camiseta de vero. Para que sua camiseta de vero vire uma camisa de inverno, abra-a inteiramente.

Dobre para baixo

Voc pode melhorar sua camisa de inverno, dobre as mangas.

Agora sua camisa de inverno est uma gracinha.

Agora com voc e sua criatividade pode inventar muito mais!!!!


Prof Marcia

GLOSSRIO
VRTICE:Um vrtice o ponto comum entre os lados

consecutivos de uma figura geomtrica, ou o ponto comum entre os dois lados de um ngulo, ou o encontro de duas semi-retas, dos dois lados de um polgono ou de trs (ou mais) faces de um poliedro EIXO DE SIMETRIA:Em geometria, o eixo de simetria uma linha que divide uma figura em duas partes simtricas, isto , como se fossem o objeto e a sua imagem num espelho.

GLOSSRIO
TRINGULO:O tringulo o nico polgono que no

possui diagonais. O permetro de um tringulo a SOMA DAS MEDIDAS DOS SEUS LADOS. TRINGULO EQUILTERO :possui todos os lados congruentes, ou seja, iguais. Um tringulo equiltero tambm equingulo: todos os seus ngulos internos so congruentes(medem 60), sendo, portanto, classificado como um polgono regular.

TRINGULO ISSCELES possui pelo menos dois

lados de mesma medida e dois ngulos congruentes. O tringulo equiltero , consequentemente, um caso especial de um tringulo issceles, que apresenta no somente dois, mas todos os trs lados iguais, assim como os ngulos, que medem todos 60. Num tringulo issceles, o ngulo formado pelos lados congruentes chamado ngulo do vrtice. Os demais ngulos denominam-se ngulos da base e so congruentes.

TRINGULO ESCALENO, as medidas dos trs lados

so diferentes. Os ngulos internos de um tringulo escaleno tambm possuem medidas diferentes.

IMPORTANTE
Denomina-se base o lado sobre qual se apoia o

tringulo. No tringulo issceles, considera-se base o lado de medida diferente.

Um tringulo retngulo possui um ngulo reto.


Num tringulo retngulo, denomina-se hipotenusa o

lado oposto ao ngulo reto. Os demais lados chamamse catetos. Os ngulos agudos de um tringulo retngulo so complementares (ou seja, sua soma igual a 90). Um tringulo obtusngulo possui um ngulo obtuso e dois ngulos agudos. Em um tringulo acutngulo, os trs ngulos so agudos(formando 180)

NOME DOS TRINGULOS QUANTO AOS NGULOS

Retngulo

Obtusngulo

Acutngulo

NOME DOS TRINGULOS QUANTO AOS LADOS

Equiltero

Issceles

Escaleno

A mediatriz a reta perpendicular a um lado do tringulo, traada pelo seu ponto mdio. As trs mediatrizes de um tringulo se encontram em um nico ponto, o circuncentro, que o centro da circunferncia circunscrita ao tringulo, que passa pelos trs vrtices do tringulo.

Altura um segmento de reta perpendicular a um lado do tringulo ou ao seu prolongamento, traado pelo vrtice oposto. Esse lado chamado base da altura, e o ponto onde a altura encontra a base chamado de p da altura. O ponto de interseo das trs alturas de um tringulo denominase ortocentro (H). No tringulo acutngulo, o ortocentro interno ao tringulo; no tringulo retngulo, o vrtice do ngulo reto; e no tringulo obtusngulo externo ao tringulo. Os trs vrtices juntos com o ortocentro forma um sistema ortocntrico.

Mediana o segmento de reta que une cada vrtice do tringulo ao ponto mdio do lado oposto. A mediana relativa hipotenusa em um tringulo retngulo mede metade da hipotenusa. O ponto de interseo das trs medianas o baricentro ou centro de gravidade do tringulo. O baricentro divide a mediana em dois segmentos. O segmento que une o vrtice ao baricentro vale o dobro do segmento que une o baricentro ao lado oposto deste vrtice. No tringulo equiltero, as medianas, mediatrizes, bissetrizes e alturas so coincidentes. No issceles, apenas as que chegam ao lado diferente, no escaleno, nenhuma delas.

A bissetriz interna de um tringulo corresponde ao segmento de reta que parte de um vrtice, e vai at o lado oposto do vrtice em que partiu, dividindo o seu ngulo em dois ngulos congruentes. Em um tringulo h trs bissetrizes internas, sendo que o ponto de interseo delas chama-se incentro.

Condio de existncia de um tringulo


Para que se possa construir um tringulo necessrio

que a medida de qualquer um dos lados seja menor que a soma das medidas dos outros dois e maior que o valor absoluto da diferena entre essas medidas.

Vous aimerez peut-être aussi