Vous êtes sur la page 1sur 19

SOLUES

1. a)
R: Termo mdio: portugueses Termo maior: cidados patriotas Termo menor: amantes de feijoada

1. b)
R: Termo mdio: Mamferos Termo menor: Animais Termo maior: Vertebrados

2. A)
Forma-padro do silogismo: Premissa Maior - Todos os racistas so nazis. Premissa menor - Nenhum comunista nazi. Concluso - Logo, nenhum comunista racista.

2. a)
Silogismo Vlido porque obedece a todas as regras. Seno vejamos. Quanto aos termos: Tem 3 termos: Termo Menor (comunista), termo mdio (nazi) e termo maior (racista); Termo Mdio (nazi) no aparece na concluso); Os termos Menor (comunista) e maior (racista) no aumentam de extenso na concluso, ou seja, o termo Menor universal quer na premissa menor (sujeito de uma proposio universal Tipo E) quer na concluso (sujeito de uma proposio universal

2. a)
Tipo E), e o termo Maior (racista) universal na premissa maior (sujeito de uma proposio universal Tipo A) e universal na concluso (predicado de uma proposio negativa Tipo E); Termo Mdio (nazi) aparece distribudo na premissa menor (predicado de uma proposio negativa Tipo E). Quanto s proposies: Se uma premissa negativa, a concluso tambm tem de ser negativa. Ora, a premissa menor negativa (Tipo E Universal Negativa) , e a concluso tambm (Tipo E Universal Negativa).

2. a)

As outras regras (de duas premissas particulares ou negativas no se extrai concluso; se uma premissa particular, a concluso tambm particular) no se aplicam a este silogismo, uma vez que no h duas premissas particulares ou negativas, tal como no h uma premissa particular.

2. B)
Forma-padro do silogismo: Premissa maior Nenhum submarino nuclear vaso comercial. Premissa menor Todos os submarinos nucleares so barcos de guerra. Concluso Logo, nenhum barco de guerra vaso comercial.

2. b)

Silogismo Invlido porque no obedece a uma regra quanto aos termos: o termo menor ( barco de guerra) aumenta de extenso na concluso (sujeito de uma proposio Universal Tipo E). E surge na premissa menor como particular dado que o predicado de uma proposio afirmativa (Tipo A).

2. C)
Forma-padro do silogismo: Premissa Maior - Todos os exerccios fsicos so desportos. Premissa Menor - Alguns exerccios fsicos no so actividades perigosas. Concluso - Logo, algumas actividades perigosas no so desportos.

2. c)

Silogismo invlido porque no obedece a uma regra quanto aos termos, nomeadamente a regra que diz que os termos menor e maior no podem aumentar de extenso na concluso e, neste caso, o termo maior (desportos) ocorre como universal na concluso (predicado de uma proposio negativa Tipo O Particular Negativa) e particular na premissa maior (predicado de uma proposio afirmativa Tipo A Universal Afirmativa).

2. d)

Forma-Padro do Silogismo: 1. Algumas boas pessoas so simpticas. 2. Nenhum egosta boa pessoa. 3. Logo, nenhum egosta simptico.

2. d)

Silogismo Invlido porque viola duas regras, uma quanto aos termos, o termo maior (simpticos) aumenta de extenso na concluso (universal predicado de uma prop. negativa), e na premissa maior surge como particular (predicado de uma prop. Afirmativa), e uma quanto s proposies, nomeadamente a que diz que a concluso deve seguir a parte mais fraca, isto , se uma das premissas particular (1. Tipo I) ento a concluso tem de ser tambm particular, o que no acontece (Tipo E UN).

2. e)

Forma-Padro do Silogismo: 1. Alguns M so P. 2. Alguns M so S. 3. Logo, alguns S so P.

2. e)

Silogismo Invlido porque viola duas regras, uma quanto aos termos, o termo mdio (M) no est distribudo nas premissas, isto , particular nas duas premissas ( Sujeito de proposies particulares Tipo I), e uma quanto s proposies, nomeadamente a que diz que de duas premissas particulares no se extrai concluso, e neste caso, temos duas premissas particulares (ambas tipo I _ particular Afirmativa) e extraiu-se uma concluso (Tipo I).

2. f)

2. f)
Silogismo Invlido porque viola duas regras quanto aos termos, moneadamente a regra que diz que um silogismo tem de ter trs termos. O silogismo tem 4 termos dado que o termo Co tem dois significados distintos: co de constelao e co de animal. A outra regra violada a de que os termos menor e maior no podem aumentar de extenso na concluso, e neste caso, o termo menor (constelao) universal na concluso (sujeito de uma prop. Universal) e particular na segunda premissa (predicado de uma proposio afirmativa).

2. g)

Forma-Padro do Silogismo: 1. Todos os homens so seres mortais. 2. Alguns tubares so seres mortais. 3. Logo, todos os tubares so homens.

2. e)
Silogismo Invlido porque viola trs regras, duas quanto aos termos, o termo mdio (seres mortais) no est distribudo nas premissas, isto , particular nas duas premissas ( Predicado de proposies afirmativas Tipo A e Tipo I), e a regra que diz que os termos menor ou maior no podem aumentar de extenso na concluso e, neste caso, o termo menor (tubares) universal na concluso (sujeito de uma proposio universal Tipo A) e particular na premissa menor (sujeito de uma proposio particular Tipo I). E uma quanto s proposies, nomeadamente a regra que diz que se uma premissa particular (premissa menor do Tipo I Particular afirmativa), ento a concluso tem de ser particular e neste caso, universal (Tipo A universal Afirmativa).

Vous aimerez peut-être aussi