Vous êtes sur la page 1sur 9

ROMANTISMO

Foi um movimento artstico, poltico e filosfico surgido nas ltimas dcadas do sculo XVIII na Europa que perdurou por grande parte do sculo XIX. Caracterizou-se como uma viso de mundo contrria ao racionalismo e ao iluminismo e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa. O Romantismo a arte do sonho e fantasia. Valoriza as foras criativas do indivduo e da imaginao popular. Ope-se arte equilibrada dos clssicos e baseia-se na inspirao fugaz dos momentos fortes da vida subjetiva: na f, no sonho, na paixo, na intuio, na saudade, no sentimento da natureza e na fora das lendas nacionais.

Contexto histrico
O Romantismo surgiu na Europa em uma poca em que o ambiente

intelectual era de grande rebeldia. Na poltica, caam sistemas de governo despticos e surgia o liberalismo poltico (no confundir com o liberalismo econmico do Sculo XX). No campo social imperava o inconformismo. No campo artstico, o repdio s regras. A Revoluo Francesa o clmax desse sculo de oposio.
O Romantismo surge inicialmente naquela que futuramente seria

a Alemanha e na Inglaterra. No Brasil, o romantismo coincidiu com a Independncia poltica do Brasil em 1822, com o Primeiro reinado, com a guerra do Paraguai e com a campanha abolicionista.

O Brasil no sculo XIX: A poesia romntica


Aps a independncia , em 1822, o pas precisava inserir-se no

modelo moderno acompanhado as naes independentes da Europa e da Amrica;


Os escritores pela primeira vez vo procurar, como tarefa patritica, definir conscientemente uma literatura mais ajustada s aspiraes da jovem ptria; A imagem do portugus conquistador deveria ser varrida, havia necessidade de autoafirmao da ptria que se formava; O Romantismo inicia-se no Brasil em 1836, quando Gonalves de Magalhes publica, na Frana, a Niteri Revista Brasiliense e lana, no mesmo ano um livro de poemas romnticos intitulado Suspiros poticos e saudades.

Classicismo x romantismo
Classicismo
geral, universal

Romantismo
particular, individual

impessoal, objetivo
apelo inteligncia razo erudio elitilizao disciplina imagem racional do amor e da mulher

pessoal, subjetivo
apelo imaginao sensibilidade folclore motivos populares

libertao
imagem sentimental e subjetiva do amor e da mulher

Primeira gerao gerao nacionalista ou indianista

Era voltada para a natureza, o regresso ao passado histrico e ao medievalismo. Cria um heri nacional na figura do ndio, de onde surgiu a denominao de gerao indianista. O sentimentalismo e a religiosidade so outras caractersticas presentes. Entre os principais autores podemos destacar Gonalves de Magalhes, Gonalves Dias e Arajo Porto Alegre. Gonalves de Magalhes foi o introdutor do Romantismo no Brasil. Obras: Suspiros Poticos e Saudades. Gonalves Dias foi o mais significativo poeta romntico brasileiro. Obras: Cano do exlio, I-Juca-Pirama. Arajo Porto Alegre fundou com os outros dois a Revista Niteri-Brasiliense Entre as principais caractersticas da primeira gerao romntica no Brasil esto: o nacionalismo ufanista, o indianismo, o subjetivismo, a religiosidade, o brasileirismo (linguagem), a evaso do tempo e espao, o egocentrismo, o individualismo, o sofrimento amoroso, a exaltao da liberdade, a expresso de estados de alma, emoes e sentimentalismo.

Segunda gerao gerao mal do sculo

Tambm conhecida como Byroniana e Ultrarromantismo, recebeu a denominao de mal do sculo pela sua caracterstica de abordar temas obscuros como a morte, amores impossveis e a escurido. Entre seus principais autores esto lvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela e Junqueira Freire. lvares de Azevedo fazia parte da sociedade epicuria destinada a repetir no Brasil a existncia bomia de Byron. Obras: Plida Luz, Soneto, Lembranas de Morrer, Noite na Taverna. Casimiro de Abreu escreveu As Primaveras, Poesia e amor, etc. Fagundes Varela, embora byroniano, j tinha em sua poesia algumas caractersticas da terceira gerao do romantismo. Junqueira Freire, com estilo dividido entre a homossexualidade e a heterossexualidade, demonstrava as idiossincrasias da religio catlica do sculo XIX. J as principais caractersticas da segunda gerao foram o profundo subjetivismo, o egocentrismo, o individualismo, a evaso na morte, o saudosismo (lamentao) em Casimiro de Abreu, por exemplo, o pessimismo, o sentimento de angstia, o sofrimento amoroso, o desespero, o satanismo e a fuga da realidade.

Terceira gerao gerao condoreira

A terceira gerao, conhecida tambm como gerao Condoreira, simbolizada pelo Condor, uma ave que costuma construir seu ninho em lugares muito altos e tem viso ampla sobre todas as coisas, ou Hugoniana, referente ao escritor francs Victor Hugo, grande pensador do social e influenciador dessa gerao. Os destaques desta gerao foram Castro Alves, Sousndrade e Tobias Barreto. Castro Alves, denominado "Poeta dos Escravos", o mais expressivo representante dessa gerao com obras como Espumas Flutuantes e Navio Negreiro. Sousndrade no foi um poeta muito influente, mas tem uma pequena importncia pelo descritivismo de suas obras. Tobias Barreto famoso pelos seus poemas romnticos. As principais caractersticas so o erotismo, a mulher vista com virtudes e pecados, o abolicionismo, a viso ampla e conhecimento sobre todas as coisas, a realidade social e a negao do amor platnico, com a mulher podendo ser tocada e amada.

Alguns fatos que explicam o aparecimento e o desenvolvimento do romance no Brasil:


Urbanizao da cidade do Rio de Janeiro, gerou uma sociedade

consumidora, formada de jovens estudantes e profissionais liberais, todos em busca de entretenimento; o esprito nacionalista exige uma cor local e no a mera impostao ou traduo de obras; o jornalismo vivendo seu primeiro grande impulso e a divulgao em massa de folhetins; o avano do teatro nacional.

teatro romntico

Martins Pena e a comdia de costumes

No perodo romntico se define o teatro nacional;


Deve-se a Gonalves de Magalhes, o papel pioneiro: em 1838 era representado seu drama Antnio Jose ou Poeta da Inquisio, marco inicial do teatro brasileiro;
A consolidao do teatro se atribui a Martins Pena e suas comdias de costumes.

[...] Nas pecinhas de uma ato de Martins Pena sobressai o realismo ingnuo, natural, alterado aqui e ali pelo dom da stira, pelo gosto da deformao cmica. Dcio de Almeida Prado

Vous aimerez peut-être aussi