Vous êtes sur la page 1sur 41

Temas Gerais do Servio social

Profa. Dra. Lobelia da Silva Faceira


Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

1.

Contedo da Aula e principais referncias bibliogrficas Relao entre Estado /Sociedade.


MONTAO, Carlos & DURIGUETTO, Maria Lcia. Estado, classe e movimento social.

2.
3.

A questo social.
IAMAMOTO, Marilda Villela. Servio Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questo social. PASTORINA. A categoria Questo Social em debate.

Neoliberalismo e Excluso social


BEHRING, Elaine Rossetti. Brasil em contra reforma: desestruturao do Estado e perda de direitos. MOTTA, Ana Elisabeth. A cultura da crise. SADER, Emir. Ps-meoliberalismo.

4.

Movimentos sociais.
DURIGUETTO, Maria Lcia. Sociedade Civil e Democracia: um debate necessrio. GOHN, Maria da Glria. Movimentos e lutas sociais na histria do Brasil. ___________________. Movimentos sociais no incio do sculo XXI: antigos e novos atores sociais. ___________________ . Teorias dos Movimentos Sociais: Paradigmas Clssicos e Contemporneos.

5. 6.

Terceiro Setor.
MONTAO, Carlos. Terceiro setor e questo social; crtica ao padro emergente de interveno social.

Articulao em rede e conselhos de direitos.


BRAVO, Maria Ins Souza e PEREIRA, Potyara Amazoneida (Orgs.). Poltica social e democracia. ELIAS, Nobert. A Sociedade dos Indivduos. SCHERER-WARREN, Ilse. Dossi: Movimentos Sociais: das mobilizaes s redes de movimentos sociais. In: Revista Sociedade Estado (21). _______________________. Redes de Movimentos Sociais.

7. Implicaes da atuao do Servio Social na defesa e garantia de direitos da populao em situao de vulnerabilidade social.
IAMAMOTO, Marilda Villela. O Servio Social na cena contempornea. In: Servio Social: direitos sociais e competncias profissionais. IAMAMOTO, Marilda Villela. O Servio Social na contemporaneidade: trabalho e formao profissional.

1.

Relao entre Estado e Sociedade.

Trs principais evidncias, que serviro de referncia dessa reflexo: 1. Estado no um fenmeno unvoco, isto , igual ou idntico em todos os momentos histricos e em todos os contextos socioculturais; 2. Estado no o criador da sociedade, mas, ao contrrio criatura desta; 3. Existem diferentes e competitivas doutrinas, teorias ou concepes sobre o Estado e suas relaes com a sociedade.

O Estado moderno e a Sociedade Civil nos clssicos da teoria poltica.

Plato - Em sua obra A Repblica, distingue as boas e ms formas de governar, classificando a monarquia, aristocracia, democracia, oligarquia e tirania. Aristteles criticando seu mestre, cria a teoria clssica sobre as formas de governo ou politeias, distinguindo as constituies retas (reino, aristocracia e a poltica) e desviadas (tirania, oligarquia e a democracia), a partir da inteno dos governantes em defender o interesse prprio ou o bem comum. Isso mostra, na teoria aristotlica, a clara idia da existncia de grupos (classes sociais), diferenciados por sua condio social: ricos e pobres. Nicolau Maquiavel visou desvendar uma tica poltica (no moral), independentemente da vida privada e da religio, em que a ao poltica e o ator poltico fossem julgados pelos resultados, e no pelos meios empregados >>> VIRT E FORTUNA. Jusnaturalismo e Contratualismo Hobbes, Locke e Rousseau.

Hegel Sociedade civil >>> sistema de necessidades em que se desenvolvem as relaes e atividades econmicas e as regulamentaes jurdico-administrativas em que os indivduos asseguram a defesa de suas liberdades, da propriedade privada e de seus interesses a administrao da justia, da polcia e das corporaes. Estado >>> conservao / superao da sociedade civil >>> reino em que se expressariam os interesses pblicos e universais. Para Hegel, caberia ao Estado garantir o bem pblico ao mesmo tempo que preserva a sociedade civil e seus fundamentos. Estado = sujeito real que ordena, funda e materializa a universalizao dos interesses particularistas da sociedade civil.

Sociedade civil e Estado na tradio marxista (Marx, Lnin e Gramsci). O mtodo dialtico >>> real >>> conhecimento terico = reproduo intelectiva do movimento do real. Marx Sociedade civil = intercmbio material dos indivduos = estrutura econmica. Estado = produto da sociedade civil, expressa suas contradies e as perpetua, e no como pensa Hegel, uma esfera independente, com racionalidade prpria. Estado emerge das relaes de produo >> moldado pela Sociedade Civil >> Sociedade Civil moldada pelo modo dominante de produo e pelas relaes inerentes a esse modo.

Expresso ditadura do proletariado utilizada para afirmar que as lutas de classes levam necessariamente ditadura do proletariado e que essa ditadura constitui apenas uma passagem para a fase de supresso de todas as classes, ou seja, a uma sociedade sem classe, e supresso do Estado.

Lnin A funo do Estado como aparelho repressivo da burguesia destacada como o ncleo central do Estado burgus. Principais instrumentos da fora do poder de Estado so o exrcito e a poltica, sendo a revoluo violenta inevitvel. O proletariado, depois de apoderar-se da mquina do Estado, transforma-se em classe dominante (o Estado aqui o proletariado organizado em classe dominante); estabelece seu domnio poltico e elimina a burguesia. Gramsci Estado ampliado = sociedade poltica (aparelhos de represso e coero) e sociedade civil (hegemonia >>> consenso e aceitao dos setores subalternos). Sociedade civil = momento da superestrutura >>> no implica a negao da centralidade descoberta por Marx da base material como fator ontolgico primrio da sociabilidade. Unidade na diversidade >>> Em Gramsci, sociedade civil e sociedade poltica so distines analticas do conceito de Estado. Para ele, o momento unificador dessas duas esferas sociedade poltica e sociedade civil est presente na forma como o grupo social realiza sua dominao.

A teoria do processo revolucionrio de transio ao socialismo >>> distingue 2 tipos de formaes sociais: Sociedades de tipo oriental (Rssia Czarista) >>> onde no se desenvolveu uma sociedade civil forte e articulada, sendo esta primitiva, e comandada pela sociedade poltica e a lgica da dominao e coero >>> as lutas de classes travam-se tendo em vista a conquista (pelos setores dominados) ou conservao (pela classe dominante) do Estado em sentido estrito >>> processo revolucionrio se d mediante a guerra de movimento, com vistas tomada do Estado. Sociedades de tipo ocidental >>> aquela em que a poltica sofreu significativa socializao, com uma relao equilibrada entre a sociedade poltica e a sociedade civil (terreno das lutas de classes) >>> centro do processo revolucionrio dar-se- como um progresso de conquistas, de espaos no seio e atravs da sociedade civil numa guerra de posio >>> refere-se tanto ao processo em que uma classe torna-se dirigente, quanto direo que uma classe no poder exerce sobre o conjunto da sociedade. Catarse >>> momento em que Gramsci denomina a passagem do momento econmico ao momento tico-poltico >>> processo de elevao da conscincia da classe em si classe para si.

Hegemonia >>> construo do consenso >>> direo intelectual e moral, incorpora uma dimenso educativa, na medida em que a formao de uma conscincia crtica um dos alicerces de uma ao poltica que procura conquistar a hegemonia. Gramsci atribui ao trabalho ideolgico dos intelectuais orgnicos na construo ou manuteno da hegemonia.

Gramsci >>> perspectiva de sociedade sem Estado >>> sociedade regulada >>> reabsoro da sociedade poltica na sociedade civil.
Tomada do poder poltico que as classes subalternas atingem sua completa unificao poltica, tornando-se o prprio Estado e criando um novo bloco histrico.

Pensamento liberal Tocquevile, Keynes e Hayek

Alxis de Tocqueville (1805-1859)

Tinha plena conscincia de que a implantao da democracia era inevitvel, mas lastimava essa tendncia que, segundo ele, levaria ao risco da "tirania da maioria", a um nivelamento cuja conseqncia seria o despotismo e ao conformismo da opinio. A democracia faria prevalecer a fora do nmero sobre a individualidade. Tocqueville admitia claramente o desprezo pelas classes mdias, o que constitua um trao aristocrtico da viso de mundo daquele nobre senhor de terras. Em uma anotao pessoal exprimia: "Tenho pelas instituies democrticas uma preferncia cerebral, mas sou aristocrata por instinto, e isto significa que desprezo e temo a multido. Amo apaixonadamente a liberdade, a legalidade, o respeito pelos direitos, mas no a democracia"'.

Keynes - defendeu uma poltica econmica de Estado intervencionista, atravs da qual os governos usariam medidas fiscais e monetrias para mitigar os efeitos adversos dos ciclos econmicos. Suas idias serviram de base para a escola de pensamento conhecida como economia keynesiana.
Aps a ecloso da Segunda Guerra Mundial, as idias econmicas de Keynes foram adotadas pelas principais potncias econmicas do Ocidente. Durante as dcadas de 1950 e 1960, o sucesso da economia keynesiana foi to retumbante que quase todos os governos capitalistas adotaram suas recomendaes. Estado de bem-estar social (Welfare State), tambm conhecido como Estado-providncia, um tipo de organizao poltica e econmica que coloca o Estado (nao) como agente da promoo (protetor e defensor) social e organizador da economia. Nesta orientao, o Estado o agente regulamentador de toda vida e sade social, poltica e econmica do pas em parceria com sindicatos e empresas privadas, em nveis diferentes, de acordo com a nao em questo. Cabe ao Estado do bem-estar social garantir servios pblicos e proteo populao.

Hayek - Em 1944 foi lanado o livro O Caminho da Servido de Hayek, que foi considerado uma ofensa ao Estado de bem-estar, pois reagia duramente contra o Keynesianismo e o assistencialismo do Estado, to defendidos naquele momento.
Contrariamente a tudo que pregava o Estado de bem-estar, Hayek e Friedman, acreditavam que o Estado deveriam ter funes menos autoritria e menos paternalista. Para Hayek, mais especificamente, uma das funes principais do Estado (Mnimo) seria auxiliar na difuso de conhecimentos e informaes permitindo uma maior mobilidade econmica, sem haver centralizao de decises, sendo totalmente contra o planejamento por parte do Estado. A esse Estado (Mnimo), restaria zelar pelo bom funcionamento do MERCADO: garantindo a ordem, elaborando leis de proteo propriedade privada, leis de proteo liberdade de expresso, a manuteno dos crceres e a defesa das fronteiras.

Jeremy Bentham (1748-1832) o fundador de uma escola chamada utilitarismo. Sofrendo a influncia empirista, a teoria utilitarista pretende ser um instrumento de renovao social, a partir de um mtodo rigorosamente cientfico.
O cidado s deve obedecer ao Estado quando a obedincia contribui para a felicidade geral. Da mesma forma, o governo deve concordar com o princpio de utilidade, e sua finalidade alcanar a felicidade para um nmero maior de pessoas. Por isso os objetivos do governo so: prover a subsistncia, produzir a abundncia, favorecer a igualdade e manter a segurana. Para tanto necessrio que haja eleies peridicas, sufrgio livre e universal, liberdade de contrato. John Stuart Mill (1806-1873) - Desenvolve o liberalismo na linha de aspirao democrtica. Preocupa-se com o destino das massas oprimidas e defende a co-participao na indstria bem como a representao proporcional na poltica a fim de permitir a expresso das opinies minoritrias. Foi acirrado defensor da absoluta liberdade de expresso, do pluralismo e da diversidade, e considerava importante o debate das teorias conflitantes.

Weber - definiu o Estado como "uma entidade que reivindica o monoplio do uso legtimo da fora fsica", uma definio que se tornou central no estudo da moderna cincia poltica no Ocidente. Identificou trs principais fontes de legitimidade poltica: A legitimidade com base em motivos tradicionais. A legitimidade, por outro baseado em liderana carismtica a devoo a um lder ou grupo que visto como excepcional herico ou virtuoso. A autoridade racional-legal, no qual a legitimidade derivada da crena de que um determinado grupo tenha sido colocado no poder de forma legal, e que seus atos so justificveis de acordo com um cdigo especfico de leis escritas. Estado moderno >>> autoridade racional-legal.

Max Weber >>> tipos de legitimidade >>> tipos de dominao.


Dominao a possibilidade de um determinado grupo se submeter a um determinado mandato. Weber define trs tipos de dominao que se destinguem pelo carter da dominao (pessoal ou impessoal) e, principalmente, pela diferena nos fundamentos da legitimidade. So elas: legal, tradicional e carismtica.

Habermas - concebe a razo comunicativa - comunicao livre, racional e crtica - como alternativa razo instrumental e superao da razo iluminista - "aprisionada" pela lgica instrumental, que encobre a dominao.
Sociedade = sistema + mundo da vida. O sistema refere-se 'reproduo material', regida pela lgica instrumental (adequao de meios a fins), incorporada nas relaes hierrquicas (poder poltico) e de intercmbio (economia). O mundo da vida a esfera de 'reproduo simblica', da linguagem, das redes de significados que compem determinada viso de mundo, sejam eles referentes aos fatos objetivos, s normas sociais ou aos contedos subjetivos. conhecido o diagnstico habermasiano da colonizao do mundo da vida pelo sistema e a crescente instrumentalizao desencadeada pela modernidade, sobretudo com o surgimento do direito positivo, que reserva o debate normativo aos tcnicos e especialistas. Contudo, desde a dcada de 1990, mudou sua perspectiva acerca do direito, considerando-o mediador entre o mundo da vida e o sistema.

2. A Questo Social

A concepo de questo social est enraizada na contradio capital x trabalho, em outros termos, uma categoria que tem sua especificidade definida no mbito do modo capitalista de produo. A questo social no seno as expresses do processo de formao e desenvolvimento da classe operria e de seu ingresso no cenrio poltico da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado. a manifestao, no cotidiano da vida social, da contradio entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de interveno mais alm da caridade e represso (CARVALHO e IAMAMOTO,1983:77).

Gnese da Questo Social >>> final do sculo XIX. A perda de processualidade nas anlises da Questo Social: Rosanvallon (1995); Castel (1998); Gorz (1987); Antunes (1996 e 1997). Crise generalizada da economia capitalista mundial dos anos 70 >>> Neoliberalismo. Globalizao financeira - Reestruturao produtiva metamorfoses no mundo do trabalho novas expresses da Questo Social.

CAPITALISMO > CAPITAL X TRABALHO GNESE DA QUESTO SOCIAL > POLTICAS SOCIAIS / SERVIO SOCIAL MUNDIALIZAO DO CAPITAL > CAPITAL FETICHE NOVAS E ANTIGAS EXPRESSES DA QUESTO SOCIAL NATURALIZAO E CRIMINALIZAO DA QUESTO SOCIAL ASSISTENCIALIZAO DAS POLTICAS SOCIAIS E REFORO NO ESTADO PENAL

A mundializao do capital tem profundas repercusses na rbita das polticas pblicas, em suas conhecidas diretrizes de focalizao, descentralizao, desfinanciamento e regresso do legado dos direitos do trabalho. O capital financeiro ao subordinar toda a sociedade impe-se em sua lgica de incessante crescimento, de mercantilizao universal. Ele aprofunda desigualdades de toda a natureza e torna paradoxalmente invisvel o trabalho vivo que cria a riqueza e os sujeitos que o realizam. Nesse contexto, a questo social mais do que pobreza e desigualdade. Ela expressa a banalizao do humano, resultante de indiferena frente esfera das necessidades das grandes maiorias e dos direitos a elas atinentes.

3. Neoliberalismo e a excluso social


Principais mudanas: Polticas Econmicas sociais Culturais.

4. Movimentos sociais.

Dentro de uma perspectiva histrica, os movimentos sociais sempre existiram, uma vez que representam foras sociais organizadas, tendo algumas vezes dimenses conservadoras e em outras progressivas.

Os movimentos sociais conservadores caracterizam-se por no desejarem as mudanas sociais emancipatrias, mas impe as mudanas segundo seus interesses particularistas, utilizando muitas vezes a violncia como estratgia principal de suas aes.
J os movimentos sociais progressistas atuam de acordo com uma agenda emancipatria, realizando diagnstico sobre a realidade social e propostas. Esses movimentos atuam em redes, articulando aes coletivas que agem como resistncia excluso e lutam pela incluso social, numa perspectiva de desenvolvimento do denominado empowerment de atores da sociedade civil. Nesse sentido, as redes constituem um tipo de relao social, que possui objetivos estratgicos e articulaes.

Gohn (2007) pontua que existem redes de diferentes tipos: redes de sociabilidade, locais, virtuais, temticas, geracionais, histricas, de entidades afins e de governana. Nesse sentido, a autora destaca que os novos associativismos so menos reivindicatrios e mais propositivos e operativos, tendo como principais caractersticas a participao cidad e a dimenso estratgica.

No perodo entre as dcadas de 1960 e 1980 vrios sujeitos coletivos organizaram suas reivindicaes e construram agendas polticas voltadas para defesa de direitos e do questionamento aos valores culturais conservadores em favor da poltica de identidade.

A dcada de oitenta representou ganhos no plano sciopoltico, onde diferentes grupos sociais se organizaram para protestar contra o regime poltico vigente.

Dcada de 90 >> declnio das manifestaes nas ruas >> processo de institucionalizao da organizao popular atravs dos inmeros fruns - encontros peridicos para realizao de diagnsticos dos problemas sociais, assim como a definio de metas e objetivos.
Houve um deslocamento da visibilidade para as organizaes no governamentais. As identidades coletivas dos movimentos populares deixaram as contestaes de lado, dando nfase a um nvel mais operacional e propositivo.

Os movimentos sociais sempre foram heterogneos no que se refere s temticas e demandas, porm na dcada de 1990 se constituem redes dentro do prprio movimento social.
Nesse sentido, a anlise da sociedade civil e do significado e alcance da ao poltica, na dcada referida, tem nas redes de movimentos (network organizations) grande relevncia. Ou seja, existe a hiptese de que atravs da organizao e constituio de redes sociais se configura um novo movimento social, caracterizado por aes coletivas que vo alm da defesa de interesses particulares, buscando intervir na formao das polticas gerais de organizao ou transformao da vida social.

A construo das abordagens tericas sobre os movimentos sociais: Histrico-estrutural trabalhadores = sujeitos histricos delineou o movimento social dos trabalhadores movimentos sociais reformistas / reacionrios / revolucionrios.

Culturalista-identidria (Kant, Rousseau, Weber, fenomenologia, Arendt, Bourdieu) conflitos do cotidiano / diversidade de temas / novos movimentos sociais abordagem culturalista / identidade dos movimentos sociais.

Dcada de 90 produes tericas se voltam questo das organizaes no governamentais (ONGs) e do terceiro setor. alguns autores de maneira equivocada consideram as ONGs como movimentos sociais. as redes sociais passam a ser consideradas por alguns autores como mais importante do que os movimentos sociais. Novos movimentos sociais centrados no eixo da identidade e subjetividade voltada para condio do indivduo sem levar em considerao a teia de relaes sociais possibilitar aos indivduos a sociabilidade coletiva.

Perspectiva ps-estruturalista reafirma o papel de heterogeneidade movimentos = sujeito coletivo Laclau, Mead, Honneth, Rawls, N. Fraser, Bauman. Sculo XX Wirth, Elias, Gimmel interacionismo redes sociologia relacional Jeffrey Alexander solidariedade relaes sociais.

Sculo XX movimentos sociais voltaram a ter evidncia e centralidade multiplicidade de movimentos heterogneos.
Conscincia histrica processual jogo de tenses, trocas e posies dos sujeitos em cena.

Uma

compreenso adequada dos movimentos sociais deve partir de uma anlise totalizante das condies de reproduo do capital na atualidade, a partir das mudanas verificadas na sociedade.

5. Terceiro Setor.

A abordagem desse tema no pode ocorrer nem de forma ufanista como se o terceiro setor viesse ocupar o papel que do Estado na formulao e execuo de polticas sociais e nem de forma pessimista, negando a sua importncia e a dimenso de suas aes no enfrentamento de diferentes manifestaes da questo social brasileira. O termo terceiro setor tem sido utilizado com freqncia crescente e, por mais que, no contexto do Servio Social, tenha sido recebido com ressalvas e at crticas contundentes , no h como negar a evidncia social, econmica e poltica que esse setor tem alcanado no cenrio internacional e nacional . A sociedade atual est estruturada a partir de trs grandes setores : o Estado ( primeiro setor ), o Mercado (segundo setor) e Organizaes da Sociedade Civil que atuam sem finalidade de lucro com atuaes de interesse pblico (terceiro setor).

O Terceiro Setor formado por instituies (associaes ou fundaes privadas) no governamentais, que expressam a sociedade civil organizada, com participao de voluntrios, para atendimentos de interesse pblico em diferentes reas e segmentos. Principais razes da emergncia do Terceiro Setor : A substituio gradativa e intencional das funes do Estado de Bem Estar Social pelo chamado Estado Mnimo; A legislao social trazida pela Constituio Federal de 1988 e decorrentes Leis Orgnicas que, garantidoras dos direitos sociais e de cidadania, com nfase na participao popular, implicou na necessidade do reordenamento tcnico e administrativo das instituies estatais e da rede privada. O acirramento da questo social.

O certificado de Entidade Beneficente de Assistncia Social (CEBAS) pode ser pleiteado junto ao Conselho Nacional de Assistncia Social, desde que a instituio preencha os requisitos exigidos, dentre eles, o de atuar diretamente na rea da Assistncia Social. J o certificado de Organizao da Sociedade Civil que atua com Interesse Pblico (OSCIP) pode ser solicitado junto ao Ministrio da Justia, com uma abrangncia maior de instituies que podem alcanar essa qualificao. Uma mesma instituio no pode acumular os dois certificados.

6. Articulao em rede e conselhos de direitos.

A palavra rede vem do latim retis, significando entrelaamento de fios com aberturas regulares que formam uma espcie de tecido. A partir da noo de entrelaamento, a palavra rede foi ganhando novos significados ao longo dos tempos, passando a ser utilizada em diferentes situaes e contextos. As redes passam a ser analisadas, por diversos autores das cincias sociais, como novas dinmicas sociais, polticas e econmicas da sociedade caracterizada pela informatizao. A idia de rede de movimentos se prope a pensar numa dimenso epistemolgica na possibilidade de integrao de diversidade, ou seja, implica buscar formas de articulao entre o particular e o universal, buscando interconexes entre as identidades dos diversos atores sociais.

Redes de movimentos hibridao entre o comunitrio e o associativismo multiplicidade de funes que as redes possuem dimenses integradoras, utilitrias e contestatrias. Redes de movimentos sociais redes de conhecimento alimentam e do sentido informacional s vises e estratgias de ao e de direo dos agentes. Resgate da noo de rede numa concepo mais ampla Nobert Elias (A sociedade dos indivduos) superar oposio entre indivduo e sociedade idia de interdependncia processo interativo amplo que envolve: dependncia, interdependncia, rede de funes, contexto social e estrutura.

Trajetria sobre o estudo sobre as redes sociais no cenrio internacional: 1930 1970 sobretudo nos Estados Unidos Antropologia, sociologia e psicologia social estruturalistas e funcionalistas identificao de vnculos interpessoais em contextos sociais especficos. 1970 1990 especialidade das pesquisas das cincias sociais desenvolvimento da anlise das redes sociais. Emergncia de pesquisas multidisciplinares aumento da complexidade da vida urbana e comunicaes mediadas por computador. Redes anlise de fluxos de informao atravs de interaes entre pessoas. Fase atual anlise de redes sociais mais sofisticada com base em tcnicas e ferramentas computacionais. Sistema de comunicao / redes malha ou trama ligao simtrica entre os ns / atores sociais. Teia padres de relaes estabelecidas.

A idia de controle social e pblico sobre as aes do Estado mediante a organizao e fortalecimento da sociedade civil supera a dicotomia entre o privado e o estatal, uma vez que a mediao da esfera pblica se caracteriza como expresso de processos democrticos, que publicizam interesses heterogneos. Conselhos >>> lcus do fazer poltico, como espao contraditrio, como uma nova modalidade de participao, ou seja, a construo de uma cultura alicerada nos pilares da democracia participativa e na possibilidade de construo da democracia de massas >>> ampliao do conceito de cidadania, pautada por uma nova compreenso do carter e papel do Estado. Conselho >>> vem encontrando oposio de autores que tm defendido o mesmo como espao de consenso, ou seja, pactuao entre sociedade civil e Estado. Nessa perspectiva, os Conselhos so concebidos ou como espao de regulamentao dos conflitos, pautado na concepo liberal de democracia, ou espao de consenso intersubjetivo.

Existem outros mecanismos que, se acionados, tambm podem e devem ser entendidos como espaos de exerccio de controle social, a saber:

O Ministrio Pblico, que uma instituio permanente, essencial funo jurisdicional do Estado, incumbida na defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis. rgos de defesa do consumidor, como o PROCON, que no s se dedica ao consumidor de bens e objetos, mas tambm prev a proteo ao consumidor de servios. Meios de comunicao oficiais, apesar da dificuldade de acesso, e os alternativos >>> ???? Conselhos profissionais, em que possvel que qualquer pessoa denuncie um mau atendimento no Conselho respectivo. Concebe-se o controle social no somente como um luta legal por um direito adquirido, mas como a potencialidade e a criatividade dos usurios na elaborao da poltica.

Participao comunitria e social

Participao cidad

No se resume a prestao de servios comunidade isolada.

Poltica = interao com o Estado ou organizao

Sociedade civil Espao pbico dimenso aberta/ plural/ pouco institucionalizada. Esfera pblica estrutura mista, onde percebe-se a presena da sociedade civil + Estado.

Questes que precisam ser enfrentadas: O poder pblico no tem respeitado as deliberaes dos Conselhos e Conferncias; O poder pblico local tem contribudo para avanar ou reprimir o controle social; As leis que regulamentam o funcionamento dos Conselhos no tm sido respeitadas, em alguns Conselhos; O funcionamento dos mesmos tem priorizado a burocratizao das aes; A dinmica dos Conselhos precisa ser repensada para maior envolvimento dos participantes; Os Conselhos e Conferncias tm se posicionado de forma tmida em relao agenda neoliberal; A sociedade civil organizada no tem ainda plena conscincia dos Conselhos; Os Conselhos, de forma geral, tm dado pouca contribuio democratizao da esfera pblica; A chantagem institucional do poder executivo ao acenar para o prejuzo para a populao, caso as propostas apresentadas sejam contestadas pelos conselheiros; Falta de solues jurdicas mais geis quanto necessidade de se defrontar com o executivo.

7. Implicaes da atuao do Servio Social na defesa e garantia de direitos da populao em situao de vulnerabilidade social.

Ps-modernidade >> individualismo; consumismo; sociedade presentificada; fragmentao do sujeito social; precarizao e alienao do trabalho (desfiliao social Castel). Contemporaneidade >> Projeto tico-poltico > organizao social da categoria e de sua qualificao terica e poltica. Materializado nas dimenses: instrumentos legais; expresses e manifestaes coletivas da categoria; ensino universitrio; entidades de Servio social. Base terico-metodolgica Servio Social Base tico-poltica Base tcnico-operativa

Servio Social prtica inscrita num terreno poltico e ideolgico com refraes nas condies materiais da existncia dos sujeitos via servios (polticas sociais), que interferem no padro de consumo e na qualidade de vida das famlias trabalhadoras. Maior pilar de sustentao do campo ocupacional Estado mediao do trabalho assalariado >> interesses contrapostos: demandas do capital X demandas do trabalho. Servio Social > reproduo das relaes sociais como atividade auxiliar e subsidiria no exerccio do controle social. >> criador de condies favorecedoras da reproduo da fora de trabalho. O Servio Social de hoje sintetiza o desafio de decifrar os novos tempos para que deles se possa ser contemporneo. Para isso necessrio um novo perfil do profissional; que deve ser afinado com a anlise dos processos sociais, criativo, inventivo, capaz de entender o tempo presente, os homens, a vida contribuindo para moldar os rumos de sua histria.

Dupla armadilha
* Fragmentao da Questo Social >> focalizao do
problema no indivduo.

* Discurso genrico da Questo Social.

Servio Social > profissional culto, crtico e capaz de formular, recriar e avaliar propostas que apontem para a progressiva democratizao das relaes sociais.
Autonomia profissional Tenso Trabalho submetido ao poder do empregador Demanda dos sujeitos de direitos

Esquema sntese

Neoliberalismo >> Questo social Movimentos Sociais >> Redes sociais Terceiro setor Controle Social
Atuao do Servio Social na defesa e garantia de direitos da populao em situao de vulnerabilidade social.

Vous aimerez peut-être aussi