Vous êtes sur la page 1sur 13

Gesto de Pessoas

Grade Gerencial A APATIA

Estilo Aptico
O aptico o individuo que possui uma baixa orientao para desempenho unida com uma baixa orientao para pessoas.

Motivao Positiva
Manter se no emprego, fazendo o mnimo necessrio, ou talvez fazer somente o suficiente para obter a aposentadoria, mas com muito pouca ou nenhuma inteno de oferecer uma contribuio positiva organizao.

Motivao Negativa
Agentar firme, e evitar ser o centro das atenes. Apesar de entediado e indiferente o aptico esconde este sentimento dos outros. Estando presente sem ser notado, evita conflitos e inimizades, afasta os outros parecendo estar sempre ocupado.

O Lema do Aptico
No vejo, no falo, no ouo, e, assim, no serei notado.

O aptico um funcionrio normal , que segue as normas da empresa e procura sempre estar adequado aos padres visuais exigidos pela organizao, mas sua participao mental completamente ausente.

interessante notar que geralmente fora do ambiente de trabalho essa pessoa se dedica a vrios interesses.

No trabalho

Fora do trabalho

INICIATIVA
O aptico por no se preocupar com o servio e seus companheiros de trabalho, dificilmente iniciar ou desenvolver novas idias e aes.

Qualquer ao tomada passiva, e o pensamento : Eu s fao o que me mandarem fazer.


Quando forado a tomar uma atitude, o individuo pode tentar convencer algum a tom-la em seu lugar. Caso isso no funcione o melhor buscar informaes e seguilas ao p da letra, nunca questionando. Quando pedem que realize alguma tarefa que no est includa em suas funes normais, arruma desculpas para no a realizar, alegando que tal servio no faz parte de suas atribuies ou de seu departamento, podendo alegar ainda ignorncia sobre a forma de execuo da mesma, pois desta forma se o aptico tiver que realizar a tarefa, ficar isento de responsabilidades no casso de as coisas no darem certo.

INVESTIGAO
Quanto menos eu souber, melhor. Eu posso sempre alegar ignorncia.

O aptico busca receber informaes mnimas, apenas o realmente indispensvel. Quando colocado a prova atravs de uma pergunta direta da chefia, por exemplo, o individuo para no dizer: Eu no sei, normalmente responde: Eu vou descobrir. Por sua limitao de conhecimento, normalmente a responsabilidade sobre os problemas recai sobre outros.

Freqentemente o aptico trabalha com informaes falhas ou insuficientes, j que ele no questiona o que lhe foi passado.
Quando so descobertos erros ou falhas o mesmo no faz o mnimo esforo para corrigi-las, no se importando com as conseqncias para a equipe e para a organizao.

ESPRITO DE EQUIPE
Voc faz o seu trabalho e eu fao, o meu. O individuo aptico se sente mais a vontade quando est trabalhando sozinho, isso justamente para evitar a exposio em um trabalho em grupo. Para o aptico o trabalho em equipe no um conceito significativo. Se for inevitvel o individuo participara de uma equipe, ou reunio, mas procurar fazer sempre o menos possvel.

Eu trabalho sozinho.

Trabalho em equipe? No contem comigo

CONFLITO
vontade de permanecer no envolvido claramente demonstrada em situaes de conflito. Envolver se em conflitos significa que necessrio usar mais energia mental e emocional, o aptico no v razo para isso, ento a estratgia e evitar os conflitos.

O aptico no quer se envolver, ento esta sempre armado com desculpas para fugir dos conflitos, tais como:
O que vocs decidirem pra mim est bom. Eu gostaria de ajudar, mas no estou informado sobre o assunto. Eu tenho certeza que vocs vo dar um jeito nisso.

CONVICES
De qualquer forma nada vai mudar, ento, por que me envolver. Convices relacionadas a questes de trabalho provavelmente sero fracas e expressadas de uma forma que o aptico no seja obrigado a se fixar em um ponto de vista. Geralmente este individuo considera mais fcil ou menos ameaador se deixar levar pelas idias e opinies dos outros. Desta forma, o risco de ficar em evidncia devido a uma idia ou opinio diferente bem menor. Se as coisas no correrem bem, o aptico est de fora, porque na verdade no assume qualquer compromisso. Qual sua opinio?

Talvez voc esteja certo...

CRITICA
Eu acho que assim est bom.

O aptico no se torna suficientemente envolvido com o trabalho e com os outros a ponto de estar em posio de fazer uma critica. Tambm desinteressado em receber feedback, esse individuo no quer nada a mais que ser deixado em paz.

timo, isso deve quebrar o galho por enquanto.

Isto no bom!!!

Vou apertar este boto para resolver o problema.

EMOES SOB PRESO


O envolvimento emocional com problemas de trabalho contrario ao desejo do aptico de assumir uma posio durante o processo, sem na verdade se comprometer e evitando chamar a ateno. Esse individuo j aceitou a derrota ou, ao menos, a impossibilidade de uma real mudana e melhoria.

O aptico procura evitar qualquer envolvimento emocional no trabalho, deseja evitar qualquer investimento mental ou emocional que poderia gerar apenas frustrao e desapontamento.
Desta forma este individuo apenas deixa os atritos e discusses se desmancharem por conta prpria.

Situao da empresa

Situao do aptico

COMO RECONHECER COMPORTAMENTOS DO APTICO


Aptico Espectador Acata Adia Foge responsabilidade No faz crticas Desiste facilmente No interfere No se compromete No contribui Neutro Indiferente Afasta-se do caminho Negligencia na realizao de tarefas Fica fora da linha de fogo Deixa os acontecimentos seguirem seu curso

PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DO APTICO


A comunicao na base de passar a mensagem; As orientaes so dadas de modo vago; Enganos e erros so inevitveis; Ele no sai a procura de queixas, mas as ouve e faz se entender que passou a deciso para um nvel hierrquico superior; No foge e nem se esconde de sentimentos hostis, mas no esboa nenhuma reao; Reviso e avaliao so de fcil execuo, j que so feitas com baixo padro e de modo superficial.

CONSIDERAES FINAIS
Eu fao o suficiente para passar despercebido. Concordo com os fatos, crenas e posies que me so oferecidas. Fao meu servio de maneira independente dos outros integrantes do meu grupo de trabalho. Eu me mantenho neutro e tento me manter fora dos conflitos. Geralmente guardo os meus pontos de vista pra mim, mas os coloco se solicitado. Evito tomar partido para no revelar minhas opinies, atitudes e idias. Evito fazer critica. Como no me envolvo, eu raramente me perturbo.

Depoimento do individuo Aptico

Situao da organizao

Vous aimerez peut-être aussi