Vous êtes sur la page 1sur 1

MONITORIA: UMA EXPERINCIA PRTICA EM BIOQUMICA BSICA

OLIVEIRA, Lamarck do Vale (1) COSTA, Antonio Neudimar Bastos (2) PAULA, Silvia Maria Alves de (3) (1) Acadmico de Farmcia, Faculdades Inta, lamarck.oliveira@hotmail.com (2) Acadmico de Farmcia, Faculdades Inta (3) Docente do Curso de Farmcia das Faculdades Inta
INTRODUO
O Big Bang, como conhecido o conjunto de ideias sobre a formao do universo, gerou, h aproximadamente 14,5 bilhes de anos, toda a matria que conhecemos. medida que o universo esfriava, a matria se unia sobre a influncia da gravidade e galxias inteiras se formaram, cada uma delas com bilhes de sis, onde planetas orbitavam. A Terra formou-se ento, orbitando uma estrela, o Sol. H aproximadamente quatro bilhes de anos surgia na Terra seres simples, seres unicelulares, que formaram o que hoje conhecemos como vida. Reaes bioqumicas importantes ocorreram ao longo destes quatro bilhes de anos, inclusive aquelas que do ao ser humano a possibilidade de existir. A interao entre elementos simples formou o que hoje entendemos ser o DNA, as protenas, os acares e os lipdios (Lehninger, 2011). A bioqumica procura descobrir como os milhares de biomolculas diferentes, formadas com esses elementos, interagem entre si, para conferir aos organismos vivos as notveis propriedades que lhes so caractersticas (Lehninger, 2011). Como cincia, entretanto, tem-se na bioqumica uma arte, e como tal ela temporal, evolui com o passar dos anos. Assim sendo, o conceito estende-se, amplia-se, e passamos ento a v-la como um conjunto de elaboradas tcnicas, comeando do mais simples ao mais complexo meio de investigao. Desta forma, com elaborados estudos e cansativos trabalhos, pode-se, no sculo passado, elucidar a estrutura de molculas vitais como foi feito com o DNA por Watson e Crick, em 1953 (Arias, 2004). Assim, nos laboratrios de bioqumica experimental, e em especial nas Faculdades INTA, tenta-se, ainda que de forma tmida, elucidar dvidas de bases e instigar o esprito cientfico nos alunos desta cincia. Na realizao destas prticas as turmas, por serem numerosas para o espao fsico do laboratrio, foram divididas em A e B, sendo que assim a mesma prtica realizada duas vezes em um mesmo dia. No laboratrio, o esprito de equipe, fundamental neste campo, foi observado. Diferentes membros de uma equipe realizam atividades diferentes, tornando as aulas prticas mais proveitosas. Pode-se constatar que, a maioria simples dos alunos considera esta uma disciplina difcil. Em relao s aulas prticas, os alunos as consideram intermedirias. A literatura um dos fatores de dificuldade, sendo considerada razoavelmente difcil por parte significativa dos alunos. A dificuldade da disciplina pode estar relacionada imaturidade acadmica, uma vez que a disciplina cursada ainda no primeiro ano de curso.

IMPACTOS
Pode-se, assim, enfatizar trs grandes ganhos na atividade de monitoria para o monitor, para os alunos e para a instituio respectivamente: Promover a iniciao docncia; Facilitar o entendimento de mecanismos prticos entrelaados teoria; Promover o crescimento acadmico fomentando, dessa forma, a formao de recursos humanos para atuar na docncia;

CONSIDERAES FINAIS
A monitoria no curso de Farmcia tem importncia mpar no que se refere ao enriquecimento curricular e abertura de perspectivas acadmicas. O convvio entre alunos de diferentes semestres se mostra importante, devido ao compartilhamento de experincias. Em outro aspecto, a literatura, como se sabe, no encontrada somente nas bibliotecas, como tambm na internet. Isto refora a importncia do convvio, que difunde fontes de novas leituras. As dvidas sanadas e as prticas mais dialogadas do fora a essa premissa, que fundamenta a importncia da monitoria tanto para o aluno como para o monitor.

DESCRIO DA EXPERINCIA
As aulas da monitoria da disciplina Bioqumica bsica so realizadas no Laboratrio de Bioqumica situado na Sede das Faculdades INTA e distribudas em uma carga horria semanal de 12 horas. Sendo assim, nesta carga horria ficam includas horas de estudos destinadas apresentao de seminrios relativos disciplina e horas de estudos para atividades extras da monitoria. Os assuntos abordados nas aulas prticas so expostos de acordo com o contedo ministrado em sala de aula. A metodologia envolvida engloba aula terica para introduo da prtica de forma breve e aula prtica, onde o monitor auxilia nas dvidas que possam surgir entre os alunos. O recurso mais utilizado a explanao oral, seguida do quadro branco. Outro importante meio a utilizao de estudos dirigidos, que como o prprio nome j sugere, direcionam o estudo, evitando leituras em demasia e perda do raciocnio. As aulas prticas da disciplina de bioqumica totalizaram cinco at a elaborao deste trabalho. So elas com seus respectivos objetivos: Preparo de Solues: Efetuar clculos estequiomtricos envolvendo o preparo de solues, preparar solues a partir de solutos slidos e solutos lquidos, efetuar diluio de soluo a partir de uma soluo estoque e conhecer a tcnica de preparo e diluio de solues. pH e Tampes: Utilizao de um pAgamento e suas aplicaes em bioqumica e correlacionar os aspectos tericos com os achados laboratoriais. Espectrofotometria: Verificar a finalidade e a utilizao na prtica laboratorial da determinao do espectro de absoro e estudar o procedimento para confeccionar uma curva de calibrao ou referncia. Identificao Laboratorial de Aminocidos e Protenas: Identificar a presena dos aminocidos tirosina e triptofano na albumina e realizar a reao geral das protenas para analisar a albumina. Solubilidade de Protenas Desnaturao: Observar o comportamento das protenas quando em contato com um reagente solubilizante.

REFERNCIAS
LEHNINGER, A. L. Princpios de bioqumica. 11.ed. So Paulo: Savier, 2011. CHAMPE, P. C. Bioqumica ilustrada. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. ARIAS, G. Em 1953 foi descoberta a estrutura do DNA: Etapas de um grande avano cientfico. Braslia: Embrapa, 2004.

AGRADECIMENTOS
Aos alunos da disciplina de bioqumica, pelo acolhimento em sua turma, professora, pelo auxlio na elaborao deste trabalho, aos tcnicos de laboratrio, pelo auxlio nas aulas, instituio pela oportunidade e aos autores da bibliografia utilizada, por utilizar do seu tempo refinando o conhecimento com o propsito de torn-lo intelegvel aos alunos da graduao.

Vous aimerez peut-être aussi