Vous êtes sur la page 1sur 37

ESTURIO

Patricia A. Souza Patricia S. Mestieri

DEFINIO
Os esturios so considerados ecossistemas aquticos altamente produtivos. definido como um corpo de gua costeira semi-fechada com uma conexo livre com o mar aberto e dentro do qual a gua marinha diluda com a gua doce proveniente da drenagem terrestre.

Os esturios so ambientes muito dinmicos, onde os fatores fsicos, qumicos e biolgicos sofrem constantes modificaes. Esta complexa estrutura de inter-relaes biticas e abiticas vem sendo gradativamente modificada, devido aos impactos ambientais causados pelos mltiplos usos indiscriminados

CLASSIFICAO
Plancie costeira
Esturios de plancie costeira foram formados atravs das inundaes pelo mar nos vales de rios. O processo de inundao foi muito mais acentuado do que o de sedimentao e a topografia atual tornou-se muito semelhante ao vale do rio. So relativamente rasos, pois a razo largura /profundidade grande

Tipo fiorde
Surgiram do aprofundamento de vales de rios primitivos por presso de calotas de gelo sobre blocos continentais e os efeitos erosivos durante o descongelamento. Este aprofundamento chamado de soleira.

Esturio formado por barreiras


Tambm formado por inundaes de vales primitivos, contudo, a sedimentao ocasionou a formao de barreiras em sua foz. Devido aos processos erosivos, grandes quantidades de sedimentos so retrabalhados pelas ondas e transportados por correntes litorneas,formando canais e lagunas extensas

Formado por processos tectnicos


Falhas tectnicas, erupo vulcnica, tremores e deslizamento de terras so processos responsveis por este tipo de esturio.

Alguns esturios tem forma de Delta. Nos deltas a comunicao com o mar faz-se travs de vrios canais, localizados entre ilhas perpendiculares costa formadas pela deposio de sedimentos, tem pouca influncia de ao das mars.

CLASSIFICAO COM BASE NA SALINIDADE

Classificao com base na circulao da gua ou estratificao


Esturio fortemente estratificado ou cunha de sal:

Ocorre quando a corrente de gua fluvial domina fortemente a ao da mar.

Esturio parcialmente misturado ou moderadamente estratificado: Ocorre quando correntes fluviais e de mars so aproximadamente iguais, onde o principal agente de mistura a turbulncia causada pela ao das mars

Esturio completamente misturado ou verticalmente homogneo: Ocorre quando a ao da mar forte e vigorosa, onde a gua tem tendncia a ficar bem misturada da superfcie ao fundo, tornando a salinidade relativamente elevada

Oligohalinos:

vivem nos rios e no toleram salinidade superior a 0,5%, embora algumas espcies possam ocorrem at 5% Estuarinos: toleram ampla variao de salinidade, possuem afinidade marinha e vivem nas partes centrais dos esturios. Muitos deles poderiam viver no mar, mas por questo de competio permanecem nos esturios, em salinidade de 5% a 18%(Ostras, siris,peixes)

Eurihalinos: Maioria dos organismos que ocorrem nos esturios, distribuem-se desde a embocadura at as regies intermedirias,preferem guas cuja salinidade no ultrapasse os 18%,raramente chegam a zona superior do esturio onde a salinidade fica em torno de 5%. Stenohalinos: So organismos tipicamente marinhos, no toleram mudanas de salinidade, ficam restritos a boca do esturio, ocorrem em salinidade at 25%. Migradores: So organismos que passam parte da vida no esturio, utilizando-o- como vias entre os rios e o mar aberto (peixes, crustceos, camaro)

CLASSIFICAO DOS ORGANISMOS NO MEIO AQUTICO


Ncton : Constitudo por animais nadadores que se deslocam ativamente pela gua, inclusive contra as correntes, como os peixes e os mamferos aquticos. Bentos: Compreendem os organismos que vivem aderidos ou em repouso sobre o fundo do hbitat aqutico ou no sedimento de fundo; subdividem-se em fixos ou aqueles que se deslocam pelo fundo com baixa mobilidade.

Plncton formado por organismos diminutos, na sua maioria, que vivem na coluna dgua e so levados por correntes, dividindo-se em: fitoplncton: Organismos auttrofos, produtores primrios e tm como principais exemplos as microalgas e as cianobactrias fotossintetizantes. zooplncton: Organismos consumidores, exclusivamente hetertrofos, a maioria animais invertebrados e alguns protistas. Podem passar toda vida no plncton como protozorios, rotferos, microcrustceos ou apenas uma parte de sua vida, principalmente a fase larval.

VEGETAO ESTUARINA
O nmero de espcies da macroflora estuarina pouco diversificado, pois o substrato formado predominantemente por lama pobre, h tambm a restrio da penetrao da luz na superfcie devido a turbidez das guas O que ocorre - bancos de gramneas (Ruppia, Zoostera) - nmero limitado de espcies de algas no baixios de lama (Enteromorpha, Ulva) - baixios de lama geralmente possuem abundncia de diatomceas bentnicas, que podem ser mais abundantes que as planctnicas - presena de cianofceas filamentosas - extensos bancos de plantas emergentes nos marismas (Spartina e Salicornia)

SALICORNIA JUNCUS

SPARTINA

RUPPIA HALIMIONE

ARMERIA

CADEIAS ALIMENTARES
Produtores primrios: fotossintetizantes. Grupo :composto por macrfitas aquticas, macroalgas, microalgas planctnicas, cianobactrias,microalgas bentnicas e microalgas epfitas Consumidores primrios: organismos que se alimentam dos produtores, so os herbvoros. Consumidores secundrios: organismos que se alimentam dos consumidores primrios. Podem ser: carnvoros, onvoros (comedores de animais e vegetais), detritvoros (comedores de detritos). Decompositores: fungos e bactrias que decompem a matria orgnica morta e a transformam em matria inorgnica til aos produtores.

No esturio, os detritos orgnicos so formados por toda matria orgnica em decomposio, principalmente a de origem vegetal. o principal componente alimentar de muitas espcies de invertebrados bentnicos como platelmintos, turbelrios, alguns nematides,moluscos, crustceos e alguns peixes .

FATORES ABITICOS ESSENCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO E A MANUTENO DA VIDA NO ESTURIO


Vento Salinidade e Temperatura

Material em suspenso e oxignio dissolvido na gua


Nutrientes Metais

Mars e Correntes

FLUXO DE ENERGIA

Diagrama de energia de um esturio. M, microorganismos; N, nitrognio; P, fsforo; Dejetos: matria orgnica morta e micrbios; bentos, animais do fundo: certo tipo de ostras, caranguejos de rio, e minhocas. Combustveis.

IMPORTNCIA
Importncia Econmica Do ponto de vista econmico, as principais atividades desenvolvidas na regio estuarina esto relacionadas Portos Produo industrial Agricultura Pesca(industrial e artesanal) Desenvolvimento urbano(explorao imobiliria e turismo) Extrao de sal

IMPACTOS HUMANOS
Principais cidades do mundo esto em esturios, logo so os ecossistemas marinhos mais impactados - rea de marismas utilizado para habitao, indstrias, aeroportos (at 90% de destruio em algumas localidade) - Bancos de algas e de lama so dragados para portos e marinas - Poluentes so facilmente retidos no sistema (sub-produtos do petrleo, metais pesados, fertilizantes (esgotos), pesticidas, etc.) - Influncia no plncton eutrofizao indesejada, poluio por patognicos, metais pesados e pesticidas propaga na cadeia trfica at ser humano - Fechamento de pescarias e reas de aqicultura - Casos extremos: anxia e apenas vida bacteriana

ESTURIO DE SANTOS
O Sistema estuarino de Santos localiza-se na regio denominada Baixada Santista, litoral do estado de So Paulo. A rea de estudo possui em torno de 160 km2 e inclui, alm do esturio de Cubato, que abrange os rios Cubato, Cascalho, Casqueiro, Mogi e Canal de Piaaguera (Canal da COSIPA), pores estuarinas de So Vicente a oeste, que inclui o Largo de So Vicente, Largo do Pompeba e rios Paranhos, Santana, Branco e Mariana, e de Santos a leste, que abrange o Largo do Caneu e os rios Jurubatuba, Diana e Sandi. Este complexo estuarino comunica-se com as Baas de Santos e So Vicente e, atravs destas com o mar aberto.
A plancie de Santos, incluindo a baa e o esturio, formada

predominantemente por areias marinhas, depsitos argilo-arenosos, fluviolagunares e sedimentos de fundo de baa com desenvolvimento pronunciado de manguezais.

A indstria de base juntamente com atividades porturias so a base econmica da regio. Existem atualmente 24 indstrias na regio de Cubato e terminais como Alemoa, Ilha de Barnab e o Terminal Martimo Privativo de Cubato. Por estes circulam produtos qumicos e derivados de petrleo. A rea possui uma extensa malha de dutos que cortam terrenos de alta declividade na Serra do Mar, extensas reas de manguezal, reas urbanas e industriais e instalaes porturias . Estes empreendimentos atraram um elevado contingente de mo-de-obra de outras regies do pas o que causou srios problemas scioambientais. A procura de habitaes prximas ao local de trabalho e a falta de recursos para a aquisio de moradias pela populao mais pobre, leva a ocupao de terras inaptas construo ou prximo a reas industriais. A ocupao ilegal ocorre em terrenos pouco valorizados ou pblicos, s margens de rodovias ou ferrovias, nas escarpas ou em regies de manguezais, e.g., Vila dos Pescadores

PCBs importncia
Um grupo de compostos sintticos de hidrocarbonetos halogenados Amplamente utilizados como fluidos dieltricos de transformadores e capacitores, trocadores de calor, fluidos hidrulicos, lubrificantes, retardadores de fogo, plsticos e outros materiais. PCBs no Brasil est proibida desde 1981.

A exposio crnica aos PCBs est associada a uma grande variedade de efeitos adversos em peixes, tais como alteraes hormonais, reprodutivas, neurolgicas, gastrointestinais e hepticas, entre outras Outros efeitos que tem sido tambm relacionados aos PCBs com 84 a ocorrncias de doenas crnicas nos seres humanos, existindo suspeitas de serem carcinognicos. Os sintomas da exposio PCB em crianas: Desenvolvimento neurolgico prejudicado, como: - Respostas comportamentais anormais - Diminuio nas habilidades motoras - Diminuio na memria de curto prazo - Diminuio do nvel de inteligncia

Vous aimerez peut-être aussi