Vous êtes sur la page 1sur 20

TPICOS ESPECIAIS DE ADMINISTRAO FINANCEIRA

Professor Eduardo Olbera Ferrer Diretoria de Gerenciais

TPICOS DE ADMINISTRAO FINANCEIRA


Mtodo direto e indireto de fluxo de caixa Securitizao CDB/RDB

MTODO DIRETO X MTODO INDIRETO


DE FLUXO DE CAIXA

O Fluxo de Caixa Histrico pode ser apresentado de duas formas: as decorrentes do mtodo direto e as do mtodo indireto. A distino entre os mtodos de elaborao e apresentao do fluxo de caixa da empresa consiste apenas na forma de apresentao do fluxo de caixa derivado das atividades operacionais. Os fluxos de caixa, apresentados na Demonstrao do Fluxo de Caixa, podem ser estruturados segregando as atividades da empresa em Operacionais, de Financiamento e de Investimento. Esta forma de apresentao habitualmente utilizada pelas empresas americanas.

MTODO DIRETO
Mtodo Direto: Por este mtodo, o Fluxo de Caixa evidencia todos os pagamentos e recebimentos decorrentes das atividades operacionais da empresa, devendo apresentar os componentes do fluxo por seus valores brutos pelo menos nos itens significativos de recebimentos e pagamentos. Este mtodo tambm conhecido como a abordagem das contas T (T Account Approuach), e consiste em classificar os recebimentos e pagamentos utilizando as partidas dobradas e tem como vantagem permitir a gerao de informaes com base em critrios tcnicos livres de qualquer interferncia da legislao fiscal.

DEMONSTRAO DE FLUXO DE CAIXA


Fluxo de Caixa Das Atividades Operacionais (+) Recebimento de Clientes e outros (-) Pagamentos a Fornecedores (-) Pagamento a Funcionrios (-) Recolhimentos ao governo (-) pagamentos a credores diversos (=) Disponibilidades geradas pelas (aplicadas nas) atividades operacionais Das Atividades de Investimentos (+) Recebimento de venda de Imobilizado (-) Aquisio de Ativo Permanente (+) Recebimento de Dividendos (=) Disponibilidades geradas pelas (aplicadas nas) atividades de investimentos Das Atividades de Financiamentos (+) Novos Emprstimos (-) Amortizao de Emprstimos (+) Emisso de Debntures (+) Integralizao de Capital ( -) Pagamento de Dividendos (=) Disponibilidades geradas pelas (aplicadas nas) atividades de Financiamento AUMENTO/DIMINUIO NAS DISPONIBILIDADES DISPONIBILIDADES- no incio do perodo DISPONIBILIDADES- no final do perodo

MTODO DIRETO
INGRESSO DE RECURSOS Recebimento de Clientes Pagamento a Fornecedores Despesas de vendas/administrativas/ Gerais Imposto de Renda Dividendos Recebidos Ingresso de Recurso Financeiros provenientes das Operaes Resgate de Investimentos Temporrios Recebimento por Venda de Investimentos Recebimento por Venda de Imobilizado Ingresso de Novos Emprstimos Integralizao de Capital Total dos ingressos de Recursos Financeiros DESTINAO DE RECURSOS Integralizao de Capital Cia. X Aquisio de Bens do Ativo Imobilizado Aplicao no Ativo Diferido Pagamento de Dividendos Pagamento de Emprstimos Total das Destinaes de Recursos Financeiros Variao Lquida de Caixa Saldo de Caixa em 31-12-X0 Saldo de Caixa em 31-12-X1

MTODO INDIRETO

O mtodo indireto consiste na demonstrao dos recursos provenientes das atividades operacionais a partir do lucro lquido, ajustado pelos itens que afetam o resultado (tais como depreciao, amortizao e exausto), mas que no modificam o caixa da empresa. Este mtodo, principalmente pela sua parte inicial (lucro lquido ajustado), assemelha-se Demonstrao das Origens e Aplicaes de Recursos. Parte do lucro lquido para, aps os ajustes necessrios, chegar ao valor das disponibilidades produzidas no perodo pelas operaes registradas na Demonstrao do Resultado do Exerccio. Muitas empresas preferem divulgar a Demonstrao do Fluxo de Caixa elaborada atravs do mtodo indireto que parte do Lucro Lquido ajustando-o at chegar ao fluxo de caixa operacional. Ele de mais fcil montagem, porm, mais difcil a sua compreenso por parte dos usurios Atravs modelo proposto, teramos apenas a segregao da atividade operacional, sem identificao das demais atividades. Pelo fato de existir a alegao de que o objetivo da Demonstrao do Fluxo de Caixa facilitar o entendimento do usurio comparativamente a Demonstrao das Origens e Aplicaes de Recursos, a maioria dos autores entende que no existe muito sentido na adoo do mtodo indireto j que ele assemelha-se a essa demonstrao.

DEMONSTRAO DE FLUXO DE CAIXA


Fluxo de Caixa Lucro Lquido (-) Aumento de Estoques (+) Depreciao (-) Aumento de Clientes (+) Pagamento a Funcionrios (+) Contas a Pagar (+) Pagamentos de Impostos e Tributos (+) Aumentos de Fornecedores (=) Fluxo de Caixa Operacional Lquido Das Atividades de Investimentos (+) Recebimento de venda de Imobilizado (-) Aquisio de Ativo Permanente (+) Recebimento de Dividendos (=) Disponibilidades geradas pelas (aplicadas nas) atividades de investimentos Das Atividades de Financiamentos (+) Novos Emprstimos (-) Amortizao de Emprstimos (+) Emisso de Debntures (+) Integralizao de Capital ( -) Pagamento de Dividendos (=)Disponibilidades geradas pelas (aplicadas nas) atividades de Financiamento AUMENTO/DIMINUIO NAS DISPONIBILIDADES DISPONIBILIDADES- no incio do perodo DISPONIBILIDADES- no final do perodo

MTODO INDIRETO
ORIGENS Lucro Lquido do Exerccio (+) Depreciao e Amortizao Variaes Monetrias de emprstimos e financiamentos a longo prazo (-) Participao no lucro da controlada, menos dividendos Lucro na Venda de Imobilizado Correo Monetria (+) Aumento em Fornecedores Aumento de Contas a Pagar Aumento em Imposto de Renda (-) Aumento em Conta a Receber (lquido) Aumento em Estoque Aumento em despesa do Exerccio seguinte Caixa Gerado pelas Operaes Resgate de Investimentos temporrios Venda de Investimentos Integralizao de Capital Novos Emprstimos Total de Ingresso de Disponvel APLICAES Integralizao da Capital em outra CIA. Aquisio de Imobilizado Aplicao no Diferido Pagamento de Dividendos Total das Aplicaes de Disponvel Saldo Inicial Saldo Final de Disponvel

SECURITIZAO

Securitizao (do ingls securitization) uma prtica financeira que consiste em agrupar vrios tipos de passivos financeiros (notadamente ttulos de crdito tais como faturas emitidas e ainda no pagas, dvidas referentes a emprstimos e outros), convertendo-os em ttulos padronizados negociveis no mercado de capitais. Assim, a dvida transferida, vendida, na forma de ttulos, para vrios investidores. Assim, securitizao a converso de uma dvida (duplicatas, cheques, notas promissrias) em ttulo lastrevel e negocivel entre instituies financeiras. Estes ttulos podem ser adquiridos diretamente por Bancos, Distribuidoras de Valores ou Fundos de Investimento como forma de rentabilizar o capital investido. Caber tambm ao comprador do ttulo securitizado a cobrana individual de todas as dvidas que compe o ttulo, isentando a Securitizadora e qualquer intermedirio, de qualquer nus.

SECURITIZAO
Para Alexandre Assaf Neto, a securitizao de recebveis realizada geralmente por empresas que apresentam uma carteira bastante pulverizada de valores a receber, em que nenhum recebvel represente parcela relevante de seu total. A empresa tomadora de recursos negocia sua carteira de recebveis com uma empresa criada especialmente para essa finalidade, denominada Sociedade de Fins Especiais (Special Purpose Company) a qual levanta recursos no mercado mediante a emisso de ttulos (geralmente debntures) lastreados nesses valores adquiridos.

SECURITIZAO

Para Eduardo Fortuna 2, Na forma clssica destas operaes, cria-se uma SPC cujo objetivo ser exclusivamente adquirir os recebveis da empresa que a constituiu pela emisso de debntures. Como os recebveis so normalmente de curto prazo e as debntures, de longo prazo, a SPC vai ter caixa muito antes do vencimento das debntures.

SECURITIZAO

Exemplo: CASO MESBLA TRUST - A Mesbla, popular rede de lojas no Brasil, passando por srias dificuldades financeiras, e no conseguindo obter recursos no mercado, criou uma Sociedade de Propsito Especfico, denominada Mesbla Trust, qual foram repassados os recebveis oriundos das vendas da Mesbla. A Mesbla Trust, com base nos recebveis, emitiu debntures, captando recursos dos investidores, que, subscrevendo valores mobilirios da Mesbla Trust, no estariam expostos ao risco da Mesbla. A Mesbla Trust, por sua vez, repassou os recursos captados dos investidores para a Mesbla, como forma de pagamento dos recebveis. Desta forma, a Mesbla conseguiu obter recursos repassando seus recebveis a terceiros, sem que os investidores tivessem que se expor ao risco da Mesbla (risco este que se confirmou, visto que a empresa veio a quebrar tempos depois).

CDB/RDB
O CDB e o RDB so ttulos de renda fixa, representativos de depsitos a prazo, utilizados pelos bancos comerciais como mecanismos de captao de recursos. Estes tipos de investimento envolvem uma promessa de pagamento futuro do valor investido, acrescido da taxa pactuada no momento da transao. Ao comprar um CDB, voc est emprestando dinheiro para o Banco e recebendo juros em troca. Ao final do prazo contratado, o banco deve lhe pagar o valor aplicado (principal), acrescido da remunerao prevista quando da aplicao.

CDB/RDB
Esta remunerao nunca negativa. A diferena entre os CDBs e os RDBs que os CDBs podem ser negociados antes do vencimento, enquanto os RDBs so inegociveis e intransferveis. Porm, no caso do CDB, negociar o ttulo antes do prazo mnimo implica em perda de parte da remunerao (devoluo com desgio). importante lembrar que tanto o CDB quanto o RDB podem ser resgatados junto instituio emissora, antes do prazo contratado, desde que decorrido o prazo mnimo de aplicao. Antes do prazo mnimo no so auferidos rendimentos.

CDB/RDB
As taxas podem ser prefixadas, ps-fixadas ou flutuantes e podem ter mais de uma base de remunerao, desde que prevalea a mais vantajosa para o cliente. Geralmente, as taxas so proporcionais aos volumes aplicados, isto , quanto mais recursos voc investe em um CDB do banco, melhor a taxa de remunerao. Os prazos mnimos para aplicao e resgate de CDBs e RDBs variam de 1 dia a 12 meses, dependendo do tipo de remunerao contratada.

CDB/RDB
O risco baixo por se tratar de renda fixa, estando associado o recebimento do principal solidez da instituio, ou seja, caso o banco quebre voc pode no receber aquilo que aplicou. A aplicao garantida at o limite de R$ 60.000,00 por CPF, pelo Fundo Garantidor de Crdito (FGC), quando realizados em uma instituio associada ao referido fundo, ou em mais de uma instituio associada ao mencionado fundo, do mesmo conglomerado financeiro.

CDB/RDB

A tributao do imposto de renda decrescente em funo do prazo da aplicao:


aplicaes at 180 dias: 22,5% aplicaes at 181 a 360 dias: 20% aplicaes at 361 a 720 dias: 17,5% aplicaes acima de 720 dias: 15%

Para prazos inferiores a 30 dias, incidir o IOF conforme a Tabela Regressiva de IOF Voc no precisa se preocupar com o pagamento dos impostos pois o prprio banco recolhe para o fisco a parte que lhe devida. No vencimento do CDB, voc recebe o rendimento bruto obtido no perodo descontado o imposto de renda.

CDB/RDB

Observao Importante: Como os CDBs e os RDBs no so prorrogados automaticamente quando vencem seus prazos - e sim renovados a pedido do cliente - , a cada nova aplicao incidir a CPMF, o que corro parte da rentabilidade da aplicao.

Exerccios

Vous aimerez peut-être aussi