Vous êtes sur la page 1sur 30

Assistncia de enfermagem na promoo da integridade cutnea mucosa

Anatomia da Pele
Pele ou Tegumento ou ctis: Funo
regulao trmica;
manter a integridade do corpo; sensoriais (calor, frio, dor, tato e presso); proteo dos tecidos mais profundos contra danos, dessecao e invaso de organismos estranhos; absorver e excretar lquidos; metabolizar vitamina D; papel esttico. cobre a superfcie do corpo, correspondendo 16% do peso corpreo.

Consiste em 2 camadas:
Epiderme ou Cutcula Derme ou Crio ou Ctis Verdadeira ou Pele Verdadeira

Epiderme ou cutcula consiste em camadas de epitlio estratificado e irregular. responsvel pela proteo e impresso digital. a) camada crnea (stratum cornea) queratina b) camada lcito Camada ou c) camada granuloso estrato mucoso d) camada espinhoso e) camada basal - melanina

FERIDAS - CLASSIFICAO
TIPO DO AGENTE CAUSAL
INCISAS CORTO - CONTUSAS PERFURANTES PRFURO - CONTUSAS LCERO - CONTUSAS PRFURO - INCISAS ESCORIAES EQUIMOSES HEMATOMAS

FERIDAS INCISAS Agentes cortantes Predomnio do comprimento / profundidade Bordas regulares / ntidas / retilneas Bisturi / Faca

FERIDAS CORTO CONTUSAS

Corte pouco profundo Fora do agente traumtico, caracterizada por traumatismo das partes moles, hemorragia e edema. Ex: leso por machado

FERIDAS PRFURO CONTUSAS Arma de fogo Orifcios entrada / sada

FERIDAS LCERO CONTUSAS Compresso / Trao Bordas irregulares Ex: mordida de co

FERIDAS PRFURO - INCISAS

Instrumentos com gume e ponta Punhal Transfixao

ESCORIAES
Ao tangencial superfcie cutnea Ex: Arrancamento da pele

EQUIMOSES E HEMATOMAS

FERIDAS - CLASSIFICAO
GRAU DE CONTAMINAO

LIMPAS LIMPAS CONTAMINADAS (potencialmente contaminadas) CONTAMINADAS INFECTADAS

1. FERIDAS LIMPAS
Ambiente cirrgico No apresenta inflamao Sem atingir os sistemas contaminados digestrio / respiratrio / genito-urinrio

Risco de infeco 1 a 5%

2. FERIDAS LIMPA CONTAMINADAS so aquelas nas quais os tratos respiratrio, alimentar ou urinrio so atingidos, porm em condies controladas.
Risco de infeco de 3 a 11%

3. FERIDAS CONTAMINADAS
Incluem feridas acidentais (recentes e abertas) e cirrgicas, em que a tcnica de assepsia no foi devidamente respeitada .
Risco de infeco 10 a 17%

4. FERIDAS INFECTADAS So aquelas nas quais os microorganismos j estavam presentes antes da leso, com sinais ntidos de infeco

Fisiologia da cicatrizao
Vrios processos celulares contnuos contribuem para a restaurao da ferida: regenerao celular, proliferao celular e produo de colgeno. A resposta do tecido s leses passa por trs estgios parcialmente sobrepostos: fase inflamatria ou exsudativa; fase proliferativa ou regenerativa ou fibroblstica; fase reparadora ou de maturao.

I) FASE INFLAMATRIA OU EXSUDATIVA


Dura cerca de 72 horas e corresponde ativao do sistema de coagulao sangnea e liberao de vrios mediadores, tais como fator de ativao de plaquetas, fator de crescimento, serotonina, adrenalina e fatores do complemento entre outros. Esta fase caracteriza-se pela presena de edema, rubor, eritema e dor.

II) FASE PROLIFERATIVA OU REGENERATIVA

Pode durar de 1 a 14 dias e se caracteriza pela formao do tecido de granulao. Nesta fase o colgeno o principal componente do tecido conjuntivo reposto, por isso a vitamina C auxilia muito nesse processo metablico da cicatrizao da ferida.

III) FASE REPARADORA OU DE MATURAO


Durante esta ltima fase da cicatrizao a densidade celular e a vascularizao da ferida diminuem, enquanto h maturao das fibras colgenas. Nesta fase ocorre uma remodelao do tecido cicatricial formado na fase anterior. O alinhamento das fibras reorganizado a fim de aumentar a resistncia do tecido e diminuir a espessura da cicatriz, reduzindo a deformidade. Esta fase tem incio no terceiro dia e pode durar at seis meses.

TIPOS DE CICATRIZAO

PRIMEIRA INTENO SEGUNDA INTENO

TERCEIRA INTENO

FATORES INTERFERENTES
IDADE ESTADO NUTRICIONAL ESTADO IMUNOLGICO OXIGENAO DIABETES DROGAS QUIMIOTERAPIA IRRADIAO TABAGISMO HEMORRAGIA FATORES LOCAIS

CURATIVO
DEFINIO OBJETIVOS EVITAR CONTAMINAO FACILITAR CICATRIZAO REDUZIR INFECO ABSORVER SECREES FACILITAR DRENAGEM PROMOVER HEMOSTASIA PROMOVER CONFORTO

um meio que consiste na limpeza e aplicao de uma cobertura estril em uma ferida, quando necessrio, com finalidade de promover a rpida cicatrizao e prevenir contaminao e infeco

Consideraes gerais para a realizao de curativo


1) recomendado que o curativo seja realizado aps o banho do paciente e fora dos horrios das refeies. 2) Curativos no necessitam ser trocados quando estiverem limpos e secos. 3) Curativos midos (por banho ou secreo) devem ser trocados quantas vezes houver necessidade. 4) No recomendvel colocar o material e, principalmente, os sacos de lixo, em cima da cama do paciente, assim como em cadeiras ou mesa de cabeceira. 5) Quando houver vrios curativos num mesmo paciente, deve-se iniciar por aquele de inciso aberta no infectada, seguido pelo de leso infectada.

6) A degermao das mos com gua e sabo deve ser feita antes e depois de cada curativo. 7) O instrumental a ser utilizado deve ser estril. 8) Toda a manipulao deve ser feita atravs de pinas e gazes ou luva estril. 9) A limpeza deve ser feita da rea menos contaminada para a rea mais contaminada, evitando movimentos de vai e vem. 10) Devem-se remover as crostas e detritos com cuidado. 11) Lavar a ferida abundantemente com soro. 12) Evitar conversar durante o procedimento. 13) Sempre deve-se explicar ao paciente o procedimento a ser realizado. 14) Todo o material dever ser recolhido aps a realizao do curativo, sendo devidamente desprezados nos locais especficos.

CURATIVOS
NO INFECTADOS
ABERTOS OU CONTAMINADOS PAPANA HIDROCOLIDE TRIGLICRIDES DE CADEIA MDIA CARVO ATIVADO ALGINATO FILME DE POLIURETANO OUTROS

SORO FISIOLGICO POLVIDINE - PVPI (Polivinil Pirrolidona) CLOROHEXIDINE ALCOOL IODADO BENZINA OU TER

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

JORGE, S. A.; DANTAS, S.R.P.E. Abordagem multidisciplinar do tratamento de feridas. So Paulo: Atheneu, 2003 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Hospital das Clnicas. Grupo de Estudos de Feridas. Manual de Tratamento de ferida. 2001 TIAGO, F. Feridas: etiologia e tratamento. 2 ed. Ribeiro Preto: o autor, 1995.

TIPOS DE COBERTURA DE CURATIVOS


NOMES INDICAES OBSERVAES Usado como curativo primrio, por ser aplicado sobre o leito da ferida, necessitando de um curativo secundrio para ocluir ou fix-lo. A frequncia de troca deve ser avaliada de acordo com a quantidade de exsudato presente na ferida, podendo permanecer at 4 dias.

ALGINATO

Indicado em leses infectadas ou no, com mdia ou alta excudao, com sangramento ou em presena de necrose e fibrina.

HIDROCOLIDE

Indicado em feridas no infectadas, com mdio e baixo volumes de exsudao. Pode ser usado em presena de tecido necrtico e fibrina.

A troca do curativo deve ser realizada sempre que ocorrer vazamento do gel. Poder permanecer por at 7 dias. O gel formado com o exsudato da ferida tem cor amarelada e odor desagradvel que desaparece aps a limpeza da ferida. Os grnulos preenchem o espao morto no leito da ferida, aumentem a absoro do exsudato, ampliando o tempo de permanncia das placas. No deve ser usada ou misturada com substncias derivadas ou compostas de ferro ou iodo, pois facilemnte oxidada. -

HIDROCOLIDE EM GRNULOS

Indicado para feridas profundas e altamente exsudativas. So associados ao uso das placas.

PAPANA (1%, 5% OU 10%)

Indicada para feridas necrticas e na presena de fibrina, sendo contraindicada em casos de leso isqumica. Indicada em leses isqumicas e feridas necrticas.

COLAGENASE A 10% SEM CLORANFENICOL

CARVO ATIVADO COM PRATA

Indicado para leses infectadas, com mdia e alta exsudao, com ou sem odor.

Curativo primrio, exigindo sempre a cobertura com um secundrio. Deve ser trocado sempre que estiver saturado, podendo permanecer por at 7 dias.

CURATIVOS DE FILMES TRANSPARENTES

Indicado para locais de insero de cateteres perifricos, cateteres centrais tunelizados ou no, cateteres de presso intracraniana, cateteres umbilicais e para proteo de reas de proeminncias sseas em pacientes de alto risco para desenvolvimento de lcera de presso.

Em cateteres, deve ser trocado a cada 72 horas; nas reas de presso, pode permanecer por 7 dias.

ESPUMA DE POLIURETANO

indicada para feridas com perda tecidual profunda, parcial ou total, sendo que nas cavitrias utilizad ana forma de enchimento. Em feridas com perda tecidual superficial ou onde h predomnio de tecido necrtico, est contraindicado.

A frequncia de troca dessa cobertura depende do volume de exsudato drenado, podendo permanecer no leito da ferida por at 5 dias. Na apresentao de envoltrio, faz-se necessria a utilizao de cobertura secundria, como gaze dupla estril ou filme poliuretano.

TRIGLICERDEOS DE CADEIA MDIA E CIDOS GRAXOS ESSENCIAIS

Indicados para o tratamento de feridas, infectadas ou no, debridadas previamente, mdio ou pouco exsudativas. A ferida deve ser irrigada com a soluo e coberta com um curativo oclusivo.

As trocas devem ser dirias.

Vous aimerez peut-être aussi