Vous êtes sur la page 1sur 22

Nelson Miranda (aula 1)

Exemplos de redes:
Rede Rede Rede Rede de gua e esgoto eltrica de transportes de escolas pblicas

Definio:
Redes so meios para disponibilizar recursos...

...sem redes, teramos que buscar gua em fontes...

Podemos definir rede como uma infraestrutura em malha que interliga vrios pontos, de modo que um fornecedor de recursos possa transmiti-los at seus consumidores.

No caso de redes de computadores, qual o recurso?

Resposta: INFORMAO

As redes possibilitam que esse recurso, disponvel em uma mquina, seja distribudo a outros computadores interligados e com permisso para acess-lo. Os servios relacionados podem:
Capturar um arquivo em outra mquina, Solicitar impresso de um texto impressora da mesa vizinha, Enviar ou receber um e-mail, e Acessar pginas na Internet

Primeira fase Essa a fase do terminal de aplicao. Nesta fase, as aplicaes eram especficas para cada terminal e os protocolos permaneciam junto s aplicaes. Os computadores eram ligados a um aparelho chamado teletipo.

Segunda fase
Nessa fase surgiram os grandes sistemas mainframes que possuam diversos terminais interligados, porm os terminais no possuam processamento prprio e eram chamados de terminais burros.

Terceira fase Nessa fase surgiram os microcomputadores. Deu incio s redes locais e s redes pblicas, e os terminais burros passaram a ser estaes que possuam capacidade de processamento prprio.

Quarta fase Essa fase caracteriza-se pela interligao de vrias redes, a compatibilidade de protocolos, a era da Internet e da integrao de dados e voz. Este cenrio conta com equipamentos como gateways, bridges, switches e roteadores.

PAN Personal Area Network (Rede Pessoal) Rede de um nico computador pessoal com outro, ou de um celular com o computador.

LAN Local Area Network (Rede Local) Rede com mquinas que se limitam a se conectar entre si num mesmo ambiente, de uma empresa, instituio ou residncia. Podem ser de pequeno ou grande porte, dependendo da quantidade de computadores interligados.

MAN Metropolitan Area Network (Rede Metropolitana) Rede que abrange a cidade inteira. Pode se tratar de uma central telefnica, transmisso de internet via rdio ou cabo, transmisso de TV analgica ou digital, seja por meio de cabos ou micro-ondas.

WAN Wide Area Network (Rede Geograficamente Distribuda) Rede que se espalha por uma regio de um estado, por todo o estado, um pas ou o mundo tudo. So, portanto, redes de longa distncia. A Internet, a maior WAN do planeta.

Redes e abrangncia

Topologias
O termo topologia, no contexto de redes de computadores, pode ser compreendido a partir de duas perspectivas: fsica e lgica A topologia fsica descreve um plano para cabear fisicamente os dispositivos de uma rede J a topologia lgica como as informaes fluem em uma rede

Topologia Fsica
Topologia fsica de uma rede de comunicao refere-se forma que os dispositivos esto organizados. As topologias mais utilizadas so:
Barramento Estrela Estrela estendida Anel

Barramento
Neste tipo de topologia as estaes so conectadas por um cabo compartilhado, tambm conhecido como backbone

Estrela
Neste tipo de topologia a conexo feita por um n central que exerce o controle

Estrela Estendida
Este tipo de topologia possui uma topologia em estrela central e em cada um dos ns finais atua como centro de outra topologia em estrela

Anel
Neste tipo de topologia o barramento toma a forma de um anel, ou seja, todos os dispositivos so conectados uns aos outros

Topologia Lgica
A topologia lgica descreve como as informaes trafegam pela rede, ou seja, a forma que os protocolos de comunicao operam no meio fsico Os dois tipos mais comuns de topologias lgicas so:
Barramento Anel

Barramento
Na topologia lgica de barramento, todos os dispositivos de rede recebem as informaes de todos os outros dispositivos

Anel
Na topologia em anel as estaes no transmitem enquanto no receberem um sinal de permisso de transmisso, denominado token, ou seja, aguardam a posse do token para transmitir

Vous aimerez peut-être aussi