Vous êtes sur la page 1sur 43

Repulso dos Pares eletrnicos

Lagartixa de Van der Walls


Lagartixa van der WaalsUma dvida cruel tem atormentado muitos cientistas: como, de fato, a lagartixa consegue caminhar pelas paredes, mesmo no teto? Alguns sugeriram que suas patas possuissem microventosas. Entretanto, todas as tentativas de se provar a existncia de tais ventosas falharam: as lagartixas possuem tal comportamento mesmo sob vcuo ou sobre uma superfcie muito lisa e molhada. Em 1960, o alemo Uwe Hiller sugeriu que um tipo de fora atrativa, entre as molculas da parede e as molculas da pata da lagartixa, fosse a responsvel. Hiller sugeriu que estas foras fossem as foras intermoleculares de van der Waals. Tudo bem que elas mantenham molculas unidas, mas... uma lagartixa? Poucos deram crdito sugesto de Hiller. At que, em um exemplar recente da revista Nature, Autumn escreveu o artigo "Full, Adhesive force of a single gecko foot-hair" (Autumn, K. et al., Nature 405, 681-685 (2000)), trazendo evidncias de que, de fato, so foras intermoleculares as responsveis pela adeso da pata da lagartixa parede. Mais precisamente entre a superfcie e as molculas dos "setae", pelos microscpicos que cobrem as patas das lagartixas.

Intensidades das Foras Intermoleculares:

Ponte de Hidrognio

>

Dipolo - Dipolo Permanente

>

Dipolo Instantneo Dipolo Induzido

Ponto de Ebulio
A gua tem comportamento excepcional quando comparado aos pontos de ebulio de substncias moleculares semelhantes. Podemos notar que, caso a gua mantivesse a linearidade do grfico, sendo essa linearidade ditada pela massa molecular dos compostos da mesma famlia, teria um ponto de ebulio prximo de 100 C!. Caso isso fosse verdade, a Terra no teria lagos, rios ou oceanos, e a gua existiria na Terra somente no estado gasoso, mesmo nos plos do Norte e Sul!

Ponto de Ebulio
Ao contrrio da gua, o sulfeto de hidrognio, bem como H2Se e o H2Te, so incapazes de formar ligaes intermoleculares fortes. Ligaes de hidrognio, de forma aprecivel, s so encontradas nas molculas que contm os elementos mais eletronegativos, como o flor, o oxignio e o nitrognio. As propriedades das substancias com ligao H-X de polaridade elevada, semelhante da gua, como a amnia e o fluoreto de hidrognio, so tambm influenciadas pelas ligaes de hidrognio, e muitas de suas propriedades, nos estados slidos e lquidos, resultam das interaes dipolo-dipolo entre suas molculas.

Ponto de Fuso
As substncias inicas tem P.F , P.E elevados e so geralmente slidas porque os ctions e os nions se atraem fortemente e a dificuldade de afastar os ctions e os nions se traduz na dificuldade de fundir e de ferver as substncias inicas. Pelo contrrio , as substncias orgnicas so em geral covalentes e freqentemente apolares; em conseqncia tem P.F e P.E. baixos e so geralmente lquidos ou gases.

Solubilidade
A solubilidade largamente afetada pela estrutura qumica dos compostos, sendo que o grau de solubilidade em gua dos teres gliclicos varia de acordo com o comprimento da cadeia do grupo alquila e o nmero de tomos de oxignio presentes na molcula. Porm, ismeros podem apresentar diferenas. "O semelhante dissolve o semelhante. Substncia polar dissolve substncia polar e no dissolve ou dissolve pouca quantidade de substncia apolar. Substncia apolar dissolve substncia apolar e no dissolve ou dissolve pouca quantidade de substncia polar. gua gua/ solvente solvente

Solubilidade
Um cubo de acar contm muitas molculas e elas so mantidas unidas pelas pontes de hidrognio (imagem a esquerda). Quando um cubo de acar dissolve, cada molcula permanece intacta. A molcula estabelece pontes com as molculas de gua e desfaz as pontes com as outras molculas de acar. Por outro lado, o sal em soluo transforma-se em ons (imagem a direita), como o ction Na+ e o nion Cl-. A solubilidade dessas substncias s possvel devido a afinidade eletrnica existente entre o soluto (acar e o sal) e o solvente (a gua).

Reviso
1) Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, considerando os tipos de ligaes para as molculas qumicas.

1. 2. 3. 4.

Fe NH3 KF O2

( ( ( (

) Inica ) Metlica ) Van der Waals ) Ponte de Hidrognio

2) O CO2 no estado slido (gelo seco) passa diretamente para o estado Gasoso em condies ambientes; por outro lado, o gelo comum derrete Nas mesmas condies em gua lquida, a qual passa para o estado Gasoso numa temperatura prxima a 100 C. Nas trs temperaturas de Estados fsicos so rompidas respectivamente: a) b) c) d) e) Ligaes covalentes; pontes de hidrognio; pontes de hidrognio. Interaes de Van der Waals; pontes de hidrognio; ligaes de hidrognio. Interaes de Van der Waals; pontes de hidrognio; ligaes covalentes. Interaes de Van der Waals; pontes de hidrognio; pontes de hidrognio. Interaes de Van der Waals; pontes de hidrognio; interaes de Van der Waals

Vous aimerez peut-être aussi