Vous êtes sur la page 1sur 37

Ana Paula Teixeira Camila Fernanda Natlia Faria Pmella Campos Thas Soares

Pacientes com Insuficincia Renal

UBERLNDIA, 2012 CENTRO UNIVERSITRIO DO TRINGULO

Ana Paula Teixeira Camila Fernanda Natlia Faria Pmella Campos Thas Soares

Pacientes com Insuficincia Renal


Trabalho apresentado para a avaliao na disciplina de Teraputica, do curso de Odontologia, turno diurno, do Centro Universitrio do Triangulo, ministrado pelo professor Julio Bisinotto.

Uberlndia, 2012

Os rins so os rgos responsveis pela filtragem do sangue, eles filtram 180 litros de sangue por dia, mais ou menos 120ml/min, esse valor chamado de clearance renal. O valor varia com idade, tamanho e sexo. Quando o clearance menor de 70ml/min, trata-se de uma insuficincia renal.

Os rins auxiliam o organismo com suas funes, que so: Eliminar substncias txicas oriundas do metabolismo, como a ureia e creatina Manter o equilbrio de eletrlitos no corpo humano, tais como: sdio, potssio, clcio, magnsio, fsforo, bica rbonato, hidrognio, cloro e outras Regular o equilbrio acidobsico, mantendo constante o pH sanguneo Regular a osmolaridade e volume de lquido corporal eliminando o excesso de gua do organismo; Excreo de substncias exgenas como por exemplo medicaes e antibiticos Produo de hormnios: Eritropoetina (estimula a produo de hemcias), renina (eleva a presso arterial), vitamina D (atua no metabolismo sseo e regula a concentrao de clcio e fsforo no organismo), cininas e prostaglandinas.

Chamamos de insuficincia renal a condio na qual os rins perdem capacidade de efetuar suas funes bsicas. A insuficincia renal pode ser aguda (IRA), quando ocorre sbita e rpida perda da funo renal, ou crnica (IRC), quando esta perda lenta, progressiva e irreversvel.

Fraqueza Cansao Inchao em rosto, ps ou pernas Dificuldades para urinar Urina com espuma Urina com alteraes na sua cor (escura ou avermelhada) Aumento ou diminuio da quantidade de urina.

a perda rpida das funes renais devido a danos nos rins. Esta se reflete por uma rpida elevao no valor da creatinina e ureia no sangue. Ela pode ocorrer tanto em pessoas com rins normais como em insuficientes renais crnicos.

Choque circulatrio Desidratao Excesso de diurticos Obstruo renal por uma aumentada Doenas do corao Grande perda de sangue

prstata

a perda irreversvel e progressiva da funo dos rins. Como sua instalao lenta, o organismo consegue adaptar-se at fases bem tardias da insuficincia renal crnica. Portanto, trata-se de uma doena silenciosa. Qualquer pessoa pode ter insuficincia renal crnica em qualquer idade. Porm, algumas pessoas tm maior probabilidade que outras de desenvolv-la.

Hipertenso arterial severa Diabetes Infeco dos rins Nefrites (inflamao dos rins) Doenas hereditrias (rim com cistos) Pedras nos rins (clculos)

Na maioria dos casos, at fases bem avanadas da doena, no h nenhum sintomas.


Hipertenso

arterial, de moderada a severa Edema por todo o corpo Pele plida (cor de palha) Fraqueza, cansao, emagrecimento, coceira no corpo, falta de apetite Nuseas e vmitos Cheiro desagradvel na boca, pelo aumento da uria no sangue Aumento do volume de urina sempre muito clara (nunca mudando de cor) Necessidade freqente de urinar, com tendncia de maior volume noite Nas mulheres, alteraes menstruais e abortamento fcil

Os estgios da doena variam de acordo com a taxa de infiltrao que dada com base nos valores de creatinina sangunea.

Estagio 1: Pacientes que tenha clearence descritas acima, pois eles

superiores a 90ml/min e possuam alguma das doenas

provavelmente possuem uma leso renal.

Estagio 2: Pacientes com clearence de creatinina entre 60 a 89 ml/min. Esta fase chamada de pr insuficincia renal. O rim consegue manter suas funes, funcionando no seu limite.

Estgio 3: Pacientes com clearence de creatinina entre 30 e 59ml/min. Aparecem as primeiras complicaes da doena e o paciente apresenta uma anemia progressiva.

Estagio 4: Paciente com clearence de creatinina 15 e 29ml/min. Apresenta anemia, enfraquecimento sseo, risco de doena cardacas, diminuio do apetite e cansao. Nessa fase o paciente deve ser preparado para entrar em hemodilise Estgio 5: Paciente com clearence de creatinina menos que 15ml/min. Comea a sentir os sintomas da insuficincia renal e comea a inchar e desenvolver edemas. A dilise iniciada.

A dilise um processo artificial que substitui o trabalho dos rins e tem funo de retirar, por filtrao, os metablitos acumulados em excesso pela doena renal crnica. Existem dois tipos de dilise: hemodilise e dilise peritoneal.

Na dilise peritoneal a membrana peritoneal, rica em vasos sanguneos, atua como filtro. De maneira geral, os pacientes iniciam seu tratamento com dilise peritoneal, que pode progredir para hemodilise, se a funo renal continuar a diminuir.

A hemodilise serve para substituir as funes renais, e filtrar o sangue retirando todas as substncias perigosas aglomerada pela insuficincia renal. Ela feita com um filtro denominado dialisador, esse dialisador composto por tubos pequenos que so chamados de linhas, onde filtrado o sangue, durante o exame, o sangue sai do corpo do paciente, passando por essas linhas de um lado, e entra pelo outro lado atravs dessas linhas, porm j filtrado.

Dessa forma, segue-se abaixo uma possvel proposta de atendimento odontolgico ao paciente nefropata:
Educao e motivao para a sade Anamnese Biossegurana Planejamento do tratamento

Antes do incio do tratamento cirrgico, deve ter sido feita uma avaliao mdica nos ltimos trs meses, e o mdico do paciente precisa ser consultado, para informar sobre a suficincia do controle metablico do paciente. (PETERSON et al., 2000;

SONIS, FAZIO e FANG, 1995)

Nos pacientes que j se encontram em programa de dilise interativa e que devero se submeter a cirurgias orais efetivas, estas devero ser realizadas no dia seguinte ao tratamento da dilise.

O uso de antibioticoterapia profiltica esses pacientes apresentam um risco aumentado de desenvolverem episdios de endocardite bacteriana. (PRADO e SALIM,

2004; GUDAPATI et al., 2002; PETERSON et al., 2000; NAYLOR e FREDERICKS, 1996; LASMAR, 1994)

Pacientes com insuficincia renal significativa podem ser incapazes de eliminar do sangue o anestsico local original ou seus principais metablitos, resultando em um ligeiro aumento dos nveis sanguneos desse composto e um aumento no potencial de toxicidade.

Anestsicos, como a lidocana, que metabolizada no fgado, podem ser usados moderadamente. (SANCHES et al., 2004;GUDAPATI et al.,

2002; NAYLOR e FREDERICKS, 1996).

Quando for necessrio o uso de medicao antibitica, analgsica ou antiinflamatria, devem ser usados drogas com metabolizao heptica.

O tratamento odontolgico deve ser realizado em dias em que a hemodilise no realizada, e deve-se avaliar a necessidade de realizao de profilaxia antibitica (uso de certa dosagem de antibitico antes do procedimento).

Gente vamos prestar ateno POR FAVOR!

Deve ser evitado tratamento odontolgico eletivo durante os primeiros seis meses ps-transplante. (VALENTE, 2003; GUDAPATI et

al., 2002)

dentista deve entrar em contato com o mdico do paciente, para avaliar a necessidade de se realizar profilaxia antibitica.
Aps

o transplante, o potencial para o desenvolvimento de infeces orais elevado, devido ao uso de medicao imunossupressora.

Amoxicilina, eritromicina, clindamicina e o metronidazol podem ser usados com precauo.

A vancomicina administrada com a sesso da dilise, antes do tratamento dentrio, durante cerca de quatro a sete dias, nos pacientes submetidos dilise.

Analgsicos,

como paracetamol e cido acetilsaliclico, podem ser utilizados com segurana em doses baixas a moderadas.
Analgsicos

de ao central podem ser utilizados com segurana, desde que tenha o seu metabolismo realizado no fgado.
(SANCHES et al., 2004; GUDAPATI et al., 2002; PRADO et al., 2001; NAYLOR e FREDERICKS, 1996).

As tetraciclinicas e os aminoglicosdeos Os AINEs devem ser evitados devido reteno de fluidos e sdio na vigncia de alteraes circulatrias mais graves

E em pacientes transplantados: O uso simultneo de eritromicina ciclosporina. O uso concomitante de metronidazol.

Manter a presso arterial controlada Reduzir a ingesto de sal Reduzir o potssio Manter os nveis de glicose sob controle, se diabtico Evitar o uso de anti-inflamatrios Moderar o consumo de protena animal (carnes, ovos e leites e derivados) Seguir corretamente o tratamento indicado pelo medico.

Cabe ao profissional de Odontologia estar capacitado para saber reconhecer e cuidar de um paciente nefropata, pois devido a incansveis sesses de hemodilise estes pacientes tornam-se vulnerveis e merecem receber atendimento odontolgico diferenciado a fim de minimizar os transtornos psicoemocionais ocasionados pela insuficincia renal crnica, melhorando assim sua sade geral, promovendo a incluso social e qualidade de vida destes indivduos e a sua incluso social.

ANDRADE E. D. Teraputica Medicamentosa em Odontologia. So Paulo: Artes Mdicas, 2002. p. 90. MALAMED, S. F. Manual de Anestesia Local. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. p. 31 TORTAMANO, N.; ARMONIA, P. L. Guia Teraputico Odontolgico. 14. ed. So Paulo: Santos, 2001. p. 35 58. NEVILLE, B. W.; DAMM, D. D.; ALLEN, C. M.; BOUQUOT,J. E. Patologia Oral e Maxilofacial. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998. p. 606 607. PORTO, C. C. Semiologia Mdica. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1997, p. 661 678. COSTA FILHO et al. Cuidados odontolgicos em portadores de insuficincia renal crnicas. Rev. Cirurgia traumatol Bucomaxilofacial, v.7, n.2, p.19-28, abr/jun.2007

Vous aimerez peut-être aussi