Vous êtes sur la page 1sur 30

Psicologia no Gerenciamento de Pessoas Mrcia Regina Banov

Os

grupos forma uma gestalt, um todo que no pode ser visto pela soma dos seus integrantes, ou seja, o comportamento do grupo no reflete a individualidade dos seus elementos, as pessoas em grupo agem de uma maneira e, individualmente, de outra. As empresas, interna e externamente se organizam em grupos. Conhec-los fundamental para a obteno de bons resultados (p. 7)

Estudo

iniciais: a partir da introduo dos princpios da Escola da Gestalt na Psicologia Social (1950)

Hiptese

de base: Leis da Gestalt (imagem e forma) so aplicveis igualmente percepo das pessoas e do comportamento social.

Contribuio

pontual: Fritz Heider: anlise da forma com que as pessoas percebem as relaes interpessoais
As pessoas tendem a perceber seu meio de

forma organizada, como um todo estruturado e coerente; A pessoa procura a consistncia/constncia e tende a perceber determinadas caractersticas como se fossem propriedades permanentes dos objetos pessoas.

Portanto,

as idias bsicas da Gestalt (leis e princpios) so entendidos como fonte da percepo social, que aquela que construmos cotidianamente no meio social em que vivemos, seja ele qual for!
Idia de campo contexto

Grupo:

uma reunio de pessoas em torno de um objetivo comum e que, para alcan-lo, necessitam uma das outras e formam um sistema de interaes, uma totalidade, uma unidade.
Um grupo no s um conjunto de pessoas

numa mesma situao, com um objetivo em comum, mas que se relacionam entre si para atingir o(s) objetivo(s).

liderana e a gerncia de pessoas/recursos humanos so as chaves para compreenso e funcionamento satisfatrio dos grupos.

Ingresso

no grupo as pessoas entram em grupos por um ou vrios motivos especficos:


Ao perceber que objetivos pessoais podem ser

alcanados ao se associarem a um grupo, e no sozinhos. Algum com o objetivo pessoal de realizao (necessidade de realizao), pode se juntar a outras pessoas/grupo visando alcanar determinado objetivo;

Pela necessidade de afiliao, de pertencer a um

grupo, neste caso relacionado identificao e motivao para fazer parte de um grupo especfico; Pela necessidade de a pessoa no se sentir sozinha no ambiente organizacional; Pela necessidade de conhecimentos e ferramentas que os integrantes do grupo possuem e ela no;

Por

status, quando a pessoa necessita de reconhecimento e valorizao por parte de outras pessoas; Por necessidade de poder, que por algum motivo ou em determinada situao no se pode conseguir sozinho; Por necessidade de segurana fsica ou psicolgica.

Desenvolvimento

dos grupos:

Nascimento de acordo com os motivos de sua

formao; Crescimento/Desenvolvimento assimilando normas que vo sendo estabelecidas, seguindo etapas (reunies, fases), que permitem que seus objetivos sejam alcanados; Morte se desfazem por questes divesas: amadurecimento de seus integrantes, mudanas de papis ou alcance de todos os objetivos.

Tipos

de formao de grupos:

Grupos Informais primrios ou psicolgicos; Grupos Formais secundrios ou sociais

Grupos

Informais

So grupos formados de maneira natural e

espontnea, caracterizados pela informalidade; Normalmente so formados por pessoas que se juntam por afinidade, por proximidade no ambiente ou mesmo por identificao com um mesmo objetivo;

Por esse motivo, os relacionamento entre as

pessoas desse tipo de grupo so duradouros, estveis; As normas so flexveis (no h formalidade, cobranas); Regras e formas de relao so definidas pelo prprio grupo.
Ex: frequente reunio happy hour

Grupos informais so alianas que no so estruturadas formalmente nem determinadas pela organizao. Esses grupos so formaes naturais dentro do ambiente de trabalho que surgem em resposta necessidade de contato social (ROBBINS, 2002, p. 211).

Grupos

Formais

So

impostos e formados pela prpria organizao; O interesse principal da formao de ser utilitrio, isto , de servir para alcanar a um ou mais objetivos da organizao; O controle se d por meio de recompensas, elogios, reforos e/ou punies, reunies de melhorias, etc;

O relacionamento, em geral, distante e formal

(mas podem surgir relaes interpessoais de afinidade, amizade e contatos fora do meio organizacional); O comportamento do grupo dirigido pelas metas da organizao; Podem ser formados por meio da funo, das competncias, do departamento/setor, por projetos especficos, entre outros.

Ambos

os grupos (informais e formais) coexistem dentro das organizaes. Uma mesma organizao pode ter grupos dos dois formatos. melhores resultados de alcance de metas, relacionados a grupos formais que so constitudos, ocorrem quando o grupo coeso e constri relao dentro da formalidade.

Os

Coeso

Grupal

o que chamamos de unio entre os integrantes de um grupo; Existe coeso quando existe unio e harmonia entre as pessoas frente aos objetivos/metas; natural que, participando de um mesmo grupo, mesmo que por formalidade e imposio de chefes, as pessoas se sintam mais ligadas e sejam cordiais, mesmo que sem laos de afinidade/amizade.

confiana na administrao (chefia, departamento, gerncia) tambm fator muito importante para possibilitar a coeso de um grupo; Quanto mais se confia na administrao, nas metas e na misso da organizao e /ou do projeto/trabalho, mais coeso e harmnico o grupo se torna produtividade!

Interesses comuns; Salrios equilibrados; Comunicaes eficazes; Papis definidos; Sistema de recompensas eqou punies bem claros e definidos; Reconhecimento direcionado ao grupo e no individual; Criao de atividades interdependentes e atraentes que envolvam todos.

Pensamento Conceito

Grupal: Irving Janis (1972)

construdo por Janis que consiste na aceitao unnime (consenso) de opinies em que a principal motivao est no fato de as pessoas manterem sua participao no grupo

Caractersticas

do fenmeno de Pensamento Grupal:


Aparece somente em grupos coesos; As pessoas no esto dispostas a colocar nada

que seja discordante (para o grupo como um todo); No h conflitos; O relacionamento mais valorizado do que a produtividade ou os resultados especficos; Tendncia do grupo de se fechar.

Normalmente ocorre em situaes em que o

grupo tem pouco tempo para tomar decises ou finalizar algum trabalho; No leva-se em considerao opinies ou interesses externos (de outros grupos, de outros setores); Tendncia de atrapalhar o raciocnio crtico e a tomada de decises.

Principais

Grupal:

sintomas

do

Pensamento

Racionalizao: para toda e qualquer situao, o

grupo cria uma desculpa para convencer a si mesmo que a atitude tomada/escolha o melhor que se tem; Os esteretipos criados so compartilhados (ex: o chefe punitivo); Autocensura: os prprios integrantes do grupo se policiam para no quebrar a estabilidade do grupo;

Falta de Abertura: os questionamentos e as

crticas no so normalmente bem-vindos; Presso direta: as pessoas so psicologicamente pressionadas para acatarem as decises aparentemente tomadas com o consentimento de todos; Iluso da moralidade: qualquer desvio pode ser justificado; Iluso de invulnerabilidade: o grupo se acha invencvel;

Iluso do consenso: uma forma extrema de

consenso, que leva iluso algumas pessoas do grupo podem acreditar que a alternativa escolhida pelo grupo pode ser ruim para a organizao, para os resultados finais, mas no emitem opinio para no serem vistos como dissidentes motivao de manter o grupo.

Sintalidade

de um grupo

Todo grupo diferente um do outro e possui

caractersticas que os fazem ser percebidos como diferentes; Caractersticas marcantes Personalidade do grupo Sintalidade!

Psicologia da Gestalt, de maneira marcante, demonstrou que o todo maior que a soma das partes, o que principal nesse entendimento de grupos e dos aspectos e formatos dos mesmos nas organizaes.

Os grupos criam comportamentos, linguagem, cdigos e rituais prprios que os caracterizam. Costumamos ouvir que o departamento X exigente, o Y relapso, o W aptico e sem graa, etc. A sintalidade do grupo aponta como deve ser a relao com o grupo (BANOV, 2004, p. 123).

Vous aimerez peut-être aussi